Já por várias vezes tenho deixado o Guzzi em casa da "avó" nomeadamente quando vou de fim de semana para algum hotel. Ele fica lindamente, come sem problemas, brinca etc.
No domingo passado dei um tremendo trambolhão e fiquei com um tornozelo todo amassado, resultado, não consigo andar sem muletas por isso impossivel passear o Guzzi. Coloquei-o ontem em casa da minha mãe e o comportamento dele foi estranhissimo, comeu bem mas não quis brincadeira, nem colo, escondeu-se debaixo da cama, a minha mãe ou irmão pegavam nele ao colo e ele saltava de imediato para o chão e ia esconder-se novamente.
Sentimento de preocupação
Moderador: mcerqueira
O cão está a atravessar um periodo denominado G.A.S. (sindroma geral de adptação) variável conforme o comportamento de cada indivíduo. Não é aconselhável interagir com o animal nos primeiros 2/3 dias, por exemplo, forçá-lo a vir para o colo.
Cumprimentos
José Carlos
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Apesar de concordar com o Jsousa, penso que o seu cão pode estar preocupado consigo. os nossos animais sentem quando nós não estamos bem e ele pode-se ter apercebido que estava meio doente e estar triste.
Beijokas e as melhoras
Kathleen
Apesar de concordar com o Jsousa, penso que o seu cão pode estar preocupado consigo. os nossos animais sentem quando nós não estamos bem e ele pode-se ter apercebido que estava meio doente e estar triste.
Beijokas e as melhoras
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
ele tem mesmo de ficar com a tua mãe? não podes pedir a alguém que te ajude com os passeios? é que ele está muito preocupado contigo e estranhou tu estares ferida, debilitada e ele estar com a avó... ele quer protejer-te porque estás mais fraca, e tão cedo não vai deixar-se pegar pela tua mãe e irmão...
mas acho que não percebi bem... ele ficou com a tua mãe porque vais para fora ou porque não o podes passear? se for pela primeira esquece a minha resposta, mas se for pla segunda considera-a bem...
mas acho que não percebi bem... ele ficou com a tua mãe porque vais para fora ou porque não o podes passear? se for pela primeira esquece a minha resposta, mas se for pla segunda considera-a bem...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
O que o Jcsousa disse, embora seja uma situação possível, não me parece ser o caso. De facto, conforme relatou, já é costume o cão ficar em casa da sua mãe e nunca estranhou nem revelou este comportamento. O facto de estar a fazê-lo agora pode dever-se a multiplas circunstâncias que só ele mesmo saberá. Pessoalmente acho estranho que não tenha ocorrido nada em casa de sua mãe que o possa ter levado a este comportamento! Talvez uma repreensão mais excessiva....um susto que lhe pregaram sem se aperceberem....algo que lhe fizeram muito fora do habitual e que ele estranhou....
Não digo que tenha sido algo feito com má intenção, mas basta que tenha sido algo que tenha assustado o cão e lhe tenha incutido algum receio.
Para ultrapassar isso, po melhor é recuperar a confiança do cão. Se possível, tentem brincar com ele, dar-lhe umas guloseimas de cão, façam-lhe umas festas ( sem forçar)......
Procure não o visitar muitas vezes até que possa ir buscá-lo definitivamente. A ansiedade de multiplas separações pode também contribuir para alguma depressão por parte do cão.
Um abraço e as melhoras
Paulo C.
O que o Jcsousa disse, embora seja uma situação possível, não me parece ser o caso. De facto, conforme relatou, já é costume o cão ficar em casa da sua mãe e nunca estranhou nem revelou este comportamento. O facto de estar a fazê-lo agora pode dever-se a multiplas circunstâncias que só ele mesmo saberá. Pessoalmente acho estranho que não tenha ocorrido nada em casa de sua mãe que o possa ter levado a este comportamento! Talvez uma repreensão mais excessiva....um susto que lhe pregaram sem se aperceberem....algo que lhe fizeram muito fora do habitual e que ele estranhou....
Não digo que tenha sido algo feito com má intenção, mas basta que tenha sido algo que tenha assustado o cão e lhe tenha incutido algum receio.
Para ultrapassar isso, po melhor é recuperar a confiança do cão. Se possível, tentem brincar com ele, dar-lhe umas guloseimas de cão, façam-lhe umas festas ( sem forçar)......
Procure não o visitar muitas vezes até que possa ir buscá-lo definitivamente. A ansiedade de multiplas separações pode também contribuir para alguma depressão por parte do cão.
Um abraço e as melhoras
Paulo C.
Não creio que tenha acontecido algo anormal em casa da minha mãe, o ambiente lá é o costume e quer ela quer o meu irmão são de uma ternura extrema com ele. No dia em que me espatifei (domingo) que "gania" com dores era eu e ele coitado só tentava lamber-me o tornozelo, penso que ele se apercebeu de facto que alguma coisa de grave me tinha acontecido.
Quanto a pedir a alguem que o vá buscar a casa para passear é complicado, por causa dos horários, disponivel mesmo só a avó mas subir 2 andares 4 vezes ao dia é dificil para uma senhora doente e de 67 anos.
Quanto a pedir a alguem que o vá buscar a casa para passear é complicado, por causa dos horários, disponivel mesmo só a avó mas subir 2 andares 4 vezes ao dia é dificil para uma senhora doente e de 67 anos.
Só para esclarecer que não me apercebi que ao referir-se à casa da "avó" se estava a referir `sua mãe... Evidentemente que tratando-se da mesma pessoa o G.A.S. está fora de questão! Peço desculpa pela "burrice".
José Carlos
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
Como anda o Guzzi?
PS: Ana, as melhoras
PS: Ana, as melhoras
<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado dez 28, 2002 9:08 pm
- Localização: 1 yorky 1 briard 1 raf.alentejano, 1 gata persa, 2 cavalos, etc...
Olá AnaVaz
Eu tambem tenho um Yorkshire, o Freak, que tem 6 anos e que fica muitas vezes na casa da "avó".
Não sei como, mas ele sabe se a estadia é de algumas horas (jantar fora ) ou de dias quando vamos para fora do País. No 1º caso ele fica feliz e brinca com a "avó" apesar de estar sempre atento aos barulhos da porta, no 2º caso fica triste, deixa de comer e brincar e passa os dias deitado ao pé da porta. Se alguém o leva para dar festas ou comida ele vai, mas logo que pode "raspa-se" de nova para o seu lugar ao pé da porta, á espera dos donos.
Apesar de tremendamente aborrecido, não me parece um comportamento preocupante, e a alegria que ele mostra na nossa chegada compensa talvez o sofrimento da espera.
Talvez o Guzzi esteja com um comportamento normal da raça e da forte ligação aos donos, apesar de ser doloroso assistir á saudade que demonstra.
Cumprimentos
Zé Teles
Eu tambem tenho um Yorkshire, o Freak, que tem 6 anos e que fica muitas vezes na casa da "avó".
Não sei como, mas ele sabe se a estadia é de algumas horas (jantar fora ) ou de dias quando vamos para fora do País. No 1º caso ele fica feliz e brinca com a "avó" apesar de estar sempre atento aos barulhos da porta, no 2º caso fica triste, deixa de comer e brincar e passa os dias deitado ao pé da porta. Se alguém o leva para dar festas ou comida ele vai, mas logo que pode "raspa-se" de nova para o seu lugar ao pé da porta, á espera dos donos.
Apesar de tremendamente aborrecido, não me parece um comportamento preocupante, e a alegria que ele mostra na nossa chegada compensa talvez o sofrimento da espera.
Talvez o Guzzi esteja com um comportamento normal da raça e da forte ligação aos donos, apesar de ser doloroso assistir á saudade que demonstra.
Cumprimentos
Zé Teles