"quais as melhores raças de cães de guarda"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado nov 07, 2009 10:41 pm

Bem, depois de um tópico onde quase todas as raças portuguesas criadas para a função de guarda foram chamadas de "nabos", decidi iniciar este tópico para uma amigavel discussão sobre "quais as melhores raças de cães de guarda"...Não falo em cães que se levam a escola de treino e vêm de lá umas "maquinas" a guardar...Falo de cães que o fazem instintivamente, que consigam ter capacidade de perceber quando é que o seu dono ou propriedades se encontram ameaçados (se é que existem), que em caso de necessidade tenham coragem para enfrentar qualquer malfeitor...
Sei que tambem dependerá muito de cão para cão, e que dentro da mesma raça há diferenças inter-individuais, mas mesmo assim, entre as várias raças, quais são aquelas que se enquadram melhor na função?
Sei que pode haver melhores cães para guardar grandes propriedades, outros melhores para defesa pessoal,
mas com este tópico pretendia apenas falar de cães que guardam a moradia do seu dono e o terreno envolvente e
que sejam ao mesmo tempo bons cães de familia...(que é o que a maioria das pessoas que vêm aqui em busca de um conselho sobre cães de guarda procuram)

Venham de lá essas opiniões, experiencias pessoais, etc :wink:
ROYT
Membro
Registado: terça dez 16, 2008 3:46 pm

sábado nov 07, 2009 10:48 pm

ROTTWEILER
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado nov 07, 2009 10:51 pm

Ah, esqueci-me de dizer, junto com a resposta podem colocar tambem os motivos porque acham que determinada raça é a melhor :wink:
ROYT
Membro
Registado: terça dez 16, 2008 3:46 pm

sábado nov 07, 2009 11:03 pm

Para mim são os melhores guardas, e os melhores amigos do dono.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo nov 08, 2009 11:21 am

Castro Laboreiro.
Não necessita treino especifico, a função de guardar é práticamente inata. Precisa sim de treino de obediẽncia e ligação ao núcleo familiar.
É um guarda independente, pode passar tempo sózinho, sem abusar claro. Adquire uma ligação extrema às pessoas ou espaços à sua guarda. É um animal muito rústico, muito resistente e não demasiado grande. É das raças mais intocadas que temos.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo nov 08, 2009 12:57 pm

Por experiência pessoal.... abrangendo tudo o que disse e acrescentando ainda uma boa dose de paciência para aturar as crianças da família...

Raças nacionais, o Serra da Estrela.

Raças estrangeiras, o Pastor Alemão.
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

domingo nov 08, 2009 2:57 pm

Para mim os melhores cães de guarda são o Dobermann e o Pastor Alemão!
Ambas as raças são corajosas, com um aspecto físico que só de olhar pode amedrontar o intruso.
São cães muito territoriais, desconfiados em relação a estranhos, capazes de defender o seu território e donos até à ultima consequência, são também fortes, resistentes e inteligentes...

Existe também o Komondor que pelo que tenho visto e lido é um excelente cão de guarda! Tão bem como o Bullmastiff, Rottweiler.... e por ai adiante! Mas para mim nada melhor que um Dobermann e o Pastor Alemão! Aaah e claro, são excelentes cães de família!

:wink:
<p>Cumprimentos</p>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

domingo nov 08, 2009 3:44 pm

Depende daquilo que se pretende...

Por exemplo:

Meus Labs são considerados péssimos cães de guarda. Até eu, titulo-os assim :?

No entanto, se alguém estranho "aparece", eles dão o seu sinal.

Isto, no que toca a mim, chega-me ;)

Agora, há-que ver o que se pretende :wink:
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 08, 2009 3:51 pm

Na realidade é uma questão muito simples.

Os cães de guarda dividem-se em dois grandes grupos:

- os utilitários - que são excelentes em defesa pessoal e muito bons cães de guarda. Foram criados e selecionados para essas duas permissas. Têm como grande "handicap" necessitarem muito vezes da figura do dono, serem facilmente "coagidos" - ou pelo menos mais facilmente coagidos, e não possuem sentido de patrulha ou de posicionamento.
Neste grupo colocam-se os famosos pastores alemas, pastores belgas, rotts, presas canarios, bullmastiffs e afins.

Embora muitas dessas raças estejam hoje em dia desvirtuadas, ainda se encontram Bons cães em algumas linhas.
O problema (e será visivel neste topico) é que muita gente acha que um bom guarda, é um cão que dá um show no portão, mas que quando damos dois passos para frente, o cãozinho dá quatro passos para trás.

Pessoalmente confiava perfeitamente num bom rott ou num bom presa canario.

- o outro grupo, completamente distintos, são os LGD - Livestock Guardian Dogs. Cães com forte instinto de territorio, optimo sentido de patrulha e posicionamento, agressivos com dificil "off". Independentes e de dificil trato (no que toca ao ensino). Pouco recomendaveis para ambientes urbanos
Cabem neste grupos o Serra da Estrela, o Rafeiro, o Castro. Excepao para o Cao de Gado Transmontano. A nivel internacional: o CAO, o CO, o Fila Brasileiro (com a sua devida excepção), o Dogo do Tibete e o Sarpla.

Penso que qualquer uma destas raças, em especial num trio, são guardas fantasticos e qualquer um dorme descansado.

n
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 08, 2009 3:56 pm

CasadelMar Escreveu:Depende daquilo que se pretende...

Por exemplo:

Por definição "Cão de Guarda" é aquele que guarda, isto é, aquele que impede, fisicamente se necessario, a intromissão ou o roubo.

Cão Vigia é aquele, que não sendo de guarda, alerta o proprietario para algo anormal.

;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

domingo nov 08, 2009 4:12 pm

CindelP Escreveu:

Por exemplo:

Por definição "Cão de Guarda" é aquele que guarda, isto é, aquele que impede, fisicamente se necessario, a intromissão ou o roubo.

Cão Vigia é aquele, que não sendo de guarda, alerta o proprietario para algo anormal.

;)
Pois...

Confusão de minha parte...

Quem tem uma CindelP, tem tudo :P

Abraço ;)
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

domingo nov 08, 2009 4:28 pm

Por exemplo:

No entanto, se alguém estranho "aparece", eles dão o seu sinal
.

Trata-se então de um cão de sinal, e claro para muitos donos isso é suficiente. :)

Mas quando se fala em cão de guarda o velho ditado "cão que ladra não morde" não se aplica nestes!

O meu PA não recua perante nenhum estranho nem que o ameacem com algum objecto, nem que lhe gritem ou barafustem, no território dele ninguém estranho entra doa a quem doer, mas as visitas entram sem que este tenha que ser preso. :wink:

Esqueci-me de um cão que para mim bate todos aqueles que já aqui foram mencionados é o Caucasian Ovcharka ou também conhecido por Caucasian Mountain dog!
<p>Cumprimentos</p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

domingo nov 08, 2009 7:03 pm

Tenho boa impressão de alguns cães da raça Dogue Alemão que conheço... Apesar de nunca ter tido um cão desta raça, conheço alguns e são bons cães de guarda, ninguém entra no territorio deles que não seja visita acompanhada pelo dono e são fantásticos a nivel de relacionamento com a familia.
ShotokWarrior
Membro
Registado: domingo jan 28, 2007 3:51 pm

domingo nov 08, 2009 7:58 pm

Pelo que tenho lido, melhores cães de guarda, nao existem em portugal xD

São eles o que a user n3ka disse: o Caucasian Montain Dog... e acrescento o Bully Kutta....
Tanto um como o outro, tem um optimo porte fisico, nao tem medo de nada nem ninguem, caes extremamente robustos e de temperamento muito forte...

Nao sao caes aconselhaveis para a maior parte das pessoas ;)

O Bully Kutta é um cao muito agressivo, e apesar do seu porte, está a ser usado muito em lutas de caes.... Mesmo com o seu porte sao muito ageis mesmo...

Sao cães MUITO territoriais...

Como já disse, é preciso um bom dono, com muitaaaaaaaaa experiencia para que nao aja stresses ;)
Cumpzz
ShotokWarrior
Membro
Registado: domingo jan 28, 2007 3:51 pm

domingo nov 08, 2009 8:00 pm

ah, e sobre as outras raças já faladas, em comparaçao do doberman vs rottweiler, prefiro o primeiro ;)

Infelizmente neste país tem-se uma certa tendencia a que os rotts sejam demasiadamente grandes e pesados, o que os torna lentos em trabalho ;)

Com isto nao estou a dizer que sejam maus guardas....
Cumpzz
Responder

Voltar para “Cães”