"quais as melhores raças de cães de guarda"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda nov 09, 2009 11:49 am

n3ka Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
n3ka Escreveu: E descanse que não existe nenhum em Portugal e penso que ninguém irá importar um cão daqueles sabendo o que iria ter em mãos.

Não mesmo ?

Uma pergunta:

O que é que iria ter em mãos ?
Iriam ter em mãos um cão de difícil trato, e muito agressivo, já tinha dito isso! Este cão não é para toda gente, e ainda por cima, é uma raça extremamente pouco falada que a maioria não conhece, e essa falta de informação iria levar a erros gravíssimos com más consequências!

Pessoalmente prefiro chamar-lhes cães especiais... muito especiais.

Dizer que é um cão muito agressivo, pode levar a que as pessoas pensem que estamos perante um "comedor de gente"

Por ser uma raça pouco conhecida entre nós e porque o pouco que se conhece é, regra geral, via youtube, esta falta de informação/conhecimento, peca por ser excessivamente alarmista e não é melhor que o desconhecimento total.

Quanto ao facto de levar a erros gravissimos e com más consequências... bom, salvo as devidas distâncias, não é muito diferente do que aquilo que assistimos actualmente com muitas outras raças sobre as quais a informação é abundante, mas que, nem por isso, deixam de estar em mãos irresponsáveis.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

segunda nov 09, 2009 11:59 am

PaulloSantos Escreveu:Pessoalmente prefiro chamar-lhes cães especiais... muito especiais.

Dizer que é um cão muito agressivo, pode levar a que as pessoas pensem que estamos perante um "comedor de gente"

Por ser uma raça pouco conhecida entre nós e porque o pouco que se conhece é, regra geral, via youtube, esta falta de informação/conhecimento, peca por ser excessivamente alarmista e não é melhor que o desconhecimento total.

Quanto ao facto de levar a erros gravissimos e com más consequências... bom, salvo as devidas distâncias, não é muito diferente do que aquilo que assistimos actualmente com muitas outras raças sobre as quais a informação é abundante, mas que, nem por isso, deixam de estar em mãos irresponsáveis.
Eu não queria de todo transparecer que o cão comia pessoas! :oops: :lol:

Mas temos que dizer as coisas tal como elas são.

E é isso mesmo, se por cá cometem-se os erros mesmo havendo toda a informação, imaginem com este cão. E não nos podemos esquecer que é um cão enorme, e com muita força!!
<p>Cumprimentos</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 09, 2009 12:24 pm

dolphy Escreveu:
Agora um pouco mais a sério:
Consideram o cane corso mais de guarda pessoal que territorial? Ou nem por isso?
Cane-Corso ou o seu primo, o Mastin Neo (este sim um belissimo guarda) são caes territoriais, que cabem na 1º divisão. Territoriais, agressivos q.b.. Mas com fraco instinto de patrulha e colocação.

Isto não quer dizer que sejam melhores ou piores. Cada cão/tipo para cada casa.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 09, 2009 12:27 pm

moslie Escreveu:Por acaso conheço razoávelmente o mundo dos serras. Só por acaso. Conheço quase todos os bons criadores, conheço os poucos que criam pêlo curto, conheço quem ande na serra a fazer trabalho de campo sobre esta raça e quem trabalhe com ela a sério, a guardar gado e que pode dar belas lições sobre o que é um serra de trabalho e um de casa exposição. Pergunte a quem toda a vida lidou com eles que variedade preferem os pastores e qual era que era mais comum antes do serra saltar para a ribalta.
.
Continuo sem saber onde fundamenta essa sua opinão :roll: :roll:

É o que "diz que disse" não prova nada, antes pelo contrario.

O facto dos pastores preferirem os cães de pelo curto, nada diz acerca dos caracter dos mesmos.
Até porque se for assim, vamos lá perguntar aos pastores que usam Caes de Gado Transmontano, o tipo de caracter que preferem nestes ultimos 20anos ... pode ser que tenha uma supresa.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda nov 09, 2009 12:49 pm

CindelP Escreveu:Na realidade é uma questão muito simples.

Os cães de guarda dividem-se em dois grandes grupos:

- os utilitários - que são excelentes em defesa pessoal e muito bons cães de guarda. Foram criados e selecionados para essas duas permissas. Têm como grande "handicap" necessitarem muito vezes da figura do dono, serem facilmente "coagidos" - ou pelo menos mais facilmente coagidos, e não possuem sentido de patrulha ou de posicionamento.
Neste grupo colocam-se os famosos pastores alemas, pastores belgas, rotts, presas canarios, bullmastiffs e afins.
Pois, para mim o problema deste grupo é principalmente o que está sublinhado do que que a falta de sentido de patrulha ou posicionamento, porque por exemplo, se o espaço a sua guarda for de dimensões relativamente pequenas, não me parece que sentido de patrulha ou posicionamento sejam muito importantes :?
CindelP Escreveu:Embora muitas dessas raças estejam hoje em dia desvirtuadas, ainda se encontram Bons cães em algumas linhas.
O problema (e será visivel neste topico) é que muita gente acha que um bom guarda, é um cão que dá um show no portão, mas que quando damos dois passos para frente, o cãozinho dá quatro passos para trás.

Pessoalmente confiava perfeitamente num bom rott ou num bom presa canario.
Isto é bem verdade...muita gente acha que cão de guarda é aquele que ladra e da pulos ao portão...eu pessoalmente prefiro uma actuação mais discreta...do que tenho lido ultimanente (só pela leitura e não por experiencia que tenha tido) acho que a maneira como actua o Akita Inu seria do meu agrado :wink:
CindelP Escreveu:- o outro grupo, completamente distintos, são os LGD - Livestock Guardian Dogs. Cães com forte instinto de territorio, optimo sentido de patrulha e posicionamento, agressivos com dificil "off". Independentes e de dificil trato (no que toca ao ensino). Pouco recomendaveis para ambientes urbanos
Cabem neste grupos o Serra da Estrela, o Rafeiro, o Castro. Excepao para o Cao de Gado Transmontano. A nivel internacional: o CAO, o CO, o Fila Brasileiro (com a sua devida excepção), o Dogo do Tibete e o Sarpla.

Penso que qualquer uma destas raças, em especial num trio, são guardas fantasticos e qualquer um dorme descansado.

n
Porque é que exclui aqui o Cão de Gado Transmontano? Pessoalmente não conheço a raça, nem nunca vi nenhum exemplar...Aquilo que conheço foi do que vi no site da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano (ACCGT) e de uma reportagem que passou há uns tempos na SIC...Parece ter um porte bastante intimidante, mas quanto ao caracter nada sei...

Saudações :D
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda nov 09, 2009 12:50 pm

Esta é a opinião de uma criadora muito conceituada:
Por outro lado, o cão de pêlo curto sempre foi o preferido dos pastores para
esse trabalho devido ao menor tamanho do pêlo, pois era mais prático nas constantes
deambulações pela serra de densa vegetação e também pelo seu carácter mais vivo e menos
pachorrento.
Foi só em 1934, data da elaboração do estalão oficial da raça, que se estabeleceu
definitivamente a distinção entre as duas variedades. Como o cão de pêlo comprido é mais
atractivo e mais procurado, os criadores dedicaram-se sobretudo à criação desta variedade,
embora se saiba que no início do século XX, os cães de pêlo curto eram mais numerosos.

O que me foi dito por outros criadores ( e deve saber que o de pêlo curto está quase em extinção), o facto do pêlo comprido ter sido o mais preferido para cão de exposição e de beleza, levou forçosamente a um cão mais calmo, porque já não e investe tanto na funcionalidade.
O de p&#7869;lo curto sempre permaneceu mais na serra, não perdeu a independência e a desconfiança.

Inclusivamente o tamanho dos serras originais não era tão grande como o actual, e foi-me dito tanto por criadores como por pastores, que um animal de quase 80 quilos como um amigo meu tinha, apesar de lindissimo, não poderia trabalhar como trabalham os verdadeiros cães de rebanho. A moda (e os compradores) é que ditaram a corpulência e a pelagem. Eu não sou criadora e não tenho serras há vários anos, mas foi-me dito por criadores e juízes de prova. Se não é assim....
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda nov 09, 2009 12:50 pm

Aproveito para deixar o link da reportagem que vi sobre o Cão de Gado Transmontano :wink:

http://www.youtube.com/watch?v=6VumjGEzbuE
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda nov 09, 2009 12:55 pm

moslie Escreveu:Esta é a opinião de uma criadora muito conceituada:
Por outro lado, o cão de pêlo curto sempre foi o preferido dos pastores para
esse trabalho devido ao menor tamanho do pêlo, pois era mais prático nas constantes
deambulações pela serra de densa vegetação e também pelo seu carácter mais vivo e menos
pachorrento.
Foi só em 1934, data da elaboração do estalão oficial da raça, que se estabeleceu
definitivamente a distinção entre as duas variedades. Como o cão de pêlo comprido é mais
atractivo e mais procurado, os criadores dedicaram-se sobretudo à criação desta variedade,
embora se saiba que no início do século XX, os cães de pêlo curto eram mais numerosos.

O que me foi dito por outros criadores ( e deve saber que o de pêlo curto está quase em extinção), o facto do pêlo comprido ter sido o mais preferido para cão de exposição e de beleza, levou forçosamente a um cão mais calmo, porque já não e investe tanto na funcionalidade.
O de p&#7869;lo curto sempre permaneceu mais na serra, não perdeu a independência e a desconfiança.

Inclusivamente o tamanho dos serras originais não era tão grande como o actual, e foi-me dito tanto por criadores como por pastores, que um animal de quase 80 quilos como um amigo meu tinha, apesar de lindissimo, não poderia trabalhar como trabalham os verdadeiros cães de rebanho. A moda (e os compradores) é que ditaram a corpulência e a pelagem. Eu não sou criadora e não tenho serras há vários anos, mas foi-me dito por criadores e juízes de prova. Se não é assim....
Em lado nenhum se lê que o serra de pelo curto é mais "duro" que o de pelo comprido.

E não é assim não, antes pelo contrário, o serra de pelo comprido cada vez é desejável que seja mais pequeno, isso sim é o que se vê em exposições.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda nov 09, 2009 2:13 pm

O dogue alemão e o pittbull , em conjunto .
:lol: Os meus, claro! Actuam em equipa e são perfeitos. :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

segunda nov 09, 2009 3:07 pm

Já agora, só um pequeno Offtopic, se me permitem...

Imaginemos que eu tenho dois cães de guarda na minha propriedade, devidamente vedada. O agarradito lá do bairro, não sabe que eu tenho cães e resolve ver se eu deixei uma porta aberta quando saí de casa. Os meus bichos, no cumprimento do dever dão cabo da perna ao agarradito, que depois ainda me vem perguntar por contas e pedir que lhe pague o "arranjo" da perna.
A nível legal de quam é a responsabilidade? De quem trespassou propriedade privada ou do dono dos cães? qual é o enquadramento legal de uma situação deste tipo?
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
segunda nov 09, 2009 3:32 pm

CindelP Escreveu:
isatoday Escreveu:
gostei de ver os LGD mencionados, porque nao conheço melhor cão de guarda que o meu Cao de Gado Australiano :wink:
O Australiano é um Cão Pastor e não um LGD.
hm, realmente depois de uma rapida pesquisa, nao é, nao :oops:

julguei mesmo que fosse, pelas caracteristicas dele.

mas pronto, conheço alguns e tenho um e posso dizer que o acho um fantastico cao de guarda.

já os Dogues Alemaes... sempre os achei demasiado simpaticos para guarda. sao imponentes pelo tamanho, mas os meus nem acordam quando alguem entra em casa, e adoram toda a gente, estranhos ou nao
:lol:
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
segunda nov 09, 2009 3:35 pm

CindelP Escreveu:
isatoday Escreveu:
gostei de ver os LGD mencionados, porque nao conheço melhor cão de guarda que o meu Cao de Gado Australiano :wink:
O Australiano é um Cão Pastor e não um LGD.
hm, realmente depois de uma rapida pesquisa, nao é, nao :oops:

julguei mesmo que fosse, pelas caracteristicas dele.

mas pronto, conheço alguns e tenho um e posso dizer que o acho um fantastico cao de guarda.

já os Dogues Alemaes... sempre os achei demasiado simpaticos para guarda. sao imponentes pelo tamanho, mas os meus nem acordam quando alguem entra em casa, e adoram toda a gente, estranhos ou nao
:lol:
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda nov 09, 2009 3:44 pm

Embora falemos de raças de cães, e esperando não desvirtuar de todo o tópico, e como o C_saraiva pediu opiniões, experiências, vou contar a minha, … mas não posso falar, pelo menos actualmente, sobre qualquer raça… Isto porque tenho dois cães rafeiros de médio/grande porte…
Vivo numa vivenda e não podia estar mais satisfeito com eles: excelentes cães de guarda, amigos e confiáveis…
Dormem sempre dentro de casa, no meu quarto, mas passam o dia no jardim (tenho que vir trabalhar…) e … raramente ladram… Normalmente só o fazem de felicidade por verem alguém conhecido chegar. O que é excelente para nós, mas também para os vizinhos, não estarem constantemente a “levar” com o ladrar deles…
Não são cães “de sinal”, de todo! Pelo que percebi ao ler este post serão mesmo cães de guarda. Se alguém se aproximar dos portões do lado de fora, eles também se aproximam, pelo lado de dentro, mas apenas ficam ali a olhar… se houver um continuar da aproximação por parte do estranho, rosnam e mostram os dentes, mas ladrar… é raro!
Se continuarem, os estranhos, por ali perto do portão, mas sem se chegarem muito, eles mantêm-se na sua apenas olhando com um ar desconfiado…
Aqui há um tempo atrás, rebentou-me a torneira da água do lado da frente, e aquilo ficou a mandar água por todo o lado… o meu vizinho da frente tentou saltar o muro para fechar a água, até porque os cães se mantinham calmos, apenas a olhar, mas quando se pôs em cima do muro… saíram os dois disparados … felizmente para ele, não chegou a saltar para dentro, porque ao que parece eles investiram com tudo… infelizmente para mim, que tive que ir a casa fechar a torneira!
O engraçado… nunca lhes dei qualquer tipo de treino para que reagissem assim… a cadela adoptei-a com quase 3 anos e o cão, também adoptado, tinha 4 meses, deve ter aprendido com a cadela a reagir assim…
Penso que para além da raça, a personalidade/instinto e eventualmente um bom treino do animal, é que fará um bom cão de guarda.
Obviamente que há “n” raças com uma apetência inata e enorme para esta função de guarda e que darão, à partida, bastante mais garantias de virem a ser bons cães de guarda.

Fica a minha opinião/experiência!

Abraço,
ShotokWarrior
Membro
Registado: domingo jan 28, 2007 3:51 pm

segunda nov 09, 2009 6:04 pm

nicasxi Escreveu:O dogue alemão e o pittbull , em conjunto .
:lol: Os meus, claro! Actuam em equipa e são perfeitos. :lol:

lol...

um "bom" pit, para guarda digamos que é, hum, fraco xD
A nao ser o seu aspecto, que nao costumam ter cara de muitos amigos (eu adoro pits/staffs, mas isso é verdade lol)...

Supostamente e pela (pouca) experiencia que tenho, a comparar o pit com o staff, o staff costuma ser mais desconfiado com desconhecidos e mais seguro de si com pessoas...

Mesmo assim, nao acho que nenhuma destas raças seja boa guarda, bem que cada cão é um cão, há sempre excepçoes ;)

Já o dogue alemao..... lol
Cumpzz
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

segunda nov 09, 2009 6:06 pm

SiameseMaria,

Quando fala em refeiros, está-a referir-se a Rafeiros do Alentejo?

A minha é precisamente o oposto e são provenientes de um criador alentejano.

A minha ladra que se farta, a quem passa no passeio, a bicicletas, tractores, muitas vezes a carros, a ruídos provenientes de pinhais vizinhos, a cães que ladram lá mais abaixo, a... sei lá!

Se eu tivesse a certeza que arranjaria um assim nem precisava de mudar de raça! É que eu ando precisamente à procura de um cão que não ladre (por tudo e por nada). Que apenas guarde, que apenas mostrasse a cabeça que cabe no gradeamento do muro.

Mesmo dentro da mesma raça, cada cão é um cão?

Ou então está falar de rafeiros sem serem rafeiros do alentejo.
Responder

Voltar para “Cães”