"quais as melhores raças de cães de guarda"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça nov 10, 2009 10:44 am

CindelP Escreveu:
Sobre a Categoria de Cao de Guarda, em nada obriga a colocação do aviso. Apenas existe para classificar uma determinada classe de cães de trabalho/utilitarios, sendo apenas necessario uma declaração dos "bens" a guardar.

CindelP, uma dúvida:

Mas a categoria de cão de guarda existe ?

É que o Regulamento de Registo, Classificação e Licenciamento de Cães e Gatos, apenas contempla estas categorias:

Artigo 1.º

Classificação dos cães e gatos

Para os efeitos do presente diploma, os cães e gatos classificam-se nas seguintes categorias:

a) A - cão de companhia;
b) B - cão com fins económicos;
c) C - cão para fins militares, policiais e de segurança pública;
d) D - cão para investigação científica;
e) E - cão de caça;
f) F - cão-guia;
g) G - cão potencialmente perigoso;
h) H - cão perigoso;

i) I - gato.

Sei que algumas Juntas de Freguesia contemplam a figura do cão de guarda, mas no regulamento tal não foi contemplado.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça nov 10, 2009 12:58 pm

Esclarecendo melhor a minha mensagem feita na página 3, salvo erro, referia-me mesmo a SRD's, como o C_saraiva disse...

E também, como o C_saraiva, disse, ao adoptar-mos um SRD, não fazemos ideia do que nos vai calhar na rifa... Eu apenas pretendia um cãozinho... por isso qualquer coisa que me saisse na rifa, seria sempre bem vindo. Mas que me saiu uma excelente cadela de guarda... disso não tenho dúvidas!

Tal como não tenho dúvidas, que se o meu cão se tornou igual à cadela, foi por a ver ser/agir daquela maneira... Se ela ladrasse a tudo e a todos, neste momento, teria sem dúvida, dois "ladradores" natos! :D

Quanto à placa ao portão a assinalar a presença dos cães... falei com quem tinha que falar sobre o assunto (veterinário e Autoridades) e a resposta foi idêntica... "Ponha!"

Ninguém referiu Leis nem nada, apenas me disseram que o melhor é colocar a placa... Assim, pelo menos ninguém o pode acusar de não ter avisado!

E assim fiz... tenho uma placa no portão da entrada de casa e outra no portão de acesso à garagem.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça nov 10, 2009 4:48 pm

c_saraiva Escreveu:
CindelP Escreveu:- o outro grupo, completamente distintos, são os LGD - Livestock Guardian Dogs. Cães com forte instinto de territorio, optimo sentido de patrulha e posicionamento, agressivos com dificil "off". Independentes e de dificil trato (no que toca ao ensino). Pouco recomendaveis para ambientes urbanos
Cabem neste grupos o Serra da Estrela, o Rafeiro, o Castro. Excepao para o Cao de Gado Transmontano. A nivel internacional: o CAO, o CO, o Fila Brasileiro (com a sua devida excepção), o Dogo do Tibete e o Sarpla.

Penso que qualquer uma destas raças, em especial num trio, são guardas fantasticos e qualquer um dorme descansado.

n
Porque é que exclui aqui o Cão de Gado Transmontano? Pessoalmente não conheço a raça, nem nunca vi nenhum exemplar...Aquilo que conheço foi do que vi no site da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano (ACCGT) e de uma reportagem que passou há uns tempos na SIC...Parece ter um porte bastante intimidante, mas quanto ao caracter nada sei...

Saudações :D
CindelP Escreveu:E volto a referir : o facto de serem preferidos (??) os de pelo curto pelos pastores, prova o quê? Tem o exemplo dos Caes de Gado Transmontano nestes ultimos 20 anos..
Bem, a CindelP continua a fazer misterio sobre os CGT...ainda não percebi porque...que é que lhes aconteceu nos ultimos 20 anos? Porque é que os exclui dos LGD?
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

terça nov 10, 2009 5:04 pm

SiameseMaria,

Quando fala em rafeiro refere-se a rafeira do alentejo?

Obrigado
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça nov 10, 2009 5:12 pm

dolphy Escreveu:SiameseMaria,

Quando fala em rafeiro refere-se a rafeira do alentejo?

Obrigado
Já lhe responderam que não... :wink:
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça nov 10, 2009 5:15 pm

O C_saraiva, respondeu por mim...

Obrigado. :wink:
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça nov 10, 2009 5:34 pm

c_saraiva Escreveu:Bem, depois de um tópico onde quase todas as raças portuguesas criadas para a função de guarda foram chamadas de "nabos", decidi iniciar este tópico para uma amigavel discussão sobre "quais as melhores raças de cães de guarda"...Não falo em cães que se levam a escola de treino e vêm de lá umas "maquinas" a guardar...Falo de cães que o fazem instintivamente, que consigam ter capacidade de perceber quando é que o seu dono ou propriedades se encontram ameaçados (se é que existem), que em caso de necessidade tenham coragem para enfrentar qualquer malfeitor...
Sei que tambem dependerá muito de cão para cão, e que dentro da mesma raça há diferenças inter-individuais, mas mesmo assim, entre as várias raças, quais são aquelas que se enquadram melhor na função?
Sei que pode haver melhores cães para guardar grandes propriedades, outros melhores para defesa pessoal,
mas com este tópico pretendia apenas falar de cães que guardam a moradia do seu dono e o terreno envolvente e
que sejam ao mesmo tempo bons cães de familia...(que é o que a maioria das pessoas que vêm aqui em busca de um conselho sobre cães de guarda procuram)

Venham de lá essas opiniões, experiencias pessoais, etc :wink:
Em relação aos cães de guarda concordo com a divisão feita pela Cindelp entre os dois tipos de cães de guarda.
Falando de raças portuguesas, onde existe das melhores raças de cães de guarda do mundo, eu optaria:
para cão de guarda de vivenda e cão de familia Pelo Fila de São Miguel
para cão de guarda de uma area maior, mais rural (e não tanto para cão de familia) escolherian o Serra da estrela, uma das melhores raças de cães de guarda do mundo, dentro do estilo. Eu também prefiro o de pelo curto. Não discuto as diferenças de caracter que desconheço, mas o pelo curto é mais funcional
para cão de guarda de gado contra o ataque de predadores (e não pessoas) o CGT.

Quanto aos rafeiros, depende da ascendencia dos mesmos . . .

Cumprimentos
Francisco Bica
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

terça nov 10, 2009 5:54 pm

Peço desculpa :oops: , pois não vi a resposta.

Como o tempo não é muito, leio na diagonal :)

Obrigado
PaulloSantos
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 8:18 pm

FBC Escreveu: Em relação aos cães de guarda concordo com a divisão feita pela Cindelp entre os dois tipos de cães de guarda.
Falando de raças portuguesas, onde existe das melhores raças de cães de guarda do mundo, eu optaria:
para cão de guarda de uma area maior, mais rural (e não tanto para cão de familia) escolherian o Serra da estrela, uma das melhores raças de cães de guarda do mundo, dentro do estilo. Eu também prefiro o de pelo curto. Não discuto as diferenças de caracter que desconheço, mas o pelo curto é mais funcional

Cumprimentos
Francisco Bica

Partilho da opinião do Francisco Bica, fazendo apenas uma pequena alteração, onde trocaria o Fila de S. Miguel pelo Rottweiler.

O motivo para esta escolha é somente pelo facto de nunca ter privado com o Fila de S. Miguel, conhecendo-o somente pelo que ouço falar e pelo que tenho lido sobre a raça.... portanto, nada de experiência pessoal.

A escolha do Rott, deve-se ao facto de desde há cerca de 8 ou 9 anos, ser uma raça muito presente na minha vida, tendo incialmente 3 exemplares e actualmente 2 e a experiência tem sido bastante satisfatória.

Quanto ao Serra, além de tudo o que já foi dito, não deixa também de ser um excelente cão de familia.
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 10, 2009 8:26 pm

PaulloSantos Escreveu:
FBC Escreveu: Em relação aos cães de guarda concordo com a divisão feita pela Cindelp entre os dois tipos de cães de guarda.

Cumprimentos
Francisco Bica

Partilho da opinião do Francisco Bica, fazendo apenas uma pequena alteração, onde trocaria o Fila de S. Miguel pelo Rottweiler.

O motivo para esta escolha é somente pelo facto de nunca ter privado com o Fila de S. Miguel, conhecendo-o somente pelo que ouço falar e pelo que tenho lido sobre a raça.... portanto, nada de experiência pessoal.

A escolha do Rott, deve-se ao facto de desde há cerca de 8 ou 9 anos, ser uma raça muito presente na minha vida, tendo incialmente 3 exemplares e actualmente 2 e a experiência tem sido bastante satisfatória.

Quanto ao Serra, além de tudo o que já foi dito, não deixa também de ser um excelente cão de familia.
O PaulloSerra estava a falar dos cães portugueses. :wink: A alteração não cabe, portanto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
PaulloSantos
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 8:36 pm

LuluB Escreveu:
O PaulloSerra estava a falar dos cães portugueses. :wink: A alteração não cabe, portanto.

Quem é o PaulloSerra ?
<p> </p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça nov 10, 2009 8:38 pm

é a mistura de paullosantos com serra da estrela 8)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça nov 10, 2009 10:49 pm

PaulloSantos Escreveu:
Eu estava-me a referir na raças portuguesas, mas para mim estas duas raças portuguesas que referi são também das melhores do mundo nestas funções.

Quanto ao Rottweiler, pelo que conheço que não é muito, é também umas das melhores raças de guarda, muito do estilo Fila de são Miguel.

Nunca tive nenhum Fila, mas conheço vários e vivi nos Açores alguns anos e investiguei muito sobre a função/comportamento do Fila. O Fila para guardar "coisas" é do melhor que há. Nos Açores põe-nos a guardar as ordenhas do leite e não há hipóteses o cães são ,mesmo incorruptíveis. O Rott é do mesmo estilo, naõ digo que seja inferior..
O Serra já é melhor para grandes espaços, como rondador, é um cão muito independente, guarda o território mais por o considerar dele próprio do que por pertencer ao dono.

Cumprimentos
Francisco Bica
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça nov 10, 2009 11:21 pm

PaulloSantos Escreveu:PS: Musky, no meu post anterior eu não disse que a sinalização era obrigatoria SÓ para animais Perigosos ou Potencialmente perigosos, mas sim, que era obrgigatória para estes... se para os restantes também o é, não encontrei nada que o indicasse.
Pois não se encontra, tal como não se encontra a lei que proibe a entrada de cães em lugares públicos tais como centros comerciais, transportes, etc.

Aa unicas leis onde tal se encontra especificamente mencionado são as referentes â panificação, alimentação e bebidas, e apenas numa alínea, já que estas leis abrangem todas as condições de construção e funcionamento destes estabelecimentos.

E depois encontra-se a lei onde são determinadas as excepções à proibição da acessibilidade, e que já vai em 3 ou 4 revisões.

Por exemplo, a lei que permite o transporte de cães em comboios desde que devidamente açaimados e à trela já é anterior a 1974. No entanto, esse transporte era proibido em qualquer outro transporte público incluindo taxis.

Portanto, não se encontram ou por serem muito antigas e anteriores à publicação de informação na internet, ou por pertencerem ao direito criminal.

Quero dizer: a questão levantada foi "se um ladrão entrar numa propriedade e for mordido pelo cão, de quem é a responsabilidade pelos ferimentos sofridos".

Tanto quanto sei já há muitos anos: Se houver placa avisatória, a responsabilidade é do ladrão. Se não houver placa avisatória, a responsabilidade é do dono da casa.

E mais: nessa altura inquiri também, por curiosidade, se esta norma se aplicava apenas a vivendas e foi-me informado que se aplicava a todas as propriedades, fossem residenciais ou profissionais, incluindo apartamentos.

É preciso notar que a lei actual classifica de Perigoso ou Potencialmente Perigoso qualquer cão que ataque e / ou cause ferimentos a outros animais e / ou pessoas.

A lista dos 7 Magníficos é apenas a lista das raças de cães que são considerados, à partida, como mais propensos a agressividade....

......mas nenhum cão está isento da dita classificação.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça nov 10, 2009 11:36 pm

PaulloSantos Escreveu:
Musky Escreveu:Aliás, se não fosse esta a interpretação correcta numa situação destas, não faria sentido haver a Categoria B, nova nomenclatura da antiga classificação Cães de Guarda.

Musky, não percebi.... Categoria B ???
Paulo para efeitos de registo / licenciamento nas camaras / juntas de freguesia antigamente só havia 3 categorias:
A - Cão de guarda
B - Cão de companhia
C - Cão de caça

Depois da lei dos PP é que as classificações foram alargadas, passando os cães de guarda para a categoria B - cães para fins económicos.
Responder

Voltar para “Cães”