Whippets, bassets, dálmatas, teckels e afins com defeito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aleuso
Membro Júnior
Registado: quinta abr 24, 2003 8:52 pm

terça nov 10, 2009 6:29 pm

Sei que sou ignorante nesta matéria de pureza e características de raças mas honestamente não entendo porque é que se nascem, de pais puros com optimo pedigree, cachorros com um ou dois olhos azuis, porque é que não fazem parte do estalão da raça. Não é algo caído do céu, acontece a cachorros filhos e netos de campeões até. Se acontece porque é que é um problema?

Um primo meu vive em Inglaterra e tem um whippet com um olho azul há já vários anos. Também já vi um bulldog francês com um olho azul, um basset hound, um dálmata com os dois olhos azuis e um teckel de pêlo curto com metade de um olho azul.

Afinal, parece que não é tão raro como isso. Se acontece porque não ser aceite? Penso que é por uma questão de saúde do animal que pode ter problemas associados a essa característica. Será exclusivamente por isso ou é por mais alguma razão?

Obrigado pessoal :)
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça nov 10, 2009 6:50 pm

Olá,

Há um estalão de cada raça e tudo que sair fora desse standard é penalizado.
Um cão com um olho de cor diferente ou uma mancha no pelo fora do standard, vai passar esse "defeito" aos filhos, o que não é aceitável.
Basicamente é isto.

Um abraço
Livil
Membro Júnior
Registado: domingo out 25, 2009 1:16 am

terça nov 10, 2009 7:02 pm

jofelix Escreveu:Olá,

Há um estalão de cada raça e tudo que sair fora desse standard é penalizado.
Um cão com um olho de cor diferente ou uma mancha no pelo fora do standard, vai passar esse "defeito" aos filhos, o que não é aceitável.
Basicamente é isto.

Um abraço
Entendo isso jofelix, mas esse standard é fixo, não pode ser alterado ao longo dos anos? O que hoje não se aceita numa raça não poderá ser aceite daqui a uns anos?
Por exemplo, não havendo problemas de saúde, porque não pode um cão ter olhos azuis se dessa raça assim nasceu?
Não estaremos nós a criar barreiras à natureza apenas porque decidimos que esta raça não pode ter isto, aquela ter aquilo?
Se calhar não estou a ver bem as coisas, não sei.
E quem estipula isso? Quem decide esses estalões?
Aleuso
Membro Júnior

terça nov 10, 2009 7:11 pm

Tal como o Livil também tenho as mesmas dúvidas caso não se tratem de situações relativas a problemas de saúde.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça nov 10, 2009 7:13 pm

O standard pode sofrer alterações sim, ao longo dos tempos. Mas essas restrições devem-se na maioria das vezes a problemas de saúde. No caso dos whippets por causa das taras oculares que têm propensão e no caso do dálmata, devido à ligação entre o albinismo e a surdez.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quem define são os "consumidores". É uma lei de mercado, a oferta tem de satisfazer a procura. Se houvesse preocupação efectiva com a saúde dos animais, os bulldogs não teriam problemas de reprodução e respiratórios, os Shar-Pei não eriam problemas de pele, os cães pesados não teriam displasia da anca, etc. Uma coisa é a Natureza a seleccionar os mais aptos, outra coisa é o Homem, que vai além da utilidade e se foca nas necessidades estéticas em constante mutação. Enfim, modas. O que importa é o conceito de beleza que vende mais, e desafortunadamente isto não se aplica apenas aos cães...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

Em alguns casos está associada a doenças genéticas - pex., a cor branca nos boxer tem a ver com a surdez.
Por outro lado se o cão foge do estalão há boas hipóteses de não ser puro.
Podem não ser os pais, mas um avô qualquer, possivelmente não era da raça.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

terça nov 10, 2009 7:33 pm

Chamarrita Escreveu:... os Shar-Pei não eriam problemas de pele ...
Convém não generalizar, há muitos cães desta raça sem qualquer problema de pele, chama-se a isso selecção .

É à conta deste tipo de observações, que determinadas raças ficam etiquetadas e isso não lhes é de todo favorável. :wink:

Quanto à selecção natural...

E então o Homem?
<p>Cumprimentos, </p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça nov 10, 2009 7:55 pm

bem, a última vez que houve uma grande questão de "raça", foi o que se viu... já lá vão 60 anos e ainda estamos a sofrer. Como disse, infelizmente as modas não se aplicam apenas aos cães e a estética é favorecida em detrimento da saúde. A humanidade civilizada está cada vez mais doente e os poucos que vivem ainda num relativo estado de "pureza" são vítimas do consumo desenfreado pela parte dos "doentes". De resto, nenhum ser humano consegue sobreviver apenas com o corpinho que deus lhe deu, somos verdadeiramente "anti-natura"... :roll:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Aleuso
Membro Júnior

terça nov 10, 2009 7:57 pm

aisd Escreveu:Em alguns casos está associada a doenças genéticas - pex., a cor branca nos boxer tem a ver com a surdez.
E quando esse avô qualquer e ainda o bisavô e por aí fora são da raça e puros?

Como é que se se explica?
Aleuso
Membro Júnior

terça nov 10, 2009 7:58 pm

aisd Escreveu:Em alguns casos está associada a doenças genéticas - pex., a cor branca nos boxer tem a ver com a surdez.
E quando esse avô qualquer e ainda o bisavô e por aí fora são da raça e puros?

Como é que se se explica?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 10, 2009 8:03 pm

Se me acontecesse encontrar um caso desses - digo-lhe - pensava nos LOP falsificados...que também os há, cá e lá fora.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Aleuso
Membro Júnior

terça nov 10, 2009 8:06 pm

buzio Escreveu:O standard pode sofrer alterações sim, ao longo dos tempos. Mas essas restrições devem-se na maioria das vezes a problemas de saúde. No caso dos whippets por causa das taras oculares que têm propensão e no caso do dálmata, devido à ligação entre o albinismo e a surdez.
Buzio, dos dálmatas e boxers sabia dos problemas, mas não sabia que os whippets tinham propensão para taras oculares. De que espécie?
Pensei que velocidade e visão até eram o forte deles. Nunca me ocorreu.
Aleuso
Membro Júnior

terça nov 10, 2009 8:09 pm

aisd Escreveu:Se me acontecesse encontrar um caso desses - digo-lhe - pensava nos LOP falsificados...que também os há, cá e lá fora.
Garanto-lhe que o whippet do meu primo veio de um excelente criador e que tanto pais como avós e por aí fora não têm olhos azuis.
E há muitos outros casos noutras raças sem que seja lop falsificado.
Chamarrita
Membro Veterano

terça nov 10, 2009 8:12 pm

e penso que, apesar das vantagens do avanços tecnológico e dos progressos da medicina, que permitem que pessoas vivam relativamente bem com os seus handicaps e tornaram suportáveis doenças que ceifavam cedo as vidas, há o reverso da medalha... mais tempo de vida com menor qualidade e passagem dos problemas, agravados, às gerações seguintes. A humanidade precisava de um apertado controlo de natalidade, ainda que isso significasse uma redução acentuada nas populações. Eu, por exemplo, tenho problemas congénitos que não me permitiriam viver com a qualidade de vida que tenho se tivesse nascido 10 anos antes... mas também estou ciente das minhas limitações e recusei-me a gerar outro ser humano, que iria herdar tanto os meus problemas como os do pai. Enquanto professora, lamento profundamente a pouca qualidade de ensino e as dificuldades dos alunos, que aumentam de ano para ano. A anorexia, hiperactividade, toxidependências em crianças, são cada vez em maior número. A obrigatoriedade da frequência da escola até aos 18 anos não está adequada nem às mentalidades, nem às infraestruturas e não há formação que chegue para ensinar turmas cada vez mais numerosas e cada vez com mais problemas físicos e intelectuais. A educação não chega para todos, a comida e a água também não, o trabalho escraviza-nos e, apesar de haver cada vez mais máquinas, estamos cada vez mais ocupados, vivendo a um ritmo alucinante... e não sei o que vão fazer com toda esta gente... que importa que a espécie se conserve, se é justamente o que nos torna humanos que se perde? que sentido faz haver gente a sobreviver em condições em que nenhum de nós teria os seus animais, sem acesso à cultura e à educação, reproduzindo-se como coelhos, geração após geração e perpetuando os problemas?

mas isto já é política e não cabe neste fórum... ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Cães”