Cão de guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda nov 02, 2009 1:14 am

kitten Escreveu:É a primeira vez que leio que os Filas são "nabos" (o que quer que isso queira dizer) querem ver que os serra da estrela também são?
Kitten

Nabo = O nabo é uma planta de horta de raiz comestível. Pertence à mesma família da mostarda e do repolho.

Portanto, é altamente possível que o serra da estrela seja um repolho.

O pior é quando lhes chega a mostarda ao nariz.

:twisted:
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

segunda nov 02, 2009 3:16 pm

Eu, como disse, tive um serra durante 10 anos.

Mas o meu serra era um "bom rapaz", não gostava era que lhe dessem ordens que fossem contra aquilo que ele queria ou gostaria de fazer.

Recebeu treino de obediência, mas não gostava que lhe ralhássemos.
Era muito sensivel! Rosnou-me algumas vezes, quando lhe chamava a atenção, para asneiras.

Carácter independente,... mas não o consideraria um nabo!

Mas também ladrava mais do que o necessário ou o pretendido.

Cumps
jmop
Registado: quarta abr 02, 2008 8:36 pm

sábado nov 07, 2009 10:49 pm

Infelizmente cães de guarda de facto, são poucos. Está claro que cães de trabalho a sério são incontroláveis para o dono médio e custam pequenas fortunas.

Parece-me que se é para ser "mau" e não para "parecer mau" mais vale um macho.

Deve ter em atenção que dois cães de sexo diferente terão de ser separados nas alturas de cio e dois cães de sexos iguais têm maior probabilidade de se "pegarem".

Se o seu "rafeiro do alentejo" fosse pouco alerta e "muito guarda" poderia arranjar um rodinhas baixas daqueles chatos e que têm a mania que são maus. Poderiam estar sempre juntos e completavam-se.

Se procura um cão forte, dominante e eficaz o que lhe recomendo é passar por vários criadores, ver os cães e os cachorros, não escolher o primeiro que lhe apareça mas sim o melhor de vários e abrir a sua lista a outras hipóteses. Mais 100€ para trás ou para a frente em 10 anos diluem-se por 10€ ano.

Recomendo que nessas raças grandes e pesadas tenha especial atenção à movimentação dos exemplares que há para aí muito bicho duvidoso que não parece nada saudável.

E isso de o BM ser o top dos cães de guarda depende da fonte.

Dos cães que tenho visto o fila de são miguel está longe de ser um nabo, ainda que aceite que haja para aí muitos que não prestem, infelizmente como em todas as raças. Nesta raça há bastantes exemplares que não ladram muito, alguns dos quais têm bastante tendência a ferrar. Só deverá optar por um cão destes que não dá alerta mas ataca, seja de que raça for, se tiver a certeza absoluta que terá sempre a situação sob controle, senão vai acabar por concluir que o cão não pode andar solto a toda a hora.

Deduzo que provavelmente tem um excelente exemplar de rafeiro do alentejo pelo que lhe digo para pensar em reproduzir a fêmea que a continuidade das nossas raças depende da reprodução de exemplares funcionais.

Boas escolhas :D
dolphy
Membro

terça nov 10, 2009 10:11 pm

Agora sugeriram-me que para guarda, um dos melhores seria o boerboel.

Mal conheço a raça, mas estou disposto a ir até ao norte onde existe um criador. E este apesar de criar também cane corso, chegou-me a quase desaconselhar esta raça, para aquilo que pretendo, obviamente, ou seja, bom guarda, e que não ladre muito.

Nunca se sabe se amsnake não terá razão!!!
dolphy
Membro

quarta nov 11, 2009 4:56 pm

Afinal já não sou tão candidato assim ao boerboel.
Não porque não seja um bom cão de guarda. Será, mas talvez para um espaço onde tenha algo de valor e não queira que mo roubem.
Soube que foi proibido, já há anos em França, e talvez não seja bem aquilo que me interesse.
Mas não deixarei de o ir ver.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta nov 11, 2009 5:04 pm

dolphy Escreveu:Afinal já não sou tão candidato assim ao boerboel.
Não porque não seja um bom cão de guarda. Será, mas talvez para um espaço onde tenha algo de valor e não queira que mo roubem.
Soube que foi proibido, já há anos em França, e talvez não seja bem aquilo que me interesse.
Mas não deixarei de o ir ver.
Não percebi :o
Podia explicar melhor este post?
dolphy
Membro

quarta nov 11, 2009 6:08 pm

Não sei qual foi a parte que não percebeu.

Ontem falei com um criador dessa raça, boerboel, que me disse ser um dos melhores cães de guarda (embora haja neste forum quem seja de opinião contrária).

Hoje falei com um familiar que está em França e me disse que essa raça tinha sido proibida há anos por ser um cão .... bastante perigoso.

A ser verdade, não posso correi riscos desses.

Mas também disse que, mesmo assim, penso ir vê-los, no criador.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 11, 2009 6:19 pm

Dolphy, há aqui uma forista, muito activa nas Adopções, que tem pelo menos um boerboel (aliás, é um casal, e esse é o nick deles) em ameno convívio com uma data de cães de outras raças ou mesmo sem raça nenhuma: porque não fala com ela?

Veja aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/member.php?id=96371
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
TheBoerboel
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.

quarta nov 11, 2009 11:17 pm

Caro Dolphy, já lhe respondi ao mail...venho apenas reforçar que pela experiencia que tenho com a minha Boerboel e pelo contacto que tenho com muitos Boerboels, que é uma raça que se adequa muito bem aquilo que pretende pelo que sei nunca foi proibida na França ou em qualquer outro lado, é das raças mais equilibradas em termos de comportamento que conheço.

PEDRO
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais s&atilde;o tratados..."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 11, 2009 11:50 pm

Ainda bem que pude ser útil! :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta nov 12, 2009 8:24 am

Por acaso até está proibida no Reino Unido e Gibraltar, e em França pertence à categoria 1 - esterilização obrigatória.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
dolphy
Membro

quinta nov 12, 2009 10:22 am

Obrigado LuluB.

Quanto à proibição em França, foi-me dada essa infoirmação por um familiar meu que lá reside, ligado aos cães e também num tópico, deste forum, de Out/2003 dedicado a esta raça, onde é dito que a raça não é reconhecida pela FCI.

Mais não sei, e nem sei se esta é ainda a situação actual.
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

quinta nov 12, 2009 10:28 am

olá a todos,

Eu pessoalmente acho que isto de defenir o que é um bom cão de guarda pele raça é mt subjectivo, e é apenas uma questão de probabilidades.

Numa raça com tradição de guarda a possibilidades de ter um bom guarda são maiores mas não é garantia.

A titulo de exemplo eu tenho um vizinho que tem 3 rotts e não têm todos a apetência para a guarda, e são da mesma linhagem. Cada cão tem a sua personalidade, não vêm já programados. Podemos condicionar pelo treino mas não fazer milagres.

Agora em relação á minha preferência...o PA tem tudo, avisa, aparência e confronta se necessário.
Cumps.
Nuno Coelho
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta nov 12, 2009 12:42 pm

dolphy Escreveu:Não sei qual foi a parte que não percebeu.

Ontem falei com um criador dessa raça, boerboel, que me disse ser um dos melhores cães de guarda (embora haja neste forum quem seja de opinião contrária).
O Boerboel foi criado exactamente para essa função...guardar a propriedade dos donos, muitas vezes contra grandes predadores, guardar crianças enquanto os donos trabalhavam nos campos, etc...é uma raça criada para viver em matilha, o que para quem tem mais que um cão como é o seu caso é optimo. No meio onde foi criado, tambem não lhe era tolerada agressividade gratuita, e se não fossem obedientes sujeitavam-se a muitos perigos e podiam mesmo morrer...quem lhe disser que esta raça não é uma boa raça para guarda está a mentir e provavelmente quer vender-lhe algum cachorro...
dolphy Escreveu:Hoje falei com um familiar que está em França e me disse que essa raça tinha sido proibida há anos por ser um cão .... bastante perigoso.

A ser verdade, não posso correi riscos desses.

Mas também disse que, mesmo assim, penso ir vê-los, no criador.
O Rafeiro do Alentejo e o Cão da Serra da Estrela tambem foram incluidos na lista de raças potencialmente perigosas na Itália, pode confirmar isso aqui: http://videos.sapo.pt/DmwqJ5lV3kyTMiGgMMLu ...acha-os perigosos? Isso são leis feitas por quem percebe tanto de cães como eu de lagares de azeite... :roll:
dolphy
Membro

quinta nov 12, 2009 2:45 pm

Eu sei, porque tive esses dois, a rafeira ainda a tenho e sei que não são agressivos.

Aliás, essa proposta não foi aprovada em Itália.
Responder

Voltar para “Cães”