legalizar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quinta nov 12, 2009 11:39 am

Li num tópico atrás que:

Os cães são registados nas seguintes categorias:
A - Cão de companhia;
B - Cão com fins económicos;
C - Cão para fins militares;
D - Cão para investigação cientí­fica;
E - Cão de caça;
F - Cão guia;
G - Cão potencialmente perigoso;
H - Cão perigoso;

São registados na categoria G todos os cães que pertençam às seguintes raças:
I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.
bem como os cruzamentos de primeira geração destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raças, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raças referidas;
Excepcionam-se da esterilização os cães destas raças cuja inscrição
conste em livro de origem oficialmente reconhecido (LOP e outros).

São registados na categoria H todos os cães, independentemente da raça a que pertença, que:
i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa;
ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;
iii) Tenha sido declarado, voluntariamente, pelo seu detentor, à junta de freguesia da sua área de residência, que tem um caracter e comportamento agressivos;
iv) Tenha sido considerado pela autoridade competente como um risco para a segurança de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica;

A minha dúvida é:
Penso adquirir um cão que não se insere nem na categoria G nem H.

Apesar de ser um cão para guarda de propriedade posso legalizá-lo na categoria A) - de companhia?
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quinta nov 12, 2009 11:49 am

Poder...pode, mas qual é a vantagem de registar como cão de companhia um que faz de guarda?
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

quinta nov 12, 2009 12:41 pm

Quando temos um cão de guarda temos de fazer uma declaração dos bens a guardar. de resto não vejo grande diferença.

Tem tb de colocar uma placa de aviso no caso de alguém entrar na propriedade e for atacado.

E aqui é que ser de guarda tem mais diferença, se ele atacar pode ser classificado de cão perigoso (H - Cão perigoso).

Se for cão de guarda talvez as autoridades tenham mais condescêndencia do que se for de companhia.
Cumps.
Nuno Coelho
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quinta nov 12, 2009 12:45 pm

Só se for por uma questao de valor a pagar, mas nesse caso sai mais barato ser de guarda que de companhia...a unica coisa que tem que ser junta ao processo será a declaração a informar o que o animal vai guardar.
Agora sinceramente não sei até que ponto lhe "compensa" colocar o animal como companhia uma vez que vai ser utilizado para guarda...suponha que o cão morde ao entrarem na sua propriedade, possivelmente "interessa-lhe" mais que conste como guarda no registo...acho eu :?
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Rodinhas SRD

quinta nov 12, 2009 12:47 pm

O mais barato mesmo é cão com fins económicos :)
Cumps.
Nuno Coelho
Ponky
Membro Veterano

quinta nov 12, 2009 12:49 pm

pois é , mas o cao de guarda é considerado para fins economicos :)
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
dolphy
Membro

quinta nov 12, 2009 12:56 pm

Não me entenderam. O que eu pergunto é em que categoria o registo.

Seja ele cane corso, bullmastiff ou boerboel, será um cachorro.

Se ele não faz parte das raças da categoria G.

Se não é de companhia, então seria H.

Mas como se ele não se inclui em nenhuma das alíneas que lá constam?
A não ser que eu o declare (alinea iii) já como tendo carácter e comprtamento agressivo.

Ou vou esperar pela tal autoridade o classifique como tal (alinea iv)?

Quem tem uma dessas raças como o tem registado?
Ponky
Membro Veterano

quinta nov 12, 2009 1:01 pm

Já percebi :? ..realmente o que eles consideram cão perigoso?
aquele que ja tem registo de ter atacado?
Será que só é considerado perigoso após registo de ataque?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta nov 12, 2009 1:02 pm

Na minha opinião tem toda a vantagem em o registar na Categoria B, colocando o aviso, bem visivel, na sua propriedade.

Inclusive, em algumas juntas de freguesia nem lhe pedem a lista dos bens que o cão está a guardar, assumindo que o cão vive na residência X e portanto guarda essa residência e tudo o que lá está dentro.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta nov 12, 2009 1:03 pm

dolphy Escreveu:Não me entenderam. O que eu pergunto é em que categoria o registo.

Seja ele cane corso, bullmastiff ou boerboel, será um cachorro.

Se ele não faz parte das raças da categoria G.

Se não é de companhia, então seria H.

Mas como se ele não se inclui em nenhuma das alíneas que lá constam?
A não ser que eu o declare (alinea iii) já como tendo carácter e comprtamento agressivo.

Ou vou esperar pela tal autoridade o classifique como tal (alinea iv)?

Quem tem uma dessas raças como o tem registado?
Isso não faz sentido nenhum :o
O cão só é considerado perigoso se atacar alguem ou o dono o delarar como tal por apresentar comportamento agressivo...Um cão de guarda não é o mesmo que um cão perigoso...
Se vai comprar um cão para guarda deve-o registar como tal, na categoria B - Cão com fins económicos...estes "fins economicos" incluem a função de guarda :wink:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta nov 12, 2009 1:16 pm

Dolphy

Mesmo um cão da categoria G só passa à categoria H se atacar e causar danos a pessoas ou animais.

Simplificando, à categoria H só vão parar os cães, de todas as raças incluindo srd's, com cadastro.

Os meus, pastora alemã e sharpei, estão na categoria B.
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Rodinhas SRD

quinta nov 12, 2009 2:09 pm

Se for um cão mt inteligente pode resgistar como "Cão para investigação cientí­fica" :) :lol:

Agora a sério, normalmente regista-se na B, se ele vai guardar a casa fica mais prevenido de ter problemas se mencionar que é de guarda, em caso de ele der uma trinca em algum amigo do alheio.

Uma declaração não dá trabalho nenhum, as placas de aviso são baratas e fica registado correctamente.
Cumps.
Nuno Coelho
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta nov 12, 2009 2:12 pm

O meu dogue alemão está registado na categoria B ( como cão de guarda)e o pittbull na categoria G .
Qualquer um deles só passa á categoria H se atacar alguem ou algum outro animal.
Portanto opte pelo cane, pelo BM ou pelo boerboel as unicas categorias que lhes vai poder atribuir são a A ou B .
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dolphy
Membro

quinta nov 12, 2009 2:29 pm

Assim sendo, e se a categoria B) inclui a função de guarda, estou esclarecido, porque como bens, incluo a casa e o recheio, o espaço exterior, viaturas etc.
TheBoerboel
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.

quinta nov 12, 2009 2:32 pm

A minha Yorkshire já mordeu várias vezes a minha pit, e já me causou danos nos dedos, acho que tenho de mudar o registo para a categoria H :lol: :lol:

Fora de brincadeiras, seja qual for o cão que escolher terá de o registar na categoria B, que é mesmo para essa finalidade que quer o cão, a mim não me pediram registo dos bens que o cão vai guardar.
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais s&atilde;o tratados..."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”