Cadela que não faz xixi ao pé dos donos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta nov 11, 2009 10:16 pm

Uma amiga minha tem um pit bull há cerca de um ano... encontrou-a no meio da rua e resolveu ficar com ela, ou seja, desconhece todo o seu percurso de vida até então!
É uma cadela até bastante equilibrada, meiga, adora os gatos (o que é uma vantagem, dado que ela tem "alguns"), porém não faz xixi se estiver acompanhada. Os passeios podem durar muito tempo que, se ela estiver à trela, não faz nada. A única forma de ela o fazer é se a soltarem num descampado que há lá ao pé, que está vedado, dando-lhe a hipótese de se afastar das pessoas!
Quando faz xixi em casa e lhe ralham, vai toda submissa para a cama dela. É provavel que quem a tinha antes lhe batesse.
Como contrariar esta tendência dela?
Filipa Costa
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta nov 12, 2009 12:47 pm

Devia apanhar uma carga de porrada de cada vez que fazia um xixi...Não vai ser muito facil resolver isso :?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta nov 12, 2009 1:52 pm

Penso que controlará isso com tempo e muita paciência. Para já, eu não lhe ralharia quando ela se descuidasse em casa. Limpava em silêncio, de preferência quando ela não estivesse ao pé.

Depois, nos passeios, tentaria ir até junto dela de cada vez que se agachasse para urinar. Sempre com calma e até mostrando indiferença pelo acto. E fazendo-lhe uma festa acompanhada de palavras doces de cada vez que ela aceite uma certa proximidade.

Ela tem de perceber que fazer xixi junto de pessoas não tem nada de mal, mas o descondicionamento vai levar bastante tempo, isso vai... :?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quinta nov 12, 2009 10:54 pm

A questão é que ela, de cada vez que a levam a passear, esconde-se para fazer xixi, não será fácil... ela para fazer xixi na rua tem de estar à solta e sendo ela uma pit bull...
Vou sugerir essa aproximação...
Obrigada!
Filipa Costa
LuluB
Membro Veterano

sexta nov 13, 2009 1:30 am

Coitadinha, o que não lhe devem ter feito... :(
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

sexta nov 13, 2009 4:14 pm

LuluB Escreveu:Penso que controlará isso com tempo e muita paciência. Para já, eu não lhe ralharia quando ela se descuidasse em casa. Limpava em silêncio, de preferência quando ela não estivesse ao pé.

Depois, nos passeios, tentaria ir até junto dela de cada vez que se agachasse para urinar. Sempre com calma e até mostrando indiferença pelo acto. E fazendo-lhe uma festa acompanhada de palavras doces de cada vez que ela aceite uma certa proximidade.

Ela tem de perceber que fazer xixi junto de pessoas não tem nada de mal, mas o descondicionamento vai levar bastante tempo, isso vai... :?
há pessoas que nem uma pulga numa caixa de fosforos deveriam ser autorizadas a ter, quanto mais um cão!!

deviam bater-lhe tanto que associa sempre o xixi a castigo, daí fazer longe dos donos ou em casa às escondidas.

tempo e paciência... sem ralhetes para não perpetuar o medo.

há uns anos comprei uns produtos de grooming canino onde se podia ler algo como:

"dog owner:
be strong, be patient, be brave."

nunca consegui esquecer este conselho, é daqueles que vale a pena guardar, é básico mas muito verdadeiro.

coragem e bom treino. :wink:
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta nov 13, 2009 11:25 pm

Deve ter passado por muita coisa sim...
Quando eu falei em ralhar, referia-me aquele tipo de ralhete (até um bocado amaricado) de "Sweet, sua badalhoca" etc e tal, em que ela vai direitinha para a cama...
Será que o facto de ela ser passeada por mais do que uma pessoa (nem sempre é a dona que a passeia) poderá ser contraproducente para a fazer perder esse medo?
Filipa Costa
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta nov 13, 2009 11:38 pm

pendragon Escreveu:A questão é que ela, de cada vez que a levam a passear, esconde-se para fazer xixi, não será fácil... ela para fazer xixi na rua tem de estar à solta e sendo ela uma pit bull...
Vou sugerir essa aproximação...
Obrigada!
A sua amiga que leve um saquinho cm recompensas e muita paciência... passeie a cadela 5 minutos e volte para casa... com ela a trela sempre... ela que ate a trela à cintura e deixe passar meia hora... depois vá mais 5 minutos à rua sempre à trela... se não fizer volte e mantenha-a presa mais meia hora... até fazer... quando fizer assim que acabar ela que não faça movimentos bruscos... apenas lhe dê a recompensa e lhe faça festas leves.... é tratamento de choque mas deve resultar... só tem de escolher um dia desocupado.. tipo este fim de semana digo eu.

E claro que nunca deve ralhar com ela por fazer seja onde for... só tem de lhe mostrar como deve fazer mais nada.

Bons treinos
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

sexta nov 13, 2009 11:48 pm

pendragon Escreveu:Deve ter passado por muita coisa sim...
Quando eu falei em ralhar, referia-me aquele tipo de ralhete (até um bocado amaricado) de "Sweet, sua badalhoca" etc e tal, em que ela vai direitinha para a cama...
Será que o facto de ela ser passeada por mais do que uma pessoa (nem sempre é a dona que a passeia) poderá ser contraproducente para a fazer perder esse medo?
Eu sei, Pendragon! :D Mas nem isso lhe digam. Limpem com a mesma naturalidade com que limpariam se se tivesse entornado um simples copo de água. :wink:

E não deixe de comunicar o conselho do Doglover, que é muito bom e pode abreviar bastante o processo.
<p>&nbsp;</p>
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sábado nov 14, 2009 12:21 am

Nunca na vida me iria lembrar de tal coisa, muito obrigada pela sugestão... no entanto pergunto, haverá alguma "contraindicação" em, ao invés de ser a dona, ser outra pessoa a fazer esses passeios que me sugeriu, ou é imprescindivel ser a própria dona?

Vamos ver como corre...
Filipa Costa
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado nov 14, 2009 11:30 pm

pendragon Escreveu:Nunca na vida me iria lembrar de tal coisa, muito obrigada pela sugestão... no entanto pergunto, haverá alguma "contraindicação" em, ao invés de ser a dona, ser outra pessoa a fazer esses passeios que me sugeriu, ou é imprescindivel ser a própria dona?

Vamos ver como corre...
A unica coisa a ter em conta é que os cães não generalizam com facilidade... se isso for feito sempre com a mesma pessoa pode acontecer que a cadela só faça as necessidades com essa pessoa... é preciso variar para ela generalizar o comportamento.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”