A melhor pessoa para lhe responder é a Claudia, as minhas respostas são baseadas em conhecimentos mas existem coisas que ainda estou a trabalhar pessoalmente. Mas não resisto a dar a minha opinião.
JonhyRico Escreveu:1 - Comprei um cão para obediência de competição e este cão tem um temperamento muito forte. Após a fase de aprendizagem 100% positiva começo a adicionar distracções pequenas e verifico que a sua performance permanece óptima para os reforços que estou a utilizar. No entanto, quando adiciono cães às distracções, o meu cão desliga de mim. Não consigo motiva-lo, não liga absolutamente nenhuma à comida e aos brinquedos que utilizo para o incentivar. Perante cães, o meu cão desliga completamente. Desesperado tento dar a volta com castigo negativo, mas não consigo. Este cão tem uma "drive" enorme para correr atrás de outros cães. O que fazer?
Nesta situação começo por lhe dizer que dois dos membros da selecção nacional de obediência utilizam treino exclusivamente positivo. Fui a formação deles acerca de técnicas de obediência e as técnicas eram apenas por reforço positivo.
No caso considero que a solução passaria por perceber qual a melhor recompensa para o cão, e pedir a pessoas que tenham cães com um nivel de treino avançado para treinar consigo... eles soltam os cães todos e enquanto eles pedem posições estáticas aos cães... apresentando dessa forma um estimulo diminuido para o seu...você chama a atenção do seu com a recompensa de preferência um brinquedo... torna-se um estmulo o mais apelativo possivel... depois de conseguir que o cão faça um ou dois comportamentos consigo... libertem os cães todos e deixem-nos brincar um bom periodo de tempo... depois repentem tudo.
Assim o cão irá perceber que pode brincar mais tarde... não precisa de ficar demasiado excitado e que não vale a pena insistir porque não vai ter colegas de brincadeiras.
JonhyRico Escreveu:2 - Tenho um cão com uma propensão genética enorme para perseguir itens em movimento. Este cão, sempre que vê um carro fica louco e desata a correr atrás dele. Não tem qualquer tipo de motivação para reforços convencionais. Não quer brinquedos nem comida nestas situações.
Peça a um amigo que o ajude e coloque apenas o carro a trabalhar enquanto você faz exercicios que requerem concentração do cão, depois ele irá andar um pouco e você continuará a fazer isso, depois ele ecelera um pouco mais e você continua... é melhor serem sessões separadas e ao longo do tempo... até que o cão consiga ver passar o carro a uma velocidade normal e manter a concentração... não vai conseguir mudar querendo começar e acabar no mesmo dia... se fizer de forma progressiva vai manter-se concentrado o suficiente para querer a recompensa.
JonhyRico Escreveu:3 - Estou em casa com um cão com problemas temperamentais. Estou no sofá a ver TV. De repente, uma criança entra na sala e senta-se ao meu lado no sofá. O cão morde-a. O que faço?
Ouça isto não deveria acontecer porque nenhum cão ataca sem pré aviso...ele já demonstrou de certeza que não se sente à vontade ou junto a crianças ou em partilhar o sofá... por isso não deveria deixar ninguém sentar-se até resolver o problema ou retirar o cão da sala quando vai receber alguém... é algo a que os donos devem estar atentos e resolver o quanto antes... não deixar que aconteça... se acontecer mudar o comportamento do cão, que no caso da agressividade não tem outro remédio senão o treino exclusivamente positivo senão faz ainda pior, na minha opinião.
JonhyRico Escreveu:4 - O meu cão morde-me os calcanhares enquanto o passeio de trela. Experimento levar comida e brinquedos para os passeios, mas ele acha mais piada a morder-me os calcanhares. Decido outra abordagem. Agora assim que ele começa a morder eu paro e fico imóvel sem me mexer, suspendendo o passeio. Não resulta. O cão continua a morder-me os calcanhares enquanto estou parado no meio da rua. Decido suspender o passeio sempre que ele começar com isso. Ao fim de 30 dias a praticar isto verifico que sempre que lhe ponho a trela ele começa logo a morder-me os pés. E agora?
Hehehe... tenho um amigo treinador, que não faz treino exclusivamente positivo que teve esse problema com um border collie e nunca o resolveu... não usou técnicas positivas.. usava apenas o castigo negativo... mas não era suficiente.
A solução parece-me simples agora mas nunca voltei a tar nessa situação para experimentar o treino... o cão quando você para para de morder os pés porque deixa de ser um estimulo... como já tá muito embrenhado nesse comportamento ainda o mantem durante algum tempo mesmo com a pessoa imóvel... no entanto eventualmente irá parar... basta captar essas paragens e recompensar com algo muito reforçante para o cão... com o passar do tempo e aumento do critério irá poder começar a fazer pequenos movimentos sem dentadas... até andar normalmente.
No treino exclusivamente positivo resolve-se o problema a partir da sua origem, muda-se completamente a forma como o cão reage perante esse estimulo, não inibimos a vontade em reagir, fazemos com que seja o cão a querer mudar de comportamento (o que é muito importante) por este já não ser motivante comparativamente a outro alternativo.... não sei se me faço entender.
Peço desculpa pelo post ser tão extenso...
Cpts
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>