Mas é exactamente por se epnsar assim que nunca se chama á responsabilidade quem pratica o abandono!jcachorro Escreveu:nynf Escreveu: E já agora, se ela foi adoptada numa campanha de adopção pergunto-me:
- há registo?
- A pessoa que a adoptou não assinou um termos de responsabilidade?
- Não ficaram com os dados da pessoa?
- Os dados que interessam nestes casos, para além da morada são:
nome completo
telefone fixo/ telemovel/ telefone do emprego
numero do BI
carta de condução
Pois é...As associações que continuem a trabalhar assim que estas situações continuarão a suceder.
É preciso responsabilizar a pessoa que abandonou a Rott. O que está a ser feito nesse sentido???
Esta dúvida é bastante pertinente, mas a meu ver há factores que a nynf não está a ter em conta...
Uma pessoa que vai adoptar um cão ao canil e que faz o que esta senhora fez, está literalmente a agir de má fé, e como tal, só se fosse "maluquinha" é que abandonava a cadela como se nada fosse e ficava à espera que lhe telefonassem a pedir responsabilidades.
Quem comete este tipo de "crime", sabe muito bem o que quer e pensa muito bem nisto antes de o fazer. A senhora ao mudar de casa já é o primeiro passo para dificultar a descoberta do seu paradeiro; o número de telefone é óbvio que não vai querer que seja o mesmo; quanto ao telemóvel muda de cartão e arranja outro número. Resta então o número do BI, mas há uma coisa que por muito que me custe, é a verdade.....Num país onde a Polícia muitas vezes não actua como deve ser em questões que só envolvem pessoas (e às vezes, Bem Graves), não estou a ver grande empenho da parte deles, para procurarem uma senhora que abandonou um cão... Isto não é nada simples de se resolver...Esta é que é a verdade....
Mais, é exactamente por TODOS pensarem assim que as próprias pessoas que abandonam, fazem-no sem receios ou medos - sem precauções - pois julgam-se impunes devido á inoperância do sistema e ao comodismo dos defensores dos animais...
Mudar de numero de telemovel pode não ser tão simples nem rápido devido ao numerod e contactos que se tem gravados...
Além disso, ninguem muda de nº de BI nem de Carta de Condução...estãoa perceber onde quero chegar? Não? Eu explico:
- Atravez destes documentos, principalmente da Carta de condução, facilmente se chega á nova morada da pessoa em questão, logo do contacto telefonico fixo.
- Se isso não resultar, podemos sempre recorrer á ajuda de amigos que trabalham em determinadas instituições...como na policia, GNR, ou até DGV, Arquivo de identificação, etc etc etc
- E se isto não resultar, podemos sempre inventar uma grande historia e conseguirmos na DGV sacar a informação sobre a viatura que a criatura conduz e atravéz dos registos d epropriedade chegar ao que queremos...
Não. Não ando a ver muitos filmes. Mas se não se tentar nunca se consegue nada, correcto?
E resulta. Garanto-vos que resulta

Dá trabalho? Sem dúvida.
As multas/coimas para o abandono são miseráveis? Sem dúvida!
Mas penso que é importante ter-se este trabalho e começar a chamar á responsabilidade as bestas que abandonam animais. Abandonar um animal é crime! Se calhar se começarem a aparecer muitos casos identificados e devidamente multados, as multas aumentam, pois é $$$ que entra para os cofres do Estado...
Enfim. Hoje deu-me para isto! Deve ser de ser sexta-feira e estar saturada de uma semana recheada de casos de abandonos, esterilizações/castrações e procura de donos responsáveis (felizmente todos os casos já encaminhados!)