caes de guarda
Moderador: mcerqueira
Olá!
Eu adoro cães e tenho uma casa grande e estou a pensar em comprar um cão mas de preferencia de guarda mas dócil para a família e pessoas amigas. Eu gostaria de saber qual a raça mais adequada pra este tipo de função. Se me podessem ajudar agradecia.....
Atenciosamente.... Dauphin
Eu adoro cães e tenho uma casa grande e estou a pensar em comprar um cão mas de preferencia de guarda mas dócil para a família e pessoas amigas. Eu gostaria de saber qual a raça mais adequada pra este tipo de função. Se me podessem ajudar agradecia.....
Atenciosamente.... Dauphin
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Boa tarde, Dauphin!
A pergunta que colocou aqui, é um pouco complicada de responder, pois cães de guarda existem muitos e nas muitas raças com esta aptidão, existem uma série de características que se podem adequar mais ou menos, áquilo que pretende.
Acho que esta pesquisa terá que ser feita por si...
Posso só dizer-lhe algumas raças que pessoalmente aprecio mais...
- Serra da Estrela
- Rottweiler
- Cão de Castro Laboreiro
- Rafeiro Alentejano
- Pastor Alemão
etc.....
A pergunta que colocou aqui, é um pouco complicada de responder, pois cães de guarda existem muitos e nas muitas raças com esta aptidão, existem uma série de características que se podem adequar mais ou menos, áquilo que pretende.
Acho que esta pesquisa terá que ser feita por si...
Posso só dizer-lhe algumas raças que pessoalmente aprecio mais...
- Serra da Estrela
- Rottweiler
- Cão de Castro Laboreiro
- Rafeiro Alentejano
- Pastor Alemão
etc.....
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jun 26, 2003 5:38 pm
- Localização: Cadelas (3 Boxer's), 2 gatos, passaros (2 periquitos) e peixes.
O Boxer pode tambem ser um bom cao para esse efeito, pois é um bom cao de guarda, se treinado para isso e um excelente amigo da familia especialmente das crianças.
Qualquer que seja o cao que treine para o fim de cao de guarda deve ser sempre feito com calma e carinho, para que nao se tornem incontrulaveis.
Qualquer que seja o cao que treine para o fim de cao de guarda deve ser sempre feito com calma e carinho, para que nao se tornem incontrulaveis.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Olá Dauphin!
Aconselho-o/a a não comprar um cão de raça dominante, se for a sua estreia.
Quanto a raças aconselho as mesmas que o jcachorro, mas tenha cuidado ao seleccionar. Tem de ser um cão que se adapte ao seu estilo de vida. Também sugiro que procure em canis. Existem rafeiros muito bons para a guardam e afáveis para os conhecidos. Neste caso, não se esqueça que tamanho não é documento: o melhor cão de guarda que conheci era um rafeirito com menos de 30 cm de altura.
Aconselho-o/a a não comprar um cão de raça dominante, se for a sua estreia.
Quanto a raças aconselho as mesmas que o jcachorro, mas tenha cuidado ao seleccionar. Tem de ser um cão que se adapte ao seu estilo de vida. Também sugiro que procure em canis. Existem rafeiros muito bons para a guardam e afáveis para os conhecidos. Neste caso, não se esqueça que tamanho não é documento: o melhor cão de guarda que conheci era um rafeirito com menos de 30 cm de altura.
Para mim são os rafeiros...tenho 2 rafeiros,1 mistura de pastor alemão e dogue alemão e 1 serra de aires.São do melhor...
,Uns pela calada(serra de Aires) e outros mais "histéricos".Ah!E ja me esqueci do meu suposto pastor belga...mas esse acho q fazia amizades com os ladrões.
Acho q devia apostar num rafeirote grande.É a minha opinião.

Acho q devia apostar num rafeirote grande.É a minha opinião.

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jun 30, 2003 2:23 pm
- Localização: Darsch, Broly, Heru'ur, Tanith, Cernunnos e Lenore (gatos) - Blue e Sigrid (cães)
Tem que me arranjar umas fotos dos seus cães. Devem ser lindosxinky Escreveu: Para mim são os rafeiros...tenho 2 rafeiros,1 mistura de pastor alemão e dogue alemão e 1 serra de aires.São do melhor...,Uns pela calada(serra de Aires) e outros mais "histéricos".Ah!E ja me esqueci do meu suposto pastor belga...mas esse acho q fazia amizades com os ladrões. lol
Acho q devia apostar num rafeirote grande.É a minha opinião. )

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
os meus não têm raça nenhuma e mal ouvem uma agulha a cair à porta, fazem um alarido infernal. conseguem manter à distância qualquer um. nunca tiveram treino para guarda. são apenas cães. dão sinal mal apareça um intruso. não sei se mordem. a carlota que é uma "anja" em cadela, não sei o que fez ao meu vizinho, uma vez que ele saltou para o quintal porque eu tinha esquecido a chave. ela conhecia-o muito bem. o homem vinha esbaforrido. agora, o max sozinho com um intruso em casa
acha que este saía maltatado.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
gary Escreveu: Olá
Os gansos também são óptimos guardas!
E não precisam de qualquer treino!
É verdade, sim senhor!!!
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Gansos são giros!!
Agora falando a sério...
O meu cão Jeremias (ver no meu álbum) é rafeiro, dá-me pelos joelhos e é um doce. Mas ai de quem se aproxime com más intenções, Chove logo dentada!!! Um cão rafeiro adoptado torna-se um bom cão de guarda (na maioria dos casos) pois são cães "agradecidos" e com grande afecto pelos novos donos.
Mas claro, falo por experiência própria, cada caso é um caso
Boa sorte.
Cumprimentos,
Filipa

Agora falando a sério...
O meu cão Jeremias (ver no meu álbum) é rafeiro, dá-me pelos joelhos e é um doce. Mas ai de quem se aproxime com más intenções, Chove logo dentada!!! Um cão rafeiro adoptado torna-se um bom cão de guarda (na maioria dos casos) pois são cães "agradecidos" e com grande afecto pelos novos donos.
Mas claro, falo por experiência própria, cada caso é um caso

Boa sorte.
Cumprimentos,
Filipa
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
- Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
- Contacto:
Oi!
Só para partilhar um história...
A protecção pode vir das raças de que menos se espera em matéria de defesa: a minha São Bernardo é a maior tonta que existe, assim que aparece alguém, senta-se a olhar com aqueles olhos doces a ver se recebe uma festa (ou talvez qualquer coisa para comer!). Uma vez, um amigo meu veio por trás de mim (sem eu o ver) e cumprimentou-me com uma pancada um tanto ou quanto bruta nas costas... foi a única vez na minha vida que vi a Dalilah rosnar! Mas até se lhe eriçou o pelo da parte de trás do pescoço! Tive que acalmá-la, por a mão no tal meu amigo e dizer "vês Dalilah, é amigo, não faz mal..." senão com os 70 quilos de peso dela, havia de ser giro!
Portanto, se um São Bernrado pode... qualquer um pode. Um cão que ame o seu dono dá a vida por ele sem hesitar.
Jocas.
Só para partilhar um história...
A protecção pode vir das raças de que menos se espera em matéria de defesa: a minha São Bernardo é a maior tonta que existe, assim que aparece alguém, senta-se a olhar com aqueles olhos doces a ver se recebe uma festa (ou talvez qualquer coisa para comer!). Uma vez, um amigo meu veio por trás de mim (sem eu o ver) e cumprimentou-me com uma pancada um tanto ou quanto bruta nas costas... foi a única vez na minha vida que vi a Dalilah rosnar! Mas até se lhe eriçou o pelo da parte de trás do pescoço! Tive que acalmá-la, por a mão no tal meu amigo e dizer "vês Dalilah, é amigo, não faz mal..." senão com os 70 quilos de peso dela, havia de ser giro!
Portanto, se um São Bernrado pode... qualquer um pode. Um cão que ame o seu dono dá a vida por ele sem hesitar.
Jocas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Antes de decidir:
- informe-se bem sobre a raça que escolher.
- certifique-se que vai ter tempo para o cão (parece simples, mas não é)
- se tem crianças, ensine-as a respeitar o cão,
- ensine o cão que ele ocupa o último lugar da "matilha"
- Não o deixe fazer disparates como dormir com os donos e outras mariquices como subir para os sofás. É muito giro em bébé, mas quando pesar 40 Kg já não tem tanta piada (isto assumindo que vai escolher uma raça média/grande).
- Nãos e esqueça que a educação do cachorro começa no primeiro dia em que chega á sua nova casa: vai evitar imensos problemas assim.
- se tem um espaço exterior, óptimo, mas...
- Evite ter o cão preso por corrente ou trela
- Não descuide a sociabilização só porque tem espaço exterior
- Aproveite o espaço para o treinar (o treino na escola deve ser também efectuado em casa)
Se não tem experiência com cães informe-se bem e tenha 100% certeza que será capaz de assumir essa responsabilidade.
Boa sorte!
- informe-se bem sobre a raça que escolher.
- certifique-se que vai ter tempo para o cão (parece simples, mas não é)
- se tem crianças, ensine-as a respeitar o cão,
- ensine o cão que ele ocupa o último lugar da "matilha"
- Não o deixe fazer disparates como dormir com os donos e outras mariquices como subir para os sofás. É muito giro em bébé, mas quando pesar 40 Kg já não tem tanta piada (isto assumindo que vai escolher uma raça média/grande).
- Nãos e esqueça que a educação do cachorro começa no primeiro dia em que chega á sua nova casa: vai evitar imensos problemas assim.
- se tem um espaço exterior, óptimo, mas...
- Evite ter o cão preso por corrente ou trela
- Não descuide a sociabilização só porque tem espaço exterior
- Aproveite o espaço para o treinar (o treino na escola deve ser também efectuado em casa)
Se não tem experiência com cães informe-se bem e tenha 100% certeza que será capaz de assumir essa responsabilidade.
Boa sorte!
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Não há melhor alarme, disso pode ter a certeza!!!jcachorro Escreveu:gary Escreveu: Olá
Os gansos também são óptimos guardas!
E não precisam de qualquer treino!
É verdade, sim senhor!!!