Moderador: mcerqueira
Nesta questão estou completamente de acordo.doglover80 Escreveu:Já vi pessoas fazerem o seguinte a um cachorro... ele rosna quando vai fazer uma festa e está a comer, a pessoa fica escandalizada, dá uma palmada ao cão e retira-lhe a comida... volta a por e o cão, quando volta a fazer festas, rosna e coloca-se com o corpo à frente da taça para a pessoa não chegar lá... depois leva outra palmada mas continua a rosnar...até que tenta dar dentadas... etc, etc... a recompensa de comer é maior que o desconforto da palmada... se lhe der um pontapé na boca deixa de rosnar...![]()
![]()
... ou então se usarmos a nossa vantagem que é o cérebro arranjamos uma forma de relativizar o interesse do cão pelo que está dentro da taça resolvemos o problema...
Também acho.penso que o acertado seria procurar obter o melhor de cada método.
Não percebo o que é "pressão negativa" e "pressão positiva", talvez possa explicar melhor.Há uma imprecisão frequente quando se fala em "castigo positivo" que a própria definição não abarca, que é englobar n mesmo termo a pressão positiva e a pressão negativa.
Eu pessoalmente nunca disse isso, no entanto, se alguém o diz fá-lo porque considera que existem alternativas melhores e que não retêm consequências no treino do cão. Não julgo que esteja relacionado com o "prestígio" ou não do treinador. Até porque aconselhar um ou outro treinador não lhe concede maior ou menor prestígio (se é que isso é sequer importante para o treinador em questão).Quando alguém diz "se o treinador não fôr totalmente positivo venha-se embora" - tout court - desprestigia o trabalho de muitos treinadores honestos e com provas dadas, e isto não me parece ético vindo da parte de alguém que se diz profissional do treino, para além de discutível em termos conceptuais.
Concordo plenamenteJulgar casos de agressividade e definir abordagens de modificação comportamental sem conhecer pessoalmente o cão em questão também me parece pouco profissional.
Também concordo. O treinador deve saber usá-los e conhecer as possíveis consequências do mesmo. E quiça usá-los se necessário.Dito isto, a minha opinião é que qualquer tipo de treino deve priorizar a motivação do cão, mas cabe ao treinador saber utilizar estímulos aversivos se estes se revelarem imprescindíveis.
Não sei de onde e porque ficou com essa ideia, mas permita-me dizer que é limitativa da realidade dos métodos que usam condicionamento operante baseado em reforço positivo e castigo negativo.A ideia com que fico dos métodos ditos totalmente positivos é que são aconselháveis para iniciação dos comandos, para cães medrosos e em alguns casos de agressividade, porque evitam conflitos com o guia que podem ser prejudiciais.
Os cursos do clicker do Fernando não são "desenhados" para resolver problemas de agressão. Quando se faz um cuso ou seminário por exemplo vários cães assistem, não apenas um, como tal temos que limitar a presença de alguns que poderão destabilizar ou representar um perigo para os outros (mesmo que bastante baixo).Curiosamente, num curso sobre o clicker que frequentei recentemente e ministrado pelo Fernando Silva, perguntei-lhe se podia levar um cão que estou a treinar e que tem um limiar de agressão bastante baixo. Também me disse que o melhor era não o levar...
Não sei a opinião dos experts sobre o método de treino do Pedro. Mas pessoalmente se ele acede ao uso dos quadrantes de reforço negativo e castigo positivo eu considero mau. Aliás péssimo, tendo em conta que se trata de uma competição que trás valor apenas ao dono do cão. Logo ou o cão aprende a fazer porque quer e gosta ou usar a coerção para poder ganhar medalhas está fora de questão.Conhecendo a relação que ele tem com os seus cães gostaria de ouvir a opinião dos experts sobre os seus métodos de treino...
Melhor ainda será desenvolver e tentar melhorar o método que melhor respeita o cão e que evita usar a dor, o desconforto, o medo ou a intimidação como forma de ensino, na vez de ficarmos presos ao que estamos habituados a fazer.Mais do que denegrir métodos e agitar fantasmas por vezes ridículos, penso que o acertado seria procurar obter o melhor de cada método.
Claudiaest Escreveu:ainda bem que se identificou