Pastar erva

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Susycat
Membro
Registado: sexta mar 30, 2007 1:27 am

quinta nov 19, 2009 10:24 pm

Oi amigos venho aki expor uma duvida! Eu tenho um grande kintal e nesse kintal tenho akelas ervas verdes compridas, e kd solto o meu cao para as correrias dele.Ele poe se a comer erva :S!E normal os caes fazerem isso? E porque e que comem ervas? Ouvi dizer ke eles comem erva kd tao mal do estomago ke e pa vomitar(dkpm o termo),ou para ajudar a digestão!Gostaria de saber se era verdade!Pk vomitar nunca vi, e ele come bem!lol
Ah e as ervas nao tem quimico nenhum para n haver confusoes!
Espero ke me ajudem com estas kestoes(ke podem parecer estupidas,mas ke tem o seu misterio)!

Bjs***

*Quando mais conheço as pessoas,mais gosto dos animais!* :wink:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 20, 2009 12:02 am

É normal os cães comerem ervas e quanto à razão por que o fazem há muitas teorias. Uns dizem que é para auxiliar a digestão, outros que é para limparem o estômago (para se purgarem, diz o povo), outros porque precisam de vitaminas, outros... O único facto é que não as digerem, elas saem inteiras como entraram, quer o cão as vomite, quer as elimine pelas fezes.

E, já agora, tente não escrever com abreviaturas e "k", sim? Facilita as mensagens telefónicas escritas, mas dificulta a leitura. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

sexta nov 20, 2009 2:25 pm

O meu cão também faz isso. E escolhe exactamente só essas ervinhas compridas. Ele é branco e preto às manchas, às vezes tenho a sensação que ando com uma vaca pela trela, tal é o tempo que ele pára para pastar!! :lol: :lol:

As teroias que conheço são exactamente essas que a LuluB referiu, mas o que é ao certo, também não faço ideia... Mas, de qualquer maneira, não me parece que tenha que se preocupar, é normal :wink:
Mariana
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta nov 20, 2009 8:04 pm

Eu sempre vi os meus fazerem isso e vomitarem em seguida. Mas é só umas certas ervas, mais macias!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta nov 20, 2009 9:02 pm

Os cães ingerem matéria vegetal por variadas razões.
Nuns casos é porque gostam do sabor simplesmente, noutros para obterem vitaminas e hidratos de carbono (onde a fruta está muito presente nestas situações) e noutros para neutralizarem os ácidos gástricos.

Não esqueçamos que os canídeos de um modo geral e os lobos em particular (de onde provêm os cães) são carnívoros oportunistas, que também tiram proveito de matéria vegetal na natureza, mesmo que com pouca significancia nutritiva.

Comer ervas (sobretudo gramíneas frescas) é comum nos canídeos em estado selvagem e na maioria dos casos está relacionado com a indução do vómito para neutralização dos ácidos gástricos.
Há que compreender que os canídeos (cães incluidos) produzem ácidos estomacais bem potentes (incluindo ácido clorídrico), capazes de digerir qualquer produto de origem animal (ossos, tendões, etc.).
Também na natureza, estes animais podem estar sujeitos a periodos de jejum prolongados (vários dias) e para se livrarem do "mau estar" por "azia", adaptaram-se ao recurso de ingestão de plantas para provocar o vómito e se aliviarem desse mau estar.

Ora os cães são ainda lobos em termos de anatomia interna e digestiva, portanto é absolutamente normal que um cão ingira ervas tenras para passado um bocado vomitar.
Apenas estão a responder a um estímulo natural: O de se livrarem de algo que os incomoda. O excesso de ácidos no estomago.

Portanto, quando virem o vosso cão a "pastar", na maioria dos casos está-se apenas a livrar de uma pequena azia, nada mais, e é algo absolutamente natural e saudável.

Tenham é MUITO cuidado quanto aos locais onde eles comem ervas, pois em variados locais existe a tradição do recurso a herbicidas, mesmo em locais públicos. Nenhum herbicida é saudável quando ingerido por cães, mas os chamados "de contacto" são especialmente tóxicos e podem causar mesmo a morte dos animais.
As zonas tratadas devem pr lei estar sinalizadas com advertencia. Mas nem sempre isso acontece, por isso todo o cuidado é pouco e deixar os nossos cães "pastar" em qualquer lado, pode ser arriscado!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
flamingos
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 6:43 pm

sábado nov 21, 2009 10:47 pm

OLÁ NEM TODAS AS ERVAS FAZEM BÉM: A QUE SABER QUE TIPO DE ERVAS ELES PODEM COMER; JÁ FOI DITO AQUI QUAL O TIPO DE ERVAS QUE NÃO FAZ BÉM. MAS MTAS VEZES ISSO ACONTECE POR NECESSIDADE DE SE PURGAREM.
<p>SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP</p>
Susycat
Membro
Registado: sexta mar 30, 2007 1:27 am

quinta nov 26, 2009 11:16 pm

Olá amigos muito obrigada pelas vossas explicações e informações!Agora ja sei mais um pouco o porque dos animais fazerem isso!XD
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quinta nov 26, 2009 11:20 pm

Muito bem
fang Escreveu:Os cães ingerem matéria vegetal por variadas razões.
Nuns casos é porque gostam do sabor simplesmente, noutros para obterem vitaminas e hidratos de carbono (onde a fruta está muito presente nestas situações) e noutros para neutralizarem os ácidos gástricos.

Não esqueçamos que os canídeos de um modo geral e os lobos em particular (de onde provêm os cães) são carnívoros oportunistas, que também tiram proveito de matéria vegetal na natureza, mesmo que com pouca significancia nutritiva.

Comer ervas (sobretudo gramíneas frescas) é comum nos canídeos em estado selvagem e na maioria dos casos está relacionado com a indução do vómito para neutralização dos ácidos gástricos.
Há que compreender que os canídeos (cães incluidos) produzem ácidos estomacais bem potentes (incluindo ácido clorídrico), capazes de digerir qualquer produto de origem animal (ossos, tendões, etc.).
Também na natureza, estes animais podem estar sujeitos a periodos de jejum prolongados (vários dias) e para se livrarem do "mau estar" por "azia", adaptaram-se ao recurso de ingestão de plantas para provocar o vómito e se aliviarem desse mau estar.

Ora os cães são ainda lobos em termos de anatomia interna e digestiva, portanto é absolutamente normal que um cão ingira ervas tenras para passado um bocado vomitar.
Apenas estão a responder a um estímulo natural: O de se livrarem de algo que os incomoda. O excesso de ácidos no estomago.

Portanto, quando virem o vosso cão a "pastar", na maioria dos casos está-se apenas a livrar de uma pequena azia, nada mais, e é algo absolutamente natural e saudável.

Tenham é MUITO cuidado quanto aos locais onde eles comem ervas, pois em variados locais existe a tradição do recurso a herbicidas, mesmo em locais públicos. Nenhum herbicida é saudável quando ingerido por cães, mas os chamados "de contacto" são especialmente tóxicos e podem causar mesmo a morte dos animais.
As zonas tratadas devem pr lei estar sinalizadas com advertencia. Mas nem sempre isso acontece, por isso todo o cuidado é pouco e deixar os nossos cães "pastar" em qualquer lado, pode ser arriscado!!
Responder

Voltar para “Cães”