Ah e as ervas nao tem quimico nenhum para n haver confusoes!
Espero ke me ajudem com estas kestoes(ke podem parecer estupidas,mas ke tem o seu misterio)!
Bjs***
*Quando mais conheço as pessoas,mais gosto dos animais!*

Moderador: mcerqueira
fang Escreveu:Os cães ingerem matéria vegetal por variadas razões.
Nuns casos é porque gostam do sabor simplesmente, noutros para obterem vitaminas e hidratos de carbono (onde a fruta está muito presente nestas situações) e noutros para neutralizarem os ácidos gástricos.
Não esqueçamos que os canídeos de um modo geral e os lobos em particular (de onde provêm os cães) são carnívoros oportunistas, que também tiram proveito de matéria vegetal na natureza, mesmo que com pouca significancia nutritiva.
Comer ervas (sobretudo gramíneas frescas) é comum nos canídeos em estado selvagem e na maioria dos casos está relacionado com a indução do vómito para neutralização dos ácidos gástricos.
Há que compreender que os canídeos (cães incluidos) produzem ácidos estomacais bem potentes (incluindo ácido clorídrico), capazes de digerir qualquer produto de origem animal (ossos, tendões, etc.).
Também na natureza, estes animais podem estar sujeitos a periodos de jejum prolongados (vários dias) e para se livrarem do "mau estar" por "azia", adaptaram-se ao recurso de ingestão de plantas para provocar o vómito e se aliviarem desse mau estar.
Ora os cães são ainda lobos em termos de anatomia interna e digestiva, portanto é absolutamente normal que um cão ingira ervas tenras para passado um bocado vomitar.
Apenas estão a responder a um estímulo natural: O de se livrarem de algo que os incomoda. O excesso de ácidos no estomago.
Portanto, quando virem o vosso cão a "pastar", na maioria dos casos está-se apenas a livrar de uma pequena azia, nada mais, e é algo absolutamente natural e saudável.
Tenham é MUITO cuidado quanto aos locais onde eles comem ervas, pois em variados locais existe a tradição do recurso a herbicidas, mesmo em locais públicos. Nenhum herbicida é saudável quando ingerido por cães, mas os chamados "de contacto" são especialmente tóxicos e podem causar mesmo a morte dos animais.
As zonas tratadas devem pr lei estar sinalizadas com advertencia. Mas nem sempre isso acontece, por isso todo o cuidado é pouco e deixar os nossos cães "pastar" em qualquer lado, pode ser arriscado!!