Problema alérgico / Ração / PRT

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sonic
Membro
Registado: quinta set 18, 2003 12:32 am

quarta dez 02, 2009 6:12 pm

Boa Tarde,

Tenho um Parson Russel Terrier com um infeliz problema de alergias, que provoca uma grave irritação na pele, coceira etc..

Todo e qualquer tratamento e investigação veterinária foi já efectuado, assim como descoberto que infelizmente trata-se de um problema genético.

Note-se que, apesar da situação, creio que a composição do alimento, base de vida do animal, continua a ter grande peso na tentativa de melhorar este problema.

Desde que o tive, sempre foi alimentado com uma ração Super-Premium (ou outro nível a que queiram chamar), Hill's Borrego e mais tarde Atum, considerada pelos Vet's das melhores do mercado, e obviamente já bem conhecida aqui do forum.

Sei que na realidade a mesma tem "grãos" e por alguns pontos de vista não é das melhores etc.

Contudo, com o insistir da situação, a um ponto de alarmismo, fui aconselhado a adquirir e dar, Hill's Prescription Diet Canine z/d ULTRA Allergen-Free.

Ouve alguma melhoria, mas longe do esperado, e díficil de admitir que valha 50€ por 3kg!

Sem querer entrar na guerra das rações, a minha questão é:

Será esta a TOP das allergen Free?

Deverei experimentar a Orijen 6 Fish?

Agradeço em particular a ajuda de membros que tenham cães com o mesmo infeliz problema, assim como que tenham experiência destas rações.

Não é meu objectivo, de todo, começar com qual a melhor marca, mas sim averiguar se deverei voltar a tentar..com outra marca..

Sistema BARF, por vários motivos, não é opção.

Cumprimentos,
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta dez 02, 2009 6:29 pm

Boa tarde..

O meu cão tem alergias... Mas que não são alimentares.

Diz que o seu sofre de alergias e que é genetico... Mas sofre de alergia a quê concretamente??

Também andei a dar durante uns tempos essa ração Allergen free... sem resultados satisfatórios. A coceira continuava e o desconforto do animal era mais que visível.

No caso do meu, e após alguma insistência, foi efectuado um teste no lombo no animal, para ver a que alergenos ele reagia.
Concluiu-se que é alergico à picada da pulga, a baratas, pombos e "hiper-alergico" (palavra da vet) a ácaros!!

Foi efectuada uma "vacina" para o dessensibilizar, e só então se verificou melhores significativas. Mas continua a ser um cão que se coça muito mais que um cão "normal". De resto tem uma vida normal, come exactamente o mesmo que a cadela visto que o problema dele não passa pelo que ingere.

Alergias são situações complicadas. E sem identificar exactamente o que provoca alergia... Bem que pode andar a trocar rações que não é isso que vai fazer qualquer tipo de diferença...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
cbfernandes
Membro
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

quinta dez 03, 2009 4:17 pm

Boa tarde,

Tenho um West Highland White Terrier a quem foi diagnosticado uma dermatite atópica. Lambia-se intensamente nas patas, zona do peito e sovacos (ao ponto do pêlo ganhar uma cor avermelhada) e tinha seborreia no lombo, assim como o pêlo muito gorduroso.

Após ter ido ao veterinário começou a tomar um anti-histamínico e a comer uma ração da Royal Canin. Segundo a vet, o problema poderia ser genético (o mais provável tendo em conta a raça), ambiental, alergia a picada de pulga (esta posteriormente descartada) ou alimentar.

A vet decidiu começar por descartar a alergia alimentar, por ser a mais fácil de diagnosticar e menos onerosa. Avançamos para a dieta de eliminação, o cão esteve a comer ração da Royal Canin durante dois meses mas o problema subsistiu.

O cão foi alimentado desde pequeno, primeiro com Acana e posteriormente com Orijen Adult e 6 Fresh Fish (para além dos período em que comeu Royal Canin por indicação veterinária). Troquei da Orijen Adult para a 6 Fresh Fish, exactamente pelos problemas alérgicos. Como tem na composição peixe (ómega 3) pensei que fosse o ideal para ele.
Acontece que algum tempo depois da troca ele começou a comer as fezes algo que nunca havia feito, pelo que associei à ração. Fiquei bastante desiludida porque para além de ser bastante cara, era das minhas últimas opções.

Esta situação acabou por me “obrigar” a dar o passo para o qual já me andava a preparar à algum tempo, ou seja, comecei com BARF.

Para o meu cão resultou. A seborreia desapareceu, assim como a oleosidade excessiva no pêlo. O excesso de tártaro que ele apresentava nos dentes (só com 1 ano e meio) também desapareceu. Não foi remédio santo, ele ainda se coça ocasionalmente nas patas. Mas está muito, muito melhor.

Quanto à Orijen, não notei diferença nenhuma quando ele trocou da Adult para a de peixe, exceptuando a situação de comer os dejectos. Mas acho a Orijen muito superior à Hill’s e penso que, pondo a questão do preço de parte, não custará nada tentar.

Falou com o seu veterinário sobre a troca de ração?
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
sonic
Membro

quinta dez 03, 2009 5:20 pm

Desde já obrigado pelas vossas respostas e conselhos.

Falei com o Vet sobre a troca de ração, depois Hill's Borrego, aconselhou-me a Atum, e finalmente a Hill's z/d.

Basicamente o que acontece é que só vêm Hill's à frente.. e dizem que esta seria a melhor oferta disponível no mercado para hiper allergic.

A 50€/3kg, talvez perceba a insistencia dos médicos..!!

Facto é que, não irei tolerar estes valores, são simplesmente absurdos para dog food, não sei é se geral ou só neste ponto de venda, mas não vejo de todo o valor que pedem.

Assim como, no que toca a alérgias, fui informado que a sua despistagem e consequente vacinas, tinha uma taxa de sucesso reduzida, dai não valer a pena a efectuar..

Começo a achar que é mais por falta de meios para do que outra coisa..
Atenção que ele já fez uma análise a um excerto de pele em espanha, mas foi para descartar uma outra doença..

Tentarei obter uma informação mais útil no futuro, no que toca a alérgias, nem que tenha que mudar de vet etc..

Na mesma, preciso de lhe dar comida, e os valores pedidos pela z/d demonstram-se um pouco abusados..
Penso que, a melhor opção no mercado será então a 6 Fish da Orjen?

Infelizmente a minha vida pessoal, não me permite optar pelo sistema BARF.

Grato mais uma vez,

N
cbfernandes
Membro
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

quinta dez 03, 2009 5:35 pm

Na minha modesta opinião (não sou nenhuma perita em nutrição animal, mas já li muito, mas mesmo muito sobre a questão) em termos de ração seca disponível cá na Madeira a Orijen é a melhor. Sem dúvida nenhuma.

E a verdade é que os vet ganham comissões pela venda das rações. O que não justifica que tentem "empurrá-las" aos clientes.

Eu quando fui com meu cão à vet pela a primeira vez, ela perguntou-me qual a ração que eu dava. Eu disse a marca, ela não conhecia e nem por isso me veio com a conversa de que a marca x é melhor que a y. Apesar de ser consultório veterinário e lá venderam duas marcas distintas de ração.

Pelo que percebi nos seus posts anteriores, frequenta a Vetfunchal.
Porque não tenta pedir uma segunda opinião noutro lugar? Acho que não custava nada tentar.

Mas ao certo qual o problema do seu terrier?
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta dez 03, 2009 5:38 pm

sonic Escreveu:Boa Tarde,

Tenho um Parson Russel Terrier com um infeliz problema de alergias, que provoca uma grave irritação na pele, coceira etc..

Todo e qualquer tratamento e investigação veterinária foi já efectuado, assim como descoberto que infelizmente trata-se de um problema genético.

Note-se que, apesar da situação, creio que a composição do alimento, base de vida do animal, continua a ter grande peso na tentativa de melhorar este problema.

Desde que o tive, sempre foi alimentado com uma ração Super-Premium (ou outro nível a que queiram chamar), Hill's Borrego e mais tarde Atum, considerada pelos Vet's das melhores do mercado, e obviamente já bem conhecida aqui do forum.

Sei que na realidade a mesma tem "grãos" e por alguns pontos de vista não é das melhores etc.

Contudo, com o insistir da situação, a um ponto de alarmismo, fui aconselhado a adquirir e dar, Hill's Prescription Diet Canine z/d ULTRA Allergen-Free.

Ouve alguma melhoria, mas longe do esperado, e díficil de admitir que valha 50€ por 3kg!

Sem querer entrar na guerra das rações, a minha questão é:

Será esta a TOP das allergen Free?

Deverei experimentar a Orijen 6 Fish?

Agradeço em particular a ajuda de membros que tenham cães com o mesmo infeliz problema, assim como que tenham experiência destas rações.

Não é meu objectivo, de todo, começar com qual a melhor marca, mas sim averiguar se deverei voltar a tentar..com outra marca..

Sistema BARF, por vários motivos, não é opção.

Cumprimentos,
Pelo seu post acima, entendo que está completamente descartada a hipótese da alergia ser causada pela alimentação, sendo a possibilidade da sua influência no aumento dos sintomas da mesma uma (mera) suposição sua e que ainda não foi testada.

Portanto, e estando as minhas conclusões acima correctas, não vislumbro qual o motivo impeditivo de experimentar qualquer ração, de qualquer marca, disponível no mercado.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
ana_link
Membro Veterano

quinta dez 03, 2009 5:49 pm

sonic Escreveu:Assim como, no que toca a alérgias, fui informado que a sua despistagem e consequente vacinas, tinha uma taxa de sucesso reduzida, dai não valer a pena a efectuar..
Boa tarde...

Na altura em que fiz a despistagem no meu, isto em 2004 talvez, a taxa de sucesso rondava os 50%, mas isto para uma situação de anular por completo a alergia. Tornar o cão tolerante, ou seja diminuir drasticamente as comichões e a irritação na pele a taxa era bem superior.

Agora não diria de forma alguma que não valia a pena efectuar os testes.. e parece me de certa forma comodismo por parte do Vet..
Faz me lembrar um dos primeiros Vets que consultei à conta das alergias. Disse me peremptoriamente que o meu cão não era compatível com a vida e que mais valia abate-lo. Tinha na altura 9 meses de vida e não tinham sido efectuados rigorosamente nenhum exame ao bicho, foi tudo a olhometro...

Existem vários Hospitais Veterinários com consulta de alergologia... posso lhe fornecer alguns contactos.
O meu fez os exames na Fac de Medicina Veterinária em Lisboa.
<p>Ana</p>
ana_link
Membro Veterano

quinta dez 03, 2009 5:54 pm

Ahh.. e esquecia me de dizer...

Concordo com o Bullie...

Se a alergia não é alimentar, pode dar qualquer ração disponivel no mercado.

Pessoalmente evito rações com muitos cereais nos primeiros ingredientes, prefiro que tenham carne ou farinha de carne e não sub-produtos, e que tenham omegas 3 e 6 de forma equilibrada. O preço e a forma como os cães comem e reagem à ração também são tidos em conta...

Mas volto a perguntar... Diz que é uma alergia de origem genética.. Mas alergia a que??
<p>Ana</p>
cbfernandes
Membro

quinta dez 03, 2009 6:21 pm

Ainda há uma coisa que não entendi, o sonic diz que foram efectuados "todo e qualquer tratamento e investigação veterinária" e que foi "descoberto que infelizmente trata-se de um problema genético".
OK, mas mesmo assim, diagnosticaram uma alergia a quê?
Existe predisposição genética a problemas alérgicos, mas a genética em si não provoca a doença. Tem de haver um elemento que desencadeie a alergia per se, certo?

Por isso, sonic, o que é exactamente o veterinário diagnosticou ao seu cão?
sonic
Membro

quinta dez 03, 2009 6:23 pm

pois, é isso que não sei..

irei tentar saber com o tal teste de despistagem, o que não será muito fácil de encontrar na minha área de residência.

quando digo de origem genética, refiro-me à propência de problemas de pele devido a este factor.

todos os seus irmãos infelizmente têm problemas deste tipo.
ele próprio desenvolveu alguns outros problemas, entretando resolvidos.
cbfernandes
Membro

quinta dez 03, 2009 6:27 pm

sonic Escreveu:pois, é isso que não sei..

irei tentar saber com o tal teste de despistagem, o que não será muito fácil de encontrar na minha área de residência.

quando digo de origem genética, refiro-me à propência de problemas de pele devido a este factor.

todos os seus irmãos infelizmente têm problemas deste tipo.
ele próprio desenvolveu alguns outros problemas, entretando resolvidos.
Sonic, já tentou a Vetmédis? Passe por lá e peça uma segunda opinião.
ana_link
Membro Veterano

quinta dez 03, 2009 6:35 pm

Pois no Funchal eu não posso ajudar...

Mas uma deslocação a Lisboa tendo as consultas já marcadas pode ser a solução!!

Na altura em que se percebeu que o meu gordo era alérgico, a única opção apresentada seria eu deslocar me a Barcelona para fazer testes. Tive de esperar mais 3 anos para os poder fazer em Lisboa... E só esperei porque consegui "controlar" a situação mesmo não sabendo o que ele tinha e foi à base de muita medicação...

Para já, corria os vets da Ilha a ver se encontrava uma solução para o problema, ou melhor se lhe descobrem a que é que ele é mesmo alérgico.. É que sem saber o que despoleta a reacção alérgica...
<p>Ana</p>
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta dez 03, 2009 9:38 pm

Escusam de estar a pregar para os peixes. Há 4 anos que o sonic insiste em experimentar ração atrás de ração em vez de tentar descobrir a que é que o cão é alérgico :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta dez 04, 2009 10:19 am

Eu nao conheco bem os criadores do seu cao, mas ou tem uma sorte dos diabos, ou ate sabem o que andam a fazer... e como suponho que nem eu, nem ninguem que por aqui ande saiba tanto da raca e dos problemas especificos que as linhas que eles usam possam ter, acho que e capaz de ser melhor falar com quem criou o bicho e seguir os conselhos deles.
Responder

Voltar para “Cães”