Cão atacado na rua - Ajuda urgente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

shakti9
Membro
Registado: sábado dez 05, 2009 10:29 pm

sábado dez 05, 2009 10:38 pm

Boa noite
Hoje ia a passear o meu cão de trela e vem um pitbull solto, que o ataca por detrás. Ficou cheio cheios de dentadas e a deitar muito sangue.
Chamei a GNR para tomar conta da ocorrência e depois de estarem presentes no local do sinistro, foram tocar à porta do dono do pitbull, e o mesmo não atendeu. E o pitbull ficou à solta na rua. :evil: :twisted: :twisted:
A GNR informou que vai notificar o dono, mas quanto às despesas veterinários, que já vão em 200 euros, nada pode fazer. O dono do cão atacante, só as pagas se lhe apetecer :roll: :roll:
Não há leis para cobrir estas situações?
E deixar o cão atacante solto, com a possibilidade de atacar mais cães, adultos e até crianças, é legal?
:| :|
Última edição por shakti9 em terça dez 08, 2009 7:02 pm, editado 1 vez no total.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado dez 05, 2009 11:59 pm

De forma alguma...vá À GNR faça queixa e refira a legislação abaixo...e queixe-se À Câmara para que estes procedam à recolha do Anima, caso a mesma não tenha meios de o fazer os agentes da autoridade são os responsáveis...

Circulação na via publica de cães sem estarem acompanhados de açaimo ou trela (auto)

Lei infringida
Nº2 do artº7 conjugado com
al. b) do nº1 do artº14 ambos do DL 314/03

Punição

Nº1 do artº14 do DL 314/03
Pessoa singular:
25€ a 3740€
Pessoa colectiva:
25€ a 44890€

Não cuidar do animal, de forma a por em causa os parâmetros de bem-estar, bem como de o vigiar, de forma a evitar que este ponha em risco a vida ou integridade física de outro animal (auto)

Lei infringida
Artº6 conjugado com al.j) do nº1 do artº68 ambos do DL 276/01
Punição
Nº1 do artº68 do DL 276/01
Pessoa singular:
25€ a 3740€
Pessoa colectiva:
25€ a 44890€(**)

Se não funcionar...comunicação social.

P ainda colocar um processo neste caso por danos À sua propriedade...que é a forma correcta, infelizmente de se referir a um cão...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo dez 06, 2009 12:11 am

Eu chamaria imediatamente o canil.
Saramoura
Membro Júnior
Registado: sábado dez 05, 2009 12:21 am

domingo dez 06, 2009 3:46 pm

moslie Escreveu:Eu chamaria imediatamente o canil.
Ao chamar o canil (sim talvez o mais correcto) é o cão que vai sofrer,e não o dono...a culpa aqui não é do Pit Bull,mas sim do dito proprietario do cão...

Quanto à comunicação social,acho que já chega de lados negativos em relação à raça (que não é raça em Portugal :roll: )

É apenas a minha opinião :wink:
moslie
Membro Veterano

domingo dez 06, 2009 3:54 pm

Não me parece viável ou sequer aceitável que um animal que ataca gravemente outros animais (e decerto também pessoas), possa ser deixado em liberdade na via pública, à espera que haja outros ataques.
O dono é o responsável e devia ser feito tudo para o fazer pagar os danos causados.
O cão é apenas um animal, não tem de ter culpa, tem é neste caso características comportamentais que são incompativeis com a sua permanência na via pública, e que dificilmente também permitirão no canil, ser adoptado. Não me parece que haja grandes opções neste caso. Não estou a ver ninguém no seu perfeito juizo a querer manter na rua um cão agressivo e com potencial para causar graves danos.
Gostar de animais não pode implicar deixar de ter noção da realidade.
shakti9
Membro

domingo dez 06, 2009 7:01 pm

Gypsfulvus Escreveu:De forma alguma...vá À GNR faça queixa e refira a legislação abaixo...e queixe-se À Câmara para que estes procedam à recolha do Anima, caso a mesma não tenha meios de o fazer os agentes da autoridade são os responsáveis...

Circulação na via publica de cães sem estarem acompanhados de açaimo ou trela (auto)

Lei infringida
Nº2 do artº7 conjugado com
al. b) do nº1 do artº14 ambos do DL 314/03

Punição

Nº1 do artº14 do DL 314/03
Pessoa singular:
25€ a 3740€
Pessoa colectiva:
25€ a 44890€

Não cuidar do animal, de forma a por em causa os parâmetros de bem-estar, bem como de o vigiar, de forma a evitar que este ponha em risco a vida ou integridade física de outro animal (auto)

Lei infringida
Artº6 conjugado com al.j) do nº1 do artº68 ambos do DL 276/01
Punição
Nº1 do artº68 do DL 276/01
Pessoa singular:
25€ a 3740€
Pessoa colectiva:
25€ a 44890€(**)

Se não funcionar...comunicação social.

P ainda colocar um processo neste caso por danos À sua propriedade...que é a forma correcta, infelizmente de se referir a um cão...
Obrigada Gypsfulvus
Fui à GNR, eram os mesmo que já tinham tomado conta do acidente no local, falei-lhes tudo o que escreveu acima, tornaram-se arrogantes e quase me insultaram, pois acham que eu estou a ensinar-lhes a fazer o trabalho deles. Dizem que não têm que remover cães da via pública e que até provas em contrário o cão atacante não é um pitbull, mas sim arraçado, logo não é considerado raça perigosa. E como não houve ferimentos na minha pessoa, pois o cão mordeu-me no cano da bota, o mesmo não é considerado perigoso até fazer danos pessoais. A GNR foi novamente a casa do dono do animal, que hoje tb andava solto, e os donos recusaram-se a pagar as despesas veterinárias e tb disseram que iriam continuar a deixar o cão à solta.
Agora apresentei queixa e vai seguir os trâmites legais, que desconheço quais sejam, e se alguma vez verei o dinheiro que gastei, mas nem é esse o problema. A GNR não me quis informar o que da parte deles iriam fazer. O que realmente me preocupa é que não posso andar na rua tranquila, pois o cão tem fome e anda a vadiar pelas redondezas à procura de comida.
É este o País que temos!
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo dez 06, 2009 8:00 pm

Infelizmente não é o único, também tive problemas semelhantes mesmo ao lado, eu não podia passear com os meus cães. Chamei SEPNA e tudo mais, e ninguém fez NADA!!! Até que os donos mudaram de casa, para meu alívio.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo dez 06, 2009 10:11 pm

Está-me cá a parecer que esses GNR precisam mesmo que alguém os ensine a fazer o trabalho deles!!! EM primeiro lugar, a partir do momento em que o cão atacou um animal na via pública, de acordo com a legislação em vigor, passou a ser passivel de classificação como animal perigoso. Por isso não interessa de que raça é ou se é rafeiro! Em segundo lugar, para ser classificado desde logo como potencialmente perigoso não interessa é é pitbull 'puro' (seja lá o que isso é) ou arraçado, porque perante a Lei são equivalentes.
A partir do momento em que tenha registado uma queixa contra o animal e o dono do mesmo, a GNR é obrigada a agir, porque o animal passou a ter antecedentes e como tal o dono é obrigado a andar com ele Á TRELA E AÇAIMADO sempre que o animal circular na via pública.
Não sei se prefere arriscar a ser atacado ou que o seu cão o seja novamente, ou enfrentar a arrogância da GNR, mas imprima lá o Decreto lei 312/2003 e ofereça-o de presente de Natal aos Guardas.
Para sua informação, convirá ler também o Decreto Lei que referi pois assim sempre poderá ensinar umas coisa aos ignorantes que o atenderam na GNR e que não merecem usar tão digna farda.
shakti9
Membro

domingo dez 06, 2009 10:13 pm

Pois :oops:
Mas estes não mudam de certeza :evil: :evil:
GP tem alguma ideia? :roll: :roll: :roll:
Não sei que mais posso fazer!! Estou desesperada :cry: :cry: :cry: :cry:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo dez 06, 2009 10:17 pm

shakti9 Escreveu:Pois :oops:
Mas estes não mudam de certeza :evil: :evil:
GP tem alguma ideia? :roll: :roll: :roll:
Não sei que mais posso fazer!! Estou desesperada :cry: :cry: :cry: :cry:
Tudo depende até onde está diposta a ir. Experimente contactar o comandante do posto e questione-o sobre o andamento da queixa, e se não tiver já, exija documento comprovativo da recepção da mesma (creio que existe uma cópia para o queixoso). Aproveite e questione-o se, em face do que diz o Decreto Lei que mencionei acima, se não vão agir! E se lhe disserem que não, escreva ao comando geral e reporte tim tim por timtim o que se passou, e diga que vai enviar cópia ao 'Nós por cá da Sic'! Parece que hoje em dia, o facto de se denunciar à comunicação social, ajuda muito a que as coisas andem.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo dez 06, 2009 10:18 pm

Eles ficaram foi chateados de a/o shakti estar bem informada. De qualquer forma pelo que conta terá de agir de outra forma. antes de mais dá para ver o desprezo que essa gente tem inclusivé pela policia pois é ilegal um animal andar solto na rua e deveriam ter sido autuados. E muito francamente tenho todo o respeito pelas forças de segurança mas nem pela manifesta falta de respeito ao menos isso deveriam ter feito. Pode fazer uma exposição por escrito com Carta Registada com AR ao comandante do Posto ou efectuar uma reclamação no livro...

Sem referir que o animal já é perigoso...

Pelo decreto lei 312/2003

Artigo 2.º

Definições

Para efeitos do disposto no presente diploma, entende-se por:

a) «Animal perigoso», qualquer animal que se encontre numa das seguintes condições:

i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa;

ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;

A sua atitude foi louvável, fez muito bem em fazer a queixa, por duas razões, primeiro porque que efectivamente esse animal é um perigo para pessoas e animais e segundo porque é exactamente por dar trabalho e custar dinheiro que muitas situações evoluem para pior.

Tendo em nota o desprezo que essa gente tem pelas normas da convivência sã e inclusivé o desrespeito que têm pela autoridade só há uma coisa a fazer. Queixe-se de imediato À câmara da sua zona, nomeadamente informe-se de quem faz as recolhas de animais errantes.Idealmente fale com o médico veterinário municipal caso o haja.O acesso será mais fácil através da associação dos mesmos, exponha a situação.http://anvetem.com/

O seu animal foi maltratado e há um animal que pode ferir outros animais e pessoas. Meus amigos, gosto de animais tanto como vós e mais do que alguns de vós...mas esta situão é ara ser tratada de forma dura.Não, a culpa não é do animal, mas francamente depois da atitude correcta que o nosso colega de fórum aqui mostrou e o desprezo e falta de civilidade dos donos do outro cão...somente há uma forma de agir.
shakti9
Membro

domingo dez 06, 2009 10:24 pm

PauloC1 Escreveu:Está-me cá a parecer que esses GNR precisam mesmo que alguém os ensine a fazer o trabalho deles!!! EM primeiro lugar, a partir do momento em que o cão atacou um animal na via pública, de acordo com a legislação em vigor, passou a ser passivel de classificação como animal perigoso. Por isso não interessa de que raça é ou se é rafeiro! Em segundo lugar, para ser classificado desde logo como potencialmente perigoso não interessa é é pitbull 'puro' (seja lá o que isso é) ou arraçado, porque perante a Lei são equivalentes.
A partir do momento em que tenha registado uma queixa contra o animal e o dono do mesmo, a GNR é obrigada a agir, porque o animal passou a ter antecedentes e como tal o dono é obrigado a andar com ele Á TRELA E AÇAIMADO sempre que o animal circular na via pública.
Não sei se prefere arriscar a ser atacado ou que o seu cão o seja novamente, ou enfrentar a arrogância da GNR, mas imprima lá o Decreto lei 312/2003 e ofereça-o de presente de Natal aos Guardas.
Para sua informação, convirá ler também o Decreto Lei que referi pois assim sempre poderá ensinar umas coisa aos ignorantes que o atenderam na GNR e que não merecem usar tão digna farda.
Obrigada PC1, vou fazer isso. :)
Eu poucas coisas sei das leis e procedimentos, a minha área é outra, mas estou farta de que os meus cães sejam atacados por aquele cão solto.
O meu vizinho da rua paralela à minha já foi atacado pelo cão assim como a sua cadela.Mas o tonto não fez queixa, foi à propriedade do dono avisá-lo. Aliás, tenho a dizer que foi este mesmo vizinho que nos salvou, apesar de doente com gripe, ouviu os meus gritos de socorro e saiu de casa de pijama e deu com um bastão no atacante. :evil: :evil:
Fiquei devastada e o meu cão em estado de choque. :oops: :oops: :oops:
shakti9
Membro

domingo dez 06, 2009 11:06 pm

Gypsfulvus Escreveu:Eles ficaram foi chateados de a/o shakti estar bem informada. De qualquer forma pelo que conta terá de agir de outra forma. antes de mais dá para ver o desprezo que essa gente tem inclusivé pela policia pois é ilegal um animal andar solto na rua e deveriam ter sido autuados. E muito francamente tenho todo o respeito pelas forças de segurança mas nem pela manifesta falta de respeito ao menos isso deveriam ter feito. Pode fazer uma exposição por escrito com Carta Registada com AR ao comandante do Posto ou efectuar uma reclamação no livro...

Sem referir que o animal já é perigoso...

Pelo decreto lei 312/2003

Artigo 2.º

Definições

Para efeitos do disposto no presente diploma, entende-se por:

a) «Animal perigoso», qualquer animal que se encontre numa das seguintes condições:

i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa;

ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;

A sua atitude foi louvável, fez muito bem em fazer a queixa, por duas razões, primeiro porque que efectivamente esse animal é um perigo para pessoas e animais e segundo porque é exactamente por dar trabalho e custar dinheiro que muitas situações evoluem para pior.

Tendo em nota o desprezo que essa gente tem pelas normas da convivência sã e inclusivé o desrespeito que têm pela autoridade só há uma coisa a fazer. Queixe-se de imediato À câmara da sua zona, nomeadamente informe-se de quem faz as recolhas de animais errantes.Idealmente fale com o médico veterinário municipal caso o haja.O acesso será mais fácil através da associação dos mesmos, exponha a situação.http://anvetem.com/

O seu animal foi maltratado e há um animal que pode ferir outros animais e pessoas. Meus amigos, gosto de animais tanto como vós e mais do que alguns de vós...mas esta situão é ara ser tratada de forma dura.Não, a culpa não é do animal, mas francamente depois da atitude correcta que o nosso colega de fórum aqui mostrou e o desprezo e falta de civilidade dos donos do outro cão...somente há uma forma de agir.
Ok GP
Já me registei no anvetem e deixei explicação do assunto, exactamente, como o coloquei aqui.
Espero que me respondam.. :cry: :cry:
moslie
Membro Veterano

domingo dez 06, 2009 11:31 pm

Eu pensava que o que interessava era o facto de um animal atacar e demonstrar comportamento agressivo, fosse ele de que raça fosse!
Começo a ver que cada lugar, sua lei, deve depender da catadura das autoridades!
Ainda recentemente li aqui na arca de uma pessoa cujo cão rafeiro à trela, mordeu uma pessoa sem gravidade, a pessoa fez queixa e essa forista viu-se em grandes trabalhos, o cão tinha de estar em quarentena, treino obrigatório, etc.
E esta situação, a Guarda ignora? Cheira-me a amigalhaços, ou entºao estão a meter o rabo entre as pernas!
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

segunda dez 07, 2009 5:56 pm

moslie Escreveu:Eu pensava que o que interessava era o facto de um animal atacar e demonstrar comportamento agressivo, fosse ele de que raça fosse!

Exacto, o que interessa aqui é que um cão SOLTO atacou outro cão que seguia à trela, portanto é Cão Perigoso!! Mas não posso deixar de achar no minimo pouco rigoroso afirmar logo que era um pitbull , a não ser que o cão andasse com o registo no bolso... Não sei como é que se pode afirmar que era um pitbull ou até um cruzado de pitbull... Só porque sim, porque é parecido?? Eu pessoalmente enganar-me-ia muito facilmente se me pusessem à frente um cruzado de boxer, um pitbull e mais uns tantos mestiços parecidos...E teria cuidado com os rótulos... Mas se calhar sou só eu...

As sinceras melhoras para o seu cão! Não hesite em ir com as coisas para a frente pois os cães (qualquer cão) não podem andar soltos na via pública só porque dá mais jeito ao dono, ainda para mais um cão que comprovadamente tem comportamento agressivo!

offtopic>
Já agora fica aui um pequeno jogo: http://nationalcanineresearchcouncil.co ... -mixes.pdf
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
Responder

Voltar para “Cães”