Cão atacado na rua - Ajuda urgente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda dez 07, 2009 10:57 pm

não desista!

o que a sociedade não precisa são de animais sem educação e donos criminosos a manchar o nome de raças!

a minha opinião é: ignore raças! volte à GNR e exija a captura do cão, e a responsabilização do dono! ele tem de lhe pagar tudo o que gastou no vet, o animal tem de ficar como perigoso ou abatido.

consideremos o cão rafeiro (que na verdade o é!) já só por si é ilegal andar solto sem açaime!

se não lhe fizerem essas exigências faça queixa dos próprios agentes!

também me cheira a amigalhaços!
Dizem que não têm que remover cães da via pública
eles não, mas têm de se fazer acompanhar de uma equipa do canil municipal para a recolha do animal.
e que até provas em contrário o cão atacante não é um pitbull, mas sim arraçado, logo não é considerado raça perigosa.

não existem raças perigosas, existem raças potencialmente perigosas que se aplica aos cães pertencentes às raças indicadas na lei e cruzamentos das mesma entre si ou com outras raças

E como não houve ferimentos na minha pessoa, pois o cão mordeu-me no cano da bota, o mesmo não é considerado perigoso até fazer danos pessoais.

os danos a outros animais com dono também são puníveis, tal como já lhe mostraram anteriormente
A GNR foi novamente a casa do dono do animal, que hoje tb andava solto, e os donos recusaram-se a pagar as despesas veterinárias e tb disseram que iriam continuar a deixar o cão à solta.
e a gnr viu o cão solto fora da propriedade? se sim então estão a falhar com a sua função já que um cão andar solto na via pública é ILEGAL.

além disso o cão teria de ter vacina da raiva em dia, registo e licença. só pelo ataque o cão tinha de ser posto em quarentena e fazer exames de titulação de anticorpos para a raiva!

dê uma espreitadela em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 339#932339

tenho uma amiga que o cão minorca dela estava preso (!) ladrou a um homem, não lhe tocou, o homem fez queixa, foram todos para a esquadra, a dona minha amiga teve de pagar a consulta do homem no hospital (!) o cão ficou como perigoso, teve de fazer seguro, e agora tem de andar sempre açaimado e estão-lhe sempre a chatear a marmita a pedir os documentos do cão....

as melhoras do seu cão ;) e boa sorte
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
shakti9
Membro
Registado: sábado dez 05, 2009 10:29 pm

segunda dez 07, 2009 11:02 pm

Taito Escreveu:
moslie Escreveu:Eu pensava que o que interessava era o facto de um animal atacar e demonstrar comportamento agressivo, fosse ele de que raça fosse!

Exacto, o que interessa aqui é que um cão SOLTO atacou outro cão que seguia à trela, portanto é Cão Perigoso!! Mas não posso deixar de achar no minimo pouco rigoroso afirmar logo que era um pitbull , a não ser que o cão andasse com o registo no bolso... Não sei como é que se pode afirmar que era um pitbull ou até um cruzado de pitbull... Só porque sim, porque é parecido?? Eu pessoalmente enganar-me-ia muito facilmente se me pusessem à frente um cruzado de boxer, um pitbull e mais uns tantos mestiços parecidos...E teria cuidado com os rótulos... Mas se calhar sou só eu...

As sinceras melhoras para o seu cão! Não hesite em ir com as coisas para a frente pois os cães (qualquer cão) não podem andar soltos na via pública só porque dá mais jeito ao dono, ainda para mais um cão que comprovadamente tem comportamento agressivo!

offtopic>
Já agora fica aui um pequeno jogo: http://nationalcanineresearchcouncil.co ... -mixes.pdf
Eu só digo que é um pitbull porque o próprio dono e vizinho se gaba de ter um, ok? Já deu para perceber que o/a taito tem um.
Tudo bem, eu não faço discriminação de raças, até porque já fui criadora de filas brasileiros e foram sempre uns doces, apesar de constarem na lista de cães perigosos.
Hoje voltei à GNR para apresentar a queixa formal, e o atendimento fpoi muito diferente. Talvez aos fins de semana, fiquem só os 'abrunhos', não sei!!
Falei no Dl 312 e foram muito compreensivos e explicaram tudo direitinho. Tb me deram o tlf do canil, para quando visse o cão solto, ligar. E se do canil disserem que não podem, ligar para a GNR que eles tratam do assunto.
A minha confiança nas forças de segurança deste País voltou a ser o que era. Afinal, sempre há umas ovelhas ranhosas, mas há muitos que são educados, que fazem bem o seu trabalho e que realmente estão a tentar ajudar, com a falta de meios de que dispõem. :cry: :cry:
Muito obrigada ao GP e ao PC1, pelas explicações e DL. Sem vós não teria conseguido. Bem hajam :P :P
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça dez 08, 2009 12:58 am

Olá,
Mais uma notícia que em nada abona a fama destes cães; e tudo por culpa dos parvos dos donos inconscientes e irresponsáveis.

Serve também de alerta para a legislação a vigorar a partir de Janeiro/2010.

Um abraço

Pitbull entrou em casa da vizinha, matou cão e moradora fez queixa
Ontem
JOSÉ VINHA

Um cão de raça pitbull entrou inesperadamente, domingo à tarde, numa casa na freguesia da Sobreira, em Paredes, e atacou o rafeiro da moradora, causando-lhe a morte.

A proprietária do canídeo morto, uma mulher de 51 anos, que terá assistido a tudo, apresentou queixa na GNR de Paredes. A partir do próximo mês, este tipo de agressão é considerada crime e obriga as autoridades a comunicarem ao Ministério Público.

A meio da tarde de ontem, o pitbull soltou-se e fugiu ao dono. Terá andado a vaguear pela rua, acabando por entrar numa residência vizinha, na Rua Alto do Fojo. Ao ver o outro cão, que entretanto começou a ladrar, o pitbull atacou-o, envolvendo-se os dois animais numa luta que acabaria por culminar na morte do rafeiro, de quatro anos de idade. Ainda foi transportado a um veterinário, mas nada havia a fazer.

Segundo o JN apurou, a GNR de Paredes foi alertada e uma patrulha deslocou-se ao local, tomando conta da ocorrência. Quando os militares chegaram, já a situação estava controlada, tendo o dono do pitbull conseguido dominar o animal agressor.

Actualmente, este tipo de ataque, cometido por um cão considerado perigoso, permite ao dono da vítima reclamar, apenas, uma indemnização cível ao proprietário do pitbull. Mas, a partir do próximo mês, um ataque desta natureza será considerado crime e acarreta para os donos de cães perigosos uma responsabilidade maior.

O decreto-lei n.º 315/2009 de 29 de Outubro, que entra em vigor em 1 de Janeiro de 2010, entende por "animal perigoso" (artigo 3º) qualquer animal que tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa, ou tenha ferido gravemente ou morto um outro animal, fora da esfera de bens imóveis que constituem a propriedade do seu detentor (como é o caso).

O artigo 33º estabelece, ainda, sobre ofensas à integridade física negligentes, que quem não observar deveres de cuidado ou vigilância, der azo a que um animal ofenda o corpo ou a saúde de outra pessoa, causando-lhe ferimentos graves, é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias. Há actualmente sete raças "potencialmente perigosas".

Fonte:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1440645
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 08, 2009 12:28 pm

shakti9 Escreveu: Tudo bem, eu não faço discriminação de raças, até porque já fui criadora de filas brasileiros e foram sempre uns doces, apesar de constarem na lista de cães perigosos.
Potencialmente perigosos!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

terça dez 08, 2009 3:13 pm

Já deu para perceber que o/a taito tem um.

...ou se calhar até nem tenho!

Não leve a mal, só acho que ficaria mais correcto o tópico ter outro titulo, nada mais que isso! Eu tenho um rafeiro cá em casa que muita gente que o vê na rua diz que é Labrador... mas de Labrador acho que só tem mesmo é a cor e o apetite, e pelos buracos que fazia em pequeno no quintal é mais um lavrador que outra coisa!! :wink:

Mudando de assunto, fico contente que desta vez a tenham ouvido na GNR!
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
shakti9
Membro
Registado: sábado dez 05, 2009 10:29 pm

terça dez 08, 2009 7:16 pm

Taito Escreveu:
Já deu para perceber que o/a taito tem um.

...ou se calhar até nem tenho!

Não leve a mal, só acho que ficaria mais correcto o tópico ter outro titulo, nada mais que isso! Eu tenho um rafeiro cá em casa que muita gente que o vê na rua diz que é Labrador... mas de Labrador acho que só tem mesmo é a cor e o apetite, e pelos buracos que fazia em pequeno no quintal é mais um lavrador que outra coisa!! :wink:

Mudando de assunto, fico contente que desta vez a tenham ouvido na GNR!
Taito
Como escrevi anteriormente, eu não faço discriminação de raças, por isso mesmo aceitei a sua sugestão, e alterei o nome do tópico :lol:

No entanto, pelo que tenho lido aqui na arca, que sigo desde há muito tempo, nos animais para adopção, os mesmos são sempre X de podengos, huskys, pitbulls, labrador, terra nova, yorkshire, etc. Só porque são parecidos, ou porque têm os olhos azuis, ou a lingua preta, ou porque 'arreganham a tacha', etc.

Mas tem razao, vamos ser coerentes, porque voces não o conhecem, mas eu sim. Logo a primeira coisa que fazem é desconfiar. E eu percebo porquê, há muita mentira a circular.
Não pretendo de forma alguma magoar susceptibilidades e/ou criar incompatibilidades com quem quer que seja.

Já falei com um advogado meu amigo, que me informou que o dono do cão agressor, vai ter de me pagar não só as despesas veterinárias até ao ultimo tostão, assim como indemnização por danos morais. Mas o que eu quero mesmo é que aquele cão deixe de andar solto.
Obrigada a todos
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta dez 09, 2009 9:57 am

Bom Dia.

Tive um pastor alemão que foi apanhado na rua dum bairro muito famoso
Cova da Moura, era super meigo as crianças brincavam com ele e faziam -lhe muitas diabruras e era espancado pelo dono.
Levei o para casa e cuidei dele, (viveu 15 anos )mas quando fugia, fugia sempre a mesma hora 6,h da manhã era um terror.
Sempre paguei as despesas em que o leão me metia.

O problema é quando já está tudo resolvido e continuam a pedir dinheiro tipo uma mina, acham que não tem mais fim.
E que o dono do cão está sempre em divida.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta dez 09, 2009 11:28 pm

XEnta..exemplo nao tem nada a ver... a pessoa em questão está a tentar que quem o prejudicou assum o que fez e pelos vistos eles nem a autoridade respeitam
Responder

Voltar para “Cães”