dar fruta a cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

GoMyDog
Membro Júnior
Registado: quinta dez 10, 2009 6:59 pm

quinta dez 10, 2009 7:14 pm

Eu entrevistei uma veterinária sobre alimentação e a gente entrou na questão das frutas.

Ela diz que frutas não podem ser cítricas nem gordurosas. E que maça até ajuda na higiene bucal do cão.

Pra quem quiser ver mais: http://gomydog.com.br/entrevistas/susan ... usana.html

:wink:
Jane
Passeadora de cães
www.gomydog.com.br
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta dez 10, 2009 11:00 pm

Pois o chocolate, existem cães mais sensíveis à teobromina, e chocolates com mais cacau que outros. Ainda no outro dia tive a oportunidade de ver um boxer com tremores musculares porque tinha comido menos de metade de uma tablete de chocolate de culinária, imaginemos que a tinha comido toda :roll:

Quanto às uvas, aqui vai um enxerto de um trabalho monográfico de toxicologia:

" De acordo com estudos realizados, a ingestão de uvas leva a uma insuficiência renal aguda (IRA) de mecanismo fisiopatológico desconhecido. No entanto, existem diversas teorias para a origem desta toxicidade, nomeadamente: Alterações metabólicas e reacções idiossincráticas; micotoxinas, pesticidas e metais pesados; grandes quantidades de vitamina D ou uma intra-toxina desconhecida.

Em relação aos sinais clínicos, a ingestão de uvas vai dar origem a vómito (sinal clínico precoce), distensão abdominal, diarreia, anorexia, depressão e desidratação . Além disto, como já foi referido, desenvolve-se IRA com os respectivos sinais associados.

Existem duas abordagens terapêuticas: um tratamento sintomatológico baseado em fluidoterapia, protectores gástricos, diuréticos e antibioterapia (estes últimos utilizados apenas em caso de ocorrência de infecções oportunistas); e um tratamento específico, que inclui hemodiálise e diálise peritoneal.

A presente monografia tem como objectivo consciencializar clínicos e proprietários das consequências nefastas resultantes da ingestão de uvas ou passas. O desconhecimento leva à não identificação do problema e, consequentemente, a uma acção inexistente, tardia e/ou incorrecta.
A escolha da estrutura visa apresentar o xenobiótico, os seus efeitos (sinais e IRA), as possíveis formas de tratamento e casos clínicos (case report). Considerou-se importante relatar casos porque, actualmente, desconhece-se o mecanismo implicado nesta patologia. Deste modo, todas as informações conhecidas a este respeito resultam de relatos e ensaios clínicos.

Doses Tóxicas
É de consenso geral que, potencialmente, qualquer dose poderá ser problematicamente tóxica5. Deste modo, existem diferentes referências de doses tóxicas:
- 32 g de uvas /kg de peso vivo do animal 5
- 5,7 a 124,7 g de uvas /kg de peso vivo do animal 1
- 3 a 57 g de uvas /kg de peso vivo do animal 11
- 12 a 31 g de uvas /kg de peso vivo do animal 6
Infelizmente, ainda é desconhecida a razão pela qual alguns, e não todos os cães, desenvolvem IRA aquando da ingestão de uvas1."

Percebeu LuluB porque é que não se deve dar uvas? Só existem 170 casos reportados porque nem todos os donos dizem aos vets que deram uvas ao cão porque não dão importância, e porque há vets que desconhecem a toxicidade provocada pela uva em canídeos. Neste caso 170 casos de doença podem se traduzir em centenas mais, cuja etiologia nunca chegou a ser conhecida.
[/b]
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta dez 11, 2009 12:40 am

Sim, a LuluB percebeu perfeitamente, obrigada pelo texto. :D Gosto sempre que me expliquem as coisas em termos normais, e não ao encontrão.

No entanto, esse texto não me disse muito de novo. Reportando-me aos valores indicados para as doses tóxicas, verifico que:

"- 32 g de uvas /kg de peso vivo do animal 5 ..."

Num cão de 15 kg, portanto um cão de tamanho médio, 32 g por quilo de peso vivo dá muito perto de meio quilo de uvas. Ora, embora seja verdade que há malucos para tudo, ninguém no seu perfeito juízo dá meio quilo de uvas de uma só vez ao seu cão.

No entanto, o facto é que se tem de contar com as tais idiossincrasias e alterações metabólicas, que ninguém pode prever, e que uma dose reduzida de dois ou três bagos podem desencadear as reacções adversas tanto quanto um cacho de bom tamanho.

Factores como pesticidas, metais pesados, micotoxinas, etc., são mais controláveis, mas não desprezíveis, e tanto afectam o cão como o dono que come as uvas mal lavadas e que na origem não foram tratadas como deve ser, ou melhor: não foram colhidas respeitando os prazos de eliminação dos produtos utilizados o tratamento de pragas, por exemplo.

Com este arrazoado pretendo dizer que é o excesso o que se deve evitar. E que concordo inteiramente com o princípio do "se pode fazer mal, não se dá".

E também que estou satisfeita por ter conseguido que alguém tenha postado aqui um texto esclarecedor em vez de se limitar a atirar bocas. 8) :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sexta dez 11, 2009 8:13 am

De facto, é uma chatice tirar as coisas a limpo tendo 2 milhões de páginas sobre o assunto na net :roll: E eu que pensava que era só a garotada ... :roll:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-B ... city&meta=
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta dez 11, 2009 9:32 am

Esta historia das uvas lembra-me sempre de quando era miuda me sentar no jardim com um pacote de passas cobertas com chocolate, a comer e a dar aos caes... o que vale e que me davam poucas, e os caes eram muitos e grandes, nunca matei nenhum.
Responder

Voltar para “Cães”