AJUDA PARA OS ANIMAIS DE RUA -FAÇAM O MM

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo set 21, 2003 4:09 pm

Compreendo os argumentos que apontam para o abate dos cães vadios, mormente os velhos, aleijados, doentes e quejandos. Procura-se a eficácia na acção, a concentração de esforços nos que reunem "qualidades" para virem a ser adoptados.

No entanto, como aqui já foi relatado, mesmo esses têm uma ténue esperança de adopção, digamos que uma última esperança de sobrevivência. Pessoalmente nunca lhes negaria essa possibilidade, mesmo sabendo que com isso poderia fazer perigar o futuro de cães mais jovens e saudáveis. Concordo, pois, com os argumentos da Filipa :entre duas vidas, nunca seria eu a determinar qual a que deveria terminar. PossIvelmente estaria a decidir com o coração e não com a razão, mas... quem é que disse que o coração não é para aqui chamado?

José Carlos
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo set 21, 2003 4:46 pm

Pepa Escreveu: Desculpem meter o bedelho, mas já estava em pulgas com a vossa conversa!!!

Espero ter entendido mal o conteúdo deste seu comentário, porque acho bastante triste 1 comentário destes de 1 pessoa que penso gostar de animais o o o
Pretende que todos os animais abandonados e por isso vadios, que nenhum mal fizerem na vida se não ter tido o azar de arranjar maus donos, sejam entregues nas câmaras para abate??? o o o
Espero ter entendido mesmo muito mal o seu comentário cry
Entendeu direito e não precisa de chorar!

Aproveito para alterar a minha sugestão para pôr fim à praga dos animais vadios. Reconheço que se (por milagre) esta medida fosse implementada provocaria entupimento nos canis municipais e os fornos crematórios não dariam vazão para tantos animais capturados. Eventualmente assistiríamos as cenas pouco edificantes, mormente por uma parte menos esclarecida da população . Assim, penso que o melhor a fazer seria atribuír prémios (avultados) de produtividade aos profissionais (apanhadores) competentes das camaras municipais!

Hoje são milhares de animais que estão condenados a viverem uma existência "infeliz" e degradante, amanhã serão quantas dezenas ou centenas de milhares ?
Um abraço
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo set 21, 2003 4:53 pm

gary Escreveu:

Temos o dever de acabar com os animais vadios!
E neste contexto (somos portugas e vivemos em Portugal) apenas vejo essa possibilidade se os municipios fizerem uma campanha anti-vadios, ecompensando com uma importância pecuniaria todos os vadios/abandonados/ assilvetrados e etc. que forem entregues nos canis municipais para serem abatidos!
Não há outra solução neste cantinho à beira mar plantado!

E como estamos de tanga , num mês resolviamos a coisa!

Espero ter entendido mal o conteúdo deste seu comentário, porque acho bastante triste 1 comentário destes de 1 pessoa que penso gostar de animais
Pretende que todos os animais abandonados e por isso vadios, que nenhum mal fizerem na vida se não ter tido o azar de arranjar maus donos, sejam entregues nas câmaras para abate???
Espero ter entendido mesmo muito mal o seu comentário
acho que entendeu muito bem. há sempre que procurar a solução mais fácil, que é deitar o lixo para debaixo do tapete. quem diz isto, provavelmente esquece-se que mal se acabasse com os vadios, no outro dia, a rua estaria cheia de novo. já não se lembram da campanha de extermínio dos pombos? portanto, em vez de se procurarem soluções para garantir uma vida minimamente digna aos abandonados e impedir novos abandonos, toca a dar-lhes uma injecção atrás da orelha.
a solução passa, entre outras, pela diminuição do número de animais. porque será que os senhores veterenários dos canis municipais não se dedicam a esterelizar os vadios e os outros? já se sabe que a responsabilidade é dos donos... blá-blá-blá. mas se estes não tomam medidas, alguém deve tomar a iniciativa. a menos que se goste de praguejar e lamentar toda a vida.
Pepa
Membro Júnior
Registado: sexta set 12, 2003 1:25 am

terça set 23, 2003 9:59 pm

Sr. Gary,
realmente não entendo nem nunca entenderei o seu ponto de vista. Não entendo também como é que 1 pessoa que possui vários cães, pode pensar de 1 modo tão cruel relativamente aos "pobres" cães abandonados.
Ainda bem que nem toda a gente pensa como o senhor e que existem almas caridosas que tentam aliviar o sofrimento desses animais.

As suas palavras são para mim 1 choque e fazem-me duvidar do seu amor aos animais... :cry:
Será que para si apenas tem valor a vida de 1 cão de raça? Sabe que existem também muitos abandonos de cães de raça? Se visse 1 cão de raça abandonado, chamava a câmara municipal para tratar do assunto? Se não o fizesse, faria-o se fosse 1 cão sem raça definida? :evil:
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça set 23, 2003 10:11 pm

Vi uma vez num programa televisivo uma experiência levada a cabo num dos estados da América. Esta consistia na esterilização e castração de todos os cães e gatos vadios.

Eles eram capturados com dardos com soníferos, eram castrados ou operados e colocados novamente em liberdade. Desta forma não aumentava a população animal pelas ruas e a longo prazo era compensativo economicamente.

Era algo a pensar...
gary
Membro Veterano

quarta set 24, 2003 11:12 am

Pepa Escreveu: Sr. Gary,
realmente não entendo nem nunca entenderei o seu ponto de vista. Não entendo também como é que 1 pessoa que possui vários cães, pode pensar de 1 modo tão cruel relativamente aos "pobres" cães abandonados.
evil
Cruel, defina cruel!
Crueldade , quanto a mim, é não fazer uma gestão racional nos canis das várias associações, por não conseguirem raciocinar com a cabeça ( e não vejo como se pode ter raciocinio com outro orgão) condenam a uma existencia degradante e triste uns bons milhares de cães, quando à partida se sabe que não têm práticamente hipóteses de serem adoptados. Mutiplicam associações (faz transparecer o sidroma do "presidente da junta") , e quando partem para isso já sabem ( ou se calhar nem sabem) que não têm meios suficientes para a logistica, instalações , veterinário, medicamentos, vacinas e etc... em vez de fortaleceram as já instaladas.
Cruel para mim, é ir ver um canil e tomar consciência das condições degradantes em que sobrevivem N cães, pese embora a boa vontade, carinho e espirito de sacrificio de muitos dirigentes e voluntários !

Cruel é ver N gente com sacos de plástico a alimentar irresponsávelmente animais vadios. A boa acção, o "amor" o carinho acaba exactamente no momento em que os restos são despejados no chão.
TRETAS!!

As suas palavras são para mim 1 choque e fazem-me duvidar do seu amor aos animais...
Não duvide , amor só pelo meu semelhante e em muita baixa percentagem!
Dos Biliões que somos, esse sentimento só nutro por uma boa meia dúzia

Será que para si apenas tem valor a vida de 1 cão de raça? Sabe que existem também muitos abandonos de cães de raça? Se visse 1 cão de raça abandonado, chamava a câmara municipal para tratar do assunto? Se não o fizesse, faria-o se fosse 1 cão sem raça definida?
São argumentos de quem ou não percebe o que se escreve, ou apenas de quem não consegue argumentar.

Eu falo em animais vadios , abandonados, assilvestradose etc. Não falços em rafeirotes , labradores, perdigueiros ou qualquer outra de raça. percebe!

Ainda bem que nem toda a gente pensa como o senhor e que existem almas caridosas que tentam aliviar o sofrimento desses animais.
Eu digo ainda mal, a caridade é dos mais abjectos sentimentos que um ser humano pode ter em relação seja ao que for!

A caridade foi-nos incutida pelos 300 anos de Inquisição e mais 50 de fascismo!
Damos uma esmola e o céu abre-se , ou pelo menos temos o dia safo.
Um abraço
gary
Membro Veterano

quarta set 24, 2003 11:24 am

sea Escreveu: Vi uma vez num programa televisivo uma experiência levada a cabo num dos estados da América. Esta consistia na esterilização e castração de todos os cães e gatos vadios.

Eles eram capturados com dardos com soníferos, eram castrados ou operados e colocados novamente em liberdade. Desta forma não aumentava a população animal pelas ruas e a longo prazo era compensativo economicamente.

Era algo a pensar...
Quase sempre essas coisas são para o folclore, fazem-se programas desse tipo , até dá jeito vende-se um documentário, faz-se um filme ou serve de promoção a um hospital ou a uma campanha eleitoral, problemas destes não podem estar limitados no tempo e para não haver essa limitação quem é que paga?
Que recursos humanos têm que ser destacados, e quem paga isso?

E quem é o responsável pela libertação dos cães?

Há por aí bastantes matilhas de cães vadios, quem responde pelos danos?

As coisas nunca são tão simples!
Um abraço
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta set 24, 2003 11:42 am

[quote=gary]
[As coisas nunca são tão simples!
[/quote]

Se você defende o abate de todos os cães abandonados, assilvestrados, etc, as coisas são realmente bastante simples.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta set 24, 2003 2:11 pm

Eu tenho uma perspectiva mais de longo prazo :

1º esterilizar as cadelas (das associações ou vadias) - porque elas são a principal fonte de futuros vadios.
Os cães não são tão importantes, podem ser incluídos numa 2ª fase.

2º responsabilizar os adoptantes - tem de haver enquadramento legal (que, hoje em dia, não há).
Todo o cão adoptado deve ter 'chip' e o seu abandono ou mau trato susceptível de punição legal.
Claro que isto implica assumir-se um papel fiscalizador por parte das associações.Para uma 3ª fase ?

Claro que tudo isto implica dinheiro.
Que não há (dizem eles).
Mas há para os famigerados estádios de futebol (maldito seja o Euro2004...).
Circo para o povo.

Não há dinheiro para a cultura, não há para o combate aos fogos, não há para o ambiente, para a saúde, não há senão para o futebol...
Quanto ao puro e simples morticínio de cães...odeio soluções simples.

Primeiro vamos acabar com os "junkies" e os "sidosos", ´tá bem ?
Os primeiros são fonte de crime e os segundos são fonte de morte para os incautos com quem dormem !

Ao pé deles os cães não são sequer um problema !

Se vamos pegar nos problemas, vamos primeiro, pegar nos maiores.

Depois falamos dos velhos, dos deficientes, dos doentes terminais, dos emigrantes ilegais e outros, ok ?

Pegando primeiro em quem gasta mais sem produzir (c'redo, lá teremos de incluir os "empresários" (na sua maioria não passam de merceeiros) e os seus amigos "os políticos"...)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 24, 2003 2:16 pm

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!! Deve haver uma politica de adopções sim senhor! Mas também tem de haver a consciência de que È IMPOSSIVEL manter ou adoptar todos os cães vadios que deambulam pelas nossas ruas neste momento, e o pior é que a situação só tende a agravar de dia para dia se nada "drástico" for feito.
Simplesmente eutanasiar TODOS os cães é demasiado simplista e desnecessário. Mas eutanasiar alguns é indispensável para se conseguir avançar alguma coisa para a resolução do que é efectivamente um problema.
Eu já falei nisto, mas torno a falar, que tenho à minha porta um bom exemplo da caridade de alguns intitulados 'amigos dos animais'! Aqui há uns anos apareceu um gato e acharam por bem alimentar o bichano num café que existe lá. Um dia apareceu uma namorada com o gato e ainda acharam mais graça...parecia uma cena do filme a "dama e o vagabundo"! Isto foi há meia duzia de anos e agora os gatos são às dezenas e dezenas!!!! São também às dezenas os corpos de gatos mortos atropelados, estropiados por cães, doentes, feridos em lutas, etc.!!! Isto para só falar nos males que afectam os gatos, porque outros prejuizos existem para as pessoas, como sejam a sujidade ( de restos de comida e animais mortos), os parasitas nos jardins ( sobretudo pulgas), os carros arranhados ( porque eles gostam de se deitar em cima dos carros a apanhar sol), ou com avarias provocadas pelos gatos que se enfiam nos motores (salvo seja!).
Como os gatos não são o suficiente para a montanha de caridade que há dentro do coração de algumas pessoas ( o mais giro é que alguns nem residem na area...pudera!!) acharam por bem alimentar também cães! Então temos uma população fixa e outra flutuante de hospedes que vão lá comer, beber e dormir!!!
Destes, alguns já foram capturados pela Camara ( porque perseguiam as crianças que corriam, as bicicletas e as motas....chegando mesmo uma cadela a morder uma senhora de cor). Agora estão lá só 4 fixos, mas há umas semanas apareceu uma 'pastora alemã' e foi logo recebida com festinhas e comidinha ( estava magra a coitadinha)......agora entrou no cio!!! Vamos ver o que vão fazer os "amigos dos animai"s quando nascerem os cachorros.......!!

O que quero dizer com isto? Matem os cães e os gatos todos? É claro que não!!! Apenas acho que quando aquele gato apareceu alguém dos que lhe acharam tanta piada, se era ajudar que queria realmente, deveria tê-lo levado para casa! Se não tinham possibilidade, que o esterelizassem e deixassem na rua! Se não tinham também possibilidade de fazer isso, então que não fizessem NADA!! O gato morria? Alguém o matava? A Camara apanhava-o e matava-o? Se calhar sim...uma destas coisas acontecia! Mas, para mim, mais valia ter morrido UM gato do que agora já terem morrido DEZENAS deles e muito mais irem morrer!!
O mesmo se aplica para os cães!!

Isto a nível das associações, e com as devidas proporções e adaptações, acaba por ser a mesma coisa!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta set 24, 2003 3:11 pm

Concordo com o Paulo.
Há que tomar decisões perante situações concretas.
Eu própria chamei a carrinha da camâra o há 2 anos quando apareceu lá nos meus sítios um cão grande, tão mal, tão mal que horrorizava só de olhar para ele.
Ainda hoje me lembro dele com imensa pena, com imensa dor.
As pessoas disseram para deixar andar que tinha o destino traçado.

Eu chamei a carrinha da camâra.
Achei, pura e simplemente que não valia a pena tratar (deviam vê-lo, pobre animal) e que era uma crueldade deixá-lo viver naquele estado.
Há coisas que ficam conosco (nunca, nem que viva cem anos me hei-de esquecer dele e do que lhe fiz).
Espero, em Deus, ter tomado a decisão correcta.

Há decisões que nos matam um pouco por dentro.
Mas que têm de ser tomadas.
Virar as costas ou sómente aliviar momentaneâmente a situação, é cobardia.
Que nunca nos falte a coragem de irmos até ao fim quando é preciso.

Agora, na minha opinião, uma decisão de morte deve envolver a alma.
Não se trata do preenchimento do IRS.
É uma vida.
E a vida é sagrada.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 24, 2003 3:22 pm

Na minha zona, até á pessoas "caridosas" que continuam a alimentar autênticos mortos-vivos, cheios de sarna e doenças contagiosas e/ou terminais e que quando alguém chama a carrinha da câmara porque são autênticos atentados á saúde pública, essas almas caridosas têm a lata de os irem buscar ao canil e voltá-los a pôr na rua.... amazing!!! :o

Colocam-lhes coleiras sistemáticamente para iludir os homens da câmara, que alguém mais espertalhão faz questão de roubar para pôr nos seus próprios cães, mas esta gente é incansável, compram outra no dia seguinte.
Quando os cães ou gatos finalmente morrem em agonia á beira da estrada, nem sequer os vão lá enterrar, deixam-nos apodrecer a céu aberto.

São tão caridosos que até faz impressão...
Responder

Voltar para “Cães”