O meu cão tem medo de mim

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Juse
Registado: quarta dez 30, 2009 11:25 am

quarta dez 30, 2009 12:20 pm

Olá a todos!

Registei-me no site para pedir ajuda a resolver uma questão que não estou a conseguir sozinho.

O meu cão tem um medo terrível de mim.

Há 3 semanas ofereceram-me um cão com 4 meses, (um rafeiro), o cão veio do canil com evidentes marcas de maus tratos, cicatrizes pelo corpo todo. Mesmo assim o cão é muito dócil, nada agressivo, calmo e muito inteligente, mesmo sem lhe ensinar dava sempre sinal que queria ir à rua fazer as necessidades. Desde o primeiro momento que simpatizou comigo e andava atrás de mim para todo o lado, mal ouvisse a minha voz vinha correr para me saltar para cima e estava sempre a pedir festas.
Moro numa quinta onde pode andar sempre solto, (apesar de ainda dormir dentro de casa), e desde o primeiro dia que convive com os vizinhos e os respectivos cães sem qualquer problema. Ainda na primeira semana deixei que ele ficasse solto na quinta sozinho por umas horas e quando vi já estava a brincar com os outros cães amigavelmente, mal o chamei veio ter comigo e não me largou mais. Desde aí tem andado sempre à vontade por lá sem nunca se afastar muito.

No entanto há uma semana atrás estava a brincar e a correr com ele quando, sem eu conseguir me desviar, ele se mete no meio das minhas pernas provocando que eu tropeçasse no seu corpo com alguma violência e caímos os dois.
Mal se levanta começa a ganir e fugiu para a casa dos vizinhos. Fui lá para o ir buscar e quanto mais o chamava, mais gania e se escondia. Tive de o trazer ao colo para casa.

Desde aí, e já passou uma semana, que tudo mudou sempre que está perto de mim o cão está deitado com o rabo entre as pernas, não reage aos meus chamamentos mesmo que o faça com comida na mão, simplesmente fica deitado sem se mexer, (mas se lhe chegar a comida perto da boca ele come). Tento brincar com ele, mas sem resultado, simplesmente vira o corpo para o outro lado e ignora a minha presença. Para ir à rua fazer as necessidades tenho de abrir a porta e me esconder, ele vai com o rabo entre as pernas, faz e volta para casa a correr para se deitar na manta dele, mesmo que o chame para o recompensar ele não vem. Sempre que o deixo à solta na quinta corre para a casa da vizinha e só o consigo trazer no colo. Se está na rua comigo à vista procura sempre onde se esconder.

Várias notas:

Já lá vai uma semana e tenho gasto várias horas ao dia a tentar que ele reconquiste a minha confiança sem nenhum resultado.
Sou eu que o alimento diariamente. (Coloco a comida na taça e só depois de eu me afastar é que ele se aproxima).
Com todas as outras pessoas continua a ser sociável.
Nunca mostrou agressividade.
Continua a comer normalmente.
Tem estado com diarreia.
Nunca tratei o cão mal nem fui agressivo com ele.

(Vivo numa terra pequena e trabalho todos os dias, não tenho acesso a mais que um normal veterinário, não existem escolas para cães nem nada deste género na zona, nem tenho disponibilidade para mudar de ambiente.)

O que faço para que o cão voltar a ter confiança em mim? Não sei mais o que fazer!!

[/b]
Melanie77
Membro Júnior
Registado: sábado mai 09, 2009 4:56 pm

quarta dez 30, 2009 1:45 pm

só existe uma solução a meu vêr, muita paciência caro amigo, como você próprio disse no inicio da mensagem é um cão que evidentemente já sofreu muito e foi muito magoado e é mais que natural que á 1ºcoisinha que acontecesse apesar de não ter sido nada de prepósito, foi simplesmente uma coisa que aconteceu, as lembranças passadas devem ter vindo ao de cima, muito paciência, muito carinho e deixar o tempo passar, pode demorar meses ou anos para que ele perceba que afinal consigo até que se está bem....boa sorte!
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta dez 30, 2009 2:04 pm

Ele está com diarreia e mais parado que o normal, Certo? Ele não poderá estar doente? Mesmo sendo um veterinário "Normal" é melhor levar lá o bichinho para lhe fazer uma avaliação.
Se for só medo e falta de confiança, tenha paciência, dê-lhe muitos miminhos que ele acaba por voltar a ser o seu melhor amigo.
Mas consulte o veterinário, isso é fundamental. E as vacinas e desparazitações, já está tudo em ordem?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Juse

quarta dez 30, 2009 2:29 pm

"Mas consulte o veterinário, isso é fundamental. E as vacinas e desparazitações, já está tudo em ordem?"

Tenho veterinário marcado para dia 11 de Janeiro. Antes não é possível devido às festividades.

A desparitazação está feita e tem algumas vacinas, confesso que não sei quais mas no dia 11 vai levar mais.

A situação é um bocado chata pois ele está sempre a fugir para a vizinha, que pode se começar a chatear de ter lá outro cão sempre no terreno dela. Eu não o queria prender acho que ainda era pior, mas estou sem saber o que fazer...
Vigor
Membro Júnior
Registado: domingo jul 15, 2007 10:41 pm

quarta dez 30, 2009 2:35 pm

Melanie77 Escreveu:só existe uma solução a meu vêr, muita paciência caro amigo, como você próprio disse no inicio da mensagem é um cão que evidentemente já sofreu muito e foi muito magoado e é mais que natural que á 1ºcoisinha que acontecesse apesar de não ter sido nada de prepósito, foi simplesmente uma coisa que aconteceu, as lembranças passadas devem ter vindo ao de cima, muito paciência, muito carinho e deixar o tempo passar, pode demorar meses ou anos para que ele perceba que afinal consigo até que se está bem....boa sorte!

Concordo com Melanie77 acho que neste caso, o mais indicado sera' ter paciencia embora seja dificil porque quer o carinho do seu cao de volta mas ele ficou traumatizado com toda a situaçao faça-lhe muitas festinhas muitos abraços e fale muito com ele num tom alegre e calmo. e com sorte e paciencia um dia ele o ira aceitar de volta.
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta dez 30, 2009 2:40 pm

O terreno não pode ser vedado?? :o

Não diz viver numa quinta e o cão poder andar solto?

Como é que ele pode andar solto e ir bater à caso da vizinha??

Muito cuidado com essa situação, é extremamente perigoso deixar à solta um cão, ele pode ser levado por outra pessoa, atropelado, morto (por outro cão, veneno, etc...) :o :o :o

E festividades à parte, leve-o ao vet. ele pode ter-se magoado a serio com a queda que deu, e a diarreia... ele quando anda por ai à solto deve de comer porcarias, pedras etc.... daí a diarreia, mas pode ser outras coisas... leve-o ao vet please!
<p>Cumprimentos</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quarta dez 30, 2009 2:45 pm

Vigor Escreveu:Concordo com Melanie77 acho que neste caso, o mais indicado sera' ter paciencia embora seja dificil porque quer o carinho do seu cao de volta mas ele ficou traumatizado com toda a situaçao faça-lhe muitas festinhas muitos abraços e fale muito com ele num tom alegre e calmo. e com sorte e paciencia um dia ele o ira aceitar de volta.
Eu não sei até que ponto essas festinhas e abraços são bons.
Pois ele está como medo do dono, isso só irá reforçar mais o medo e o pavor do cão.

As coisas são recente... acho que é dar tempo ao tempo, deixar com que o cão sinta a vontade, não forcar as situação é muito importante.

E só espero que não tenha nenhum problema de saúde.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Juse

quarta dez 30, 2009 2:52 pm

"O terreno não pode ser vedado??

Não diz viver numa quinta e o cão poder andar solto?

Como é que ele pode andar solto e ir bater à caso da vizinha??

Muito cuidado com essa situação, é extremamente perigoso deixar à solta um cão, ele pode ser levado por outra pessoa, atropelado, morto (por outro cão, veneno, etc...)

E festividades à parte, leve-o ao vet. ele pode ter-se magoado a serio com a queda que deu, e a diarreia... ele quando anda por ai à solto deve de comer porcarias, pedras etc.... daí a diarreia, mas pode ser outras coisas... leve-o ao vet please!"

Moro numa Quinta contigua à do vizinho, o que separa os terrenos não é nada, até são cultivados em conjunto. Ser levado por outra pessoa, atropelado ou envenenado é muito difícil, pois mais ninguém vive por perto nem passa lá de carro. O único problema podem ser os outros cães mas para já para que o meu cão se integrou no grupo.

Além disso acho que ele será muito mais feliz se puder ter a liberdade de andar à vontade por toda a quinta.
Vou ao Vet com ele assim que puder, o problema é que o homem está de férias, (fim de ano e natal) e só volta dia 11...
Vigor
Membro Júnior

quarta dez 30, 2009 2:53 pm

AlexandreMqs Escreveu:
Vigor Escreveu:Concordo com Melanie77 acho que neste caso, o mais indicado sera' ter paciencia embora seja dificil porque quer o carinho do seu cao de volta mas ele ficou traumatizado com toda a situaçao faça-lhe muitas festinhas muitos abraços e fale muito com ele num tom alegre e calmo. e com sorte e paciencia um dia ele o ira aceitar de volta.
Pois ele está como medo do dono, isso só irá reforçar mais o medo e o pavor do cão.

As coisas são recente... acho que é dar tempo ao tempo, deixar com que o cão sinta a vontade, não forcar as situação é muito importante.

Tambem e' verdade secalhar precisa de dar tempo e ter calma mas quando vir a coisa a começar melhorar, lentamente ir-lhe fazendo muitas festinhas e etç tal como referi em cima :)
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta dez 30, 2009 2:55 pm

AlexandreMqs Escreveu:
Pois ele está como medo do dono, isso só irá reforçar mais o medo e o pavor do cão
.

Exacto, as vezes o melhor (se o caso for mesmo medo do dono) é deixa-lo estar, não forçar nada, aja calmamente sem movimentos bruscos, passe muitoooo tempo "ao pé" do cão, e vá pouco a pouco ganhando a sua confiança, fale-lhe calmamente, deixe que seja ele a procura-lo e sempre que o fizer de-lhe então uma festinha de preferência no queixo, e uma recompensa (um biscoito, etc.)...
Última edição por n3ka em quarta dez 30, 2009 2:58 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos</p>
Juse

quarta dez 30, 2009 2:55 pm

"Vigor escreveu:
Concordo com Melanie77 acho que neste caso, o mais indicado sera' ter paciencia embora seja dificil porque quer o carinho do seu cao de volta mas ele ficou traumatizado com toda a situaçao faça-lhe muitas festinhas muitos abraços e fale muito com ele num tom alegre e calmo. e com sorte e paciencia um dia ele o ira aceitar de volta.

Pois ele está como medo do dono, isso só irá reforçar mais o medo e o pavor do cão. "

Pois estou exactamente com essa dúvida!
Sempre que lhe vou dar carinho ele parece muito assustado e só recebe o carinho porque se mostra submisso e com medo de represalias... Acho mesmo que ele não gosta nada do carinho que lhe dou, ou que tente brincar com ele desde o tal dia.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta dez 30, 2009 2:59 pm

Desculpe a insitência, mas não há por perto nenhuma clinica ou vet que faça urgencias???
O medo pode ser provovado por dores! Não quero ser alarmista, mas mais vale prevenir que remediar. Esperar até dia 11 é muito tempo e se ele piora???
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Vigor
Membro Júnior

quarta dez 30, 2009 3:00 pm

n3ka Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
Pois ele está como medo do dono, isso só irá reforçar mais o medo e o pavor do cão
.

Exacto, as vezes o melhor (se o caso for mesmo medo do dono) é deixa-lo estar, não forçar nada, aja calmamente sem movimentos bruscos, passe muitoooo tempo "ao pé" do cão, e vá pouco a pouco ganhando a sua confiança, fale-lhe calmamente, deixe que seja ele a procura-lo e sempre que o fizer de-lhe então uma festinha de preferência no queixo...
Talvez nao me tenha feito entender como queria e bem alertado pelos outros participantes, tal como AlexandreMqs e a N3ka referiram a calma e dar tempo ao animal possa vir a revelar-se um factor importante, quando vir melhorias no comportamento e uma aproximaçao começe entao a dar.lhe mais festinhas mais abraços e etç nao de forma desenfreada. espero que a situaçao melhore abraços.
Juse

quarta dez 30, 2009 3:12 pm

Vigor Escreveu:
n3ka Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
.

Exacto, as vezes o melhor (se o caso for mesmo medo do dono) é deixa-lo estar, não forçar nada, aja calmamente sem movimentos bruscos, passe muitoooo tempo "ao pé" do cão, e vá pouco a pouco ganhando a sua confiança, fale-lhe calmamente, deixe que seja ele a procura-lo e sempre que o fizer de-lhe então uma festinha de preferência no queixo...
Talvez nao me tenha feito entender como queria e bem alertado pelos outros participantes, tal como AlexandreMqs e a N3ka referiram a calma e dar tempo ao animal possa vir a revelar-se um factor importante, quando vir melhorias no comportamento e uma aproximaçao começe entao a dar.lhe mais festinhas mais abraços e etç nao de forma desenfreada. espero que a situaçao melhore abraços.
Vou tentar dessa forma. Vou continuar a passar tempo perto dele mas de agora em diante vou apenas lhe dar comida e o levar a rua antes de dormir. Apenas lhe toco se ele der sinal que pretende que eu me aproxime.
Juse

quarta dez 30, 2009 3:20 pm

Minuxa Escreveu:Desculpe a insitência, mas não há por perto nenhuma clinica ou vet que faça urgencias???
O medo pode ser provovado por dores! Não quero ser alarmista, mas mais vale prevenir que remediar. Esperar até dia 11 é muito tempo e se ele piora???

Vou ver o que existe por aqui perto. Tenho pessoas a quem posso perguntar...
Responder

Voltar para “Cães”