Golden Retriever - Ajuda!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mcharata
Registado: sábado jan 02, 2010 6:02 pm

sábado jan 02, 2010 6:17 pm

Boas,

Antes de mais aproveito para congratular todos os participantes deste forum.

A razão pela qual procurei este forum não foi a melhor...Tenho uma cadela Golden Retriever com 2 meses pura, mas ao fim de uma semana ficou doente.

A cadela de seu nome Kitty está com diarreia e com sangue nas fezes, no entando a cadela continua com um apetite "foraz" e muito brincalhona.

Assim que me apercebi do problema leveia de imediato ao veterinario tendo sido medicada a antibiotico...mas sem sucesso. Passados dois dias voltou ao veterinario tendo sido medicado um desparasitante e Flagil.

Segundo a veterianária só hoje à noite é que vai poder iniciar a nova medicação.

Não estou aqui à procura de diagnosticos mas sim de partilha de experiencias pois estou bastante preocupado com a saúde da Kitty.

Ao ler este forum já aprendi que cometi alguns erros:
- Sem todas as vacinas a cadela não deve ir à rua (apenas tem a primeira, a segunda deveria ter sido dada hoje mas a veterinaria não aconselhou)
- alimentação rigida a ração (dei-lhe algumas refeições cozinhadas)
- alterei a ração de royl canin para Purina Junior

Caso alguém tenha tido um problema identico agradecia que partilha-se pois preocupa-me o facto de andar a experimentar medicação.

Saudações caninas e bom ano 2010!

Márcio Charata
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sábado jan 02, 2010 6:35 pm

O criador não lhe disse?

Que o cão não podia ter contacto com a rua, sem ter a vacinação completa?

Que não podia trocar a alimentação?

Qual era a marca que o cão comia e como deveria ser feita a troca, caso desejasse trocar?

Normalmente, estas indicações até são dadas por escrito.

Agora é seguir os conselhos médicos, e aguardar.
Última edição por sitiodosanimais em sábado jan 02, 2010 6:45 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, </p>
nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

sábado jan 02, 2010 6:44 pm

Não sei o que lhe cozinhou mas não é "proibido" dar comida cozinhada por nós aos nossos animais. Dá é trabalho e corremos o risco de não conseguir atender a todas as necessidades nutricionais de que o cão necessita. E claro, não é toda a comida que se pode dar e NUNCA dar restos ou comida estragada.
Quanto á diarreia, não sei o que o vet lhe disse em relação á alimentação mas não sei se deveria continuar a dar ração normalmente pois a diarreia pode ser até provocada por uma intolerância á nova ração ou a algum ingrediente que ela contenha.
Tenho um labrador, quando ele tinha cerca de três meses também teve uns dias de diarreia e o meu vet disse-me que parasse a ração e lhe cozesse arroz e um bocadinho de frango de preferencia a parte do peito por não ter ossos e ser menos gorda. Tudo sem sal. E ao fim de 2/3 dias desta dieta voltou tudo ao normal e pude continuar a dar ração normalmente.
Em relação á vacina é um risco muito grande ir com o cão é rua sem ter a vacinação completa, pode apanhar imensas doenças muitas delas fatais para cachorros de tão poucos meses.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

sábado jan 02, 2010 6:55 pm

O meu rafeirão teve até aos 4/5 meses sem ser vacinado (a antiga família era muito responsável, como se pode ver), tivemos imensa sorte.
Boa sorte com isso também.
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
mcharata

sábado jan 02, 2010 7:18 pm

Boa noite,

Muito obrigado pela rapidez nas respostas.

O criador não me disse que cuidados deveria ter pelo que fui seguindo as indicações da minha namorada que sempre teve cães rafeiros...mas já percebi que os cuidados nestes tipos de cães nada tem a ver.

Quando escrevi sair à rua não mencionei que não vivo em cidade mas sim no campo, mas já aprendi que devo esperar para que ela tenha as facinas em ordem para poder sair.

Um muito obrigado a todos pelas respostas.

Márcio Charata
nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

sábado jan 02, 2010 7:27 pm

Mas sabe que um cão é um cão e creio que tanto um rafeiro como um cão de raça não podem sair á rua sem ter o plano de vacinas completo.
A minha avó a última vez que teve um rafeiro e pensou que talvez por ser rafeiro as vacinas pudessem ficar para segundo plano, o bichinho morreu com 2 meses e meio com parvovirose (e creio que não é assim que se escreve ). E ela também vive numa quinta. Os cuidados a ter com um cachorro são imensos e então com as vacinas!
Boa sorte com a cadela e rápidas melhoras.
mcharata

sábado jan 02, 2010 7:29 pm

Muito obrigado pelos esclarecimentos Nars.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sábado jan 02, 2010 7:35 pm

mcharata Escreveu:Boa noite,

O criador não me disse que cuidados deveria ter pelo que fui seguindo as indicações da minha namorada que sempre teve cães rafeiros...mas já percebi que os cuidados nestes tipos de cães nada tem a ver.

Quando escrevi sair à rua não mencionei que não vivo em cidade mas sim no campo, mas já aprendi que devo esperar para que ela tenha as facinas em ordem para poder sair.

Márcio Charata
Não? :? que raio de criador era esse? (até tenho medo da resposta... :roll: )
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

sábado jan 02, 2010 7:35 pm

mcharata Escreveu:O criador não me disse que cuidados deveria ter pelo que fui seguindo as indicações da minha namorada que sempre teve cães rafeiros...mas já percebi que os cuidados nestes tipos de cães nada tem a ver.
Como assim?? :?

E já agora o que é que a sua cadela tem ao certo?

Gasteroenterite hemorrágica? Parasitas?

Melhoras para a pequena!
<p>Cumprimentos</p>
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

sábado jan 02, 2010 7:43 pm

Márcio Charata
Os cuidados a ter são os mesmo, mas, infelizmente, tem se vindo a sofrer a deterioração de determinadas raças, originando fraquezas. Como por exemplo, o pastor alemão em que existe uma percentagem significativa de população com displasia da anca, sendo assim importante a selecção de um bom criador.
Por isso, é que por vezes se ouve o mito "que os rafeiros são mais fortes", também porque não existe a situação de consanguinidade que existiu (e continua, por vezes a existir) na selecção dos cães.
Se virem um pug de à 100 anos e um agora, ficam chocados, ou um bulldog, por exemplo.
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
mcharata

sábado jan 02, 2010 7:55 pm

Boas

N3ka a cadela foi entregue em 5 minutos, não vou culpar o criador porque só me posso culpar a mim mesmo...deveria ter procurado informação antes...mas enfim.

O criador até aparece nas revistas da especialidades, pareceu-me ser uma pessoa de confiança, simplesmente eu deveria ter informado-me melhor.

Quanto ao problema da cadela, não sei, pois a veterinaria não me disse pois ela também não sabe. Agora se a cadela amanha não melhor vai voltar ao veterinario com amostra das fezes.

Já li muito na net sobre este tipo de problemas, muitos falam em parvovirose mas a cadela não apresenta os sintomas (vomitos, falta de apetite e depressão), até por sinal a cadela continua normal cheia de energia e cheia de apetite.

Obrigado
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado jan 02, 2010 8:02 pm

omegaa Escreveu:

Márcio Charata
Não? :? que raio de criador era esse? (até tenho medo da resposta... :roll: )
mcharata Escreveu:...a cadela foi entregue em 5 minutos, não vou culpar o criador porque só me posso culpar a mim mesmo...
...
Com toda a razão, omegaa... 8) 'Tá-se mesmo a ver, n'é?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

sábado jan 02, 2010 8:04 pm

Hum... mcharata, volte mesmo de novo ao vet e entregue a amostra das fezes.

Se possível, e visto que ainda não esta muito familiarizado com a raça que adquiriu e com os cuidas que um cão em geral requer, entre em contacto com o criador e peça-lhe conselhos... e não se esqueça que existe imensos livros à venda sobre cães e sobre a raça em especifico.

Boa sorte com a cadela e depois diga algo por favor! :wink:
<p>Cumprimentos</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado jan 02, 2010 8:13 pm

mcharata Escreveu:Boas

N3ka a cadela foi entregue em 5 minutos, não vou culpar o criador porque só me posso culpar a mim mesmo...deveria ter procurado informação antes...mas enfim.

O criador até aparece nas revistas da especialidades, pareceu-me ser uma pessoa de confiança, simplesmente eu deveria ter informado-me melhor.
Se esse "criador" até lhe foi levar a cadela à porta, olhe que não é de confiança, não. Publicar anúncios nas revistas da especialidade também não garante nada, pois a publicidade não passa pelos redactores dessas revistas. Desde que tenha dinheiro para pagar o espaço, qualquer um pode anunciar nelas seja o que for.
Quanto ao problema da cadela, não sei, pois a veterinaria não me disse pois ela também não sabe. Agora se a cadela amanha não melhor vai voltar ao veterinario com amostra das fezes.

Já li muito na net sobre este tipo de problemas, muitos falam em parvovirose mas a cadela não apresenta os sintomas (vomitos, falta de apetite e depressão), até por sinal a cadela continua normal cheia de energia e cheia de apetite.

Obrigado
A veterinária pode não lhe ter dito que sabia o que a cadela tem, mas pelo que receitou vê-se bem que suspeita de um certo tipo de parasitas que não cede aos desparasitantes habituais. E a análise às fezes servirá para confirmar essas suspeitas, uma vez que a maior parte dos parasitas depositam ovos e cistos nos intestinos do animal que parasitam, os quais são depois expelidos juntamente com as fezes.

Portanto, aguarde, às vezes os parasitas levam tempo a ser mortos pelos medicamentos específicos. E o facto de surgirem laivos de sangue na fezes da sua cadela não significa forçosamente que esteja com parvovirose ou outra doença igualmente temível. É comum sugirem quando as infestações são maciças, o que também desmente a qualidade desse "criador" que lhe vendeu um animal tão parasitado.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado jan 02, 2010 9:52 pm

A cachorra deveria obrigatóriamente ter sido entregue desparasitada.
Não hesitem, quando vierem os resultados da análise das fezes, se realmente acusar parasitas, mostrar ao criador e pedir satisfações. Eu pessoalmente levava também a factura do vet e obrigava a pagar. E se ele protestasse, só lhe dizia que ia fazer uma bela publicidade dele, onde quer que eu fosse.
E é um criador ou é um intermediário, daqueles que em 15 dias nos entrega um cão seja de que raça for?
Você viu o canil, viu a mãe, a ninhada, ou só viu a cadela nas mãos de quem lha vendeu?
O último criador onde fui, há já uns anos apresentava despistes de várias doenças e os animais que vendia eram vistos pelo vet. Viu alguma prova de que a cadela é saudável?
Ele falou de alguma garantia?
Responder

Voltar para “Cães”