Bom dia!
A minha cadela teve filhos no final de Novembro e esteve sempre em contacto com o macho (até há 1 semana atrás, altura em que foram separados, porque este começou a ficar agressivo com as crias).
Como não podemos ter outra ninhada de cães, estamos preocupados com a possibilidade da cadela ficar novamente grávida ou até de já estar.
Embora pelas minhas contas o próximo cio só deva ocorrer este mês ou no próximo, não queria fiar-me em conjecturas. É possível a cadela já estar grávida?
A veterinária agendou a esterilização para a próxima semana, mas a cadela ainda está lactante e tenho receio que seja prejudicial. Vou consultar outro veterinário, mas também queria ouvir a vossa opinião, que devem ter muito mais experiência nisto que eu.
Obrigado.
Cadela lactante pode engravidar? Ser esterilizada?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Os cachorros por esta altura já deverão ter começado a comer, portanto mesmo que a cadela seja esterilizada e fique sem leite, ou por razões óbvias, não os possa alimentar, não há problema.
Se o vet marcou a esterilização para a semana que vem, ele certamente saberá se é prejudicial ou não, ele não ia arriscar uma cirurgia se houvesse perigo para a cadela.
A meu ver só faz é bem.
Se o vet marcou a esterilização para a semana que vem, ele certamente saberá se é prejudicial ou não, ele não ia arriscar uma cirurgia se houvesse perigo para a cadela.
A meu ver só faz é bem.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Sim, a cadela foi ontem separada dos filhos, porque tinha algumas feridas nas mamas. Os cães comem ração e, caso seja necessário, complementamos com leite.
O que está em causa é mesmo o perigo de já estar grávida e a saúde da cadela. A veterinária tem as melhores das intenções, mas os profissionais de todas as áreas cometem erros, por vezes.
O que está em causa é mesmo o perigo de já estar grávida e a saúde da cadela. A veterinária tem as melhores das intenções, mas os profissionais de todas as áreas cometem erros, por vezes.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Não. A veterinária sabe que uma cadela só engravida com o cio, se a cadela pariu em Novembro ... Coisa que o myself11 também deveria saber.
Eu se tiver duvidas em relação ao que diz o veterinário que assiste os meus cães mudo de veterinário.
Eu se tiver duvidas em relação ao que diz o veterinário que assiste os meus cães mudo de veterinário.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
Não fui incorrecto, nem indelicado e sinceramente não percebo a agressividade da sua resposta. Não sou ignorante e sei que uma cadela só engravida com o cio. Mas tenho 9 cachorros em mão a quem estou a tentar arranjar dono (apesar da cadela não ser minha) e estou um bocado paranóico/preocupado com a possibilidade de outra gravidez.kitten Escreveu:Não. A veterinária sabe que uma cadela só engravida com o cio, se a cadela pariu em Novembro ... Coisa que o myself11 também deveria saber.
Como disse acima, irei consultar outro veterinário, obviamente. Não obstante, um fórum da internet serve para obter esclarecimentos e trocar informações, não para descarregar as frustrações em quem procura auxílio.
Myself11, a cadela não está grávida, com certeza. Mesmo que o cão tivesse tentado montá-la, ela própria não terá aceitado a cópula, pois só bem entrada no cio é que o faz.
Não há vantagem em consultar outro vet, pois, mesmo que esteja grávida, o médico ainda não pode sentir os fetos à apalpação e penso que nem num RX já se verão. Talvez numa ecografia, mas para quê fazê-la, perante uma tal incerteza? Eu sei que o dinheiro é seu e faz com ele o que quer, mas é uma despesa inútil...
Se estivesse no seu lugar, eu optaria por seguir com a esterilização e não me preocuparia mais com a questão de uma gravidez que com certeza não existe.
Não há vantagem em consultar outro vet, pois, mesmo que esteja grávida, o médico ainda não pode sentir os fetos à apalpação e penso que nem num RX já se verão. Talvez numa ecografia, mas para quê fazê-la, perante uma tal incerteza? Eu sei que o dinheiro é seu e faz com ele o que quer, mas é uma despesa inútil...
Se estivesse no seu lugar, eu optaria por seguir com a esterilização e não me preocuparia mais com a questão de uma gravidez que com certeza não existe.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Não fui incorrecta nem indelicada e se o myself11 sabe que uma cadela só engravida com o cio a que propósito iria este engravidar sem cio?myself11 Escreveu:Não fui incorrecto, nem indelicado e sinceramente não percebo a agressividade da sua resposta. Não sou ignorante e sei que uma cadela só engravida com o cio. Mas tenho 9 cachorros em mão a quem estou a tentar arranjar dono (apesar da cadela não ser minha) e estou um bocado paranóico/preocupado com a possibilidade de outra gravidez.kitten Escreveu:Não. A veterinária sabe que uma cadela só engravida com o cio, se a cadela pariu em Novembro ... Coisa que o myself11 também deveria saber.
Como disse acima, irei consultar outro veterinário, obviamente. Não obstante, um fórum da internet serve para obter esclarecimentos e trocar informações, não para descarregar as frustrações em quem procura auxílio.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques
Porque não tenho absoluta certeza do mês em que a cadela teve o último cio (pelas contas, finais de Agosto/inícios de Setembro) e porque a veterinária levantou a hipótese de ela estar grávida. Provavelmente fez confusão com as datas e deixou-me em stress.
Mas sim, pensando racionalmente e se a maternidade não alterar os ciclos do cio, é impossível ela estar grávida.
Vou agendar a esterilização com calma, para quando a cadela já não estiver lactante.
Obrigado pelas respostas.
Mas sim, pensando racionalmente e se a maternidade não alterar os ciclos do cio, é impossível ela estar grávida.
Vou agendar a esterilização com calma, para quando a cadela já não estiver lactante.
Obrigado pelas respostas.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Mesmo que estivesse grávida, não haveria problema em esterilizar. É prática comum a esterilização como método para uma interrupção de gravidez.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Sim, claro, o meu receio é que seja prejudicial à cadela por esta ainda estar a dar leite.texuga Escreveu:Mesmo que estivesse grávida, não haveria problema em esterilizar. É prática comum a esterilização como método para uma interrupção de gravidez.