Esplanada... posso ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sábado set 27, 2003 10:59 pm

Boas!!!

Hoje saí com o meu Golias (como costumo...) levando sempre à trela, fui a um café com esplanada sem delimitação (sem cordoes em volta... correntes ou algo semelhante) esse café encontra-se num jardim publico, quando estava la com o meu cão fui abordado pelo dono do café dizendo que não poderia ali estar, isto claro de uma forma arrogante, achei isso um pleno disparate pois, não só o cão estava com trela como é um cão que simplesmente se deita à beira da mesa.

Como é a lei em relação às esplanadas? Posso lá estar com o meu cão ou não? relembro que não havia qualquer sinal de proibição e que a esplanada é exterior não tem delimitações!!!!Se puder agradecia que me encaminhassem para o decreto lei se não... gostaria à mesma de saber qual a lei.

Abraços,

Arcanjo
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

domingo set 28, 2003 2:00 am

Esplanada em jardim publico axo k n há problemas de maior, so msm a má vontade dos donos dos cafés... penso eu de k!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo set 28, 2003 7:41 pm

Atirando para o ar.... se o café paga por esse espaço então tem direitos sobre ele. Mas deveria ter lá um aviso...

Mas em esplanadas nunca vi ninguém a ter problemas... Mude de café...
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 28, 2003 10:37 pm

Boas!!!

yup KROZ é isso que tenciono fazer... mas mesmo assim gostaria de saber... pois voltava lá... pelo menos para o "avisar" da mesma maneira "educada" com que ele me "ordenou" para sair!!!

Abraços!!!

Arcanjo!!!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo set 28, 2003 11:11 pm

há tempos, fui a um restaurante com esplanada. as empregadas olhavam para os cães como se fossem feras. ainda bem que eu estava num piso "inferior". assim foi mais fácil, "atirarem" com a comida :roll: :roll: voltei a 2ª vez. tive de me ir embora porque os cães são proibídos. a esplanada estava, apenas, a ser frequentada pelos bêbados lá do sítio. num outro restaurante-esplanada, fartei-me de esperar pelo empregado até que decidi entrar. este perguntou-me se eu não queria ficar no restaurante propriamente dito. quando lhe falei nos cães, disse que ia perguntar ao patrão. ao fim de "horas", veio este com a lista que me foi "atirada" como a um cão. fui-me logo embora. hoje, fui`ao café da praia que tem esplanada. a empregada estava toda derretida com a educação dos cães. sentavam mal os mandava. o "verniz" deles estalou quando me sentei na esplanada. por ali andam montes de cães vadios. eu costumo pôr as trelas debaixo da perna da cadeira. estes doidos, mal vêem outros cães, passam-se. estava a ver quando arrastavam a cadeira e eu me tornava numa forista voadora :oops: :oops:
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 29, 2003 12:10 pm

Não sei se está implicito em alguma lei ou não, mas uma esplanada pode recusar a permanencia de cães desde que tenha o sinal de "proibido animais".

Pensem bem, que sentido teria existir essa sinalização se fosse proibido por lei a entrada de animais em establecimentos e esplanadas?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda set 29, 2003 12:38 pm

Boas,
Já ouvi dizer que os cães não podem entrar em todo o sitio em que sejam vendidos produtos alimentares, o mesmo se aplica a cafés, restaurantes, minimercados, etc.
O facto é que muitas das esplanadas nem sequer têm licença, o que faz com que seja considerada via pública.
Agora se têm licença, para todos os efeitos é parte, embora externa do mesmo. O que faz com que as mesmas leis se apliquem. Penso eu.
Embora a grande maioria aceite cães, desde que não incomodem os restantes clientes. Acho que tb faz parte da nossa educação perguntar sempre antes de impor o nosso animal seja a quem for, eu pergunto sempre da primeira vez em que levo a minha Lua seja onde for, das seguintes não.
Mas isto é só aquilo que eu penso, porque não conheço as leis, aliás sei só a parte do meu 1ª parágrafo.

Isabel
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 29, 2003 1:27 pm

Boas....

Respondendo à isabelnobre... sim eu tb costumo perguntar se posso ou não... mas aqui o caso era diferente visto que já tinha perguntado à algum tempo mas infelizmente para mim e tb para eles (não ponho lá mais os pés) a gerência mudou.
Este caso que me aconteceu foi um pouco pior, não foi só a má educação da BESTA mas sim também o facto de só depois de ter pedido e ter pago 7Euros (por 4 cafés um carioca de limão e uma agua da pedras) é que me veio dizer.....pois se me tivesse dito antes nao tinha visto um chavo!!!!
O que essa BESTA alegou foi que o cão (devido ao tamanho dele) um Dogue Alemão assustava as pessoas....mas o engraçado é que pelo contrário ele até atrai as pessoas pois muitas delas nunca tinham visto um cão assim... e ninguem tem medo dele (isso não sei porquê...)quando saí felizmente ouve quem não gostou e disse se era preciso ser socio para ali estar (outros clientes...)
Como disse gostaria de saber como é a lei pois assim voltava lá so para o informar "educadamente".
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

segunda set 29, 2003 7:01 pm

Ola,
tenho dois caes, um dos quais eh um pastor alemao cruzado com pastor de beauce, que como devem calcular, assusta um pouco :cry: , no entanto, eh o cao mais meigo e menos agressivo que ja tive.
apresento aqui a minha resposta so para lembrar q nem todos os donos de "cafes" sao assim BESTAS cm esse. costumo frequentar uma esplanada a beira mar com esse meu cao, que tem inclusivamente delimitaçoes em vidro com placas a avisar que n sao permitidos caes.
apesar disso, levo o meu cao para la, sem qq problema, o que eh optimo para ele e para mim! os empregados ate lhe trazem agua ;)

cada caso eh, portanto, um caso!

Cumprimentos a todos, ;)
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda set 29, 2003 8:11 pm

Tal como disse em cima, também não conheço as leis, agora se o sr foi mal educado para consigo, acho bem que sim que se informe e que assim muito "polite" lhe dÊ a dica, e qd passar por esse café passe bem perto e diga bom dia!
Fica sempre bem uma chapada de luva branca! 8)

Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda set 29, 2003 8:49 pm

isabelnobre Escreveu: Tal como disse em cima, também não conheço as leis, agora se o sr foi mal educado para consigo, acho bem que sim que se informe e que assim muito "polite" lhe dÊ a dica, e qd passar por esse café passe bem perto e diga bom dia!
Fica sempre bem uma chapada de luva branca! 8)

Isabel
Meus queridos... Se a Esplanada não faz parte do edificio do estabelecimento, ou seja, está na via pública como muitas neste belo país, há uma coisa mais bonita. Se têm o vosso cão registado na junta de freguesia e com as vacinas em dia... LIVRO DE RECLAMAÇÕES.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda set 29, 2003 10:58 pm

Dentro dos cafés, nem tento sequer.
Agora nas esplanadas, que na maioria estão na via pública, nem pergunto. Assento o dito cujo na cadeira e o cão fica ao lado. Até agora, nunca me disseram nada. Mas os meus caes são um pouquito mais pequenos ;)
Agora... depois de pagar e vir com a conversa???? Ganda barrete!
Lamento não saber a lei, mas suponho que o Vasco tenha razão. Pedir o livro de reclamações ás vezes faz pequenos milagres, outras cenas de pancadaria. Mas também duvido que, se desse para isso, com um cãozito tão pequeno ao seu lado, ele tivesse esse atrevimento ;)
Experimente, para a próxima. Só para ver se o tal é tão valente assim como aparenta :p
Isabel
Angelfish
Registado: quinta mar 20, 2003 1:41 am

segunda set 29, 2003 11:01 pm

CasadeAnaval Escreveu: Meus queridos... Se a Esplanada não faz parte do edificio do estabelecimento, ou seja, está na via pública como muitas neste belo país, há uma coisa mais bonita. Se têm o vosso cão registado na junta de freguesia e com as vacinas em dia... LIVRO DE RECLAMAÇÕES.
Obrigado CasadeAnaval, esta é a informação mais agradável que recebi nos últimos tempos.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 30, 2003 8:14 am

Ora aqui está uma boa questão para colocar ao Advogado da Arca!!
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

terça set 30, 2003 8:26 am

Bom dia a todos

Eu para não fugir à regra sou mais uma leiga em legislação, mas suponho que o café para ter a dita esplanada, deverá ter obrigatoriamente algum tipo de concesão ou licença camarária, que lhes dê direitos (e deveres) sobre o espaço...ou não??
De qualquer forma com isto se vê que há gente que faz mais juz à designação de bestas que os pobres animais. ?
Beijocas
Responder

Voltar para “Cães”