Golden Retriever .. Meu primeiro cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ego23
Membro
Registado: quarta fev 03, 2010 3:06 am

quinta fev 04, 2010 1:32 am

Olá meus amigos!

Bem esta é a primeira vez que vos escrevo (também tenho somente 1 dia de utilizador registrado) mas ultimamente tenho ficado horas aqui no fórum a consultar tudo o que diz respeito aos nossos amiguinhos de 4 patas, e passo a explicar o porquê:

Vou adquirir um Golden Retriever o qual só deverá chegar em finais de Junho, isto porque primeiro pesquisei na minha zona todos os criadores existentes e claro, aqueles que teriam neste momento previsto o acasalamento e posterior ninhada de Golden's. Poderia ter adquirido, mais barato em lojas ou até em "criadeiros" (aprendi aqui o termo) :wink: mas como é óbvio, as garantias são poucas ou nenhumas (óbvio agora que já li montes de tópicos sobre isso).

Pois bem, agora no inicio de março vou também mudar de casa para que o meu futuro amiguinho tenha espaço (e também porque consegui uma casita mais em conta, maior e nova (estranho não é?) .. lol).

Após infindaveis pesquisas sobre a melhor alimentação (vou ficar pela Acana ou Arden Grange), metodos de adestramento (digamos que ja tenho videos e material escrito que davam para me tornar um verdadeiro pro nisto .. lool), escovas para o pêlo (quem é que se lembra disto faltando tanto tempo pra ter o animal comigo .. enfim), veterinários, etc, continuo com algumas dúvidas (estas parecem nascer tipo ervas daninhas) e em Portugal (sim porque estou em frança) tinha um pastor alemão, um rafeirinho e mts gatos (em casa dos meus pais), ou seja, apesar de sempre ter convivido com animais, agora vou ter um meu, só meu (e da minha companheira, bah) e estou com dúvidas apesar de ter encontrado diversas respostas na web para elas, gostaria que me ajudassem, pois as opinioes/conselhos aqui (pelo que tenho visto) são excelentes.

Passo a enumerar:

- O temperamento do Golden Retriever é linear, ou seja, aceita bem quem chega, como bébé, novos animais, etc?

- É um cão que adquire ensinamentos facilmente?

- Existe algo que tenha que ter particular atenção nesta raça (excepto as doenças)?

- E por fim deixo aqui o link dos pais do meu futuro amiguinho (e também do criador) para que me possam dar uma opinião por aquilo que vêem somente através do site http://www.latribudaresia.com/portee2010prunelle.html (é francês espero que não seja retirado)

Desde já agradeço a todos pela atenção dispensada e por todos os outros tópicos criados que já me ajudaram bastante.

P.S: De referir que vou ao criador dentro de pouco tempo, no entanto não vou poder ver o Pai pois este pertence a um outro criador. Acham que por isto (o facto de não poder ver os 2 progenitores) já será razão para não adquirir o animal? De referir que me puseram à vontade de ir ao outro criador ver o pai, mas aqui entra aquela historia "será que são mesmo filhos dele?". A mim parece-me um criador de confiança mas gostava da vossa opinião.
Última edição por ego23 em sexta fev 05, 2010 2:47 am, editado 1 vez no total.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta fev 04, 2010 1:54 am

Boa noite!!

Eu de Goldens não sei quase nada... Não é uma raça que me interessa minimamente...

O facto de o criador não ter o pai da ninhada em casa para mim até é um ponto positivo! Quer dizer que procurou equilibrar os defeitos da cadela com um macho que os colmatasse, tentando assim melhorar a raça. Pelo que vi da pagina parece me que são bastante transparentes na criação que fazem. E tem a hipótese de ir visitar o macho, coisa que nem sempre acontece, pois muitas vezes as cruzas são efectuadas com animais residentes no estrangeiro. Cruzar com um macho da casa qualquer um faz... É o mais fàcil!!

Quanto à questão de "serem mesmo filhos dele"... E se o cão fosse residente no canil, tinha mais certezas que os canitos eram filhos dele? Aqui entra a sua confiança no criador que escolheu, nos conhecimentos que ele demonstrou, na disponibilidade que mostra ter para o ajudar com o seu cachorro.... E a isso só você pode responder... ;)

Ahh.. e quanto à aceitação de coisas novas, como pessoas e bébés... Como qualquer outra raça, depende da socialização e educação que lhe derem.. ;)
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta fev 04, 2010 1:59 am

E jà agora porque não experimenta o forum da raça? Deve conseguir uma ajuda mais especializada... ;)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=135
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
ego23
Membro

quinta fev 04, 2010 3:44 am

ana_link Escreveu:E jà agora porque não experimenta o forum da raça? Deve conseguir uma ajuda mais especializada... ;)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=135

Olá Ana, sim já passei por ai também. A razão principal em ter colocado novo tópico foi pq lá não encontrei tudo (pode também ter sido falta de atençao) o que aqui expus. Mas agradeço a sua resposta. :wink:
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

quinta fev 04, 2010 10:29 am

ego23 Escreveu: Passo a enumerar:

- O temperamento do Golden Retriever é linear, ou seja, aceita bem quem chega, como bébé, novos animais, etc?

- É um cão que adquire ensinamentos facilmente?

- Existe algo que tenha que ter particular atenção nesta raça (excepto as doenças)?
Ao escolher um Golden está a garantir uma elevada probabilidade de obter um cão que aceita muito bem quem chega, bebés e novos animais. A tendência da raça é essa, mas lembre-se que há variação temperamental de indíviduo para indivíduo. Assim, você não tem garantida essa caracteristica ao escolher a raça, apenas aumenta a sua probabilidade. Para ter a certeza, só vendo o temperamento do cão, que de qualquer forma ainda não estará 100% definido enquanto for bebé, mas a partir das 6 semanas já começa a ter uma ideia.

Sim, é uma raça com propensão a aprender muito bem. Stanley Coren coloca-o em 4º na sua lista de obediência para o trabalho, embora estas listas sejam extremamente subjectivas. De qualquer forma, a maioria dos Goldens adora aprender.

Particular atenção, na minha opinião, à correcta sociabilização e estimulação do cão. Um cão de trabalho precisa de tarefas para desempenhar. Faça desporto com ele (enquanto cachorro não exagere neste ponto), ensine-o a transportar coisas... Enfim, faça com que ele se sinta útil.

Em relação à qualidade do criador a recomendação que lhe dou é que fale muito e muitas vezes com ele. Faça perguntas sempre.

Boa sorte.
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
Balthazar
Membro Júnior
Registado: sexta ago 08, 2008 11:07 am

quinta fev 04, 2010 10:38 am

Bom dia

A minha experiência com Golden's tem 7 meses...e está a ser maravilhosa!
Posso dizer que aprendem muito rápido, por vezes até assusta a rapidez com que assimilam o que lhes ensinamos.
Com crianças são espectaculares...tenho um filho de 6 anos que faz o que quer dele e quando não faz...o próprio peludo desafia para que faça.

Tenho na familia um Golden mais velho que o meu que fez com que eu adquirisse um também, enquanto a dona esteve grávida, o cão presentia e passava o tempo a lamber a barriga dela, algo digno de ser observar. Depois da bebé nascer tornou-se no seu fiel guardião e é um cumplicidade que só visto.
São lamechas até mais não, doces e meigos até dizer chega e sempre prontos para a brincadeira.

Precisam de espaço para correr e adoram escavar buracos.

Enquanto cachorros adoram roer tudo e posso dizer que nem as quinas dos meus movéis de cozinha escaparam...ele tem acesso á casa toda e ao quintal, anda por onde lhe apetece com moderação dos quartos pois perdem muito pêlo.

Enfim, aconselho vivamente a efectuar a sua aquisição se tiver as condições para o/a ter.

Felicidades
ego23
Membro

sexta fev 05, 2010 2:45 am

Balthazar Escreveu:Bom dia

A minha experiência com Golden's tem 7 meses...e está a ser maravilhosa!
Posso dizer que aprendem muito rápido, por vezes até assusta a rapidez com que assimilam o que lhes ensinamos.
Com crianças são espectaculares...tenho um filho de 6 anos que faz o que quer dele e quando não faz...o próprio peludo desafia para que faça.

Tenho na familia um Golden mais velho que o meu que fez com que eu adquirisse um também, enquanto a dona esteve grávida, o cão presentia e passava o tempo a lamber a barriga dela, algo digno de ser observar. Depois da bebé nascer tornou-se no seu fiel guardião e é um cumplicidade que só visto.
São lamechas até mais não, doces e meigos até dizer chega e sempre prontos para a brincadeira.

Precisam de espaço para correr e adoram escavar buracos.

Enquanto cachorros adoram roer tudo e posso dizer que nem as quinas dos meus movéis de cozinha escaparam...ele tem acesso á casa toda e ao quintal, anda por onde lhe apetece com moderação dos quartos pois perdem muito pêlo.

Enfim, aconselho vivamente a efectuar a sua aquisição se tiver as condições para o/a ter.

Felicidades
Esta sua experiência só me faz ansiar mais pela chegada do meu amiguinho. Mt obg por a ter partilhado cmg (lá vou ter que comprar moveis em metal .. lool) :P
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

sexta fev 05, 2010 9:44 am

o José disse praticamente tudo,

Numa nota mais "leve" - a maioria adora também água, mesmo no Inverno, tenho um de um cliente meu que sempre que o levo a passear se atira para todas as poçinhas de água e lama que encontra pelo caminho, chega a casa numa penúria mas feliz. Aconselho vários toalhetes e toalhas preparadas para essas alturas :wink:

Informe-se adequadamente acerca da socialização, veja se na sua área de residência existem aulas de socialização de cachorros, o período entre as 8 semanas e a 14 semana são cruciais para ensinar um cachorro a crescer sociável e bem ajustado ao ambiente que o rodeia e no qual vai viver. Pessoas, cães, sons, etc.. tudo é importante.

Comece logo a treiná-lo para saber caminhar na trela sem puxar, desde pequenino que custa menos porque quando crescer vai ser um cabo de trabalhos. Lembre-se que cada passo que der com o cão a puxar trenó á frente está a ensiná-lo a puxar. E nada de peitorais :wink:

Ensine-o a redireccionar o desejo de morder para objectos que são próprios. Compre Kongs, e outros brinquedos que mantenham o seu cão ocupado e activo durante as horas de solidão enquanto você não está em casa ou está mas não pode prestar atenção. Limite a liberdade que lhe dá de início para que ele aprenda a não destruir tudo o que vê (típico comportamento de cachorro, explorar o mundo com os dentes) e para que mais tarde possa ter toda a liberdade do mundo.

Começe já a teinar sentas, deitas, ficas e mais importante, chamamentos, para que ele venha sempre quando é chamado independentemente da distracção e/ou ambiente.

Em suma invista todo o seu tempo no próxima ano com o seu lindo companheiro para que possa para o resto da vida, colher os frutos de um relacionamento de pura amizade e companheirismo. Evite castigos e punições físicas, não levam a nada, e não há necessidade de as usar se desde o início se dedicar a ele tanto quanto ele se vai dedicar a si :wink:

Acima de tudo divirtam-se...e muitas felicidades[/img]
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
duartefx
Membro
Registado: quinta jan 01, 2009 8:20 pm

domingo fev 07, 2010 7:21 pm

ego23, recomendo o visionamento deste vídeo:

http://avidadeumgolden.blogspot.com/200 ... milia.html
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo fev 07, 2010 7:46 pm

O ego23 já tá orientado Claudia... é só recebe-lo... :wink:

Ego23 olhe só mais uma coisa, no youtube tem lá videos que nunca mais acabam, meus, da claudia, do fernando silva, do site Dogstardaily, o superbark1, etc, etc, se procurar estes encontra uma rede de ligações com um mundo de outros igualmente bons, ser um bom dono de cão é só querer hoje em dia... :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
ego23
Membro

terça fev 09, 2010 1:10 am

duartefx Escreveu:ego23, recomendo o visionamento deste vídeo:

http://avidadeumgolden.blogspot.com/200 ... milia.html
Já conhecia, mas obrigado. :D
ego23
Membro

terça fev 09, 2010 1:11 am

doglover80 Escreveu:O ego23 já tá orientado Claudia... é só recebe-lo... :wink:

Ego23 olhe só mais uma coisa, no youtube tem lá videos que nunca mais acabam, meus, da claudia, do fernando silva, do site Dogstardaily, o superbark1, etc, etc, se procurar estes encontra uma rede de ligações com um mundo de outros igualmente bons, ser um bom dono de cão é só querer hoje em dia... :wink:
Mais uma vez, o meu muito obrigado.
Responder

Voltar para “Cães”