Para quem acha que o cãozinho pode ir à rua sózinho...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

domingo fev 07, 2010 1:35 pm

zeca2 Escreveu:
quem estudou comportamento canino fui eu e nenhum dos senhores. Portanto é sim um problema comportamental GRAVE
Mais uma infeliz tirada da inenarrável Estanislau... o argumento da autoridade na sua expressão mais autoritária (perdoe-se a redundância). ?
Tirando a parte irónica do Zeca2 gostava realmente de saber qual a licenciatura que a Sra em questão tem e que lhe permite, por exemplo , discordar do dr Nicholas Dodman cujo curriculo é este... http://www.tufts.edu/vet/facpages/dodman_n.html

È que esta historia de "eu estudei comportamento canino" só é aceitável se a pessoa tiver uma LICENCIATURA neste campo...já perguntei anteriormente e a sra nada disse...pergunto de novo. E adiciono que quero saber qual a entidade estatal neste país que a reconhece como treinadora para se guindar acima dos outros foristas...
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

domingo fev 07, 2010 2:38 pm

Claudiaest Escreveu: Inclusivé VÀRIOS estudos do senhor Dodman que está a ser idolatrado de momento (e logo por quem :lol: ) que fez várias intervenções no programa "Pedrigree Breeds" da BBC e falou contra a criação e que na altura vocês todos ficaram irados e disseram que o senhor não percebia nada do que dizia.
Giro, estive a (re)ver a treta do PDE e o "senhor" (na realidade Professor Catedrático ...) Dodman não aparece em lado nenhum. Ai, ai, já baralha tudo :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

domingo fev 07, 2010 3:30 pm

LuMaria Escreveu:Sou uma aprendiz nestas andanças dos maravilhosos cães. Que relação há entre o cão que caça e come e o cão que ataca crianças. Um caçador nato é um animal que ataca tudo o que mexe?
A minha cadela caça aves e nunca a vi caçar mais nada. E se a ave vier para dentro de casa, debaixo da minha vista nem lhe toca.
Ela tem um problema comportamental grave? De hoje para amanhã vai começar a caçar crianças?
Vou tentar responder. Não não quer dizer que por caçar aves vai começar a caçar crianças. Existe uma correlação entre tamanho, presa e caça. Passo a explicar, e desta feita uso um exemplo. Fui chamada há 3 anos atrás para analisar o caso de um montanha dos pirinéus que tinha mordida uma criança de 4 anos. Viemos a saber depois de várias análises com a família que o que as crianças faziam era despoletar o sentido de caça no cão. As crianças eram bastante mais pequenas que o cão, corriam e gritavam com as mãos no ar enquanto o cão as perseguia. Era uma brincadeira inocente até eu explicar o que estava a acontecer. O cão quando confrontado com aquele comportamento agia de acordo com a sua estimulação interna. Perseguia algo que se assemelhava a uma presa. Isto não quer dizer que ele fosse matar e comer a criança, para o cão era um jogo, mas um muito perigoso.

Tenho outros casos, como de um Dobermann que matava coelhos, gatos e cabras e passado 6 anos começou a atacar os cães que moravam com ele. Chegou a partir o pescoço a um, e a atacar as patas e estomago de outro. Isto era tudo instinto de caça.

Portanto para responder à sua questão, tudo tem que ser analisado dentro de um contexto. Mas se um cão mata e come gatos é considerado um problema grave que deve ser tomado em controle desde logo, até porque o facto de um cão matar um gato é tão grave como um cão matar outro cão.

Deixo aqui uma pequena citação do livro que fala deste assunto em cerca de 40 paginas que ninguém leu nem vai ler :

"All the predatory motor patterns (except consume) on the breed-typical motor patterns chart can be modified by artificial selection, except consume - all dogs have to eat. With the hunting breeds and the border collie - and perhaps with all dogs - consume is dissociated from the rest of the predatory repertoire. This is interestingm for it is generally assumed that the motivation for performing predatory behaviour is to eat. But for dogs, predatory motor patterns are frequently directed toward nonedible objects such as canvas training bumper or a throw ball. In fact, it is sometimes difficult to convert an overtrained dog from training devices to freshly killed game. This suggest that for dogs, the predatory sequence is not functionally motivated - that is, it is actually play behaviour. The reward is to perform the hypertrophied motorn pattern." - retirado do livro Dogs de Raymond e Lorna Coppinger.

Espero que tenha sido mais clara agora.

Cpts
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

domingo fev 07, 2010 3:48 pm

Claudiaest Escreveu:(...) Fui chamada há 3 anos atrás para analisar o caso de um montanha dos pirinéus que tinha mordida uma criança de 4 anos. Viemos a saber depois de várias análises com a família que o que as crianças faziam era despoletar o sentido de caça no cão. As crianças eram bastante mais pequenas que o cão, corriam e gritavam com as mãos no ar enquanto o cão as perseguia. Era uma brincadeira inocente até eu explicar o que estava a acontecer. O cão quando confrontado com aquele comportamento agia de acordo com a sua estimulação interna. Perseguia algo que se assemelhava a uma presa. Isto não quer dizer que ele fosse matar e comer a criança, para o cão era um jogo, mas um muito perigoso.
Não tem nada a ver com instinto de caça, mas sim falta de educação por parte dos donos, e mais uma vez o cão estava acima na hierarquia familiar, e sentiu-se no "direito" de morder a criança, eventualmente como forma de correcção comportamental, e não para a "caçar"...
Claudiaest Escreveu: Tenho outros casos, como de um Dobermann que matava coelhos, gatos e cabras e passado 6 anos começou a atacar os cães que moravam com ele. Chegou a partir o pescoço a um, e a atacar as patas e estomago de outro. Isto era tudo instinto de caça.
Não não era, era dominância, essa coisa ruim que a Sra. Cláudia tanto condena e afirma não existir...
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

domingo fev 07, 2010 3:49 pm

dominância?? Bolas pá e eu que resolvi o problema do cão e dos senhores e nem sabia... sou mesmo... pfff por favor... :lol:
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

domingo fev 07, 2010 3:55 pm

A minha intervençao nao é o desejo de atirar mais lenha para a fogueira Claudia, mas gostava que respondesse às perguntas do Pausanias. Tenho curiosidade. :)
Saudações da J & Isaac
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo fev 07, 2010 3:58 pm

Todos os cães que existiram na minha família, se tinham oportunidade, perseguiam e abocanhavam e se não os impedíssemos, matavam presas. Nunca, mas nunca mesmo, tivemos situações de agressão a crianças, eram bastante submissos a ordens, sempre pensei que a hierarquia do grupo familiar a que estavam submetidos, funcionava nesse sentido.
A certa altura tiive dois machos de grande porte e nunca se pegaram, o respeito que tinham pelo dono era superior. Também havia quem tivesse vários cães de caça, raças de caça, e sempre os achei dóceis, até bem mais dóceis que os outros.
Dos gatos, nem falo...claro que eram caçadores, ratos, insectos, peixes em lagos, rãs, cobras e até coelhos bravos. Cheguei a ter os animais presos em casa por ocasião de ninhos no jardim. Mas é alguma surpresa descobrir que os cães tem instinto de predar?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 07, 2010 3:59 pm

Quanto ao assunto do tópico, na minha opinião cães e gatos são predadores, não são animais da fauna natural e causam impacto negativo nesta última quando em liberdade. Todos os cães e gatos que tive em alguma altura das suas vidas caçaram e tentaram comer presas (galinhas, pombos, pardais, ratazanas) e não considero isso um comportamento pouco natural, será sim um comportamento a reprimir como tudo o que é considerado "instinto selvagem" nos nossos animais de estimação, desde a marcação do território ás agressões entre machos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo fev 07, 2010 4:14 pm

Claudiaest Escreveu:Mas que saiba Francisco, que quem estudou comportamento canino fui eu e nenhum dos senhores.
como? isto mostra o nivel a que isto chegou... minha senhora, faça-nos a todos um favor e volte para os livros e deixe os cães em paz...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo fev 07, 2010 4:16 pm

Estou mesmo aparvalhada com esta coisa da caça, do comer a caça e kazam já come criancinhas. Que será dos cães daqui a uma década?
Eu assumo, sou troll gosto de ver a minha cadela caçar pássaros. A seguir vou salva-los, quando consigo. Mas gosto de ver a minha cadela caçar.

Não percebo em que espécie de aberracão pretendem transformar os cães. Um brinde solidário aos cães.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

domingo fev 07, 2010 4:17 pm

casadiscaes Escreveu:
Claudiaest Escreveu:Mas que saiba Francisco, que quem estudou comportamento canino fui eu e nenhum dos senhores.
como? isto mostra o nivel a que isto chegou... minha senhora, faça-nos a todos um favor e volte para os livros e deixe os cães em paz...

elah.... já não te lia há quase uma década... bem vindo ;)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

domingo fev 07, 2010 4:19 pm

LuMaria Escreveu: Não percebo em que espécie de aberracão pretendem transformar os cães.
Este é o futuro que me começa a preocupar... e preocupa-me tão ou mais que a tão malfadada humanização dos cães.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

domingo fev 07, 2010 4:26 pm

Claudiaest Escreveu: Deixo aqui uma pequena citação do livro que fala deste assunto em cerca de 40 paginas que ninguém leu nem vai ler :

"All the predatory motor patterns (except consume) on the breed-typical motor patterns chart can be modified by artificial selection, except consume - all dogs have to eat. With the hunting breeds and the border collie - and perhaps with all dogs - consume is dissociated from the rest of the predatory repertoire. This is interestingm for it is generally assumed that the motivation for performing predatory behaviour is to eat. But for dogs, predatory motor patterns are frequently directed toward nonedible objects such as canvas training bumper or a throw ball. In fact, it is sometimes difficult to convert an overtrained dog from training devices to freshly killed game. This suggest that for dogs, the predatory sequence is not functionally motivated - that is, it is actually play behaviour. The reward is to perform the hypertrophied motorn pattern." - retirado do livro Dogs de Raymond e Lorna Coppinger.

Espero que tenha sido mais clara agora.
Eu cá gosto mais do texto que o Pausanias colocou
Breeds most well known for having high prey drive are contained within the herding group. Herding behavior provides the best example of the predatory behavior at work in modern-day domestic dogs. From the stalk to the crouch, creep to the running and nipping, shepherd dogs almost have it all, except the final consummatory phase, which has been agonizingly culled out of their predatory repertoire for centuries. Though actively suppressed, this final phase of the predatory sequence is still genetically encoded in the various members of these breeds and re-emerges from time to time.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

domingo fev 07, 2010 4:30 pm

Cá para mim a Claudia quer nos é impor o vegetarianismo... :P

Se é grave um cao caçar, é igualmente grave o homem matar vacas, porcos, galinhas, etc para comer ?
Saudações da J & Isaac
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo fev 07, 2010 4:31 pm

PaulloSantos Escreveu:
casadiscaes Escreveu:

elah.... já não te lia há quase uma década... bem vindo ;)
Obrigado... tenho esado afastado por razões profissionais, mas qualquer dia volto a sério ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”