Husky

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jmrf
Registado: terça set 30, 2003 6:51 pm

terça set 30, 2003 7:06 pm

Olá a todos

É a primeira vez que me dirijo a este fórum com a esperança de encontrar alguma resposta para o problema que vou descrever.
Um meu familiar tem dois Hasky, um macho e uma fêmea.
Acontece que a fêmea sofre de asma e, actualmente, é tratada
com injecções de cortizona.O pêlo vai começando a cair... mas
sem essas injecções ela sofre muito...
Recentemente fiz buscas pela internet na busca de um aparelho,
bomba de ar (?), que substituisse as injecções. Vi aparelhos para
gatos, para cavalos, mas nada para cães. Resulta-me difícil aceitar
que não haverá semelhante aparelho para cães e, perante a dificuldade
que estou sentindo para obter informações, venho procurar junto
dos membros deste fórum alguma sugestão para uma localização
tão rápida quanto possível da solução que procuramos.
Obrigado a todos os que queiram ajudar.

Jorge
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça set 30, 2003 7:49 pm

olá,

Não sei se se refere a nebulizadores, mas normalmente não se usa nada inalado em cães, pois esses medicamentos não passam para as vias respiratórias inferiores devido a ser impossivel fazer o cão respirar fundo e lentamente. Tudo o que pode ajudar é comprar um vaporizador que enche de água e colocar na casa de banho por exemplo, mas isso só alivia momentâneamente os sintomas. Os corticos são os únicos fármacos realmente eficazes, pois tratasse de um problema inflamatório puro e simples. Os broncodilatadores também são administrados oralmente.

Eu também tenho asma e numa complicação a sério não tenho remédio senão levar injecções de corticos e oxigénio. Não há "bombas" que resolvam o problema.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça set 30, 2003 8:03 pm

Elsa, bem vinda de volta, já fazia falta. ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Elsa
Membro Veterano

terça set 30, 2003 8:23 pm

Obrigada Vasco, é bom estar de volta ;)
jmrf

terça set 30, 2003 10:02 pm

Elsa

Obrigado pela sua resposta.
Quero transmitir essas opiniões mas gostaria que, se pudesse, me desse a sua opinião acerca da diferença entre os broncodilatadores e as injecções. Os primeiros fazem o mesmo efeito que as injecções ou estas são mais eficazes em rapidez e tempo de efeito? Se os broncodilatores administrados oralmente são eficazes ao ponto de poder dispensar o uso de injecções, onde encontrar na internet mais detalhes?

Uma vez mais obrigado. A sua colaboração é muito preciosa.

Cumprimentos
Jorge
Elsa
Membro Veterano

terça set 30, 2003 11:19 pm

Olá,

Bem é assim, as injecções são de corticosteroides, ou seja, potentes anti-inflamatórios.
Numa crise, usando os de acção mais rápida, actuam combatendo a inflamação dos brônquios ( edema, congestão, produção de muco e broncoconstrição). Demoram algum tempo a actuar e os sintomas aliviam progressivamente. Um broncodilatador, apenas dilata a musculatura lisa dos brônquios, causando alivio imediato, mas se a crise for muito grave o seu efeito não é tão notório, pois os brônquios já estão bloqueados com muco e edema. Ambos os medicamentos são injectados e o animal deve receber oxigénio.

Assim que estiver estabilizado, passa-se para a terapia regular de prevenção:

O truque de se lidar com a asma não está nas crises, mas na sua prevenção. O uso de corticosteroides, têm que ser regular, pois são estes que de facto previnem as crises e mesmo que ocorram a sua gravidade é muito menor. Normalmente usam-se corticos na dose minima terapeutica e de administração oral. É claro que essa regularidade varia com a gravidade e frequência da asma de cada individuo. Há animais que só têm asma na primavera, outros têm-na todo o ano.

Os broncodilatadores são úteis nos casos mais graves em que haja dificuldade respiratória marcada. Eles dilatam a musculatura lisa dos bronquios e provem a remoção do muco. Os cães respondem pior que os gatos. São também usados regularmente em forma oral.

Agora.. os broncodilatadores são apenas paliativos, quem realmente está a combater a asma são os corticos, esses é que combatem a inflamação evitando a progressão da doença para a fibrose e o efisema do pulmão. Por isso os broncodilatadores NÃO substituem os córticos!

Uma asma bem controlada, nem sequer necessita de broncodilatadores regularmente, apenas dos córticos.

De qualquer forma, o seu veterinário é a pessoa que melhor conhece a sua cadela e a asma dela e concerteza que lidará com a doença da melhor forma. Estas perguntas que me faz deverá discuti-las com ele. A asma é uma doença muito individual, vai-se controlando e medicando á medida das melhoras ou pioras que for tendo.

A internet têm imensas coisas sobre asma, mas eu encontro apenas coisas sobre humanos. De qualquer forma, existe muito paralelismo e pelo menos dá para conhecer relativamente bem a patofisiologia desta doença.
jmrf

quinta out 02, 2003 8:01 pm

Muito obrigada pelo detalhe nas informações que transmitiu com a sua resposta. 8)
Quero também aproveitar a oportunidade para dizer o muito satisfeito que fiquei com a ajuda recebida.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”