Ora bem,
só concordo numa coisa: é preciso algum espaço para ter um labrador.
Não concordo que se deva planear o futuro porque é sempre incerto, não se sabe o dia de amanhã, quanto mais durante os 12-15 anos de vida de um animal...
O mais importante é dar-lhe qualidade de vida e isto requer:
1. espaço necessário q.b, até pode ser num apartamento,mas ele tem de ter acesso a casa toda, tendo esse acesso e sendo cachorro,prepare-se para os estragos. Conheço daqui n foristas com labs em apartamentos, claro que vivenda seria melhor,mas em apartamento é possível,têm acesso é a grande parte desse mesmo apartamento lá está.
2. tempo,paciência e muita dedicação para passear, brincar, educar, treinar, limpar (sim e limpar seja necessidades seja vomitado, seja o próprio animal) e aspirar...
3. preparar-se financeiramente porque (tirando as possíveis operações ou necessidades maiores de saúde que levem a preços elevados) terá alimentação que pode ir dos 40 para cima por mês, os cuidados veterinários (quando sao cachorros, vai-se algumas vezes ao vet porque há sempre as vacinas,as desparazitações, entre outras coisas) e os cuidados de higiene e bem-estar: cama,tigelas,mantas,almofadas,brinquedos,escovas,dodot para cão e por aí fora.
Claro que vamos sempre aprendendo e seja com 18 anos ou mais,vamos aprendendo na hora ou na marra...agora, é preciso ter consciência de tudo.Quando era pequena (6 anos),tive um Pinscher.Quem tratava de tudo eram os meus pais,eu era a brincadeira,ensino e alguns passeios.Ele faleceu com 11 anos.Tinha eu 17. Aos 20,resgatei a Tweenie (gata rafeira) bébé em casa dum familiar e fiquei com ela,eu que gostava de gatos,mas nao era amante deles.Pois,adorei,adoro-a e acho que foi a melhor das aprendizagem,pois ainda estava na faculdade e eu é que tratava dela e de tudo o que engloba (e ainda trato,pois hoje ela tem 8 anos

). No ano passado,decidi realizar um sonho de infância e adquiri a Kyara,labradora. A única coisa que eu não sabia era que largavam tanto pêlo,lol,mas com isso,pega-se no aspirador e aguenta-se a bronca

Já tinha idade para responsabilidades e maturidade para arcar com as consequências.
Boa sorte em qualquer das suas decisões.
Jocas caninas