Eutanásia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susana81
Membro Júnior
Registado: segunda jun 15, 2009 4:48 pm

domingo fev 14, 2010 10:35 pm

Boa tarde,

Tenho uma cadela de raça pequena, que tem 19 anos.

Ela com a idade veio a perder a visão e ficou tambem um pouco surda.

Desde á 6 meses para cá a situação fisica dela piorou muito. deixou de ver completamente.
Ja nao se levanta sozinha, mas nunca faz as necessidades no ninho pede (ladrando e uivando) que a vamos buscar e depois sozinha ja sobre as suas patinhas vai aos jornais fazer as necessidades, durante a noite tambem nos chama.

Tambem nao tem dores, pois nao se queixa de nada, so para sair do ninho.

Esta um animal completemante dependente, temos de a tirar e voltar a colocar no ninho, pois sozinha nao consegue.

Mas apesar disto tudo, ainda fica bastante satisfeita com a hora da refeiçao.

Não a levamos ao vetrinario ainda, pois nao estamos preparados que eles nos diga que a temos de eutanasiar, nao sabemos se estamos a fazer bem ou mal, pois a situaçao nao vai melhorar.

Gostaria de saber a vossa opiniao, e queria perguntar se ja tiveram alguma situaçao assim, e se eutanasiaram o vosso animal de estimaçao. sera que é o melhor para a minha cadela continuar a viver tao limitada e tao dependente? sera uma crueldade tirarmos a vida a um animal?

Obrigada a todos que puderem deixar o seu testemunho, ou conselho
Susana
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 14, 2010 10:40 pm

Se o animal não está doente terminal, se não tem dores ou sofrimento evidente... eu não optava por essa via já.
Já eutanasiei vários animais meus mas estavam em sofrimento e desenganados. Pelo que descreve o seu animal está completamente senil e dependente mas ainda come com gosto...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo fev 14, 2010 10:42 pm

Bem...eu tenho em casa uma cadela com 11 anos. Está completamente cega, tem diabetes e por isso tem de fazer injecções de insulina, e está pela segunda vez a fazer quimioterapia injectável uma vez por semana. Devido aos diabetes está também um pouco incontinente e faz as necessidades por toda a casa. Apesar de tudo tem alguma qualidade de vida, e sobretudo ainda interage connosco. Pesno que o relato da situação pela qual estamos a passar responderá à sua pergunta. Mas em suma, se a cadela apesar de tudo ainda mantiver alguma qualidade de vida e se não está em sofrimento atroz, não há porquê eutanasiá-la. Aliás, um bom veterinário, não estando o animal em sofrimento e sem quaisquer hipoteses de minorá-lo não irá aconselhar a eutanásia. Essa é uma decisão do dono, e não estando o animal a sofrer será sempre uma decisão pelo conforto do dono e não do animal.
pauloliveira
Membro Veterano
Registado: domingo fev 04, 2007 8:13 pm

domingo fev 14, 2010 10:45 pm

Porque não ouvir tb a opinião do vet?
Mesmo que seja favorável à eutanásia, não quer dizer que seja obrigatório segui-la.
Na minha opinião um animal deverá ser mantido enquanto não estiver em sofrimento e tenha qualidade de vida,caso algum destes pontos não sejam cumpridos sou a favor da eutanásia quer nos animais como um dia espero conseguir para mim :|
<strong>"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana"</strong>

Charles Darwin
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo fev 14, 2010 10:47 pm

dinodane Escreveu:(...)desenganados. Pelo que descreve o seu animal está completamente senil e dependente mas ainda come com gosto...
Senil, mas ainda pede para ir ao WC e come com satisfação, acho que precisa de apoio de toda a família e paciência, é uma velhotinha, que ainda merece viver mais uns tempos ;)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo fev 14, 2010 10:49 pm

Olá Susana em primeiro lugar parabéns pela idade da sua cadelinha 19 anos é um feito!!

Como a Susana diz:
Tambem nao tem dores, pois nao se queixa de nada, so para sair do ninho.(...)
Mas apesar disto tudo, ainda fica bastante satisfeita com a hora da refeiçao(...).

(...)nunca faz as necessidades no ninho pede (ladrando e uivando) que a vamos buscar e depois sozinha ja sobre as suas patinhas vai aos jornais fazer as necessidades, durante a noite tambem nos chama.(...)
Se fosse minha, neste momento nem pensaria na eutanásia que, na minha opinião só deve ser utilizada em casos extremos.
Já tive de adormecer o meu gato com 18 anos mas numa situação de cancro sem possibilidade de cura e que lhe provocava cada vez mais dores por isso tive mesmo de tomar essa decisão...

No caso da sua cadelinha enquanto ainda se mantiver sem dores e com apetite, só deve pensar em proporcionar-lhe nesta última fase da vida todo o carinho e amor!
S&oacute;nia
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 14, 2010 10:50 pm

Exacto, que me dera que o meu velhote ainda cá estivesse mesmo assim limitado. Desde que não o visse sofrer, faria tudo para o manter confortável. :(

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

bones
Registado: domingo fev 14, 2010 10:43 pm

domingo fev 14, 2010 11:03 pm

Cara Susana
Deparei-me com este site só agora, mas acerca da eutanásia, eu que além de amante de bichos sou tb vet, queria dizer-lhe que a melhor pessoa para saber qdo chegou o momento é a familia; mas acho que qdo muito a sua cadela pode estar com alguma alteração cognitiva, mas sabe e interessa-se por comida,donos, hora de ir ao toilet etc, pto, isso leva-me a pensar que é cedo. Qq Colega meu poderá ajuda-la. a tomar uma decisão não precipitada. Pessoalmente estou de luto pela minha "menina" mas se precisar de comentar algo estou à disposição
susana81
Membro Júnior
Registado: segunda jun 15, 2009 4:48 pm

domingo fev 14, 2010 11:15 pm

Tenho de agradecer a todos, pelas vossas respostas, e foram muito rápidos, obrigado do fundo do coraçao.

Estou mais descansada pois as vossas opinioes fazem com que a minha opçao ate hoje tenha sido a mais certa. E assim ficará a gozar os seus tempos de velhice, dependente mas feliz. (já nao abane o rabinho nem salta, mas eu acho que é feliz)

Obrigada,
Susana
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

segunda fev 15, 2010 12:28 pm

:wink:

o meu cão da infância viveu cerca de dezassete anos, por isso sei como é ter um velhote em casa. ficam dependentes de nós para tudo mas nos olhitos dele eu ainda via o meu primeiro cachorrinho. foi eutanasiado por estar em sofrimento e agonizei cada momento daquele dia e seguintes.

apesar de ter sido a unica solução possivel não recomendo.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Responder

Voltar para “Cães”