O que fazer??? Aceitam-se sugestões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jul 10, 2002 8:02 am

Olá

Hoje no jornal "Correio da Manhã" na secção Correio dos Leitores , vem a seguinte carta :

" Não consigo esconder a indignação, a revolta, a raiva, não sei o que chamar ao que sinto. Acho que já é um sentimento doentio, não durmo, não me concentro no que faço, passo os dias e as noites com os mesmos cenários em mente.
Sempre que vou visitar um familiar em Faro, precisamente na Rua Freire Lourenço Stª Maria, em Faro, presencio o triste cenário de ver um homem (não deveria designá-lo como tal) a maltaratar barbaramente um animal.
O animal - trata-se de um cão, raça pastor alemão - que vive no quintal da referida morada, em que me é possivel ver da casa desse meu familiar e não sei que mal possa fazer o animal, que está preso num recinto, para merecer tal tratamento. Num domingo destes, levou três surras horriveis! É demais!
Já contactei várias instituições, inclusive a Polícia, que dizem proteger os animais, mas não mostram qualquer interesse ao ouvir a história.
Que país é este onde vivemos??? Estamos ou não na União Europeia?? Somos ou não um país civilizado??
Senhores governantes, senhores deputados, precisamos urgentemente de leis que protejam os animais e punições para quem os trata mal.....
Por favor!"

Maria Santos
FARO

Agora digo eu, onde é que se encontram as instituições que ficam tão ofendidas sempre que eu digo que não têm capacidade e nem vontade de ajudar??? Em vez de se preocuparem com as mensagens que escrevo, prestem atenção nos pedidos de ajuda e façam alguma coisa. Saiam das secretárias e vão para a rua resolver os problemas, porque são milhares de situações como esta que devem resolver em vez de se preocuparem em apresentar queixas das minhas palavras na internet. Imaginem o que é viver nestas condições e ainda por cima ter como dono um monstro que espanca díáriamente sem razão aparente. Eu não tenho possibilidades de ir a Faro, mas ainda hoje, se possivel, vou tentar arranjar o contacto desta senhora e se ela me autorizar vou colocá-lo aqui e pode ser que ao lerem as minhas mensagens o encontrem e se resolvam a judar este pobre animal.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 10, 2002 8:45 am

Como de costume, aconselho a ir ao Ministério Público.
Não vejo, à partida, uma solução mais à mão.
Com ordens do MP a polícia é forçada a actuar.
Os poucos casos que eu conheço em que as autoridades actuaram resultaram da acção do MP.
Agora, não estando a senhora em Faro (parece que é só lá vai aos fim-de-semana) o meu conselho é que recorra ao tribunal mais próximo, peça uma entrevista com o MP e informe-se do que pode ser feito.
E a UZ ? (parece ser a associação mais actuante) e tem sócios espalhados por todo o país.Talvez a própria UZ se possa encarregar de meter a queixa localmente.
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta jul 10, 2002 8:47 am

Bom dia Sandra

P/variar fiquei muito chocada e comovida c/a carta que transcreveu. Realmente não há direito, só tenho pena que o pobre do animal (de certeza s/a minima culpa de nada) seja tratado dessa maneira e não se revolte e...

Como a Sandra é uma "sábia" destas coisas, não tem conhecimento de uma instituição p/se puder denunciar este caso?? Nem que essa instituição comunique p/uma outra em Faro e tomem uma atitude? Pode ser que resulte.

Tb é pena que a policia local não se interesse por estes casos, pq isto é igual a maltratar uma criança, é uma tristeza. Os animais tb são como certas pessoas, vêm ao mundo p/sofrer. Mas infelizmente não conseguimos salvar tudo e todos dessas pessoas estúpidas, nojentas.

Se necessitar de ajuda peça que decerteza nós tentaremos ajudar da melhor forma.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Sandrara
Membro Veterano

quarta jul 10, 2002 8:49 am

Olá aisd

Não é a UZ que deve actuar, mas sim LPDA e/ou SPA. A UZ já trata de 1000 animais e não tem o poder que uma LPDA e/ou SPA tem.

Mas enquanto se fala e não fala, quem leva no focinho e sofre ....é o cão.

Eu estou com o meu sistema nervoso um pouco alterado por cauda desta situação e não quero parecer rude, mas é preciso uma solução mais rápida do que ir ao MP, eu sei ( e penso que todos nós) como é a burocracia na nossa terrinha e até lá o animal pode muito bem morrer.
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta jul 10, 2002 9:33 am

Devem estar a gozar comigo, concerteza.

Para quem é sócio da União Zoófila, isto é o que diz no verso do cartão:

Os sócios solicitarão dos agentes da autoridade, a sua intervenção para corrigir e punir os maus tratos, praticados sobre animais, ao abrigo das disposições legais vigentes, regulamento geral de Saúde e Pecuária, Dec. de 7 de Fev. de 1889; Decretos Leis 5650, 5864 e 16637, respectivamente de 10 de Maio, 12 de Junho de 1919 a 16 de Março de 1929.
A denúncia deverá fazer-se a qualquer agente da autoridade e especialmente Polícia ou Guarda Nacional Republicana, a quem compete levantar os respectivos Autos de Notícia e fazer a sua remessa ao Poder Judicial. A eventual recusa de intervenção, por parte dos agentes da autoridade, deverá ser comunicada a esta instituição.

Aprovada pelo Ministério do interior Modelo A, Portaria 10903.
710 Diário do Governo, nº 229 III série de 27 de Setembro de 1952

Não esquecer também:

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS
Decreto n.° 13/93 de 13 de Abril

Artigo 3.º
Princípios fundamentais para o bem-estar dos animais
1-Ninguém deve inutilmente causar dor, sofrimento ou angústia a um animal de companhia.
2-Ninguém deve abandonar um animal de companhia.

Artigo 4.°
Posse
1-Qualquer pessoa que possua um animal de companhia ou que tenha aceitado ocupar-se dele deve ser responsável pela sua saúde e pelo seu bem-estar.
2-Qualquer pessoa que possua um animal de companhia ou que dele se ocupe deve proporcionar-lhe instalações, cuidados e atenção que tenham em conta as suas necessidades etológicas, em conformidade com a sua espécie e raça, e, nomeadamente:

a) Fornecer-lhe, em quantidade suficiente, a alimentação e a água adequadas;
b) Dar-lhe possibilidades de exercício adequado;
c) Tomar todas as medidas razoáveis para não o deixar fugir.

3-Um animal não deve ser possuído como animal de companhia se:

a) As condições referidas no anterior n.° 2 não forem preenchidas; ou
b) Embora essas condições se encontrem preenchidas, o animal não possa adaptar-se ao cativeiro.

E então, aproveite-se o pouco que há, bolas!!!
Façam queixa da polícia, façam queixa do Governo, sei lá, mas façam qualquer coisa!
Mas é preciso ir a Faro?!!!!
Sandrara
Membro Veterano

quarta jul 10, 2002 9:51 am

Olá Paulinha

Pela 1ª vez discordo da tua opinião. Será que tem que ser sempre a UZ a intervir??? Mais nenhuma instituição em Portugal tem um albergue com 1000 animais, estão superlotados, não existem voluntários suficientes, tentam dentro do espaço e tempo que têm ajudar os problemas que lhes vão surgindo, mas isto não é para se generalizar. Onde está uma actuação da LPDA ou SPA???

Eu realmente sei que a UZ e todas as instituições têm o direito e o dever de intervir, mas infelizmente é sempre a mesma e tu já viste a quantidade de animais que estão à responsabilidade da UZ, por isso acho que terão que ser outras e mais conhecidas e com mais poder, como são o caso das outras duas que falei.

bjks

Mas vamos a Faro, por mim é só dizeres.
besourinha
Membro Veterano

quarta jul 10, 2002 9:55 am

Sandra, enviei um mail p/a LPDA, existem pelo - 2 associações em Lagos, mas não tem mail. Vamos ver o que a LPDA pode fazer

"
Bom dia

Abaixo transcreve uma carta que foi editada, hoje, no jornal "Correio da Manhã" na secção Correio dos Leitores (esta carta foi colocada p/conhecimento dos foristas do site Arca de Nóe, pela nossa companheira Sandra R.A.). Como se deve de calcular gostariamos e ficariamos gratos se V. Exas tomassem as devidas medidas, de modo que o caso exposto não se agrave ainda mais.
Os nossos agradecimentos, ficaremos a aguardar uma resposta o + breve possivel.

" Não consigo esconder a indignação, a revolta, a raiva, não sei o que chamar ao que sinto. Acho que já é um sentimento doentio, não durmo, não me concentro no que faço, passo os dias e as noites com os mesmos cenários em mente.
Sempre que vou visitar um familiar em Faro, precisamente na Rua Freire Lourenço Stª Maria, em Faro, presencio o triste cenário de ver um homem (não deveria designá-lo como tal) a maltaratar barbaramente um animal.
O animal - trata-se de um cão, raça pastor alemão - que vive no quintal da referida morada, em que me é possivel ver da casa desse meu familiar e não sei que mal possa fazer o animal, que está preso num recinto, para merecer tal tratamento. Num domingo destes, levou três surras horriveis! É demais!
Já contactei várias instituições, inclusive a Polícia, que dizem proteger os animais, mas não mostram qualquer interesse ao ouvir a história.
Que país é este onde vivemos??? Estamos ou não na União Europeia?? Somos ou não um país civilizado??
Senhores governantes, senhores deputados, precisamos urgentemente de leis que protejam os animais e punições para quem os trata mal.....
Por favor!"

Maria Santos
FARO

Por favor comuniquem c/alguma Associação de Faro, ou arredores.

Carla Silva"

Carla</strong>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta jul 10, 2002 10:06 am

Minha querida,

Eu não disse que a UZ tinha que intervir; eu apenas citei a Lei, que vem no verso do cartão da UZ; a Lei que OBRIGA as autoridades a actuarem.
Um sócio, ou da UZ, ou de outra associção, tem o direito/dever de participar esta situação e fazer-se acompanhar pela autoridade.
E mais, ai da autoridade que se recuse.

Vamos a Faro?!! Claro, que vamos a Faro!!! Já conseguiste falar com essa pessoa que escreve a carta?!!! Contactos?!! Moradas?!!!
É já!!! Por mim, Domingo às 06h00, dou de abalada!!!
Mas precisamos dessa pessoa que escreve a carta; precisamos de uma testemunha!!!
luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

quarta jul 10, 2002 10:19 am

eu por mim também vou, já morei em faro, e conheço a cidade.
se quiserem q eu vá com vocês é só dizerem.
ahhh, e já agora, acho q é caso para dizer (habilitando-me a ser comparada com outros membros do forum), q esse verme merecia era um bom ajuste de contas á filme de gangsters.
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

quarta jul 10, 2002 10:38 am

Quais são as associações de Lagos?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 10, 2002 11:05 am

Desculpem, se calhar não me fiz entender.
A minha ideia não era que a UZ ficasse com o animal, mas sim que um dos seus sócios fizesse queixa e obrigasse a autoridade a actuar.Às vezes basta uma 'conversinha' com o dono para pôr fim ao pior da situação.
É claro que o melhor era tirar o animal das mãos dessa besta ! Mas sem ter quem o adopte, não será solução a curto prazo.
Como de costume recorri aos meus amigos.Eles não tem a certeza que seja crime.Um crime pode ser participado em qualquer tribunal do país, mas não sendo crime, só localmente.
Eles disseram-me que vão ver.(tratando-se de pessoas muito ocupadas a resposta pode não ser imediata - trata-se de um favor e não de uma consulta paga,compreendem ?).
Assim que souber alguma coisa, informo.
Pode até já não ser precisa neste caso (oxalá), mas ficamos a saber para outros que se apresentem.
besourinha
Membro Veterano

quarta jul 10, 2002 11:40 am

corresponde Escreveu: Quais são as associações de Lagos?

Lagos Animal Protection Society
Monte Ruivo, Odiaxere, 8600 LAGOS, Algarve - Tel: + 351 (82)67 334

Sociedade Protectora dos Animais de Lagos
Colinas verdes, Lote - 4, Bensafrim, Lagos

Carla</strong>
sentido
Membro
Registado: terça jun 04, 2002 1:33 pm
Localização: Juca(cão rottweiler) e partilho a lucy(da minha mãe) do lucas e do puto

quarta jul 10, 2002 1:51 pm

Desculpem-me lá mas as coisas às vezes... tem de se" agarrar o touro pelos cornos"; ou mandar a mesa ao ar...se eu tenho os meus deveres para com a comunidade, também sei que devo exigir os direitos...

Se não for possível, ser uma Senhora... sou outra coisa... mas têm de me perceber...

Ontem, fiz uma reclamação por maus tratos que um polícia dá aos animais; na PSP. E não com sempre não vou com nada na mão, nem cartão nenhum... não sei, mas nunca foi preciso.
Desta vez e única, a PSP, neste caso não queria ir...é polícia na mesma esquadra, e portanto, tentaram evitaram com indisponibilidades e que ele é boa pessoa, e etc.. Eu disse que eles não me estavam a perceber a situação...não quero apresentar queixa, mas quero que o mandem ter juízo, é só.

Fui-me armar de argumentos...

Só levava o gravador do carro com os gritos dos animais, em frente ao posto... (e ficava lá estacinada com o barulho), porque não há condição para ser «mais ou menos normal»; com um estafermo assim... ao pé de casa, e ainda por cima ser ele polícia.
É complicado porque me relaciono com a família, mas espera lá que as coisas não são todas assim...

Sabem o resultado?! 15'' foram suficientes. Para me ter a mim e aos colegas, em casa!... os filhos estavam a chorar e a mulher pouco faltava; e no fim ela agradeceu-me... pois é! mas na maior parte dos casos as pessoas que fazem a denúncia querem anónimato.

Foi uma intervenção invulgar, mas ninguém estava à espera, nem eu.
O tal, que eu sempre me relacionei, fico envergonhado, mas disse que nunca imaginava que era tão horrível de ouvir... é no mínimo, estranho pois ele, não é surdo quando bate, mas não me parece que não esteja nas suas faculdades quando surra os cães, e diz que os filhos são "piegas", mas acabou por dizer que não ía mais ao pé deles(çães). A mulher é uma pessoa muito querida, foi ela que me chamou a atenção, pelo medo de os cães um dia se revoltarem (rosnão, ao filho mais novo).
Apesar, de nenhum membro, além do próprio; algum dia se relaciona-se com eles(cães). Tinham medo e são criânças. Tudo mudou quando ele contra vontade, de todos levou um Rottweiler recém nascido(nem 1mês)...

e como levou um rotti, que ela andou a dar leite à boca de 3 em 3 horas, e dormia com eles... ela estava assustada porque o marido tanto amor dava aos bichos como derrepente passava à pancada, e ela já não suportava nos outros, mas já chegaram adultos e ela não os trata, porque tinha medo, mas agora tinha perdido o medo dos cães, por causa do cão bébé... e passou a ficar em casa e já se aproximou dos outros embora ainda não a deixem entrar...mas não suportava que o marido um dia fize-se o mesmo ao seu"Mimo"(o rotti).

Isto é uma tristeza, mas olha dormi com o meu Juca e o meu Taichinha no quarto, acordei fui para a corrida do Juca e vim para aqui; obrigada.
O meu trabalho está a chegar a meio da parede, e os prazos parecem que encolhem, vou ficar maluca e qualquer dia tenho de viver em casa outra vez. Tenho de me indireitar...

Mas isto anda mesmo difícil...e agora estou a torcer para os meus pais não saberem disto...no mínimo dizem que eu tenho a mania de ser o D. Quixote, e quando é que eu paro de querer mudar o mundo. Eu vou dizer ou «pensar» que dispenso, Velhos do Restelo. Eu adoro-os, mas sermão não. Além do mais os meus Pais só almoção nos restaurantes com esplanada e permitem a lucy. Nem no carro a deixam sozinha, nem para comprar o jornal... de Inverno comiam à vez à vez e coisas do género... dizem que eu sou péssima em deixar o Juca no carro, ou ter a coleira e não lhe deixar comer guloseimas, etc. Como querem que eu perceba isto...

Beijinhos e muitas festinhas,
Susana
sentido.
Sandrara
Membro Veterano

quarta jul 10, 2002 3:09 pm

Ai Susaninha, Susaninha ;)

Como eu gostava de perceber o que escreves :o
Eu sei que as tuas intenções são as melhores, mas por favor tenta ordenar as ideias antes de as enviares para o fórum, eu tenho que ler umas quantas vezes o que escreves para conseguir entender o que queres dizer. O problema até pode ser meu, mas é por isso que eu tento e leio pelo menos 3 vezes, mas ás vezes é dificil. :cry: :cry:

Fica bem
sentido
Membro
Registado: terça jun 04, 2002 1:33 pm
Localização: Juca(cão rottweiler) e partilho a lucy(da minha mãe) do lucas e do puto

quarta jul 10, 2002 5:21 pm

Sandra, como eu te percebo ...mas ainda melhor a mim!... estou a brincar...já imaginava!
Acho que escrevo, em forma de relato, se for à pressa pior.
Parece uma banda desenhada, mas sem desenhos... pior.
Mas também ainda não me restabeleci de ontem; e não tenho essas "carinhas amerelas", que ajudavam mesmo.
(no fim do texto, vou tentar pôr as "carinhas amarelas")

Mas eu penso tão depressa o computador é que se esquece de escrever
tudo
roll ... a culpa é desta coisa; que não sabe escrever o que eu penso! ;)

Esquece tudo...

Sandra, considero que nenhum polícia se nega a um pedido de ajuda!

Nunca tive difículdade em recorrer à sua ajuda; para dar um puxão de orelhas a estafermos que têm por norma dar porrada, ou que gostem de pôr os cães anoréxicos, à força.
Não me é pedido qualquer cartão de nenhuma associação, era só o que me faltava! Quer dizer; ando por aí, a apanhar PVL toda a vida, e não tenho de ter nenhuma autorização!... e que autorização têm essas bestas de maltratar, e de me passar pelos olhos ou pelos ouvidos!... Tenho o direito de reclamar, nem que seja porque me estão a fazer mal a mim.

Vamos ver se o "computador acerta o passo"!...

Afinal o computador, já foi mais esperto e "mandou" as "carinhas amarelas" lol

Beijihos "amiguinha de PVL", tenho alguns...na próxima levas com eles e não com a minha ternurinha de chicha, linda e bem comportada, só estava doentinho...os meus PVL são umas pestinhas(as mais lindas, claro), vão abanar o rabo à velocidade da luz, pular-te para o colo, lember-te a cara toda; vão logo ver onde é o caixote do lixo, seguem para o frigorifico, mesa etc. e fazem tudo o que de mais terrível gostas em PVL mimados. A seguir fazem carinhas de anjinhos desprotegidos!

PVL SÃO LINDOS!... :roll: :p
Responder

Voltar para “Cães”