A MELHOR FORMA DE TREINAR O SEU CÃO Por Lynne Peeples

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

terça fev 16, 2010 8:41 pm

O QUE A CIÊNCIA TEM A DIZER ACERCA DA MELHOR FORMA DE TREINAR O SEU CÃO Por Lynne Peeples Novembro 12, 2009

Treinadores de cães debatem se carinho e atenção são formas melhores de controlar a sua matilha do que a força e dominância

CONSEQUÊNCIAS DO USO DO MÉTODO POSITIVO

Antes de se tornar uma treinadora profissional, Jolanta Bental de Brooklyn NY aprendeu a diferença entre métodos positivos e puntivos pessoalmente.

O seu cão Mugsy, tinha uma “atracção” especial por homens de uniforme. Quer estivessem com o uniforme da UPS ou dos correios nacionais, o cruzado de pitbull da Benal atirava-se a eles se os visse na rua. Então ela contratou um treinador altamente recomendado para que o comportamento fosse corrigido.

“Ele colocava o Mugsy na situação que iria provocar o comportamento, e depois atirava uma lata cheia de moedas na direcção do cão” ela conta. “Era uma técnica da velha guarda, uma técnica tradicional e resultou para suprimir o comportamento problemático – pelo menos no momento”. A obsessão do Mugsy pelos homens de uniforme no entanto não se alterou. Mesmo que ele nem sempre saltasse em direcção a um homem de uniforme na rua, ele continuava a detestá-los.

Benal então contactou um outro treinador que trocou a lata das moedas por pedaços de galinha. Quando os homens de uniforme se aproximavam, o treinador disse a Benal para distrair o cão com um pedaço de galinha. E funcionava. Após várias sessões, o cão começou a olhar para ela expectante ao invés de olhar para os homens de uniforme. “Durante o último ano da sua vida, Mugsy era um anjo”, diz Benal, “a mudança era incrível”.

Millan diz que usar comida para treinar cães é pouco prático: “Pode resultar num cão viciado em comida ou num cão gordo” ele diz num email. No entanto, o professsor Dodman da Universidade de Tufts diz que os treinadores apenas usam comida no início do treino. Após o início do treino o reforço deverá ser intermitente. “ Se cada vez que você jogasse a lotaria lhe saísse dinheiro, a expectativa desapareceria”, diz Dodman, “a excitação para o cão é, será que é desta que irei ter uma recompensa? . Dores nas costas de se agachar para dar pedaçinhos de comida ao cão, ou o gasto extra em pedaços de galinha ou guloseimas para o cão, são, segundo Dodman, muito menos pesados do que a ansiedade e relacionamento deterioriados resultantes do uso da alternativa, que são os métodos punitivos.

Dodman também tem factos que o apoiam nestas afirmações. Em Fevereiro de 2004, foi publicado um estudo na revista Animal Wellfare por Elly Hilby e os seus colegas da universidade de Bristol, que comparava pela primeira vez a eficácia no uso de métodos positivos vs métodos punitivos. Os resultados indicaram que os cães eram mais obedientes quando treinados com recompensas. Quando, por outro lado, eram punidos, a única diferença residia no número de comportamento inadequados que os cãe apresentavam.

Uma série de estudos mais recentes também apoiam a teoria de Dodmann e os resultados de Hilby. Um outro estudo publicado em 2008 no Journal of Veterinary Behaviour determinou que o uso de reforço positivo correspondia ao menor número de respostas relacionadas com medo e com comportamentos de procura de atenção, enquanto que comportamentos agressivos eram signficativamente maiores nos cães dos donos que usavam punições. Outro estudo de 2008, este publicado no Applied Animal Behaviour Science, mostra que o uso de métodos positivos obtém melhores performances nos cães do que aqueles treinados com métodos punitivos, por treinadores da escola militar Belga.

AS DIFERENÇAS

É difícil imaginar que os mais lentos e pacientes métodos positivos obtivessem o mesmo tipo de dramatismo visto nos shows de Cesar Millan. Existe uma diferença enorme entre ver um comportamento como um “Pára isso” versus um “Isto é o que eu quero”, diz Bruce Blumberg, um professor de ”psicologia canina” na universidade de Harvard. “Reforço positivo é todo um estado mental diferente. E um que não resulta muito bem para programas televisivos de entretenimento”.

Dodman é um de muitos que pediram à National Geographic para descontinuarem o programa “ O Encantador de Cães”, um dos programas televisivos nacionais com maior audiência a nível nacional. A American Humane Association publicou uma declaração pública em 2006 pedindo o cancelamento do programa alegando o uso de técnicas consideradas abusivas por Millan. Mais recentemente, a American Veterinary Society of Animal Behaviour também publicou uma declaração pública declarando as suas preocupações “ com a crescente reemergência da teoria da dominância e o forçar de cães e outros animais à submissão como forma de prevenir e corrigir comportamentos”.

Millan defende os seus métodos, dizendo que “usa apenas a força necessária para corrigir ou prevenir um comportamento”.De acordo com o “reabilitador” de cães, ele consegue “ redireccionar o comportamento da sua matilha apenas com a sua linguagem corporal, contacto visual e energia”. Ele fala das milhares e milhares de cartas que recebe de pessoas que falam no milagre de cães reabilitados e “salvos”. O que eu quero é apenas o melhor para o cão, diz Millan.

Apesar da controvérsia existem muitos pontos com os quais todos concordam. Ambos espectros de treino concordam que a falta de disciplina ou estrutura não é indicada para um cão “bem comportado”. “Cães precisam de regras e limites, tal como nas relações humanas”, afirma Haggerty treinador com escola própria em Manhattan, que usa a teoria da dominância. “ Se os cães não souberem onde estão os limites ele criarão caos”.

Como os donos de cães projectam esses limites é importante. “Você tem que ser calmo e claro, tem que ser consistente e tem que se assegurar que vai encontro às necessidades do seu cão: exercício, brincadeira e contacto social”, diz Herron da Universidade do estado de Ohio.

Mas então o que deve fazer um dono, cujo ambiente estruturado e calmo mesmo assim cria um cão como o Jonbee? Deverá ser a trela e mão, ou a galinha e paciência que mudam este cão? A ciência defende a galinha e paciência. Mas seja lá qual fôr a estratégia que decidir usar todos concordam que o timing tem de ser perfeito. É muito dificil para um cão fazer a associação correcta seja com uma recompensa ou com um castigo quando o timing é incorrecto.

Claro, se fôr a uma aula na universidade de Harvard para o curso de comportamento canino, o professor Blumberg dir-lhe-á “ Se o se timing fôr mau e você estiver a usar métodos positivos, o pior que pode acontecer é ter um cão mais gordo”.
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça fev 16, 2010 9:46 pm

É um artigo justo, parece-me, não existe fundamentalismo... acho muito bom, aguardo os posts... :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
tlopes

quarta fev 17, 2010 12:38 pm

Por favor mantenham a discussão de um mesmo tema num só tópico. A abertura em série de vários tópicos com textos retirados de outras fontes deve ser evitada. Por favor concentre tudo num só tópico.
Claudiaest Escreveu:Treinadores de clicker, com clicker e "mistos" retirado de http://blogtudodecao.blogspot.com/2009/ ... ker-e.html

Esse post é uma coletânea das considerações de três pessoas: Cláudia, Luiz Gustavo e eu (Sara).

O objetivo é esclarecer a diferença entre treinadores de clicker, treinadores com clicker e treinadores "mistos".

Cláudia: Primeiro começo por fazer a distinção do que é um treinador de clicker. Um treinador de clicker é um que usa o clicker como instrumento de ensino, sabe aplicar as técnicas nas quais se baseiam o clicker e consegue obter resultados tão simples como ensinar um cão a sentar, ou até mais complexos como ensinar um cão a detectar ataques de epilepsia.

Treinadores com clicker são aqueles que pegam na caixinha com a lingüeta de metal, ou até numa tampa de uma lata de gatorade, atiram pedaços de comida aleatoriamente ao cão, e desistem antes de tentar. O clicker em si, o objecto de plástico, tem pouco ou nenhum valor se quem pegar nele não souber a mecânica do método que está por trás do mesmo. Se a pessoa que usa o clicker não sabe como fazer com que o cão trabalhe sem comida ou clicker à vista, a falta não está no método, mas sim no treinador que o usa e não sabe o que faz.

Luiz Gustavo: Para quem leu no ABOUT ME o meu primeiro professor de adestramento foi um adestrador "tradicional". Nossa! Como ele criticava os treinadores que utilizam comida (petiscos) para treinar os cães! Isso é o que chamam de ser dominante e o cachorro ser submisso. Ele dizia que era assim que os cães aprendem e pronto! Lembrei-me disso na hora que li o post da Carol.

Luiz Gustavo e Suki

Sara: A mais admirável característica que vejo no ser humano é a capacidade de mudar. Nâo tem problema se você aprendeu a treinar com punições, com aversivos, trancos, gritos e choque. Tudo bem. O objetivo não é julgar as pessoas e condená-las. Mesmo porque um iniciante não tem culpa de como foi introduzido às técnicas, afinal, ele não sabia. Temos sim, responsabilidade em distinguir aquilo que se adequa à maneira como pensamos e sentimos as coisas, e as conseqüências que isso causa em terceiros (pessoas ou animais).

Cláudia: Como treinadora que usa métodos positivos e de clicker, fico fascinada quando algum “treinador” afirma que o método positivo ou do clicker não funciona. Aqui em Portugal a informação é escassa, e a maioria da informação ainda prevalece nos métodos tradicionais, mas cada vez mais os métodos positivos são usados e escolhidos por muitos.

Hoje em dia a crescente procura por parte de donos de cães, de métodos positivos e que respeitam o cão, fez com que uma nova onda de treinadores tenha aparecido. Os chamados treinadores “mistos” ou seja os que usam métodos aversivos e positivos ao mesmo tempo. Na realidade estes treinadores anunciam-se como treinadores de métodos positivos, quando na realidade limitam-se a ter comida numa mão e uma estranguladora, coleira de bicos, ou até mesmo controle remoto para coleira de choques na outra.

Apesar das imensas justificações que esses treinadores possam fornecer acerca do facto de que os cães aprendem melhor com punições e recompensas, porque é assim que acontece na natureza, isto não é verdade. Aliás um treinador de clicker não necessita usar castigos para obter os melhores resultados, como tal o único motivo pelo qual estes treinadores “mistos” o fazem, é simplesmente porque não sabem usar o clicker para ensinar e trabalhar o cão.

Gustavo: Eu tive a sorte de ter contato com um outro lado da moeda. Li e estudei sobre esse novo método de treinamento, o qual não há contato físico forçado em nenhum momento! E é lindo! O animal aprende por que gosta de aprender e isso o torna mais esforçado e obediente. Ah, então quer dizer que somente o treinamento com clicker que funciona? DE JEITO NENHUM! Ambos funcionam! Mas então por que o clicker é a minha escolha? Então lá vai:

O método clicker foi a minha escolha pois eu quero algo a mais! Eu queria algo que somente o clicker poderia me dar. Eu queria um método que me desse a certeza que quando eu chamasse meu cãozinho ele viria, seja lá onde ele estivesse! E queria que isso fosse a escolha dele. Voltar para mim por escolha! Queria um método que fosse mais humano, que eu não precisasse me esconder da vista dos donos e das pessoas por que elas não poderiam ver o que eu estava fazendo com o cachorro delas. Queria me colocar no lugar do cachorro e me sentir bem e não ameaçado!

Sara: Eu e Leo estamos muito felizes pois tanto a Carol, como o Luiz Gustavo e a Luíza, fizeram nosso Curso de Clicker e a maior recompensa por tanta dedicação e carinho que oferecemos aos participantes é saber que isso está gerando frutos. O conhecimento é a maior riqueza que uma pessoa pode ter, e compartilhar o conhecimento é ser rico duas vezes. Ninguém é melhor ou pior, alguns apenas chegam ao conhecimento e a experiência primeiro, apenas isso.

Ivy e eu demonstrando Target stick no curso

Gustavo: O treinamento com clicker é uma forma mais humana de "produzir" cães obedientes que qualquer outro método! Quando se começa a treinar um cão, principalmente um filhotinho, nós devemos ter alguns objetivos de vida conjunta com o cão.

• Escolhi o clicker por que queria um cão seguro, feliz e confiante dentro e fora de casa;

• porque queria aproveitar a vida com meu cachorro e ele a vida comigo;

• porque queria um cão equilibrado a ponto de eu retirar comida da boca dele sem perigo, sem rosnados;

• porque queria ser capaz de levar meu cão comigo a qualquer lugar público: caminhadas, casa de amigos, parques, etc;

• porque queria que ele demonstrasse todos os dias um balanço sutil entre o entusiasmo e o auto controle.

Era isso o que eu queria, e é isso que eu consegui! Como outros proprietários eu queria que meu cão fizesse o que pedisse. Queria ensiná-lo habilidades para a vida!

Sara: Por isso que os adestradores tradicionais costumam rejeitar cães de porte pequeno e, os de porte grande, iniciam no treino após seis meses de idade. Um cão com 49 dias de idade já possui o cérebro totalmente formado, e é necessário que seja treinado desde o primeiro dia na nova casa, e se possível até antes, pelo criador.

Cláudia: Portanto aqui deixo uma lista que pode ajudar a distinguir um treinador de clicker de um treinador com clicker na mão:

• Se o treinador usa clicker mas advoca também o uso de coleiras estranguladoras, de bicos ou coleiras de choque;

• Se o treinador alia o clicker apenas à comida , sem saber a mecânica que está por trás do mesmo;

• Se o treinador acha que para motivar um cão tem que o encerrar dentro de uma transportadora durante 5 horas ou mais seguidas;

• Se o treinador não sabe ensinar o cão a trabalhar sem o clicker e a comida após o ensino de novos comportamentos;

• Se o treinador acredita que só se pode treinar um cão após os 6 meses de idade (isto normalmente prende-se com a coerção física usada em métodos tradicionais. No métodos do clicker um cachorro com 8 semanas pode começar a aprender imediatamente comportamentos tais como sentar, deitar, ficar, etc..);

• Se o treinador usa o clicker aleatoriamente e em conjunto com correcções;

• Se o treinador acha que o clicker só pode ser usado com cachorros ou raças pequenas;

• Se o treinador faz treino de internato (deixe cá o seu cão durante 1 mês e venha buscá-lo no fim). Treino de clicker é acerca de ensiná-lo a si a comunicar com o seu cão e vice-versa;

• Se o treinador acha que o clicker é uma modernice.

Se procura um treinador que use métodos positivos, que o ensina a si a comunicar eficazmente com o seu cão respeitando o vosso relacionamento, que usa métodos verdadeiramente actuais, então faça questões e seja exigente. Peça para ver vídeos de como o treinador ensina algo e vá ver uma aula. Se procura um treinador com métodos positivos, não se deixe enganar.

Sara: Adiciono mais uma à lista da Cláudia:

• Se durante o treino seu cão sente medo, seja por meio de punições, sustos, trancos ou qualquer outra forma, analise seriamente se é isso que você quer para ele, e esse não é um treino positivo.
Claudiaest Escreveu:Reforço Positivo e Negativo, Castigo Positivo e negativo

Um vídeo de um professor a explicar ao seus alunos de liceu a diferença entre estes quadrantes, para aqueles que ao fim de 1 ano ainda se confundem e tentam confundir.

Castigo negativo e reforço positivo são quadrantes que operam no quadrante positivo e operando no estímulo mudando o comportamento. Reforço aumenta comportamento, castigo diminui.

Castigo positivo e reforço negativo são quadrantes que operam no quadrantes negativos, "punindo" o cão de forma a aumentar ou diminuir comportamentos.

Castigo negativo NÃO é negativo, diz-se negativo porque se refere ao retirar ALGO ao cão até que ele ofereça VOLUNTARIAMENTE outro comportamento. Cão salta para dizer olá ao dono, mas este ignora-o até ele parar, cão pára de saltar porque quando salta o dono não lhe diz olá, mas aprende que ao não saltar tem a atenção do dono.

Castigo positivo ADICIONA algo de MAU ao comportamento que o cão oferece de forma a diminuir a sua intensidade. Cão salta e leva uma joelhada, cão pára de saltar porque a joelhada dói mais do que a vontade de dizer olá ao dono. Cão aprende que dizer olá ao dono é mau! Cão aprende a saltar para cima de crianças cujos joelhos não magoam.

Está em inglês, infelizmente não encontrei em português.

http://vimeo.com/6418260
Claudiaest Escreveu:5 MITOS ACERCA DO TREINO DE CÃES COM COMIDA
artigo escrito por ERIC GOEBELBECKER

COMIDA SÃO SUBORNOS. Este mito é muito conhecido e citado. Vamos ser claros: um suborno e um reforço NÃO SÃO a mesma coisa. Um suborno é algo que é produzido ANTES do comportamento. Algumas pessoas mostram aos seus cães um pedaço de comida antes de lhes pedir para fazer algo. Estão a fazer mal!

SE USAR COMIDA, OS SEUS CÃES NÃO IRÃO OBEDECER SE VOCÊ NÃO A TIVER. Aqui está outro mito baseado em treino mal feito. O único motivo que faria o seu cão recusar fazer um comando sem comida é porque você o habituou assim. Você está a treiná-lo mal.

OS CÃES DEVIAM FAZER AS COISAS APENAS PARA AGRADAR O DONO. Algumas pessoas parecem acreditar que os cães deveriam achar que fazer os que os donos mandam e procurar um qualquer reforço interno ao fazê-lo. Se pensar bem nisso, é perfeitamente pateta. Sim é verdade que os cães e os humanos vivem lado-a-lado à milénios, e como resultado disso estamos preparados para trabalhar em conjunto, mas a ideia de que este relacionamento deve ser proveitoso apenas para um dos lados, e que os cães devem fazer tudo sem a necessidade de nenhuma recompensa tangível não faz sentido nenhum e é puro antropomorfismo. É bonito, romântico e faz chorar, mas desculpem-me amigos, mas os cães da Disney só existem nos filmes da Disney.

CÃES DEVEM TRABALHAR APENAS PARA FESTINHAS. Muito relacionado com o mito anterior, está a ideia de que os cães devem considerar festinhas algo extremamente valioso. Alguns cães realmente consideram festas algo que eles apreciam, mas a ideia de que todos ou a maioria dos cães deverão querer fazer seja o que fôr apenas por uma festa na cabeça, é fantasia.

TREINAR TRUQUES COM RECOMPENSAS NÃO FAZ MAL, MAS PARA TRABALHO NÃO DÁ!. Esta considero realmente mistificante, mas realmente vejo-a repetida mais vezes por outros treinadores. Será que os cães sabem instintivamente a diferença entre um truque e um “treino a sério” e levam um mais a sério do que outro? Ou será que treinar sem comida torna o treino mais sério? Ou melhor? Será que a ameaça de um castigo torna o treino mais correcto? Talvez seja o tal desejo inerente de trabalhar para nada que os cães deveriam ter…

Os factos são ( e você deverá parar de ler agora se não gosta de factos) que comida é apenas mais um utensílio de treino. É o reforço mais usado por treinos que enfatiza o treino positivo por um simples motivo: é frequentemente o reforço mais forte e potente que podemos usar.

Mas se você souber usar este utensílio rapidamente a comida desaparecerá do mapa e será usada num reforço intermitente ou apenas quando você quiser treinar um novo comportamento. Também pode introduzir recompensas alternativas, tais como, brincadeira e claro, festinhas.

A ideia de que o treino com comida leva a que pessoas tenham que caminhar com pedaços de comida nos bolsos para o resto das suas vidas é baseada num muito pobre entendimento de como um bom treino de cães funciona.
Claudiaest Escreveu:apport forçado

Cláudia: Este artigo foi retirado na íntegra do blog Dogs Enjoy http://dogsenjoy.blogspot.com/ e foi escrito pelos nossos colegas espanhóis. É complementado por dois vídeos, peço que leiam primeiro o artigo antes de verem os vídeos, para entenderem o que estão a ver. Eu pouco ou nada tenho a acrescentar ao artigo e faço minhas as palavras dos nosso colegas na Dogs Enjoy. Mas vou deixar para complementar, um vídeo no final da sensacional treinadora Pere Saavedra a ensinar precisamente o mesmo exercício, mas com o método do clicker, para poderem comparar.

Muitos já ouviram falar (infelizmente...) do famoso apport (fazer com que um cão transporte algo na boca), assim como das técnicas de ensino através de evitamento, isto é o mesmo que dizer que o cão faz algo para evitar uma correção (choque, puxão, etc..) ou um castigo. Muitos de nós vivemos esta realidade (não queiram imaginar os ganidos de um cão quando lhe é provocado medo ou dor) e tivemos a sorte de evoluir e deixar para trás estas técnicas pré-históricas e desumanas...graças a Deus, que não têm nem a desculpa da “eficácia” uma vez que são muitos poucos, mas mesmo muitos poucos, os cães que suportam a “carga” física e psicológica que este tipo de treino acarreta.

Lamentavelmente estes vídeos que podem ver não são nenhuma obra cinematográfica de Tarantino (apesar de que poderiam ser) mas sim o reflexo do que continua a ser hoje em dia o treino com métodos “TRADICIONAIS” com as consequências muito conhecidas, ou seja, cães destroçados e danificados psicologicamente, com níveis de stress levados ao limite, problemas de agressividade, etc.,e também todo o deterioramento no relacionamento entre treinador e cão. Isto, para não falar das questões ÉTICAS que cada um de nós poderia fazer sobre esta forma de tratar os nossos “fiéis e amigos peludos”.

O treinador que usa estas técnicas, entra num espiral de frustração (descarregando as suas tensões no cão), chegando mesmo a ver no seu cão um “aluno desobediente” o qual há que castigar e corrigir continuamente...uma vez que se não faz as coisas é porque não quer obedecer (a mesma e velha forma de ensinar as crianças com reguadas essa felizmente há muito por nós ultrapassada). Aliás muito recentemente num fórum de treino canino alguém chamava isto de “treino formal”, diferenciando-se do treino positivo, o qual comparam frequentemente como um tipo de treino inútil que se usa para criar “cães de circo” (isto é literal). Enfim, a ignorância leva até a este tipo de comentários.

E com tudo isto, o que se vê nestes vídeos não é o mais terrível que se pode ver, infelizmente existe pior, mesmo que vos custe a crer. Não é agradável ver estas coisas, porém não se pode estar constantemente a virar a cara como se nada se passasse. Fixem-se na linguagem corporal do cão nos vídeos... incrível como ainda existem “especialistas” que não veêm absolutamente nada de mal, quando o que se pode ver no cão é mais do que evidente. Se por outro lado, nos focarmos nas questões “PARA QUÊ? QUAL É O OBJETIVO” a resposta é... GANHAR uma competição, medalha, ou seja... um troféu (que ironicamente só dele desfruta quem não recebe a dor, isto é o treinador) a aberração moral é máxima e apenas superada por um “egocentrismo desmesurado”, demonstrado naquilo que sempre ouviremos como “... mas ganhei o prémio, estou em primeiro lugar” e coisas semelhantes, enquanto que se algo corre mal a resposta já é “o cão falhou, desobedeceu, etc..” para nem falar de outras “lindezas” verbais que seguramente o pobre cão terá que ouvir.

Na vez do que deveria ser entendido como um “trabalho de equipe”, afinal trata-se de um “trabalho de escravidão” de onde apenas um leva os prêmios e honras e o outro os castigos sendo que o único prémio que recebe é se fizer “bem” não ser castigado. Provavelmente se perguntassemos aos indivíduos destes vídeos, acerca da legitimidade das suas técnicas, seguramente nos responderiam, como muitos, que eles mesmos sofrem mais do que os cães e que os amam profundamente... mas que não existe outro forma de ensinar, que tem que ser assim senão isto ou aquilo, que a obrigação do cão é fazer o que lhe mandam, que tem que “agradar o dono” e bla bla bla... tentando justificar o injustificável, tanto moral como didaticamente falando.

Há uns tempos atrás lemos onde um dos grandes “maestros” do treino em Espanha explicava na teoria como se deve realizar passo a passo o Apport Forçado... o que me soou mais insultuoso foi quando no final de tudo ele acaba a dizer “...isto tudo respeitando o cão”. Esperemos que não tarde em impor-se o bom senso do Homem uma vez mais, e estes “supostos métodos de ensino” passem onde deveriam já estar.. à História. Lembram-se dos “administrativos” que se negaram a vida toda a aprender a mexer num computador? O seu argumento era que isso da informática era uma “moda passageira”. Por sorte, a inteligência humana soube superar o atraso provocado pela ignorância. Neste caso, também é apenas uma questão de tempo.

Por favor, aprendamos com os nossos erros... não nos vamos agarrar a eles.
Última edição por tlopes em quarta fev 17, 2010 1:15 pm, editado 2 vezes no total.
tlopes

quarta fev 17, 2010 12:42 pm

Acerca do texto "5 MITOS ACERCA DO TREINO DE CÃES COM COMIDA"
doglover80 Escreveu:Já conhecia e está muito bem conseguido, concordo com o autor, acho que existe um preconceito acerca deste instrumento de treino... as pessoas acham que os cães devem fazer as coisas por eles, e por mais nada, no entanto não é bem assim, seja através de comida ou intimidações.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta fev 17, 2010 12:50 pm

apport forçado

Cláudia: Este artigo foi retirado na íntegra do blog Dogs Enjoy http://dogsenjoy.blogspot.com/ e foi escrito pelos nossos colegas espanhóis.
acho que o link directo e este: http://dogsenjoy.blogspot.com/2008/06/a ... iento.html
Claudiaest
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 1:06 pm

obrigada Maraya é isso mesmo
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta fev 17, 2010 2:39 pm

maraya Escreveu:
apport forçado

Cláudia: Este artigo foi retirado na íntegra do blog Dogs Enjoy http://dogsenjoy.blogspot.com/ e foi escrito pelos nossos colegas espanhóis.
acho que o link directo e este: http://dogsenjoy.blogspot.com/2008/06/a ... iento.html
Ah eu vi os videos errados...

Ainda só consegui visualizar o 2º video e pelo 2º eu pergunto: Na terra de quem é que aquele vídeo é um bom exemplo de treino??? :o Aquela cadela está apavorada, aqueles puxões e as correcções, são perfeitamente desnecessárias, e nunca vi treinador nenhum a fazer aquilo a um cão...

Mais uma vez foram buscar o pior dos piores para generalizar... :roll:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta fev 17, 2010 2:54 pm

Sobre o texto “apport forçado”

Quando andei numa escola que seguia o treino “tradicional” os cães não andavam apavorados, adoravam o treino, não se utilizavam coleiras de choques para nada e o treino era baseado na motivação. O meu cão sabia de cor os dias em que íamos para a escola, mal me via a pegar na mochila começava logo abanar o rabo. Ficava todo feliz quando iniciávamos uma sessão quer fosse em casa, no jardim ou no campo de treino.

Em relação ao apport, foi ensinado basicamente assim:

Primeiro desperta-se o interesse do cão pelo apport brincando com ele (nesta altura já não era necessário, porque o brinquedo utilizado como apport era o brinquedo utilizado para recompensar o cão e portanto o interesse do cão no apport já era muito)..

Quando o cão estiver muito interessado, lança-se o apport. Em princípio o cão sai disparado atrás do apport, se não ligar tem que se praticar mais a motivação no apport.

O cão vai buscar o brinquedo e depois chega a parte mais complicada, fazê-lo devolver. Se o cão se dirigir logo ao dono e entregar o brinquedo, faz-se uma grande festa e devolve-se o brinquedo ao cão. Se o cão não devolver logo o brinquedo e andar com ele na boca de um lado para o outro, estimula-se o cão a voltar ao dono, o dono pode correr no sentido contrário para o cão ir atrás. Ensina-se ao cão que a entrega do brinquedo vai ser boa para ele (mesmo que o cão não entregue, quando o dono agarrar no brinquedo brinca com o cão e dá-lhe o brinquedo para lhe mostrar que ao devolver ao dono vai ter festa e receber o brinquedo de volta).

Posso ter-me esquecido de alguns pormenores, mas basicamente era assim. Era adaptado a cada cão, dependendo da forma como o cão ia respondendo, há cães que entregam quase naturalmente enquanto outros é preciso incentiva-los. E depois é ir treinando para aperfeiçoar e por divertimento. Rapidamente se tornou um dos exercícios preferidos do meu cão.
TheOne
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 2:56 pm

pronto já consegui ver o 1º video... Eu nem vou comentar, aquele fulano é tudo menos treinador de cães... :roll: Ele é bom para treinar grilas a parir :roll:

Mas vejam como o apport pode matar: http://www.youtube.com/watch?v=kwU3x8E6e1U

:lol:
TheOne
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 3:04 pm

Acena Escreveu:Sobre o texto “apport forçado”

Quando andei numa escola que seguia o treino “tradicional” os cães não andavam apavorados, adoravam o treino, não se utilizavam coleiras de choques para nada e o treino era baseado na motivação. O meu cão sabia de cor os dias em que íamos para a escola, mal me via a pegar na mochila começava logo abanar o rabo. Ficava todo feliz quando iniciávamos uma sessão quer fosse em casa, no jardim ou no campo de treino.

Em relação ao apport, foi ensinado basicamente assim:

Primeiro desperta-se o interesse do cão pelo apport brincando com ele (nesta altura já não era necessário, porque o brinquedo utilizado como apport era o brinquedo utilizado para recompensar o cão e portanto o interesse do cão no apport já era muito)..

Quando o cão estiver muito interessado, lança-se o apport. Em princípio o cão sai disparado atrás do apport, se não ligar tem que se praticar mais a motivação no apport.

O cão vai buscar o brinquedo e depois chega a parte mais complicada, fazê-lo devolver. Se o cão se dirigir logo ao dono e entregar o brinquedo, faz-se uma grande festa e devolve-se o brinquedo ao cão. Se o cão não devolver logo o brinquedo e andar com ele na boca de um lado para o outro, estimula-se o cão a voltar ao dono, o dono pode correr no sentido contrário para o cão ir atrás. Ensina-se ao cão que a entrega do brinquedo vai ser boa para ele (mesmo que o cão não entregue, quando o dono agarrar no brinquedo brinca com o cão e dá-lhe o brinquedo para lhe mostrar que ao devolver ao dono vai ter festa e receber o brinquedo de volta).

Posso ter-me esquecido de alguns pormenores, mas basicamente era assim. Era adaptado a cada cão, dependendo da forma como o cão ia respondendo, há cães que entregam quase naturalmente enquanto outros é preciso incentiva-los. E depois é ir treinando para aperfeiçoar e por divertimento. Rapidamente se tornou um dos exercícios preferidos do meu cão.
Exactamente. O mesmo se passa com o vulgar churro.

No vídeo que vou colocar, dá para ver não só o interesse do cão no churro, nesta fase apenas para brincadeira, e o interesse do cão em dar o churro ao dono, pois só assim é que o brinquedo ganha "vida" (aos 0:38 e aos 0:55 min.). Depois ao 1:42 e ao minuto 1:49 ele é recompensado com uma guloseima em troca do churro, acompanhado de um "larga".

http://www.youtube.com/watch?v=jsvVxbYPeyA

E este foi o primeiro de muitos treinos.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta fev 17, 2010 3:19 pm

O brinquedo também era um churro, eu não disse churro porque algumas pessoas podiam não saber o que é (eu antes pensava que era daqueles para comer com chocolate :lol: ). Levar o cão a perceber que era bom devolver o churro era mesmo essencial.

No aperfeiçoamento do exercício para provas, quando foi para trocar do churro para um apport de madeira, nem precisei de incentivar o meu cão para o novo objecto, ele já sabia a história toda. E para o de metal a mesma coisa. O meu cão gostava mesmo do exercício.
TheOne
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 3:23 pm

Acena Escreveu:O brinquedo também era um churro, eu não disse churro porque algumas pessoas podiam não saber o que é (eu antes pensava que era daqueles para comer com chocolate :lol: ). Levar o cão a perceber que era bom devolver o churro era mesmo essencial.

No aperfeiçoamento do exercício para provas, quando foi para trocar do churro para um apport de madeira, nem precisei de incentivar o meu cão para o novo objecto, ele já sabia a história toda. E para o de metal a mesma coisa. O meu cão gostava mesmo do exercício.
Como é lógico.

Os vídeos que ilustram o texto são absolutamente surreais :roll:
Claudiaest
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 6:33 pm

são bem reais e existem e muitas pessoas defendem esse tipo de treino...ficaria admirada por saber que algumas dessas pessoas bem "perto" de si praticam esse treino apesar de se anunciarem como positivos :|
pardal81
Membro
Registado: quarta dez 28, 2005 6:28 pm
Contacto:

quarta fev 17, 2010 7:05 pm

Aqui fica um exemplo de aport forçado!!

cuidado com as imagens!!! os "gritos" de dor do cão são medonhos!! :roll:

http://www.youtube.com/watch?v=kwU3x8E6e1U
Claudiaest
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 7:20 pm

Assim é que se faz um apport. Profissional, respeitando o animal, não impondo nada apenas porque podemos fazê-lo. É feito por alguém que ama e respeita o seu cão e que prefere gastar algum tempo no ensino de um apport do que fazê-lo de um forma perfeitamente digna de um livro de tortura. Não fazer mal aos animais, é uma habilidade, temos que ser pacientes e saber como. Nem todos sabem como... ou querem...

http://www.youtube.com/watch?v=4hHQzpxE ... r_embedded
Responder

Voltar para “Cães”