sexta fev 19, 2010 9:04 pm
Olá a todos,
Tenho lido todos os comentários e praticamente já quase tudo foi dito. No entanto, permita-me fazer-lhe uma ressalva.
Adoptar um novo amigo de 4 patas é louvável mas a decisão não deve, nem pode ser tomada de animo leve, por muito que se goste ou queira um animal.
Antes de adoptar grande ou pequeno, macho ou fêmea acho que tem de fazer 1.º e para si algumas perguntas. Se responder afirmativamente a todas elas então avance.
Adoptar é um acto para a vida e implica muitos sacrifícios, preocupações e despesas. No entanto, ganha um amor incondicional e o seu maior amigo. O único que, provavelmente, nunca o decepcionará.
1.º Está disposto a sair com o seu animal TODOS OS DIAS DO ANO FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL? Ter uma animal num apartamento assim o exige, quer para o seu bem estar, quer para o dele. Confinar um animal a umas varandas e soltá-lo de vez em quando é um crime e essas pessoas não deveriam sequer ter animais.
Eu, por exemplo, tenho quintal e mesmo assim, sempre que posso e faço por isso, vou passear com eles. Eles, tal como nós, gostam de passear e que brinquem com eles. Muitas vezes as pessoas dizem que gostam de animais mas quando dão chatices preferiam biblôs.
2.º Está disposto a zelar pelo seu bem estar e cuidar da sua saúde (Vacinação, chip, esterelização, etc), como a qualquer outro membro da família?
3.º Tem consciência que irão fazer disparates e algumas asneiras. Está disposto a educar e a perdoar esses actos como se de um "filho" se tratasse?
Eu tenho um filho de 2 anos e que, volta e meio, e é natural faz das suas. Com os animais, e com as devidas diferenças, claro, acontece o mesmo mas muitas vezes não o entendemos como tal.
É necessário pensar muito bem em tudo isto. A adopção é para a vida, não é para ser descartada à 1.ª contrariedade.
Espero que compreenda o que lhe estamos a dizer. Não é para levar a mal pois a sua atitude é louvável e devia ser seguida por outras pessoas. São só preocupações normais de pessoas que querem o melhor para os animais e, consequentemente, para os seus donos. Espero ter ajudado.
Acredito que vai fazer a opção certa e espero que seja muito feliz com o seu novo amigo/a.
Bjs