Glândulas perianais: periodicidade de esvaziamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bennie1
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:03 am

segunda fev 22, 2010 4:46 pm

Boa tarde,

À cerca de um mês fui à veterinária com o Bennie perguntar se seria normal o cachorro deitar um cheiro fétido a peixe do seu rabinho. A veterinária explicou-me que isso se devia às glândulas perianais que deviam necessitar de ser esvaziadas (o que foi feito!).

A veterinária pediu-me que sempre que sentisse este cheiro voltasse lá pois era sinal que necessitavam de ser esvaziadas novamente (o que está acontecer).

A minha dúvida é... é normal as glândulas encherem com tanta regularidade? Os cócós deles são normais (se tivesse as fezes moles ainda poderia perceber que não conseguisse esvaziar as glândulas naturalmente).

Hoje, quando sair do trabalho irei novamente à veterinária com ele, pois percebo que aquilo o incomoda mas gostava de saber se costumam esvaziar com tanta regularidade as ditas glândulas (o cão dos meus pais esvaziava quando ia à tosquia - 2 vezes ao ano e nunca lhe sentimos o cheiro fétido!)

Desculpem o testamento!

Cumprimentos,

Andreia
Bennie1
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 8:52 am

Bom dia,

Como encaro o forúm como um veículo de entreajuda e um dia mais tarde alguém poderá ter a mesma dúvida que eu, informo que, tal como tinha indicado na mensagem ontem mesmo voltei a visitar a veterinária com o Bennie.

Aparentemente não existe uma periodicidade regular para proceder ao esvaziamento das ditas glândulas. Segundo ela, há cães que nunca precisam (esvaziam por eles próprios), há outros que duas vezes ao ano é suficiente e há ainda aqueles que como o meu Bennie necessitam de esvaziar as glândulas com muita frequência (mas segundo ela sem qualquer problema associado).

Resumindo, as glândulas deles estavam novamente cheias foram esvaziadas e saimos da vet despedimo-nos até ao próximo mês :P.
7Sansoni
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm

terça fev 23, 2010 9:06 am

Sempre a aprender....

Pensei que esse seria um processo normal/fisiológico do cão.
No Chow nunca foi necessário proceder a esse «esvaziamento»....vou estar atento. :wink:

Entretanto fui pesquizar e encontrei isto:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=7790 :wink:
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça fev 23, 2010 9:52 am

Segundo sei há alguns cães mais propensos que outros e em especial raças mais pequenas. Conheço dois casos em que isto acontece e são chihuahuas.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Bennie1
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 10:14 am

Segundo a vet o Bennie (Beagle) deveria esvaziar naturalmente as glândulas, no entanto, ela chama-o de preguiçoso! :)

A visita de ontem à vet deixou-me mais descansada pois afinal de contas explicou-me que não tem problema nenhum esta situação, apenas sempre que sinta o cheiro a "peixinho" e vê-lo muito aflito a lamber o rabito... é altura de voltar lá para esvaziá-las.
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

terça fev 23, 2010 12:36 pm

Bennie1 Escreveu:Segundo a vet o Bennie (Beagle) deveria esvaziar naturalmente as glândulas, no entanto, ela chama-o de preguiçoso! :)

A visita de ontem à vet deixou-me mais descansada pois afinal de contas explicou-me que não tem problema nenhum esta situação, apenas sempre que sinta o cheiro a "peixinho" e vê-lo muito aflito a lamber o rabito... é altura de voltar lá para esvaziá-las.
E não prefere aprender a esvaziá-las e fazer isso você mesma!? :P

Há quem não tenha estômago para tal... mas... :mrgreen:
<p>Cumprimentos</p>
Bennie1
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 2:27 pm

n3ka Escreveu:
Bennie1 Escreveu:Segundo a vet o Bennie (Beagle) deveria esvaziar naturalmente as glândulas, no entanto, ela chama-o de preguiçoso! :)

E não prefere aprender a esvaziá-las e fazer isso você mesma!? :P

Há quem não tenha estômago para tal... mas... :mrgreen:
Sim realmente se a periodicidade de "esvaziamento" for mensal lá terei de pedir à vet para me ensinar como se faz.

O pior é que ele é muito irrequieto. Na vet somos 3 pessoas a segurá-lo para ela conseguir esvaziá-las.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça fev 23, 2010 2:52 pm

E como todos os cães detestam que lhes façam isso, vai ter mesmo de arranjar uma boa maneira! :lol: :lol: :lol:

Em geral, o acto de defecar basta para esvaziar essas glândulas, bem como o abanar da cauda em certas situações do quotidiano ou de stress, como um exame veterinário, por exemplo. Depois, à medida que vão envelhecendo, calculo que com a perda de tonicidade muscular, os cães perdem um bocado a capacidade de as esvaziarem por si. O que acho estranho é um cão jovem precisar com tanta frequência que lho façam.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Bennie1
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 2:56 pm

LuluB Escreveu:E como todos os cães detestam que lhes façam isso, vai ter mesmo de arranjar uma boa maneira! :lol: :lol: :lol:

Em geral, o acto de defecar basta para esvaziar essas glândulas, bem como o abanar da cauda em certas situações do quotidiano ou de stress, como um exame veterinário, por exemplo. Depois, à medida que vão envelhecendo, calculo que com a perda de tonicidade muscular, os cães perdem um bocado a capacidade de as esvaziarem por si. O que acho estranho é um cão jovem precisar com tanta frequência que lho façam.
Pois o Bennie fez agora 1 ano daí também ter achado estranho!
vandoxa
Membro Veterano
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm

terça fev 23, 2010 10:29 pm

Olá,

A minha cadela tem exactamente o mesmo problema. E sou eu que lhe esvazio as glândulas. Não é difícil, basta saber como se faz, um bom par de luvas, papel e lavar de seguida.

Pelo que a Vet. dela me informou também é comum em cachorros.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça fev 23, 2010 11:31 pm

vandoxa Escreveu:Olá,

A minha cadela tem exactamente o mesmo problema. E sou eu que lhe esvazio as glândulas. Não é difícil, basta saber como se faz, um bom par de luvas, papel e lavar de seguida.

Pelo que a Vet. dela me informou também é comum em cachorros.
Não sabia, foi a aprendizagem de hoje! :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”