Pactris,
Este meu post não é propriamente (só) dirigido a si. Por isso, espero que não me leve muito a mal, mas ando numa de deitar cá para fora
Sobre as suas questões, já lhe responderam. O seu veterinário também pode dar uma ajuda.
Agora, sobre o que vou dizer, e o seu post vem APENAS a talhe de foice, nada mais.

Cada vez mais deparo com donos de fêmeas que não fazem a mais pequena ideia do que é o cio, quantas vezes, quanto dura, o que devem fazer. Ora, na minha modesta opinião, a tendencia seria para as pessoas estarem mais informadas, e o que é facto é que não estão. Há gente (muita) que ainda pensa que o cio das cadelas vem todos os meses,que dura apenas 4 ou 5 dias, e que depois de deixar de haver corrimento, o cio acabou. Continua a haver gente (muitissima) que pensa que uma vez a cadela coberta por um macho, pode andar por aí na "vida airada", pois não vai engravidar mais (pois se já está, né?). E muito mais...
O que me mete confusão a mim, é o facto de as pessoas terem cadelas e não fazerem a minima ideia do ciclo da cadela, e só se lembrarem disso na hora. Alguns nem isso, só quando a cadela começa a parir é que ficam admirados. E depois... é o que se sabe. Cachorros mistos, não desejados, para adopção, ou para abate.
Com tanta informação que há disponivel e as pessoas não fazem ideia de nada
Bem, por aqui me fico, penso que não será necessario dizer-lhe uma vez mais que não é um ataque pessoal a si, mas uma situação que constanto regularmente e que me intristece um pouco.
Isabel