Cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

segunda out 06, 2003 1:36 pm

Boa Tarde,

precisava da vossa ajuda sobre algo que é novo pra mim.
No sábado a Loba teve a sua primeira menstruação, coitadita via-se que tava baralhada com aquilo que lhe tinha acontecido :oops: , ela tem 7 meses, penso que seja a idade normal.
A questão é que sempre tive machos, em casa dos meus pais foram 3 meninos, portanto de natureza feminina canina, não percebo lá muito.
Sabem dizer-me quanto tempo dura o ciclo? se há algum cuidado especial a ter? Eu arranjei uma daquelas cuequitas de cão, mas ela torce-se toda.

Obrigado
PatCris
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

segunda out 06, 2003 1:54 pm

Olá
Bem, o cio dura cerca de 15 dias, dependendo. Aconselho-a vivamente a ler muito, pesquisar muito sobre tudo, para se informar o máximo possível. Cuidados especiais a ter não creio que seja nada demais, dependendo do sítio onde mora tem que proteger a casa da possível (certa) investida dos cães, que fazem as coisas mais malucas para chegarem às cadelas com cio! Quando for passear com ela também tem que ter a máxima atenção... E acho que não é mais nada... Como já disse, leia muito! E boa sorte
Fiquem bem
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda out 06, 2003 3:34 pm

Boa tarde.
A duração do cio é variável de cadela para cadela, no entanto com põe-se em todas elas das seguintes fase:

1. Proestro - dura uma média de 9 dias e caracteriza-se pela ocorrência de sangramentoe tumefacção da vulva;
2. Estro - é o período fértil da cadela, cessam as derrames vulvares e dura entre 4 e 8 dias.
3. Pós-estro - se a cadela não fôr fecundada, dá-se o aparecimento desta fase, que tem a duração aproximada de 2 meses. Nesta fase dá-se o incremento da secreção de progesterona e o espessamento (não visível) das paredes do útero.

Por precaução, como já lhe disseram, convém ter cuidado ao passear com a cadela a partir do 4º dia em que começa a sangrar, a fim de evitar montas indesejadas.

Cumprimentos

José Carlos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 06, 2003 6:58 pm

Olhe, muita atenção !

Não vá em histórias de que não engravida na fase do sangue e tal e coisa.
Durante todo o cio é preciso cuidado.Em especial a partir do 4º dia do sangue durante 15 dias (ou mais, perfazendo um total de 3 semanas).

Não facilite.
A minha, no próximo cio, vai ficar em casa fechada excepto quando fôr ao quintal fazer as suas necessidades e sempre acompanhada por nós.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda out 06, 2003 7:00 pm

Pactris,
Este meu post não é propriamente (só) dirigido a si. Por isso, espero que não me leve muito a mal, mas ando numa de deitar cá para fora ;)
Sobre as suas questões, já lhe responderam. O seu veterinário também pode dar uma ajuda.
Agora, sobre o que vou dizer, e o seu post vem APENAS a talhe de foice, nada mais. :arrow: Cada vez mais deparo com donos de fêmeas que não fazem a mais pequena ideia do que é o cio, quantas vezes, quanto dura, o que devem fazer. Ora, na minha modesta opinião, a tendencia seria para as pessoas estarem mais informadas, e o que é facto é que não estão. Há gente (muita) que ainda pensa que o cio das cadelas vem todos os meses,que dura apenas 4 ou 5 dias, e que depois de deixar de haver corrimento, o cio acabou. Continua a haver gente (muitissima) que pensa que uma vez a cadela coberta por um macho, pode andar por aí na "vida airada", pois não vai engravidar mais (pois se já está, né?). E muito mais...
O que me mete confusão a mim, é o facto de as pessoas terem cadelas e não fazerem a minima ideia do ciclo da cadela, e só se lembrarem disso na hora. Alguns nem isso, só quando a cadela começa a parir é que ficam admirados. E depois... é o que se sabe. Cachorros mistos, não desejados, para adopção, ou para abate.
Com tanta informação que há disponivel e as pessoas não fazem ideia de nada
:cry:
Bem, por aqui me fico, penso que não será necessario dizer-lhe uma vez mais que não é um ataque pessoal a si, mas uma situação que constanto regularmente e que me intristece um pouco.
Isabel
Sir_Lancelot
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2003 6:06 pm

segunda out 06, 2003 9:01 pm

patcris,

Se quiser adicionar aos Favoritos tem aqui este site, que no fundo é o que já foi dito acima:

http://www.distritosdeportugal.com/site ... o/caes.htm

Se quiser info mais completa tem este outro site:

http://settercp.planetaclix.pt/cioparto.htm

João
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

terça out 07, 2003 11:16 am

Boa Tarde

Quero agradecer-vos pela ajuda prestada em relação ás minhas dúvidas, já imprimi a informação que me indicaram, e vou ler com toda a atenção.

E de modo algum levo a mal a observação feita, pelo contrário acho que tem razão nas observações feitas, o problema é que há pessoas que não se preparam convenientemente para este tipo de coisas e em vez de tentarem preencher o vazio optam pela solução mais fácil que passa muitas vezes pelo abandono.

Obrigado a Todos
Pat Cris
Responder

Voltar para “Cães”