Ser estudante é compatível com a aquisição de um cão?
Moderador: mcerqueira
Gostava que me pudessem aconselhar. Sou estudante, falta-me um ano para acabar o curso. Desde pequena que gostava de ter um cão, mas os meus pais nunca aceitaram ter animais em casa. Estou a estudar em Lisboa e o ano passado surgiu a oportunidade para ter um cãozinho, mas como ia estudar para fora (Erasmus), claro que não tive nenhum. Regressei outra vez a Lisboa, agora tenho todas as condições para ter o cão que sempre quis, excepto o que o futuro me espera. Como será quando acabar o curso? Será que começarei logo a trabalhar ou vou tirar outro curso, terei que mudar de cidade, continuarei a ter tempo para ele, ou até mais do que tenho agora, etc, etc..
Talvez esta ideia seja estúpida, mas começo a pensar se terei mais alguma oportunidade para ter um cãozinho. Tenho medo de quando começar a trabalhar não tenha mesmo tempo para ele e isso deixa-me mesmo triste, pois é um dos meus grandes objectivos de vida. Será que devia ter um agora, pois tenho tempo para estar com ele e todas as condições que precisa?
Gostaria muito que me pudessem ajudar, pois isto é mesmo muito importante para mim.
Obrigada a todos.
Talvez esta ideia seja estúpida, mas começo a pensar se terei mais alguma oportunidade para ter um cãozinho. Tenho medo de quando começar a trabalhar não tenha mesmo tempo para ele e isso deixa-me mesmo triste, pois é um dos meus grandes objectivos de vida. Será que devia ter um agora, pois tenho tempo para estar com ele e todas as condições que precisa?
Gostaria muito que me pudessem ajudar, pois isto é mesmo muito importante para mim.
Obrigada a todos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm
Bem penso que aqui nao ha nenhum vidente pelo que nao sabemos o que vai ser o seu futuro. Desde que tenha condiçoes para o ter, tempo, dedicaçao e amor dá para ter um cao. Agora atençao aos custos, aos passeios diarios faça chuva, sol, venha ou nao morta de cansaço do trabalho, idas ao vet, alimentaçao, paciencia nas brincadeiras e asneiras que eles fazem principalmente nos primeiros tempos, etc etc ha imensos factores que tem a considerar.
EDIT:

EDIT:
A esperança media de vida de um cao vai para alem dos 10 anos. Tem que ter tempo para ele agora e sempre certo?Tenho medo de quando começar a trabalhar não tenha mesmo tempo para ele e isso deixa-me mesmo triste, pois é um dos meus grandes objectivos de vida. Será que devia ter um agora, pois tenho tempo para estar com ele e todas as condições que precisa?

Saudações da J & Isaac
Para ter um cao nao basta ter condições no momento em que ele vai para sua casa, e com tantas incertezas ainda na sua vida futura, nao aconselharia de todo a tê-lo. Espere até ter mais alguma estabilidade e segurança....bem bastam os imprevistos da vida que ninguém controla.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
- Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel
Tenho a mesma opinião!PauloC1 Escreveu:Para ter um cao nao basta ter condições no momento em que ele vai para sua casa, e com tantas incertezas ainda na sua vida futura, nao aconselharia de todo a tê-lo. Espere até ter mais alguma estabilidade e segurança....bem bastam os imprevistos da vida que ninguém controla.

A vida nunca será certa, mas por agora vejo que as incertezas são demasiadas, é melhor esperar...
Boa sorte com tudo!

<p>Cumprimentos</p>
ola
Em primeiro ainda bem que pedes em primeiro conselhos, como eu costumo disser ter um cão e mais que ter um filho, e eu tenho os dois.
Para ter um cão para alem do espaço suficiente para o tipo de cão, também tem que ter muita paciência para o trabalho que dão no inicio enquanto são pequenos e tempo para dar educação
Tem que tem muito carinho e amor para dar a te ao fim da vida dele/a, de de certeza que tem sua retribuição do melhor amigo
Se tem esse básico claro que pode ter um
EM relação a sua vida futura só você tem de ver os prós e contra que podem vir a surgir
Para alem da comida e agua eles dependem muito da nossa companhia e nos também com o passar do tempo
espero que te ajude este pequeno conselho

Em primeiro ainda bem que pedes em primeiro conselhos, como eu costumo disser ter um cão e mais que ter um filho, e eu tenho os dois.
Para ter um cão para alem do espaço suficiente para o tipo de cão, também tem que ter muita paciência para o trabalho que dão no inicio enquanto são pequenos e tempo para dar educação
Tem que tem muito carinho e amor para dar a te ao fim da vida dele/a, de de certeza que tem sua retribuição do melhor amigo
Se tem esse básico claro que pode ter um
EM relação a sua vida futura só você tem de ver os prós e contra que podem vir a surgir
Para alem da comida e agua eles dependem muito da nossa companhia e nos também com o passar do tempo
espero que te ajude este pequeno conselho

bom eu sou suspeita na materia mas...
hoje em dia ninguem pode afirmar que tem uma vida estável, ou pelo menos poucos sao os que se podem dar a esse "luxo", honestamente, também depende do cão que quer. se optar por um cao de raça pequena os custos serao inferiores, e ficará certamente feliz com o seu novo amigo de 4 patas e mesmo que suceda algum imprevisto, é mais facil de manter, ou eu pelo menos penso assim.
depende de vários factores, se voce tambem tem alguem que, a apoie nessa decisão, por exemplo.
mesmo que seja um cão de raça media/grande depende de várias condicionantes... olhe, eu sinceramente acho que nao existe ninguem melhor que voce propria para responder a essa questao, tendo em conta os custos que um cão têm e o tempo que exige.
pense com calma, estude o assunto, leia bastante sobre custos e raças e seu temperamento.
desculpe a pergunta mas se pudesse ter um cão que raça escolheria? é que também depende um pouco disso, pois precisa de ter um cao que se adapte a si e ao seu estilo de vida.
hoje em dia ninguem pode afirmar que tem uma vida estável, ou pelo menos poucos sao os que se podem dar a esse "luxo", honestamente, também depende do cão que quer. se optar por um cao de raça pequena os custos serao inferiores, e ficará certamente feliz com o seu novo amigo de 4 patas e mesmo que suceda algum imprevisto, é mais facil de manter, ou eu pelo menos penso assim.
depende de vários factores, se voce tambem tem alguem que, a apoie nessa decisão, por exemplo.
mesmo que seja um cão de raça media/grande depende de várias condicionantes... olhe, eu sinceramente acho que nao existe ninguem melhor que voce propria para responder a essa questao, tendo em conta os custos que um cão têm e o tempo que exige.
pense com calma, estude o assunto, leia bastante sobre custos e raças e seu temperamento.
desculpe a pergunta mas se pudesse ter um cão que raça escolheria? é que também depende um pouco disso, pois precisa de ter um cao que se adapte a si e ao seu estilo de vida.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
Eu, que nem sou adepto de comparações em animais e pessoas utilizo muito uma exressão parecida à acima citada... porquê ?sasha09 Escreveu:Sinceramente eu nao vou tao longe mas que é uma grande responsabilidade é.eu costumo disser ter um cão e mais que ter um filho
Hoje, olho para o meu filho, com quase 15 anos e começo a v~e-lo a ganhar a sua independência... daqui a 5, estará eventualmente, completamente independente.
Os meus cães, esses, dependem sempre de mim.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p> </p>
Já agora dou também a minha opinião, uma vez que me revejo em alguns aspectos. Adorava ter um cão, mais propriamente um whippet, estou a acabar um curso, tenho alguma disponibilidade (por enquanto) e vivo em casa dos pais.
Nada disto poderá ser impeditivo de ter um cão, exceptuando um factor muito relevante: os meus pais não quererem cães em casa.
Ora, ao pensar nisto cheguei à seguinte conclusão:
1. Quando eu não estiver em casa, seja devido à faculdade ou emprego tenho quem trate do animal, o leve à rua, limpe a porcaria que fizer?
Não, e não vou estar a condicionar a minha família devido a uma escolha minha. Apesar de gostarem de animais não querem cães em casa e sozinha tenho noção que é uma responsabilidade que para já não consigo suportar.
2. Tenho capacidade financeira para sustentar todas as despesas inerentes à aquisição de um cachorro?
Não, não tenho. Aquilo que ganho dá para as minhas pequenas despesas e para a bicharada que já tenho, e tenho a sorte de os meus pais me ajudarem sempre que preciso (e que ainda são muitas vezes). Não vou sobrecarregá-los com algo dispendioso e contra a vontade deles.
Conclusão: Neste momento não posso ter um cão.
Quando tiver a minha casa, o meu emprego, quem sabe, talvez...
Acho que é importante ponderar tudo isto e mais alguma coisa

Nada disto poderá ser impeditivo de ter um cão, exceptuando um factor muito relevante: os meus pais não quererem cães em casa.
1. Quando eu não estiver em casa, seja devido à faculdade ou emprego tenho quem trate do animal, o leve à rua, limpe a porcaria que fizer?
Não, e não vou estar a condicionar a minha família devido a uma escolha minha. Apesar de gostarem de animais não querem cães em casa e sozinha tenho noção que é uma responsabilidade que para já não consigo suportar.
2. Tenho capacidade financeira para sustentar todas as despesas inerentes à aquisição de um cachorro?
Não, não tenho. Aquilo que ganho dá para as minhas pequenas despesas e para a bicharada que já tenho, e tenho a sorte de os meus pais me ajudarem sempre que preciso (e que ainda são muitas vezes). Não vou sobrecarregá-los com algo dispendioso e contra a vontade deles.

concordo com tudo o que disse, por isso mesmo volto a salientar que cada um tem as suas condicionantes e prioridades...xikilana Escreveu:Já agora dou também a minha opinião, uma vez que me revejo em alguns aspectos. Adorava ter um cão, mais propriamente um whippet, estou a acabar um curso, tenho alguma disponibilidade (por enquanto) e vivo em casa dos pais.
acho que a dona do topico deve pensar e ponderar mt bem, pois ninguem aqui lhe poderá dar a resposta acertada, mas apenas conselhos.
é que depende mesmo de bastantes coisas... por exemplo, no meu caso, que vou para o ano para a universidade, tenho apoios, e por isso decidi ir em frente e responsabilizar-me.
mas é a tal coisa, somos pessoas diferentes, temos formas diferentes de ver o mundo e temos uma vida diferente..
pense bem e boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
Sim, claro.sasha09 Escreveu:Sao preocupaçoes diferentes Paullo, eu acho.
É como referi, não gosto muito destas comparações, mas... isto tem tudo a ver com a responsabilidade que temos de assumir.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Para mim, a questão da raça agora é o menos...até pode ir ao canil e escolher um belo cão, rafeiro ou não, o que não falta por aí são animais de raça abandonados.
Questões realmente a ter em conta, já que isto é um projecto só seu:
Sou independente a pontos de poder ter um animal quando os meus pais nunca quiseram nenhum?
Tenho com que pagar as despesas do cão (alimentação, licença camarária, chip, vacinas, desparasitações, coleira das pulgas, etc, etc)?
Tenho onde ter o cão (varandas não conta...)?
Se for trabalhar, tenho espaço onde deixar o animal sózinho?
Se for preciso deixar o cão com alguém (viagem, deslocação, férias, etc) tenho com quem deixar ou tenho com que pagar o hotel do cão?
Compreendo que queira muito ter um cão, mas neste momento, acho melhor pensar só em si e noutros objectivos: acabar o curso, viajar, tentar um estágio, férias, etc.
É uma altura de muitas mudanças, muitas incertezas e os seus pais parece que não estariam dispostos a colaborar com com o projecto do cão....
Questões realmente a ter em conta, já que isto é um projecto só seu:
Sou independente a pontos de poder ter um animal quando os meus pais nunca quiseram nenhum?
Tenho com que pagar as despesas do cão (alimentação, licença camarária, chip, vacinas, desparasitações, coleira das pulgas, etc, etc)?
Tenho onde ter o cão (varandas não conta...)?
Se for trabalhar, tenho espaço onde deixar o animal sózinho?
Se for preciso deixar o cão com alguém (viagem, deslocação, férias, etc) tenho com quem deixar ou tenho com que pagar o hotel do cão?
Compreendo que queira muito ter um cão, mas neste momento, acho melhor pensar só em si e noutros objectivos: acabar o curso, viajar, tentar um estágio, férias, etc.
É uma altura de muitas mudanças, muitas incertezas e os seus pais parece que não estariam dispostos a colaborar com com o projecto do cão....
Muito obrigada pelas vossas respostas.
O cão será responsabilidade minha e do meu companheiro, já pensamos com quem o podemos deixar em caso de ausência de algum, sejam férias ou outra coisa qualquer. Temos condições financeiras, espaço, tempo, amor e carinho.
Já tivemos a oportunidade de ter a experiência de ter um cachorro a nosso cargo durante um tempo, para ver como nos saíamos. Correu tudo muito bem, e ainda bem que pudemos ter esta experiência, pois assim ficámos com uma noção de toda a rotina e necessidades do cãozinho.
Enfim, acho que temos todo o essencial para dar o grande passo. Só o que nos assusta é mesmo o nosso futuro. Será que teremos à mesma boas condições para o cão? Não queremos nada que a nossa opção seja impulsiva e por isso estamos a pensar muito muito bem.
O cão será responsabilidade minha e do meu companheiro, já pensamos com quem o podemos deixar em caso de ausência de algum, sejam férias ou outra coisa qualquer. Temos condições financeiras, espaço, tempo, amor e carinho.
Já tivemos a oportunidade de ter a experiência de ter um cachorro a nosso cargo durante um tempo, para ver como nos saíamos. Correu tudo muito bem, e ainda bem que pudemos ter esta experiência, pois assim ficámos com uma noção de toda a rotina e necessidades do cãozinho.
Enfim, acho que temos todo o essencial para dar o grande passo. Só o que nos assusta é mesmo o nosso futuro. Será que teremos à mesma boas condições para o cão? Não queremos nada que a nossa opção seja impulsiva e por isso estamos a pensar muito muito bem.
Olá!
Eu acho que se está decidida a ter um cão e que tem todas as condições reunidas para o ter: espaço, dinheiro, tempo,etc. Não pense demasiado no futuro. Acho que aqui nem todos planearam os próximos 10 anos do seu futuro para adquirirem o cão. Quem o dizer é treta,porque o futuro é sempre imprevisto. Há que adaptar e moldar as situações que nos surgem. Somos de Lisboa,temos de ir po Porto,arranja-se soluçoes para levar o cao também.Sim,eu sei que falar é fácil.Mas quando há vontade e mais uma vez (infelizmente) dinheiro (sim porque gira tudo em torno disso quando se trata de ter despesas),entao haverá sempre soluçao.
Com dedicação, paciência e vontade, tudo se consegue na vida.
Felicidades
Jocas caninas
Eu acho que se está decidida a ter um cão e que tem todas as condições reunidas para o ter: espaço, dinheiro, tempo,etc. Não pense demasiado no futuro. Acho que aqui nem todos planearam os próximos 10 anos do seu futuro para adquirirem o cão. Quem o dizer é treta,porque o futuro é sempre imprevisto. Há que adaptar e moldar as situações que nos surgem. Somos de Lisboa,temos de ir po Porto,arranja-se soluçoes para levar o cao também.Sim,eu sei que falar é fácil.Mas quando há vontade e mais uma vez (infelizmente) dinheiro (sim porque gira tudo em torno disso quando se trata de ter despesas),entao haverá sempre soluçao.
Com dedicação, paciência e vontade, tudo se consegue na vida.
Felicidades
Jocas caninas