Ser estudante é compatível com a aquisição de um cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
alfacinha
Membro
Registado: sábado jun 12, 2004 9:37 am

sexta fev 26, 2010 10:22 pm

Tweenie Escreveu:Olá!
Eu acho que se está decidida a ter um cão e que tem todas as condições reunidas para o ter: espaço, dinheiro, tempo,etc. Não pense demasiado no futuro. Acho que aqui nem todos planearam os próximos 10 anos do seu futuro para adquirirem o cão. Quem o dizer é treta,porque o futuro é sempre imprevisto. Há que adaptar e moldar as situações que nos surgem. Somos de Lisboa,temos de ir po Porto,arranja-se soluçoes para levar o cao também.Sim,eu sei que falar é fácil.Mas quando há vontade e mais uma vez (infelizmente) dinheiro (sim porque gira tudo em torno disso quando se trata de ter despesas),entao haverá sempre soluçao.
Com dedicação, paciência e vontade, tudo se consegue na vida.

Felicidades
Jocas caninas
concordo!!!

ca esperarei para ter noticias do seu caozinho caso opte por ter! :D
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sexta fev 26, 2010 10:24 pm

Pois, mas penso que um "depois logo se vê" não é suficiente.
Claro que ninguém prevê o futuro, mas talvez para alguém que estude o futuro seja mais imprevisível que de alguém que já tenha uma vida estabilizada.
Não sei.. Queremos mesmo muito ter um cãozinho, é mesmo importante para nós, mas não queremos por em causa o seu bem estar, quando mais tarde ele passar menos tempo connosco, porque estamos a trabalhar, ou outra coisa qualquer. :(
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

sexta fev 26, 2010 10:46 pm

Dianne eu percebo as suas dúvidas, mas é como têm dito aqui. É impossível prever o futuro. O máximo que pode fazer é avaliar o presente e prever algumas situações que possam eventualmente surgir, como o ter alguém com quem deixar o cachorro se necessitar ausentar-se, e outros imprevistos.

Se os dois querem, têm noção da disponibilidade de tempo e económica necessária, e se de momento conseguem assegurar essas necessidades porque não arranjar um cãozinho?

De qualquer forma percebo essas dúvidas todas e acho óptimo que seja uma situação tão ponderada.

Boa sorte :wink:
ego23
Membro
Registado: quarta fev 03, 2010 3:06 am

sexta fev 26, 2010 10:57 pm

dianne Escreveu:Pois, mas penso que um "depois logo se vê" não é suficiente.
Claro que ninguém prevê o futuro, mas talvez para alguém que estude o futuro seja mais imprevisível que de alguém que já tenha uma vida estabilizada.
Não sei.. Queremos mesmo muito ter um cãozinho, é mesmo importante para nós, mas não queremos por em causa o seu bem estar, quando mais tarde ele passar menos tempo connosco, porque estamos a trabalhar, ou outra coisa qualquer. :(
Tal como diz, ninguém adivinha o futuro, mas certamente que temos uma ideia daquilo que podemos esperar (pode às vezes ser completamente diferente daquilo que imaginamos).

Ou seja, faça o seguinte exercicio que acho que vai ser o mais importante:

1 - O curso que está a tirar dá-lhe garantias de emprego?

2 - O tipo de emprego exige muitas viagens?

3 - O valor médio do seu futuro salário permitirá escolher uma casa com espaço? (quero com isto dizer, ter possibilidades de escolher entre várias, pois existem locais que não aceitam animais de estimação)

4 - A sua relação actual é estável?

Se a 1,3 e 4 são sim e a 2 é não, força em adquirir o seu cachorro, pois se o adquirir agora mais tarde quando o cão for adulto ele não terá problemas de ficar 7/8 horas sozinho, sente-se um pouco só no inicio mas certamente que se habitua e quando chegarem a casa têm "festa" à vossa espera.

É o meu ponto de vista, espero que a ajude.
dianne
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 11:19 pm

Quero responder não só para mim, mas para que me possam ajudar nesta importante decisão.

1- Hoje em dia, acho um pouco difícil ter essa certeza. Estamos ambos a estudar Arquitectura. É um curso com um futuro imprevisível, tal como muitos. Podemos acabar o curso e conseguir entrar logo num atelier e ser bem pagos, como pode demorar meses ou até anos para conseguir entrar num, ou pudemos até entrar e não receber tanto como estávamos a espera. :?

2- Nesse aspecto acho que não sei responder. Depende de vários factores. Inclusive da nossa decisão em viajar ou não. :?

3- Esta resposta advém das restantes.

4- Sim, a minha relação é estável. É uma relação de 5 anos, mas claro que, como já foi dito, não prevemos o futuro.

Depois destas respostas, acho que o nosso futuro é mesmo um pouco imprevisível.. ;( Mas como a/o Tweenie disse, quando se quer muito há que adaptar e moldar as situações que surgem, havendo sempre uma solução.
ego23
Membro
Registado: quarta fev 03, 2010 3:06 am

sexta fev 26, 2010 11:46 pm

dianne Escreveu:Quero responder não só para mim, mas para que me possam ajudar nesta importante decisão.

1- Hoje em dia, acho um pouco difícil ter essa certeza. Estamos ambos a estudar Arquitectura. É um curso com um futuro imprevisível, tal como muitos. Podemos acabar o curso e conseguir entrar logo num atelier e ser bem pagos, como pode demorar meses ou até anos para conseguir entrar num, ou pudemos até entrar e não receber tanto como estávamos a espera. :?

2- Nesse aspecto acho que não sei responder. Depende de vários factores. Inclusive da nossa decisão em viajar ou não. :?

3- Esta resposta advém das restantes.

4- Sim, a minha relação é estável. É uma relação de 5 anos, mas claro que, como já foi dito, não prevemos o futuro.

Depois destas respostas, acho que o nosso futuro é mesmo um pouco imprevisível.. ;( Mas como a/o Tweenie disse, quando se quer muito há que adaptar e moldar as situações que surgem, havendo sempre uma solução.
Relativamente a tudo isto só tenho a dizer que dispoem de todas as condições para possuir o cachorro. Claro que o futuro é incerto, eu que o diga, mas temos que lutar.

Repare, relativamente ás viagens, estava-me a referir ao emprego em si obrigar a viagens. Claro que se quiserem mudar de casa, o cachorro também pode ir.

Relativamente ao futuro sobre o emprego, obvio que nada é certo, mas há cursos com mais saida que outros, e você melhor que eu certamente que terá uma ideia precisa de mercado para o seu curso.

Boa sorte, e vá dando noticias. :wink:
dianne
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 12:01 am

Obrigada a todos mais uma vez, foram extremamente prestáveis. :)
Vamos continuar com as nossas discussões e tenho a certeza que vamos decidir o que será melhor para todos.

Caso decidamos ter o nosso amiguinho de 4 patas, depois viremos aqui apresenta-lo e com certeza expor algumas dúvidas. :wink:
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sábado fev 27, 2010 12:08 pm

Olá!
Agora surgiu-me outra ideia: se for um cao pequeno,imagine um Chihuaha,até é fácil viajar com ele,com a documentaçao em ordem,poe-no mais facilmente dentro de um aviao que um cao de grande porte.
Agora é pensar bem na raça que pretende, seguir os trâmites de ver criadores na lista do CPC, visitar alguns (nem 2 nem 30,lol), por $ de lado para tudo o que o cao irá precisar nos primeiros tempos,e depois claro ir pondo de lado tal como se poe para as facturas normais de uma casa,temos de pensar também nos custos mensais do animal (alimentação) (o vet se tudo estiver bem com o cao,nao será todos os meses).Depois quando ja saberá qual cao deseja e tiver tudo acordado com o criador,nao se esqueça (so tou a lembrar,nao tou a chamar ninguem de ignorante,atençao) de ir buscar o cachorro só com 2meses/2 meses e meio.Enquanto isso,sao as coisas básicas: cama,produtos de higiene,brinquedos para destruir,raçao boa para puppy,malgas de comida e agua,jornais para o espaço das necessidades ou há "placas" (nao me lembro o nome) em lojas para os ensinar a fazer naquele sítio,mantas,e claro tempo e muitos mimos :)

P.S.: Tamos fartas da chuva,nao dá para dar corridas e brincar como deve ser...chove a potes...:( nem a Kyara consegue brincar a vontade nem a Tweenie dá os seus passeios diários :( Aaaaaaa, queremos um raio de sol :p

Bom fim-de-semana a todos
Jocas caninas
dianne
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 12:24 pm

Nós já temos um cachorro em vista, de raça Basset Hound, é uma pessoa de confiança, inscrita no Clube de Canicultura Português. A cadelinha tem quase 3 meses, tem LOP e afixo. Não e um Chihuaha, mas também esperamos que não seja muito difícil viajar com ela caso seja necessário.
Em termos de dinheiro, desde à um ano que andamos nas poupanças para tudo o que seja necessário ou imprevisto, já pesquisamos bastante sobre a raça também. Enfim.. É algo que esperamos à algum tempo, só nos falta dar o passo em frente.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sábado fev 27, 2010 12:27 pm

quando vim para a faculdade uma das coisas que mais me custou foi nos primeiros tempos não ter os meus cães (nem cão nenhum) comigo. depois apareceu a Stinky, uma rafeirota com cores de Yorkshire, que tivemos que esterelizar de urgencia pois tinha uma piómetra grave. conseguimos arranjar dona para a miuda.

depois veio o lobo, um husky que andava perdido aqui na cidade. esteve cá em casa cerca de meio ano lectivo. no fim do ano consegui arranjar um dono para ele tb!

dp o meu colega de casa adoptou o Picasso. agora tenho as minhas duas piolhas malucas, duas whippets que fizeram há dias 4 mesinhos.

todos os cães que já passaram cá por casa ficaram à nossa responsabilidade, ou seja, éramos três pessoas a tomar conta deles. revezávamo-nos para os levar à rua, ao veterinário, dividiamos despesas, etc... com as whippets já não é assim, são minhas logo são minhas responsabilidade.

acho que estando na faculdade é tudo uma questão de organizar o tempo. enquanto estou nas aulas as minhas melgas ficam na crate. obviamente que tenho que fazer um esforço e levantar-me mais cedo para as levar à rua, vir a casa à hora de almoço para as passear e estar um bocado com elas, passeiam à noite e se for sairpara algum lado passeio-as imediatamente antes de sair.

eu acho que sim, é possivel conjugar a faculdade e ter um cão. no entanto eu posso sempre contar com os meus colegas de casa (se necessário) ou com familiares no caso de por alguma razão precisar de ajuda com os cães, ou tiver alguma urgencia.

em relação ao futuro e ao inicio na vida de trabalhador e pessoa independente... o facto de ter cães irá sempre condicionar as minhas opções e decisões! :)
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado fev 27, 2010 12:57 pm

Nós já temos um cachorro em vista, de raça Basset Hound, é uma pessoa de confiança, inscrita no Clube de Canicultura Português. A cadelinha tem quase 3 meses, tem LOP e afixo. Não e um Chihuaha, mas também esperamos que não seja muito difícil viajar com ela caso seja necessário.
Não é tão fácil ;) Um Basset Hound já tem de viajar no porão de um avião, enquanto que um chihuahua ou qualquer outro cão até 5 ou 6 kilos (isto varia de companhia para companhia) pode ir consigo na cabine de passageiros.
Já agora informe-se também das 'complicações' a qe podem estar sujeitas as raças que escolher .
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

sábado fev 27, 2010 1:04 pm

Estude bem a raça. Pelo que ouvi dizer é muito dificil manter em apartamento apenas por causa do seu ladrar proprio. Mas... foi apenas o que ouvi dizer.
Saudações da J & Isaac
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado fev 27, 2010 2:15 pm

Acho muito bem que a dianne e o companheiro pensem demoradamente sobre o assunto.
Só abona a seu favor.
Quanto temos papá e mamã a subsidiar os nossos caprichos e a mantẽ-los (sim, porque se ainda não trabalhamos, e e temos o capricho de ir comprar um cão, alguém entra do seu bolso para a aquisição e manutenção do cão...) é tudo muito fácil!
E quando é preciso, bora lá pedir aos papás e eles ficam com o MEU cão...Agora quando depende só de nós, o caso muda de figura e pensamos muito sobre o passo a dar.
Como calculam até a vossa relação vai ter um impacto, muita gente acha que adquirir um animal em conjunto com outra pessoa, é uma espécie de treino para um futuro filho, porque a responsabilidade compartilhada, o peso da preocupação se algo corre mal, e a trabalheira a dois, são algo semelhantes!
E claro, o tempo livre só para os dois, desaparece....ou pelo menos diminui.
A raça que escolheram é uma raça de caça grossa, significa que precisa de exercício e gosta de ladrar tipo uivo (para manter o contacto com a matilha). Detestam estar sós e não são muito bons em obediẽncia e aprendizagem...mas são lindos, disso não há dúvida.
dianne
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 2:17 pm

Sim, por isso estamos a pensar muito bem nos prós e contras, não queremos de todo que seja um acto impulsivo, senão, já o teríamos aqui connosco.
É normal que ladre, mas não vai estar constantemente a ladrar 24h por dia. Não vai ficar sozinho mais que 3 horas por dia.
E sabemos todas as complicações que a raça tem e todos os cuidados. Orelhas, olhos, pele, problemas genéticos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado fev 27, 2010 2:47 pm

Tempo de faculdade é tempo para nós. Estudar, trabalhar, fazer directas, ir jantar ao Bairro Alto e tomar o pequeno almoço em Vila Moura. Viva a vida académica em toda a sua loucura e mais tarde tenha o cão.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”