Quem tiver filhos pequeninos tem aqui uma boa história para contar!

Era uma vez, há muito tempo, quando os géneros humano e canino ainda não se tinham "entendido", o Grande Conselho Canino dos Oito, que governava o destino de todos os cães, convocou uma importante assembleia.
Na assembleia, os cães foram informados que o grande Conselho havia decidido que, para maior facilidade, eles deveriam se agrupar por semelhança, seleccionar características mais apreciadas e escolherem um nome para designar cada grupo. Este nome seria então o nome da sua raça para todo o sempre.
Esta decisão foi considerada de vital importância, pois a humanidade iria se unir aos cães na esperança de serem úteis uns aos outros.
No dia combinado, os representantes de cada grupo reuniram-se, muito ordenadamente, todos com os nomes já escolhidos. A mesa coordenadora do Conselho apresentou então um catálogo de características, a fim de que cada representante de grupo, escolhesse as que mais lhe agradassem.
À medida que as horas passavam, tornou-se evidente que não havia características suficientes para satisfazer a todos os grupos, havendo especial escassez em tipos de orelhas e rabos. Assim, estando os representantes organizados em fila, os que estavam nos últimos lugares começaram a demonstrar sinais de desespero.
Um galgo que se encontrava atrás de um tipo de mastif, disse angustiado:
- Por favor, amigo Rottweiler, sei que chegaste mais cedo, mas deixa-me trocar de lugar contigo na fila, pois se eu ficar no final não conseguirei mais caudas e, sem caudas compridas que actuem como leme, nós galgos correremos tortos.
- Não há problema - disse o Rottweiler, trocando de lugar com o feliz galgo.
A fila andava lentamente e o Rottweiler, agora mais no final, aguardava pacientemente, quando escutou uma voz forte atrás de si que dizia:
- Você se importaria de trocar de lugar comigo? É que nós da raça São Bernardo necessitaremos de um tamanho gigante, pois um cão pequeno não conseguiria resgatar pessoas na neve. Pense em todas essas crianças e viajantes perdidos...
O Rottweiler suspirou e colocou-se então mais para trás. Mais uns 3 ou 4 desesperados pediram a vez, e assim, o Rottweiler acabou quase no final da fila.
A selecção continuou. Um tamanho pequeno para o grupo que devia entrar em tocas; o terrier pediu e foi atendido não só com tamanho pequeno, mas também levou agilidade e velocidade. Outro solicitou uma pelagem espessa para poder trabalhar junto às ovelhas e também foi atendido. O representante do grupo miniatura precisava de um pêlo sedoso para agradar àqueles que os pegassem no colo.
Finalmente chegou a vez do Rottweiler. O representante folheou os catálogos e com tristeza descobriu que a maioria das características já tinham sido escolhidas.
- Suponho que nosso largo antepeito harmonizará com as nossas finas cadeiras sempre que nos virem com as orelhas em pé.
- Sinto muito - disse um membro do Conselho.
- Não há mais orelhas em pé ??? - disse o consternado Rottweiler.
- Não - disse o membro. - Podemos oferecer orelhas largas e compridas ou médias quase pequenas, porém sempre caídas. É tudo o que restou.
- Levarei as médias quase pequenas - disse o desiludido Rottweiler - Afinal, nem serão tão notadas com uma cor clara e brilhante.
- Não há mais cores claras - exclamou outro membro do Conselho - Só ficou a cor preta.
- Mas não fique triste, - falou o primeiro membro do Conselho - pois ficaram algumas manchas cor de fogo, que podem se espalhar sobre a cara e as patas. Pode desenhar, com elas, uma borboleta no antepeito, uma flor de lis no rabo e ainda sobra um pouco para colocar debaixo das orelhas.
- Não é o que tínhamos planeado - argumentou o Rottweiler. Porém, uma abundante e formosa pelagem seria o consolo ideal.
- Seria - falou o representante do conselho. - Mas não há mais pelos.
Com um rugido de indignação, o Rottweiler dirigiu-se aos membros do Conselho e disse:
- Pretendem vocês que eu me apresente perante o meu grupo vestido de preto, com manchas cor de fogo, orelhas caídas e de pelo curto???!!
- É lamentável - respondeu alguém. - Mas ainda temos dois olhos amarelos que combi...
Foi quando o olhar de lado, escuro e profundo do Rottweiler, o fez desistir de continuar a frase.
Neste momento, o presidente do conselho apareceu, pois havia notado que o Rottweiler tinha cedido o seu lugar diversas vezes na fila, mesmo sendo um dos primeiros a chegar. Ele ordenou então, que perante a ausência de características disponíveis, fosse concedido ao Rottweiler uma qualidade pertencente a cada um dos membros do Conselho.
Sendo assim, o Rottweiler saiu da reunião e apresentou-se não só ao seu grupo, mas para toda a humanidade, vestido de preto, com manchas cor de fogo, orelhas caídas, pelo curto e com VALENTIA, INTELIGÊNCIA, DOÇURA, FORÇA, LEALDADE, SERENIDADE, NOBREZA e um grande, verdadeiramente imenso CORAÇÃO.
in: http://www.canil.org/mendara/textos.htm
NOTA: dispenso bocas do tipo: "ahh e tal, depois os miúdos crescem a pensar que as raças surgiram da selecção natural, e não sei quê"...

É apenas uma história, ok?
Bom Fim-de-Semana! E cuidado com o vento!