Passeia o seu cão com açaime?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

segunda mar 01, 2010 3:49 pm

Ora bem... na última semana tive umas chatices com um senhor da minha freguesia por causa do cão dele, um arraçado de labrador preto, que vagueia na rua sem coleira, sem identificação, sem trela, sem dono... A chatice foi que o cão dele entrou na minha propriedade e deu uma valente dentada na cabeça meu cão :evil:

Lá fui eu a correr para o veterinário, teve de se cortar o pêlo na zona da ferida, limpar a mesma... enfim... preocupações e mais preocupações que teriam sido escusadas.

Sem querer arranjar grandes problemas... evitar polícia e afins... Desloquei-me a casa do dono do dito cão, pedi para que não lhe desse tanta "liberdade", porque não queria ver aquele cão novamente na minha propriedade e muito menos a atacar os meus cães. Resultado: O homem não me ligou nenhuma e o cão continua à solta...

O cão voltou à minha propriedade... mas desta vez tava lá eu de guarda e lá o expulsei...

Hoje fui à PSP, fiz queixa do dito cão mas antes fiz o TPC... vi a lei e aquele cão não pode andar pelas ruas assim sem mais nem menos... O chefe da esquadra já foi fazer uma advertência e se o cão continuar a "vadiar" na freguesia aí o dono irá pagar multa.

Mas bem... esta história foi toda para contextualizar a situação. Pois ao fazer o TPC, deparei-me com o facto de nenhum cão poder andar na rua sem ser açaimado.

O Decreto-Lei nº 314/2003, de 17 de Dezembro, art.º 7º diz o seguinte:

[...]

2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais
utilizados na caça, durante os actos venatórios.

[...]

Eu sinceramente, fiquei aborrecida pois penso assim: se quero que o outro cumpra a lei e não deixe o cão a vaguear, também eu a tenho de cumprir. Até hoje nunca açaimei o meu cão para o passear (por desconhecimento, pois julgava que só as raças consideradas perigosas é que tinham de ser açaimadas). O Kalú vai sempre com a trela, coleira com identificação e eu estou sempre lá com ele, mas ainda assim, açaime? Custa-me... não vejo ninguém a passear com o cão açaimado... e o meu cão é um tontinho não faz mal nem a um rato... foi atacado e nem se defendeu... mas é lei, bolas! :|

O que quero perguntar aos outros donos aqui da arca... Açaimam os vossos cães para passear? Respeitam esta lei?
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

segunda mar 01, 2010 4:03 pm

Julgava que a lei da obrigatoriedade do açaime só era aplicada em PP...

Eu passeio a minha cadela sempre com trela e coloco-lhe o açaime quando a vou passear a locais onde estejam muitas pessoas e muita barafunda! Mais vale prevenir que remediar... Faço-o para proteger a cadela e não às outras pessoas, pois muitas vezes vão mexer nela sem mais nem menos, pois acham piada ao facto dela ser pequenina e nunca sei quando é que não lhe dá na veneta e dá uma trinca a alguém... Depois quem sobre é o animal ou eu, pois ou pago multa ou ainda me mandam abater o cão, por exemplo se for morder numa criança, pois são elas as primeiras a correr em direcção a ela. Já aconteceu isso por várias vezes, largam a mão dos pais e vão a correr em direcção da cadela, esta assusta-se e não gosta. Só tenho tempo da puxar para cima...

Atenção que a minha cadela é uma Pinscher, logo nunca conseguia arrancar um dedo a ninguém... :lol:
gemeas123
Membro
Registado: sexta set 19, 2008 3:35 pm

segunda mar 01, 2010 4:04 pm

Pela lei, um cão só é obrigado a andar de açaime se for de uma das raças potencialmente perigosas ou se for mesmo um cão perigoso (independentemente da raça)!
Todos os cães são obrigados a andar de trela nos locais públicos independentemente do temperamento, raça ou idade do vosso cão :)
<p><a href="http://www.treinodorex.blogspot.com">www.treinodorex.blogspot.com</a></p>
Mariposa_pt
Registado: segunda jan 20, 2003 4:33 pm

segunda mar 01, 2010 4:05 pm

KaluGold Escreveu: O Decreto-Lei nº 314/2003, de 17 de Dezembro, art.º 7º diz o seguinte:

[...]

trela,
em provas e treinos ou, tratando-se de animais
Penso que isto responde à sua questão.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda mar 01, 2010 4:06 pm

Se o cão está acompanhado pelo dono e preso pela trela, não precisa de açaime.

"2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
trela
, em provas e treinos ou, tratando-se de animais
utilizados na caça, durante os actos venatórios."
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

segunda mar 01, 2010 4:07 pm

KaluGold Escreveu: O Decreto-Lei nº 314/2003, de 17 de Dezembro, art.º 7º diz o seguinte:

[...]

[...]
A lei não diz que temos que os passear só se estes estiverem com o açaime posto. Só no caso dos PP's é que estes estão obrigados a usar o açaime!
Última edição por n3ka em segunda mar 01, 2010 4:08 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mar 01, 2010 4:08 pm

[...]

[...]
Fez mal os TPC ;)
Faça lá favor de ler muito bem o excerto do Decreto Lei que aqui reproduziu :)
O artigo diz que os cães não podem estar na via pública sem açaimo, EXCEPTO QUANDO CONDUZIDOS À TRELA. Por outras palavras os cães só podem andar da via publica de açaimo OU conduzidos pela trela. Importará também reter deste artigo que mesmo andando de açaimo, o cão tem de estar sempre acompanhado pelo seu detentor, o que quer dizer que abrir a porta ao cãozinho e deixá-lo andar na rua sozinho (mesmo que de açaimo posto) não é permitido.

Cumprimentos
Paulo C.
VanesIsa
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 4:12 pm

Exacto, foi isso que pensei, que a lei só era aplicada em PP! :)

Mas como a minha cadela é terrorista, nunca se sabe... Por vezes até gozam com ela, por ser pequena! Só queria que levassem uma trinca dela, dói na mesma, ela é pior que certos pits! :lol:
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda mar 01, 2010 4:13 pm

PauloC1 Escreveu:

[...]

[...]
Fez mal os TPC ;)
Faça lá favor de ler muito bem o excerto do Decreto Lei que aqui reproduziu :)
O artigo diz que os cães não podem estar na via pública sem açaimo, EXCEPTO QUANDO CONDUZIDOS À TRELA. Por outras palavras os cães só podem andar da via publica de açaimo OU conduzidos pela trela. Importará também reter deste artigo que mesmo andando de açaimo, o cão tem de estar sempre acompanhado pelo seu detentor, o que quer dizer que abrir a porta ao cãozinho e deixá-lo andar na rua sozinho (mesmo que de açaimo posto) não é permitido.

Cumprimentos
Paulo C.

Pese embora o facto de eu nunca ter concordado muito com esta coisa da trela OU açaimo.

Não faz para mim qualquer sentido que um cão, possa andar solto na via publica, desde que ande com açaimo.

O problema, para mim, nunca se colocou só ao nivel da agressividade, mas sim de tudo o que pode decorrer de um cão andar solto na via publica.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
VanesIsa
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 4:19 pm

Eu também não concordo quando andam com os cães à solta... Estes podem vir em direcção aos nossos e atacá-los sem que o dono consiga fazer alguma coisa para o impedir. Por muito meigo que o cão seja, é um animal e por isso mesmo nunca sabemos as suas reacções, pode atacar alguém, ou saltar para cima de alguém, principalmente de uma criança...
KaluGold
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 4:19 pm

Antes de mais, muito obrigada pelas respostas

Passo a explicar o que me faz confusão, pois sei ler... lol :D :lol:

O chefe da esquadra da polícia foi quem me disse isso: que todos os cães, independentemente de serem considerados perigosos ou não, tinham de andar açaimados em via pública. E eu perguntei: mesmo com a trela? E ele respondeu que sim... :roll:

Daí a minha confusão... é que não quero mesmo açaimar o meu cão... porque ao contrário da pinsher que arranca dedos da VanesIsa (brincadeirinha não leve a mal) :P, o Kalú quer é ser agarrado pelas crianças e ser mimado. E a mim faz-me muita impressão pensar na ideia de o açaimar quando ele só abre aquela boca pa dar beijinhos. É meigo por demais.
VanesIsa
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 4:21 pm

KaluGold Escreveu:Antes de mais, muito obrigada pelas respostas

O chefe da esquadra da polícia foi quem me disse isso: que todos os cães, independentemente de serem considerados perigosos ou não, tinham de andar açaimados em via pública. E eu perguntei: mesmo com a trela? E ele respondeu que sim... :roll:

Daí a minha confusão... é que não quero mesmo açaimar o meu cão... porque ao contrário da pinsher que arranca dedos da VanesIsa (brincadeirinha não leve a mal) :P, o Kalú quer é ser agarrado pelas crianças e ser mimado. E a mim faz-me muita impressão pensar na ideia de o açaimar quando ele só abre aquela boca pa dar beijinhos. É meigo por demais.
:lol: A minha cadela nunca atacou ninguém! É só mesmo para prevenir... Até porque se não lhe disserem nada, ela passa e não liga, o problema é irem mexer logo nela, ela tem medo e pode morder.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda mar 01, 2010 4:29 pm

KaluGold Escreveu:Antes de mais, muito obrigada pelas respostas

O açaimo é obrigatório para Potencialmente Perigosos (as raças que assim foram determinadas) e para Perigosos (qualquer raça ou SRD que assim tenha sido classificado)

Além disto, é importante que, independentemente da raça, que os donos tenham consciencia do animal que têm e caso entendem que o devem proteger com um açaimo, é preferivel que o façam, a ter problemas de maior.

Quanto ao que alguns agentes da autoridade dizem... é mais do mesmo.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

segunda mar 01, 2010 5:59 pm

Kalu, acontece-me uma coisa semelhante à uns tempos no parque onde passeio, à trela, com a minha Dálmata. Várias pessoas passeiam lá com os seus cães e todos de trela.. mas há um sujeito que insiste em ter os 2 cães, um xYork e um Braco, sempre soltos.....

Acabamos de chegar ao parque, e ela parou para cheirar um arbusto e eu parei também, e vi o York a correr para nós e pensei "deve vir cumprimentá-la", eu que não conhecia a fama daquele pequeno.... bem, qual cumprimentar, atacou-a logo e a cadela nem o viu chegar! Agarrou-se a uma bochecha e a cadela só teve tempo de levantar a cabeça e dar-lhe um latido. E eu fiquei completamente pasmada! :o nós não fizemos nada para ele a vir atacar assim!

O cão correu para o dono, e eu fui ter com o senhor para lhe dar uma palavrinha, depois de ver que a minha cadela estava bem.
Disse-lhe que tinha vários avisos a dizer que só era permitido cães no parque com trela... e perguntei-lhe o que ele faria se fosse a uma criança! Encolheu os ombros e dedicou-se à sueca com os amigos..... fiquei a ferver! :evil:

À vinda embora, olhei a ver se via o pequeno travessso e não vi e continuamos.... não é que aparece o Braco desse senhor a tentar montar a cadela??!! :o Ela isso não admite e pimba... rosnou-lhe valente! O senhor lá chamou o cão e pediu-me desculpa....
Na semana seguinte, fomos lá, e já andavam os dois cães de trela.... mais pessoas se tinham queixado deles!

Enfim....... :roll:
Última edição por Amigos em segunda mar 01, 2010 6:46 pm, editado 1 vez no total.
KaluGold
Membro Veterano

segunda mar 01, 2010 6:42 pm

Amigos, realmente é muito chato... mas tenho a lei do meu lado 8) lolol

No seu caso, o dono ao menos estava lá, pediu desculpa e lá se rectificou... sempre pôs a trela nos cães. Já este senhor com quem estou a lidar, foi preciso ir à polícia e mesmo assim ainda estou para ver se resolve alguma coisa... Pra já leva uma advertência, mas se volto a ver o cão a "vadiar" por aí chamo a polícia e aí o dono já leva coima a ver se aprende.
Responder

Voltar para “Cães”