Lá fui eu a correr para o veterinário, teve de se cortar o pêlo na zona da ferida, limpar a mesma... enfim... preocupações e mais preocupações que teriam sido escusadas.
Sem querer arranjar grandes problemas... evitar polícia e afins... Desloquei-me a casa do dono do dito cão, pedi para que não lhe desse tanta "liberdade", porque não queria ver aquele cão novamente na minha propriedade e muito menos a atacar os meus cães. Resultado: O homem não me ligou nenhuma e o cão continua à solta...
O cão voltou à minha propriedade... mas desta vez tava lá eu de guarda e lá o expulsei...
Hoje fui à PSP, fiz queixa do dito cão mas antes fiz o TPC... vi a lei e aquele cão não pode andar pelas ruas assim sem mais nem menos... O chefe da esquadra já foi fazer uma advertência e se o cão continuar a "vadiar" na freguesia aí o dono irá pagar multa.
Mas bem... esta história foi toda para contextualizar a situação. Pois ao fazer o TPC, deparei-me com o facto de nenhum cão poder andar na rua sem ser açaimado.
O Decreto-Lei nº 314/2003, de 17 de Dezembro, art.º 7º diz o seguinte:
[...]
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais
utilizados na caça, durante os actos venatórios.
[...]
Eu sinceramente, fiquei aborrecida pois penso assim: se quero que o outro cumpra a lei e não deixe o cão a vaguear, também eu a tenho de cumprir. Até hoje nunca açaimei o meu cão para o passear (por desconhecimento, pois julgava que só as raças consideradas perigosas é que tinham de ser açaimadas). O Kalú vai sempre com a trela, coleira com identificação e eu estou sempre lá com ele, mas ainda assim, açaime? Custa-me... não vejo ninguém a passear com o cão açaimado... e o meu cão é um tontinho não faz mal nem a um rato... foi atacado e nem se defendeu... mas é lei, bolas!

O que quero perguntar aos outros donos aqui da arca... Açaimam os vossos cães para passear? Respeitam esta lei?