sábado abr 03, 2010 6:05 pm
Boa tarde
Tenho pena que este tópico que poderia ser de esclarecimento, tornou-se num tópico com tantas respostas mas poucas de interesse......
Já comprei cães a 1000,00 € e já paguei cruzas também a esse preço, se fiz mal ou bem só eu o poderei dizer, queria cruzar ou ter um cachorro dum criador com cães campeões, que vai a exposições, que tem condições para fazer criação, que tem os seus cães devidamente tratados, então tive que pagar o valor que me foi pedido, até porque queria ter cachorros duma determinada linhagem.
Vou então agora explicar, outra coisa, que se passou comigo á cerca dum ano, queria ter uma fêmea amarela ( eu que comecei com Labradores amarelos ), não tinha para criação cadelas amarelas, então pensei em comprar uma, mas queria uma fêmea duma linhagem diferente dos meus machos, e queria uma que viesse da linhagem " Rocheby", soube que uma criadora tinha ido cruzar uma cadela dela, com um macho campeão dessa linhagem, que tem os testes, que faz um trabalho responsável com os cães dela, que é uma pessoa credível no mundo da Canicultura, e comprei a fêmea, que não me custou 1000 € mas menos, não quer dizer que não fosse dar 1000 € numa fêmea, uma vez que era essa linha que eu queria, e daria até quando pudesse, não teria sido nesta altura seria em outra e pagaria de bom agrado.
Mas ...... o facto de ter comprado essa fêmea e não ter dado 1000 € mas menos, essa cadela é inferior a outra se tivesse pago mais?
Não, claro que não é, sendo filha do mesmo macho que eu pretendia, é uma cadela linda, com boa cabeça, com um óptimo temperamento, ou seja herdou tudo aquilo que um bom Labrador pode ter e deve ter...... ou seja nem só os criadores que vendem cachorros a esse preço, têm bons exemplares, claro que temos que saber quem são os criadores que fazem um bom trabalho, que até não vão as exposições, pois nem todos vão ( as razões terá que ficar para outro tópico, que são muitas e diversas), mas não implica que os exemplares vendidos mais baratos são ou não de inferior qualidade ( dentro de cada raça), era isto que tentei explicar ......
como em quase todas as ninhadas existe melhores e piores exemplares, mesmo sendo a mesma mãe e o mesmo pai claro, já vendi cachorros da mesma ninhada, uns mais caros e outros mais baratos, porquê?
Porque existe sempre cachorros mais pequenos e maiores, porque uns têm melhor cabeça que outros, porque uns vão precisar de mais socialização que outros, mas devidamente tratados, e ao fim de 2 ou 3 meses nem se percebe que era o cachorro mais pequeno ou mais tímido, mas no acto da venda, eu tenho que explicar ao comprador o que terá que fazer com este cachorro ou com aquele que pretende comprar, é essa a minha função, como criadora, eu costumo dizer que o trabalho duma criadora ou criador não acaba no acto da venda mas continua no acompanhamento do cão, na explicação das dúvidas que vão surgir e vão ser muitas, e só sabemos se uma cruza foi boa ou não, quando os cachorros crescem, e é nessa altura que poderemos dizer que foi uma cruza certa ou não.
Já fiz asneiras como criadora, sou humilde, e não sei tudo, pelo contrário, todos os dias vamos aprendendo, tento é não errar duas vezes, se erro á primeira não vou repetir a mesma coisa, ser criadora não é fácil, é uma opção de vida, mas estando envolvidos seres vivos, tem que ser uma opção responsável mas acima de tudo com muito carinho pelos nossos cães. Já tive alturas da minha vida que pensei deixar de ser criadora, já chorei muitas vezes, mas também tenho muitos momentos de grande alegria e de amor ( nos últimos tempos que tenho estado doente, tem sido os meus cães que me têm dado força), por isso continuo, sempre com a esperança que as mentalidades deste País vão mudar, e os nossos cães vão ser tratados todos com dignidade ( sou uma sonhadora)......
Todas as opiniões são válidas, e ninguém é dono da verdade, até porque a minha verdade pode ser diferente da verdade da outra pessoa, é por isso que a Arca é um Fórum de " discussão", mas por favor que essa discussão seja dentro do respeito pelos outros........