Recusa-se a andar de trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnimalBestFriend
Registado: terça set 23, 2003 2:23 pm

sexta out 17, 2003 1:11 pm

Olá a todos..tenho um rott com 2 meses e meio e comecei agora a por-lhe uma trela quando o levo á rua.
O problema é que ele assim que se sente "preso" senta-se ou deita-se e não há nada que o faça mover.
O incrivel é que se eu lhe retirar a trela e corre logo atrás de mim!
Será que é teimosia dele e com o tempo ele irá habituar-se? È que agora é muito lindo ver o lindo e gorducho cachorro a correr na rua, mas depois, é impossivel, não pq eu ache que ele vá oferecer perigo, mas pq é obrigatório ele usar trela na rua.

Cumprimentos a todos.
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

sexta out 17, 2003 1:21 pm

Ando exactamente com o msm problema, mas com o meu Golden de 3 mesinhos k acabou de xegar a casa! Se n tem trela anda sempre atras de mim, mas mal lhe meto a trela senta-se e nada feito! Já tentei o uso de guloseimas e brinquedos e nada! Sei k a paciencia é crucial, mas há alguma dica k ajude o cachorrinho a habituar-se à trela?
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

sexta out 17, 2003 1:26 pm

Viva,

Tenham calma, não se esqueçam que estão a por algo no cão que não faz parte dele.

Podem começar por por-lhe uma trela na pescoço e deixá-lo solto a brincar para se habituar à mesma.

Quando passar esta fase tentem andar com o cão ao vosso lado, mas aproveitem e não o deixei puxar, mantenham-no ao vosso lado esquerdo (preferencialmente) e caso ele se afaste da vossa perna deem puxões secos na trela (não com muita força) e rapidamente eles começam andar ao vosso lado naturalmente.
AnimalBestFriend
Registado: terça set 23, 2003 2:23 pm

sexta out 17, 2003 2:06 pm

Obrigado pela dica, vou seguir o conselho e deixá-lo andar de trela sem eu a segurar! :D
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

sexta out 17, 2003 2:08 pm

AnimalBestFriend Escreveu: Obrigado pela dica, vou seguir o conselho e deixá-lo andar de trela sem eu a segurar! D
Exactamente. Mesmo dentro de casa deixe-o habituar-se a presença da trela (mas não descure na vigia ao cachorro), em poucos minutos ele vai se esquecer dela.
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

sexta out 17, 2003 2:21 pm

[quote]AnimalBestFriend escreveu:

Obrigado pela dica, vou seguir o conselho e deixá-lo andar de trela sem eu a segurar! D

[/quote]

Deixa-lo andar com coleira e trela? Um pormenor...
catisa
Membro Júnior
Registado: segunda ago 25, 2003 1:33 pm
Localização: 2 gatinhos: Dennis e Kiko; 1 cão: Freddy; passarinhos, peixes

sexta out 17, 2003 2:27 pm

Ola!
Eu tenho um dalmata de 3 meses que felizmente se adaptou bem à coleira e à trela, mas não desistas de habituar o teu cachorrinho à trela, é que agora enquanto pequenino ele vai sempre atras de ti, mas depois são distraidos por qualquer outra coisa e foge-te, podendo perder-se ou até ser atropelado. :cry: sei que agora custa ve-lo assim, mas protege o teu caozinho ta? é para o bem dele! ;)
Fica bem!
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta out 17, 2003 2:30 pm

Só uma coisinha! Os vossos cães são muito novinhos para andarem na rua. Só devem sair com eles depois do programa de vacinação completo!!!

De qualquer modo penso que todos os cães, uns mais do que outros, oferecem uma certa resistência à trela. Quem gosta de andar preso? Pois, nem eles!!! Mas penso que não devem fazê-los pensar "porreiro, eu não me mexo e ele tira-me isto...resulta!". Façam isso mesmo, ponham a coleira em casa e a trela de vez em quando. A Meggy tem 8 meses e ainda hoje antes de sair quando lhe ponho a coleira e a trela ela fica que parece uma estatua...levanta a patinha da frente e a única coisa que mexe são os olhos!!! :lol:
balinho
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta out 17, 2003 3:01 pm

Olá!
Pela minha experiência com cães e Rottweilers em particular, posso dizer-te que eles nunca acham piada aos “adereços”, sejam eles a trela, a coleira, o colar, a tala, enfim... acho até que é mais do que compreensível! No entanto, não deves ceder. É realmente importante que ele saiba andar à trela... é obrigatório por lei! Acho que quando o teu ‘canito’ começar a associar a trela ao passeio, quando a fores buscar ele até vai dar pulos de contente! É o que acontece com os meus.
Já agora, com 2 meses e meio não achas que é demasiado cedo para o cachorrinho andar na rua?! Supondo que ele ainda não tem as vacinas básicas (que não deve ter de certeza), é um perigo ele andar na rua antes dos 4 meses! Pode apanhar doenças!!! Olha, que os Rottweilers são extremamente sensíveis enquanto cachorros! Nada de passeios na rua (se forem mesmo necessários pega nele ao colo), contacto com cães desconhecidos, banhos... Informa-te!
Saudações caninas e felinas!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo out 19, 2003 2:56 pm

quando o max usou trela, no início, ficava muito aflito. para o distrair e aliciar, dava-lhe guloseimas ou brincava com ele. mas assim que começou a ir à rua, adaptou-se bem.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo out 19, 2003 3:12 pm

Olá

Eu não estou totalmente de acordo com algumas afirmações feitas aqui.
De facto, inicialmente, o cão não gosta de se sentir preso pela trela. Eu lembro-me das primeiras vezes que pus a trela ao Fozzy e ao Guga, eles embirravam as patas da frente no chão como os burros :lol: , era um castigo.
Mas rapidamente (em poucos dias) habituaram-se.
Em determinadas circunstâncias, especialmente nos locais onde eles estão habituados a andar soltos, não aceitam bem a trela. Mas noutros locais onde se sentem menos seguros, eles aceitam-na perfeitamente e até "agradecem".
Bom, isto acontece com os meus...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

domingo out 19, 2003 4:41 pm

Este assunto já foi falado anteriormente e por uma pessoa que tinha, igualmente, um cão com 2 meses e que este não gostava de andar com a trela na rua.

Não sei se será pelas mesmas razões mas eu acho que ainda é muito cedo.

Principalmente porque ainda não têm a vacinação completa, que acaba aos três meses.

Há tanto tempo para levarmos os canitos para a rua, façam as coisas como deve de ser, principalmente pela saúde dos vossos animais.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo out 19, 2003 6:08 pm

Antes de tudo deve habituá-lo à coleira.Depois faça-o associar a trela a qualquer coisa que lhe agrade muito. Nas primeiras vezes que sair com ele à trela, brinque muito com ele e não use a trela para o conduzir dando esticões.

Cumprimentos

José Carlos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 19, 2003 6:31 pm

A minha Zorra não gosta da trela.
É verdade que a passeio em sítios e a horas em que ela pode andar sem trela e, portanto, nunca recebeu o hábito de andar sempre de trela.

Mas é preciso na rua, em sítios com gente, a certas horas, etc.
Mas foi uma luta...
Agora já não reage mal à trela (tirando que, se puder, a rói).
O que ela faz é puxar.
O que é um bocado aflitivo, porque tem muita força.

Eu, como sabem, sou contra esses dispositivos todos.
Mas compreendo que às vezes são necessários, para o bem deles e para o nosso sossego.

Teimosia e associação a qualquer coisa agradável.
A Zorra sabe que, quando vou buscar a trela, é porque vamos à rua e fica toda contente.
Não gosta mas vai aceitando (tipo é o custo de um prazer...).
Responder

Voltar para “Cães”