Crianças e Animais de estimação!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vansII
Registado: terça abr 20, 2010 9:54 am

terça abr 20, 2010 11:50 am

Olá a todos! :D

Desde sempre ouvi dizer que é perigoso ter animais de estimação quando se está gravida, ou mais propriamente quando o bebé nasce.

Além do perigo iminente que representam, no caso de os cães, ou gatos, serem muito activos e saltarem para cima das coisas, existe ainda a questão dos pelos e das bactérias que podem provocar. :(

No entanto, recentemente tenho ouvido dizer que se educarmos os nossos animais, não haverá perigo...

Tenho uma amiga que tem um filho e queria adoptar um animal de estimação, um cão, mais propriamente. Mas ela também está a pensar em engravidar de novo. :roll:

A dúvida é: será que o filho, que tem 5 anos, está preparado para a responsabilidade de "tomar conta" deste novo membro? E depois com o bebé? É preferível um animal bebé, e pequeno, ou adoptar um adulto?

Obrigada! :wink:
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça abr 20, 2010 11:55 am

vansII Escreveu:Olá a todos! :D

Desde sempre ouvi dizer que é perigoso ter animais de estimação quando se está gravida, ou mais propriamente quando o bebé nasce.

Além do perigo iminente que representam, no caso de os cães, ou gatos, serem muito activos e saltarem para cima das coisas, existe ainda a questão dos pelos e das bactérias que podem provocar. :(

No entanto, recentemente tenho ouvido dizer que se educarmos os nossos animais, não haverá perigo...

Tenho uma amiga que tem um filho e queria adoptar um animal de estimação, um cão, mais propriamente. Mas ela também está a pensar em engravidar de novo. :roll:

A dúvida é: será que o filho, que tem 5 anos, está preparado para a responsabilidade de "tomar conta" deste novo membro? E depois com o bebé? É preferível um animal bebé, e pequeno, ou adoptar um adulto?

Definitivamente nao.

Nao é a uma crianca de 5 anos que cabe a responsabilidade de ter um cao.
Só por aí, o melhor é nem sequer pensar ter o animal.
Última edição por Flashorde em terça abr 20, 2010 11:56 am, editado 1 vez no total.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 20, 2010 11:55 am

Antes de mais pode ler este tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=66656

Relativamente à questão, NÃO, uma criança de 5 anos NÃO está apta a "tomar conta" de um cão.
Crianças e animais nunca devem permanecer juntas sem supervisão de um adulto.
Os animais são SEMPRE responsabilidade dos adultos.
É benéfico proporcionar o convívio entre animais e crianças. A minha filha tem quase 7 anos, nasceu e toda a vida viveu com animais (cães, gatos, recentemente roedores e répteis), nunca lhe fez mal, e alergias é algo que não tem.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
humanity
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 1:42 pm

terça abr 20, 2010 11:56 am

não. nenhuma criança dessa idade pode ser responsavel por um animal.

o animal deve ser encarado como um membro da familia e um encargo colectivo, pois os beneficios também o serão.

se o desejo de adoptar é um capricho momentaneo e ao considerar uma nova gravidez a amiga fica hesitante é melhor não ter cão algum.

pequeno esclarecimento:

um animal não é fonte de sujidade nem de bacterias

vive, come, bebe e suja como qualquer ser vivo... para limpar estão lá os adultos responsáveis.

os mesmo vale para os filhos...
CarinaSimoes
Membro Júnior
Registado: sexta abr 16, 2010 7:22 pm

terça abr 20, 2010 12:07 pm

Boa tarde,

Em relaçao à relação dos animais com novos membros poderá consultar o seguinte LINK:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=459

O mesmo dá alguns concelhos que poderão ser uteis.

:)
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça abr 20, 2010 2:42 pm

Com ideias destas já pre-concebidas, na minha opinião, é melhor não adoptar nenhum animal, só se for um peluche!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
vansII

terça abr 20, 2010 3:09 pm

TheOne Escreveu:Antes de mais pode ler este tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=66656

Relativamente à questão, NÃO, uma criança de 5 anos NÃO está apta a "tomar conta" de um cão.
É benéfico proporcionar o convívio entre animais e crianças. A minha filha tem quase 7 anos, nasceu e toda a vida viveu com animais (cães, gatos, recentemente roedores e répteis), nunca lhe fez mal, e alergias é algo que não tem.
Sim, mas foi isso que quiz dizer...fui mal interpretada! A questão é a maturidade ... adoptar um animal, para que a criança de habitue e tenha o sentido de "responsabilidade" - não é a melhor palavra mas....

O que quer dizer é que acho que é bom para a criança, para que saiba partilhar os mimos com outro ser, tenha um espirito mais aberto e esteja feliz, que no fundo, os animais transmitem felicidade, certo? e companheirismo! Esse é o objectivo!

Claro que a criança nunca estará sozinha com o animal, muito menos será da sua responsabilidade cuidar dele, se bem que pode ser transmitido o valor do cuidado e ajuda a tomar conta do animal...

Só perguntei, porque tenho duvidas quanto à segurança...e se acham um bom passo a dar, visto que essa minha amiga tem inseguranças e gostava de a aconselhar!...
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça abr 20, 2010 3:30 pm

Olá,
A propósito e em homenagem.
Repara que é sempre um adulto que fotografa.

http://www.youtube.com/watch?v=D5G1RF4ZAXo

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
vansII

terça abr 20, 2010 3:45 pm

Minuxa Escreveu:
Com ideias destas já pre-concebidas, na minha opinião, é melhor não adoptar nenhum animal, só se for um peluche!
Concordo! :wink: Mas ela não está com preconceito, apenas está preocupada. Como devem imaginar, tratam-se de vidas, tanto humanas, como dos animais de estimação, que devem ser preservadas e vividas em harmonia!

Eu já tinha procurado alguma informação, mas decidi consultar-vos, porque muitos cérebros pensam melhor que um só! 8)

Vou aconselhar a minha amiga e partilhar as vossas histórias. Já vi os outros tópicos do fórum que me recomendaram e até encontrei outro site onde tem uma veterinária a contar a experiência dela como mãe e dona de vários animais: http://www.purina-petlife.clix.pt/geral.aspx?id=63

Obrigada a todos pelos esclarecimentos.

Só mais uma pergunta: no caso dos gatos, não há problema com os pelos? sempre ouvi dizer que é preciso ter cuidado, para ele não andar em cima das coisas do bebé... :?
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça abr 20, 2010 3:47 pm

LOOOL, muito bom Jofelix.

Creio que é bom ter um cão até para desviar as atenções do outro bebé, se é que me entendem. Provavelmente a criança será menos ciumenta, tem o cachorrinho para correr, para fazer festinhas, para madar a bolinha.. etc. Depois começam a partilhar o cão a entre-ajudar-se.. Acho que a grande questão é se a sua filha está disponível a estar com uma criança que entrou para a primária, um bebé que chora durante a noite e um cachorro que faz chichi e cocó por descuido.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 20, 2010 3:56 pm

vansII Escreveu:
TheOne Escreveu:Antes de mais pode ler este tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=66656

Sim, mas foi isso que quiz dizer...fui mal interpretada! A questão é a maturidade ... adoptar um animal, para que a criança de habitue e tenha o sentido de "responsabilidade" - não é a melhor palavra mas....

O que quer dizer é que acho que é bom para a criança, para que saiba partilhar os mimos com outro ser, tenha um espirito mais aberto e esteja feliz, que no fundo, os animais transmitem felicidade, certo? e companheirismo! Esse é o objectivo!

Claro que a criança nunca estará sozinha com o animal, muito menos será da sua responsabilidade cuidar dele, se bem que pode ser transmitido o valor do cuidado e ajuda a tomar conta do animal...

Só perguntei, porque tenho duvidas quanto à segurança...e se acham um bom passo a dar, visto que essa minha amiga tem inseguranças e gostava de a aconselhar!...
Que tipo de "segurança" tem a sua amiga receio?
Por norma, quando se têm tantas dúvidas, eu aconselho a NÃO ter qualquer animal.

Há um texto com algum humor, mas que revela bem a realidade de quem tem cães, independentemente de ter crianças ou não:

AVISO - Pra quem visitar a minha casa:

Preste Atenção!!!

Se não quiser ser recebido por patas e rabinho “dançante”, não entre... porque um cão vive aqui.
Se não gosta de nariz gelado e língua molhada, não entre... porque um cão vive aqui.
Se não quiser tropeçar nos brinquedos espalhados, não entre... porque um cão vive aqui.
Se acha que uma casa deve estar sempre cheirando a perfume, não entre... porque um cão vive aqui.
Mas se não se importa com nada disso, você será muito bem recebido em meu lar e muito amado também...

1. Seja bem-vindo.

2. Lembre-se de que meu cachorro vive aqui. Você não.

3. Se você não quer pêlos de cachorro em suas roupas, fique longe dos móveis.

4. Sim, os cachorros têm hábitos desagradáveis. Eu também, assim como você. E daí?!

5. CLARO que ele cheira a cachorro. Já percebeu como nós, humanos, cheiramos ao final de um dia de trabalho? Coloque-se no lugar de alguém que tem um olfacto 400 vezes mais sensível que o seu e sempre o receberá com explosões de carinho no retorno ao lar.

6. É da natureza dele tentar cheirar você. Por favor, sinta-se à vontade para cheirá-lo também.

7. Se existisse algum risco do cachorro mordê-lo, eu não o deixaria se aproximar de você. Porém, não posso impedi-lo de responder a agressões, as quais podem ocorrer até em pensamento, seja para com ele, seja para comigo a quem devota fidelidade. Os cachorros percebem, tenha certeza.

8. Você já tentou beijar alguém e recebeu em troca um empurrão? Se um cachorro tentar lambê-lo é porque aprova sua presença e quer demonstrar isso carinhosamente a você; e lembre-se que cachorros não mentem ou fingem.

9. Aqui cachorro recebe devidos cuidados veterinários, alimentação sadia e cuidados higiénicos. Sua companhia é altamente recomendada pelos médicos, e a maioria das doenças que contraímos ao longo da vida com certeza nos são transmitidas por outros humanos.

10. Há diversas situações nas quais cachorros são preferíveis a pessoas. Afinal de contas, sempre podemos confiar inteiramente em sua fidelidade e sinceridade.

11. Para alguns ele é um simples cachorro. Para mim é um filho adoptivo que anda de 4 e não fala tão claramente. Eu não tenho problema em nenhum desses pontos. E você?

12. Volte sempre que quiser, pois será bem-vindo. Até pelo cachorro. Eles são mais sensíveis que nós, bastando se aproximar para distinguir com clareza verdadeiros amigos de pessoas falsas.

"Existem pessoas que não gostam de cães, estas, com certeza, nunca tiveram em sua vida um amigo de quatro patas. Ou, se tiveram, nunca olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali."
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
vansII

terça abr 20, 2010 3:58 pm

MrWoofWoof Escreveu:LOOOL, muito bom Jofelix.

Creio que é bom ter um cão até para desviar as atenções do outro bebé, se é que me entendem. Provavelmente a criança será menos ciumenta, tem o cachorrinho para correr, para fazer festinhas, para madar a bolinha.. etc. Depois começam a partilhar o cão a entre-ajudar-se.. Acho que a grande questão é se a sua amiga está disponível a estar com uma criança que entrou para a primária, um bebé que chora durante a noite e um cachorro que faz chichi e cocó por descuido.
Aí está um ponto importante, sim, mas ela já teve cães antes e um gato. Alias, quando o filho dela nasceu, ela tinha um cão, mas teve que o levar para a casa da mãe, por causa do espaço em casa (o cão era de grande porte e os vizinhos não gostavam muito).

Mas ela adora animais e só não adoptou antes porque entretanto ficou com medo, por causa das coisas que ouvia sobre animais de estimação!

Ela queria adoptar um cão, adulto ou cachorinho, tanto lhe faz, e já recusou um gatinho, por causa dos pelos. :( E a gravidez ainda não é para já, mas está a pensar nisso!

Eu acho que é uma boa altura, porque o filho dela ainda não entrou para a escola e assim habitua-se já a partilhar o espaço e as atenções, para não ser um choque tão grande quando for para a escola. Além disso, ganha um amigo!
E sim, a questão das atenções face ao novo bebé também é importante!!!
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

terça abr 20, 2010 4:01 pm

Já empandeirou um cão por causa do filho anterior? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 20, 2010 4:09 pm

Alias, quando o filho dela nasceu, ela tinha um cão, mas teve que o levar para a casa da mãe
ÓOO pá, é melhor não ter mais animal nenhum.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça abr 20, 2010 4:10 pm

Fjjord Escreveu:Já empandeirou um cão por causa do filho anterior? :roll:
Não devia adoptar mais nenhum cão!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Responder

Voltar para “Cães”