adoptar? ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda abr 19, 2010 5:01 pm

No Luxemburgo penso que a lei é atenta a animais sózinhos em casa, segundo me contaram, se se verifica que os animais passam o dia sózinhos e por isso fazem barulho, há grandes hipóteses de o animal ser retirado ao dono. Os condominios também são muito mais rigorosos com a questão de animais nos apartamentos. Soube de pessoas que iam levar para lá cachorros de pequeno porte, mas os cães iam ficar sózinhos o dia todo e antes de irem, foram logo avisados de que lá não dá para essas situações. É assim Flashorde?
Será por cá não ser assim que temos tanto animal abandonado? As pessoas tentam sempre. Pode ser que resulte. Pode ser que sim. Ou que não.
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda abr 19, 2010 5:12 pm

Estou no Luxemburgo/Alemanha (4 anos Lux e 1 ano Alemanha) há 5 anos e para dizer verdade, nunca vi um animal abandonado. E quando digo nunca, é mesmo nunca. Os únicos animais que vejo às vezes à beira da estrada sao veados ou javalis e mesmo esses, de certeza que muitos os queriam ter em casa.
Em relacao a animais em apartamentos, tem que se ter acordo do condomínio, e sei que se o cao causar distúrbios, o mais certo é haver logo queixa. O que acontecerá depois? Isso já nao sei.
Já fui visitar 1 dos 3 canis que existem no Luxemburgo e poucos caes lá teem. Mas os que lá estao, também nao sei a causa de eles lá estarem.
Mas conto lá ir brevemente, e posso tentar saber o porque desses animais lá estarem.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 19, 2010 5:42 pm

aisd Escreveu:É claro que a felicidade para um cão é poder estar sempre com o dono.
Mas daí a dizer que só assim se pode ter um cão....

Então que dizer dos caçadores cujos cães estão fechados em boxes 90 % do ano ? E dos criadores que fazem o mesmo com excepção dos treinos e da mostras a potenciais compradores ?

Realmente...

Vai-se do 8 ao 80.
Ou se está sempre com o cão ou se fecha o cão na varanda dia-e-noite.
Então e os milhares de donos que os passeiam, que brincam com eles, que os levam consigo sempre que possível, que os mimam na meia duzia de horas diárias que estão com eles ?
É melhor o canil ?
Provávelmente também acham que as crianças estão melhores em instituições do que em casa, com pais que só as veem 4 ou 5 horas por dia...
Não é 8 nem 80. E falamos concretamente de um ambiente anti-natura como é um apartamento. A maioria das pessoas deixa o animal sózinho 9 a 10 horas dia. Poucos são os que vão almoçar a casa. Isso não são condições para ter um cão.

E permita que diga, que um cão não é uma criança. Um cão dificilmente se sente bem a ir passar fins de semana com A, B e C para fazer experiências. Um cão precisa de rotinas, não de experiências. Que ideia mais tota essa de emprestar cães para ver se resulta. Aliás, nem uma criança devia ser sujeita a isso, mas infelizmente também é. Mundinho estranho este...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda abr 19, 2010 5:57 pm

LuMaria Escreveu:Não é 8 nem 80. E falamos concretamente de um ambiente anti-natura como é um apartamento. A maioria das pessoas deixa o animal sózinho 9 a 10 horas dia. Poucos são os que vão almoçar a casa. Isso não são condições para ter um cão.
Lu, permita-me opinar, mas vou apenas falar do caso que conheço... o meu... na altura em que fui buscar o meu cão à rua vivia num T2, com apenas uma varanda para a rua.
Eu sabia que aquele cão era bem tratado apenas por 4 pessoas na rua, todas as outras o tratavam mal fisicamente e a comida que era posta para ele acabava por ser comida por outros cães.
Perante uma situação destas e estando a trabalhar sabia que o animal teria de ficar sozinho em casa, mas era isso ou continuar a ser abusado e levado para o canil no dia seguinte.

O que iria acontecer ao cão se não o tivesse ido buscar? A partir dessa altura, e como já referi num post acima passou a ter um sítio resguardado para dormir, comida e àgua só para ele, montanhas de mimos e brinquedos. É um facto que ficou numa casa pequena durante 2 anos, mas não me arrependo de o ter tirado da rua.
LuMaria
Membro Veterano

segunda abr 19, 2010 6:02 pm

kaminaru Escreveu:
LuMaria Escreveu:Não é 8 nem 80. E falamos concretamente de um ambiente anti-natura como é um apartamento. A maioria das pessoas deixa o animal sózinho 9 a 10 horas dia. Poucos são os que vão almoçar a casa. Isso não são condições para ter um cão.
Lu, permita-me opinar, mas vou apenas falar do caso que conheço... o meu... na altura em que fui buscar o meu cão à rua vivia num T2, com apenas uma varanda para a rua.
Eu sabia que aquele cão era bem tratado apenas por 4 pessoas na rua, todas as outras o tratavam mal fisicamente e a comida que era posta para ele acabava por ser comida por outros cães.
Perante uma situação destas e estando a trabalhar sabia que o animal teria de ficar sozinho em casa, mas era isso ou continuar a ser abusado e levado para o canil no dia seguinte.

O que iria acontecer ao cão se não o tivesse ido buscar? A partir dessa altura, e como já referi num post acima passou a ter um sítio resguardado para dormir, comida e àgua só para ele, montanhas de mimos e brinquedos. É um facto que ficou numa casa pequena durante 2 anos, mas não me arrependo de o ter tirado da rua.
É uma chatice quando temos de escolher o mal menor. É bem verdade. Posto assim estará mais protegido em casa. Sem duvida. É vida de cão? Não. Não é.

Mas a verdade é que nós também já não temos vida de gente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda abr 19, 2010 6:02 pm

Tudo isto tem a ver com a dissolução da família tradicional.
Não há ninguém para ficar com as crianças, os animais, os doentes, os incapacitados e os velhos.

Ora qualquer destes precisa de atenção e de trabalho.
Por isso empurram-se para instuições os que se podem (escolas, lares, clínicas, etc).
Os restantes tem de se adaptar às condições ou são abandonados.
Em Portugal ainda se vive muito dos avós no caso das crianças mas, mesmo isso, vai acabar a curto prazo.

O cão tem as mesmas necessidades hoje de há milénios atrás.
Mas não tem as mesmas condições.
É melhor que um cão seja rejeitado numa experiência do que vir a ser abandonado ou preso na varanda.
É para evitar isto que se abrem as portas às experiências.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda abr 19, 2010 6:12 pm

LuMaria Escreveu:É uma chatice quando temos de escolher o mal menor. É bem verdade. Posto assim estará mais protegido em casa. Sem duvida. É vida de cão? Não. Não é.

Eu sempre me perguntei se teria feito a coisa certa... afinal ele na rua tinha toda a liberdade do mundo, mas como diz e é verdade... um mal menor comparado aos maus tratos. Ainda hoje, quando o levo à minha antiga rua para ver os vizinhos que o adoravam e lá estão as pessoas que lhe faziam mal, ele eriça o pelo todo e ladra que nem doido! (AI QUE ODIO DAQUELA GENTE).
Hoje em dia tem um jardim para destruir (eh eh eh eh) e a companhia da Bekas que é uma grande maluca, mas que o adora!
Fico feliz por ter conseguido dar esta "liberdade" aos meus animais. Ok, pode não ser a mesma coisa que a rua, mas que ele tem espaço para correr, brincar e descansar ao sol, lá isso tem. :)
moslie
Membro Veterano

segunda abr 19, 2010 9:05 pm

Para quem vem de fora a imagem dos cães vadios cá em Portugal é um choque. Amigos meus ficaram espantados com os cães nas dunas da praia, houve quem me dissesse que se lembrava da India!....
Se não houvesse animais a mais talvez se apreciasse e valorizasse melhor os restantes.
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça abr 20, 2010 10:13 am

Isso também depende do país de onde vem.
Por exemplo, na zona da Alemanha onde estou, nao se ve 1 cao abandonado, no Luxemburgo igual. Mas sei que noutras zonas da Alemanha, ha alguns caes abandonados, sobretudo nas grandes cidades. Podem nao se ver tanto nas ruas, mas podem ver-se nos canis.
Agora o problema em Portugal, é que os canis estao cheios, nao cabe mais ninguém.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça abr 20, 2010 3:19 pm

&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
drilldown
Membro Veterano
Registado: sexta abr 16, 2010 2:18 pm

terça abr 20, 2010 5:17 pm

LuMaria
Membro Veterano

terça abr 20, 2010 6:02 pm

moslie Escreveu:Para quem vem de fora a imagem dos cães vadios cá em Portugal é um choque.
É um choque para qualquer pessoa que tenha respeito e gosto por animais. De fora ou de dentro.
Becas2009
Membro Veterano
Registado: domingo mar 15, 2009 11:42 pm

terça abr 20, 2010 6:57 pm

LuMaria Escreveu: É uma chatice quando temos de escolher o mal menor. É bem verdade. Posto assim estará mais protegido em casa. Sem duvida. É vida de cão? Não. Não é.

Aí está um topico, que vem ao encontro dos meus pensamentos...
A minha cadela era abandonada... foi atropelada e após 2 meses de internamento, deparei-me com a duvida: não tenho tempo, saio às 8h e chego às 20h ou mais tarde, durante a semana vivo numa casa alugada, sozinha...basicamente, não tenho mesmo tempo nenhum... (alias, tinha comprado uma casa com mais espaço para ter um cão e afinal o problema era mesmo o tempo). Depois de muitas voltas e dada a necessidade de fisioterapia e muitos outros cuidados psicologicos (ela é completamete traumatizada) que a minha cadela precisava, não fui capaz de a entregar num aassociação.
às vezes olho para ela e penso "passas os dias completamente sozinha" mas quando me lembro do estado escletico e do olhar que ela tinha, francamente acho que tomei a melhor opção. Se ela não estivesse melhor agora, certemente não daria os pulos que dá, aprendeu a brincar, e o olhar (que nao engana) nao teria mudado, como mudou...
O melhor conselho que dou e que eu propria sigo é: os momentos que estão juntos que sejam de qualidade! ... os fins de semana são reservados a ela: sabado treinos e domingo passeio e dias de ferias comigo 24/24 horas. Isto faz a diferença...
moslie
Membro Veterano

terça abr 20, 2010 7:27 pm

Quem está cá, mal ou bem vai-se habituando. Vê os cães na praia e pensa que são dos pescadores, do pessoal das barracas junto à praia (que já de si é uma coisa anormal).
Agora quem vem de fora olha para as matilhas de animais nitidamente vadios e pensa logo nos riscos de saude pública, acidentes, ataques, quem paga os prejuizos, etc.
Angel6
Membro Veterano
Registado: quarta abr 19, 2006 2:20 pm

terça abr 20, 2010 9:42 pm

Adoptar um animal de uma associação é sempre um acto a ser valorizado.
Tal como outros membros já o disseram, antes de adoptar há que ter em conta determinados aspectos: como o espaço,a disponibilidade do novo dono e até se possível saber um pouco da história (se existir) do animal.
Na actualidade e principalmente nos contextos urbanos de agitação e constante movimento é velozmente crescente o número de pessoas que têm horários profissionais fixos com dias úteis bastante preenchidos. Contudo, deixar um animal sozinho durante o dia será melhor do que simlesmente não adoptar? Na minha opinião sim, se o futuro dono estiver disposto a criar rotinas (sair com ele antes de ir para o trabalho e ao final da tarde por exemplo), se se consciencializar que mais do que um animal que venha ainda pequeno de um criador para casa, este merece especial atenção, carinho e o máximo tempo possível a disponibilizar, muitas vezes pelos seus antecedentes dramáticos.
Ainda assim, cada caso é um caso...depende de muita coisa essa decisão! Até, tal como também já disseram, da vizinhança e da capacidade desta de compreender se o animal ladrar de vez em quando...
Responder

Voltar para “Cães”