Ajuda!!!! por favor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pcruz
Registado: terça out 21, 2003 3:31 pm

terça out 21, 2003 4:02 pm

Tenho um pastor alemão á cerca de um ano, já é adulto. Foi abandonado e ia a caminho do canil pela mão de alguém que não gostava de animais e que não o podia ter em sua posse. Não consegui imaginar aquele focinho tão meigo e olhar tão terno no CANIL!!!
Está comigo no meu local de trabalho, tenho um pátio grande, mas tenho que o prender pois não está totalmente familiarizado ou treinado para se comportar socialmente, dedico-lhe cerca de 1 hora por dia, mas sei que é muito pouco e o "rex" não merece estar acorrentado tantas horas por dia. O meu patrão acedeu a este meu pedido mas sei que não vai manter esta atitude por muito tempo. Não o posso ter em casa, tenho um apartamento e nem os vizinhos mo permitem nem o espaço. Gostaria de saber se me podem ajudar a encontar alguem que goste realmente de animais e que ficasse com ele. Se isso não for possivel necessito de alguns concelhos para o poder treinar o melhor possível, pois só deixa que eu me aproxime e é muito agressivo c/crianças, bicicletas e estranhos. o que será? comigo parece uma criança...

Obrigado
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça out 21, 2003 4:04 pm

Viva,

Antes de mais seja bem-vinda(o).

Os seus vizinhos não podem impedi-lo de ter um animal em casa, independentemente do tamanho do mesmo.

Quanto a treiná-lo se tiver oportunidade procure ajuda de "profissionais", escolas de treino, treinadores ao domicilio, etc.

Boa sorte
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

terça out 21, 2003 4:23 pm

Olá pcruz,

Bem vindo(a) ao forum, acho que o bbaixo tem razão, o melhor será procurar uma boa escola de treino, já que sendo um cão adulto nada como uma opinião de um profissional

bbaixo Escreveu:Os seus vizinhos não podem impedi-lo de ter um animal em casa, independentemente do tamanho do mesmo.
Olha que acho que não é bem assim, depende dos estatutos (não sei se é assim que se chama) do condominio, sendo um apartamento, tem algumas regras que estão escritas e só podem ser alteradas com a concordância de todos os condominos ou por alguma associação que os represente... eu penso que seja assim, não tenho a certeza, mas sei de casos em que as pessoas tiveram alguns problemas em manter os seus animais, já que os vizinhos fizeram queixa e depois foi um problema bicudo...
bbaixo
Membro Veterano

terça out 21, 2003 4:28 pm

Romy Escreveu:
Olha que acho que não é bem assim, depende dos estatutos (não sei se é assim que se chama) do condominio, sendo um apartamento, tem algumas regras que estão escritas e só podem ser alteradas com a concordância de todos os condominos ou por alguma associação que os represente... eu penso que seja assim, não tenho a certeza, mas sei de casos em que as pessoas tiveram alguns problemas em manter os seus animais, já que os vizinhos fizeram queixa e depois foi um problema bicudo...
Os regulamentos particulares de um dado condominio não se podem sobrepor a lei geral vingente no país.

Eu penso que este tema já foi discutido aqui no fórum.

Vou esperar que algum colega forista possa confirmar (ou não) esta informação.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça out 21, 2003 4:28 pm

pcruz Escreveu: Tenho um pastor alemão á cerca de um ano, já é adulto. Foi abandonado e ia a caminho do canil pela mão de alguém que não gostava de animais e que não o podia ter em sua posse. Não consegui imaginar aquele focinho tão meigo e olhar tão terno no CANIL!!!
Está comigo no meu local de trabalho, tenho um pátio grande, mas tenho que o prender pois não está totalmente familiarizado ou treinado para se comportar socialmente, dedico-lhe cerca de 1 hora por dia, mas sei que é muito pouco e o "rex" não merece estar acorrentado tantas horas por dia. O meu patrão acedeu a este meu pedido mas sei que não vai manter esta atitude por muito tempo. Não o posso ter em casa, tenho um apartamento e nem os vizinhos mo permitem nem o espaço. Gostaria de saber se me podem ajudar a encontar alguem que goste realmente de animais e que ficasse com ele. Se isso não for possivel necessito de alguns concelhos para o poder treinar o melhor possível, pois só deixa que eu me aproxime e é muito agressivo c/crianças, bicicletas e estranhos. o que será? comigo parece uma criança...

Obrigado
Olá,

Provavelmente essa agressividade deve-se ao facto de estar pouco sociabilizado, de estar muito tempo acorrentado, de ter falta de exercício, de treino e de carinho.

Tem a certeza que não pode ficar com ele?

Se tem, então tente dá-lo a alguém de muita confiança e preferencialmente com conhecimento sobre cães e disponibilidade para o treinar.

Onde anda o José Carlos??? Ele seria a pessoa ideal para lhe dar umas dicas.

Sinceramente, a mim custa-me que esse animal seja novamente passado a outra pessoa quando já ganhou confiança consigo...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

terça out 21, 2003 4:31 pm

olá,

A lei do condomínio já foi discutida em vários tópicos, e resumidamente o que ela diz é que podemos ter num apartamento até 3 cães ou 4 gatos. Claro que o numero de animais VS tamanho de apartamento já depende do bom senso do respectivo ocupante...

Pcruz, de certeza que não o pode ter? Um cão adapta-se relativamente bem a qualquer espaço e dono. O tamanho? Eu conheço quem tenha um Terranova em apartamento e ele é feliz. Claro que o apartamento é grande, mas isso agora não vem ao caso.

Se contactar um treinador profissional, ele pode treiná-lo (ao cão e a si! ;) ) para que se adapte à sua vida e se torne mais sociável.

Pense nisso. Sei que aqui na Arca podem indicar-lhe bons treinadores. Eu se pudesse ficava com o Rex, mas já tenho 8, fora os apadrinhados. Acho que fico por aqui... :oops: :oops:

Beijokitas,
Filipa
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

terça out 21, 2003 4:40 pm

Olá a todos. Quero apenas informar, relativamente à questão do condomínio, que o regime geral é aplicavel desde que não haja regulamentos específicos, ou seja, a existencia de um regime de condomínio específico para um determinado prédio, aprovado por todos os condóminos, afasta a aplicação do regime geral, donde, é perfeitamente possível que haja prédios onde não se admite que alguém tenha animais de estimação.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça out 21, 2003 4:45 pm

margarido01 Escreveu: Olá a todos. Quero apenas informar, relativamente à questão do condomínio, que o regime geral é aplicavel desde que não haja regulamentos específicos, ou seja, a existencia de um regime de condomínio específico para um determinado prédio, aprovado por todos os condóminos, afasta a aplicação do regime geral, donde, é perfeitamente possível que haja prédios onde não se admite que alguém tenha animais de estimação.
Por acaso eu também penso que seja assim!!! É preciso ver bem!
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

terça out 21, 2003 4:53 pm

isabelpo Escreveu:
margarido01 Escreveu: Olá a todos. Quero apenas informar, relativamente à questão do condomínio, que o regime geral é aplicavel desde que não haja regulamentos específicos, ou seja, a existencia de um regime de condomínio específico para um determinado prédio, aprovado por todos os condóminos, afasta a aplicação do regime geral, donde, é perfeitamente possível que haja prédios onde não se admite que alguém tenha animais de estimação.
Por acaso eu também penso que seja assim!!! É preciso ver bem!
Eu não sei muito bem como é, felizmente vivo numa vivenda e nem sequer tenho vizinhos num raio de 150mts, logo esses problemas ultrapassam-me, mas quando escrevi a mensagem baseei-me em acontecimentos passados com pessoas minhas conhecidas, que vivem em apartamentos e não lhes era permitido ter animais, um deles inclusivamente tinha uma cadela doberman e teve de a levar para casa dos pais pois teve várias queixas por parte dos vizinhos
bbaixo
Membro Veterano

terça out 21, 2003 4:54 pm

Sendo assim, hoje o dia já rendeu. ;)
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

terça out 21, 2003 5:08 pm

Olá PCruz !!!!

Bem vindo e deixe cumprimentá-lo pela sua atitude em relação ao cão, muito pouca gente faria o você fez, toda a gente tem muita pena mas agir que é bom, tá quieto !!!
Em relação ao comportamento do animal eu axo normal, provavelmente terá sido mal tratado e sejamos honestos nem nós somos simpáticos quando nos atacam ou ofendem. O treinador penso que pode ser uma solução, conheço uma pessoa que é treinador e posso colocar-lhe a questão.
Quanto a ter animais em casa, vivendo num prédio, bem só vos digo que se a coisa corresse mal eu e mais de metade dos vizinhos estaríamos a viver na rua com os nossos canitos !!! :oops:

Beijos
PatCris
Kayla
Membro Júnior
Registado: sábado out 11, 2003 4:26 pm

terça out 21, 2003 9:23 pm

Olá
Eu não percebo o problema de ter um cão no apartemento. Se o cão tem passeio e treino em geral deita-se e fica sossegado. Claro que há sempre exepções.
No caso do seu PA penso que o comportamento dele deve-se as mas experiencias com bicicletas, crianças etc.
Há várias maneiras de o ajudar com o treino, mas tem que saber uma coisa: a fase da sociabilicacãono cachorro é entre as 3 semanas ca. 3 meses. Dentro deste prazo há alturas especifcas que se chamam "periodos do medo", onde o cachorro pode mostrar medo de coisas que dantes não lhe fizeram impressão nenhuma. Mas nesta altura tambem pode apanhar o susto da vida dele.
O que eu quero dizer com isto é: o momento de o "formar" já passou, agora so pode remediar e vai ser preciso muita paciencia, carinho e dedicação para o treinar e eventualmente não vai conseguir superar todos os medos dele com o treino.
Se realmente gosta do cão e não tiver problemas com as regras do condominio e ele já está muito ligado a si, penso que deveria ficar com ele.
Se tiver alguma pergunta pode me escrever em particular.

Petra
Sir_Lancelot
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2003 6:06 pm

terça out 21, 2003 9:24 pm

bbaixo Escreveu:
Os regulamentos particulares de um dado condominio não se podem sobrepor a lei geral vingente no país.
Diz o Artº 1433 do Código Civil:
1- As deliberações da assembleia contrárias à lei ou a regulamentos anteriormente aprovados são anuláveis a requerimento de qualquer condómino que as não tenha aprovado.
*2- No prazo de 10 dias contados da deliberação, para os condóminos presentes, ou contado da sua comunicação, para os condóminos ausentes, pode ser exigida ao administrador a convocação de uma assembleia extraordinária, a ter lugar no prazo de 20 dias, para revogação das deliberações inválidas ou ineficazes.
*3- No prazo de 30 dias contado nos termos do número anterior, pode qualquer condómino sujeitar a deliberação a um centro de arbitragem.
*4- 0 direito de propor a acção de anulação caduca no prazo de 20 dias contados sobre a deliberação da assembleia extraordinária ou, caso esta não tenha sido solicitada, no prazo de 60 dias sobre a data da deliberação
Logo, dentro dos prazos é relativamente fácil anular uma decisão contrária à lei; fora deles só com recurso aos tribunais.

A lei é o dec-Lei 317/85 de 2 de Agosto que diz no seu Artº 9º:
1- Nas zonas urbanas, por cada fogo, não é permitido alojar mais de 3 cães adultos, salvo tratando-se de canil devidamente licenciado nos termos da lei.

2 - Considera-se cão adulto todo aquele que tiver atingido os 12 meses de idade.
Óbviamente que se o cão for um incómodo para os vizinhos não há lei que lhe valha tal como diz o Artº 10º do mesmo Dec-Lei:
1- A permanência de cães em habitações situadas em zonas urbanas fica condicionada à existência de boas condições de alojamento dos mesmos, ausência de riscos sob o aspecto sanitário e inexistência nestes animais de doenças transmissíveis ao homem.

2 - As câmaras municipais, sempre que razões de salubridade ou tranquilidade da vizinhança o imponham, poderão determinar a remoção de quaisquer cães ou outros animais de companhia.
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

quarta out 22, 2003 10:15 am

Olá, bom dia a todos.
Voltando ao problema do condomínio, é preciso esclarecer que "deliberações contrárias à lei ou a regulamento anteriormente aprovado" não significa o mesmo que regulamento de condomínio aprovado por todos os condóminos. Anuláveis são as deliberações contrárias à lei ou ao regulamento de condomínio, que, a existir, exclui a aplicação da lei do condominio, não o regulamento do condomínio em si.
O regulamento de condominio, se o houver, vincula todos os condóminos, incluindo aqueles que à data da sua aprovação o não eram, isto é, se eu comprar uma fracção autónoma num dado prédio estou imediatamente vinculada ao regulamento de condomínio que aí esteja em vigor, mesmo que o não tenha aprovado.
As normas constantes destes regulamentos só não são válidas se forem contrárias à lei ou à ordem pública, e neste cnceito não se insere a regra que proíbe a posse de animais. Está na livre disponibilidade das partes aceitar ou não aceitar a existência de animais nos prédios. Se decidirem que não querem e inserirem isso em regulamento, simplesmente não é permitido.
Quanto à questão da anulação das deliberações, só pode ser feita com recurso aos tribunais, através de uma acção de anulação. Em Assembleia extraordinária não se anulam deliberações, revogam-se. O prazo de vinte dias, para interpor acção de anulação de deliberação contraria à lei ou a regulamento, que o artigo refere, é contado a partir da data de realização da assembleia geral, convocada para efeitos de revogar a deliberação.
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta out 22, 2003 3:27 pm

PCruz,

Relativamente às leis de condomínio já foi tudo dito. Quería-lhe dizer que pode ir ter com a GNR para se informar de treinadores. Explica bem o seu problema e eles podem ajudá-lo.

Não estou informada quanto é que se paga, mas sei que perante determinadas situações eles próprios treinam os nossos cães.

Se gosta do cão não o dê a alguém que não conhece...
Responder

Voltar para “Cães”