De quem é a culpa dos Touros de Morte ? Das associações ? do laxismo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jul 13, 2002 8:19 am

Já pensaram a razão de a lei ter passado tão fácilmente ? Sendo as pessoas contra as touradas a maioria? Não estranham sequer ?

O primeiro pilar de defesa em Portugal são as associações de protecção aos animais. Falharam redondamente. Individualistas e isolacionistas demais, sem sentido estratégico, burocratas, palavrosos, em suma, ineficazes.

As associações de protecção de animais encostaram-se. Os responsáveis esperaram todos que Brigitte Bardot viesse qual Joana D Arc e fizesse o trabalho deles. Não veio. Azar.

Desde a proposta de lei até à sua aprovação vi vários responsáveis de protectoras na televisão a dizer de sua justiça.Uns bem, outros BEM MAL

Não vi no entanto nenhum apelo às massas para uma grande manifestação.

Não vi as associações de protecção animal unirem-se todas e fazerem apelo a uma manifestação conjunta.

Não ouvi que se tenham enviado cartas a todos os sócios de todas as associações a informar de uma concentração para dia tal a tal horas.

Seguiram uma politica salazarista do orgulhosamente sós com marcações para altura em que as pessoas trabalham, isoladamente e com medo dos fins de semana ( mostra bem o que essas associações pensam da dedicação à causa animal das suas massas associativas)

Um rapaz chamado Miguel Moutinho faz uma vigilia. Optimo. Para quê ? espero que se não tenha constipado que as noites estiveram frias. Antes de fazer mais vigilias fale com o homem que está há 15 anos frente à Procuradoria geral da República em vigilia. Já lá estava quando entrei para a faculdade, estava quando saí e estará quando o meu filho se formar.

A PETA ajudou? Sim com 2 minicartazes um em espanhol e outro em inglês. Para ajudar à festa umas PETAS em Espanha andaram a mostrar os implantes de silicone. Optimo para credibilizar... Pode-se criar a revista PLAYPETA

Os defensores das touradas de morte deram uma grande lição. De união, coerência, de saberem o que querem e para onde vão.

O resto meus amigos, é conversa...
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sábado jul 13, 2002 10:28 am

Olá

Pois é... as associações de defesa dos animais em Portugal deixam muito a desejar. Daquelas de que conheço alguns "podres", dá para perceber que têm à frente pessoas que gostam é de "coçar o umbigo". Algumas até têm "sites" muito bem feitos na Internet e conseguem passar uma boa imagem, mas, quem sabe o que se passa por lá... até se arrepia!
Unirem-se por uma causa comum? Teria muita piada, tendo em conta que essas associações ajem como se de rivais se tratassem. Depois, quem paga são os animais. Enfim, cada vez tenho mais vergonha do país onde vivo. Acho que vou emigrar. Já faltou mais... :?

Fiquem bem

Florinda
Pin
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jul 13, 2002 10:56 am

Não sei se sou só eu,mas sempre que vejo escrito "PETA" num cartaz,ou alguém a manifestar-se em nome ,ou com o apoio,da "PETA" ,tenho uma tendência para me por em fuga,sabe-se lá quando é que vão aparecer os amigos da "ALF" ou da "ELF"(verdadeiros terroristas),ou na melhor das hipóteses vem um vegan fanático tentar impor-me uma dieta sem produtos animais.
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

sábado jul 13, 2002 2:08 pm

Por estas e outras é que deixei de ser socio de associações de animais.

Temos só directores que na sua maior parte andam demasiado ocupados com a sua posição ( é chique ser-se diretor mesmo que seja de uma fabrica de alguidares de bexiga de boi) para se dedicarem aos animais. Nem sequer se ajudam uns aos outros...

Depois temos os sócios. 90% pagam as cotas para estarem bem de consciência ou para terem consultas ao preço da ameixa podre, como na UZ. Dos 10% restantes, 9% são pessoas com problemas psicologicos e afectivos e muito tempo livre para andarem a chatear a cabeça das pessoas que não ajudam animaizinhos. Há aqui exemplos. O 1% que resta é o que trabalha a sério e faz as associações não se afundarem rapidamente

Que tristeza e coitados dos animais que dependem de gente desta.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jul 13, 2002 2:59 pm

Ahhh.... A PETA não ajudou? Humm, seus maldizentes!!!..... não me digam que este tipo de demonstrações ('Human Race' de Pamplona) não ajuda a dar credibilidade e a obter apoiantes para a causa anti-touradas?
http://www.peta.org/feat/pamplona/run/groupose.jpg

Pois.... assim vamos longe....peace and Love, sex and drugs and Rock and Roll! Esta é a associação de ideias que a maioria faz! E, concorde-se ou não, é o apoio e a mobilização da maioria que se pretende obter.

Abraços
Paulo C.
spiral
Membro
Registado: quinta mai 02, 2002 12:28 am

sábado jul 13, 2002 4:25 pm

Estao dispostos a fazer parte do tsunami de que falei ontem ou nao?

Querem unir-se ou nao?

Gente oportunista ha em qualquer lado. A vasta maioria das pessoas que pertencem as associacoes nao sao oportunistas.

A vigilia nao foi feita por um unico rapaz... so nao foi la quem nao quiz. Foi uma vigilia ao longo de muitos dias. E valido, lamento.

A manifestacao foi marcada para as horas da discussao na assembleia.
Inclusivamente, caso nao saibam, as associacoes estiveram no local para alem das 17h pelo menos, desde as 9h da manha.

Varias pessoas foram la a hora do almoco.
Ao inicio da tarde, a policia pediu as associacoes poara enrolarem os cartazes etc porque vinham aoi os barranquenhos, que nunca chegaram. A policia esteve horas a fio sem saber se teria que fazer uma divisoria ou nao. Deve ter sido uma manobra propositada penso eu agora.

A partir de certa hora (16h30 talvez) muitas pessoas foram para o programa Gregois e Troianos. Outras foram para a Assembleia, ja tarde MUITO avancada. Outras regressaram ao Porto.

A votacao, que era para ter ocorrido as 15h, so foi feita perto das 20h.

Quanto as associacoes nao se unirem, ainda nao dei por nada. As coisas nao estao bem organizadas talvez por as pessoas que tratam dessas coisas serem voluntarias. Vao fazendo o que podem.

Por ultimo, nao me parece de boa fe sequer pensar que as unicas pessoas que tentam inverter a situacao da questao dos touros de morte, que ou mal ou bem tentam fazer alguma coisa sejam agora acusadas de serem as culpadas pela legalizacao das touradas. Este raciocinio parece uma anedota.

Pessoalmente ate me sinto ofendida porque estive na manifestacao todo o dia e ainda estou a recuperar do valente escaldao que apanhei. Neste momento estou com a cara toda vermelha e um alto na testa.
Ontem estava com a cara toda inchada.

Mas devo ter sido eu a culpada dos touros de morte terem passado na assembleia. Teria feito melhor em nao ir a manifestacao.

**s

E pergunto e insisto novamente: estao interessados em integrar um tsunami a serio com pes e cabeca bem organizado?
Com a vossa participacao?
Saber identificar os erros e logo meio caminho andado para os conseguirmos corrigir.
Se voces veem os erros com certeza terao ideias que serao bem-vindas.
Pensem nisso.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 13, 2002 7:37 pm

Boa tarde Spiral.

Neste caso em particular estamos em desacordo.

em relação ao Tsunami que fala, não li em lado nenhum quem o organiza. Um movimento espontâneo não consegue mais que umas 50 pessoas. Tem que haver logistica e uma associação por detrás. Na melhor hipótese teremos uma nortada, nunca um Tsunami. Olhe que eu não sou negativo, tenho já experiência de como as pessoas se organizam dos tempos em que os estudantes universitários efectuavam RGA ( aquelas a sério) pelo que não vejo futuro-

Chama de má fé e anedota ao meu raciocinio?

Veja.
A-Uma vigilia não tem vantagens politicas. Os deputados estão-se nas tintas para isso. Vão mais depressa ao restaurante e riem-se de quem as faz. Eu sou pragmático. Gastar tempo sem beneficios ? Houve vantagens? Quais?

B- Então as pessoas foram para os Gregos e Troianos. Conforme o Jorge Antunes disse e eu por acaso sei pelo que se lê no jornal, muitas das pessoas que assistem a programas com audiência activa são figurantes. Quer dizer que no máximo umas 30 pessoas entraram ( se entraram): Os da Assembleia tb se devem ter perdido...

C- Cada associação pôs-se em bicos de pés para falar e dar a sua opinião mas não se juntou nem ouvi falar de tentativas de movimentarem os sócios.Falou-se de acção judicial, barbárie,etc mas nunca em -"vamos todos para a rua protestar". Contrariamente ao Jorge eu não acho que os socios sejam maioritariamente oportunistas mas sim acomodados. O grave é que cada mostra de falta de coordenação, de peso, de consistência só fragiliza o já fraquissimo lóbi pro animal. São voluntários, claro, mas é assim tão dificil voluntariarem-se para perder 3 horas de um sábado? Não é trabalho para os voluntários mas para as direcções essa coordenação.

D- Fazer as manifestações no periodo de votação não tem sentido. Ninguém está presente pois tem trabalho. As TVs não dão cobertura a um reunião com 100 pessoas como dariam a 1000. O que fez foi louvável mas inútil. Gastou tempo, apanhou um escaldão, para quê ? As pessoas quando vêm na TV 100 pessoas a protestar a ideia com que ficam é que são os "gajos dos costume" ( sem ofensa) que protestam por tudo e nada. Se vêm 1000 ou 2000 começam a pensar e comentar.

E-A policia pediu para enrolarem as faixas e os "activistas" fizeram isso. Absurdo....

Mas duvida que se algumas associações se unissem e mandassem cartas a todos os associados e confirmassem comparência esta votação poderia ser influenciada?

É mais fácil do ponto de vista de certos partidos lidar com 100 pessoas que se juntam na assembleia a dizer que são vegans, Stop Bloody Bullfight, que são reformados e adoram animais do que com uma população unida como Barrancos. E sabe quem Barrancos tem poucos habitantes? Imagine se se tivesse juntado 5000 pessoas num sábado? Isso tinha um peso fortissimo na decisão de um governo que quer evitar mais barraca.

As 5000 presenças de que falo não são utopia. Logistica, saber o que se quer fazer, coordenação, colaboração, esquecer as rivalidades entre uns e outros ( tudo o que não vi as principais associações portuguesas fazer). Só se falava da BB, como se ela fosse o D. Sebastião. Dizer que as pessoas são voluntárias é desculpa. As associações têm pessoas capazes. Se usa-se a desculpa de ser voluntária para se safar a qualquer trabalho então mais vale a pena sairem dessas associações...

Talvez valha a pena pensar nisso

spiral Escreveu: Estao dispostos a fazer parte do tsunami de que falei ontem ou nao?

Querem unir-se ou nao?

Gente oportunista ha em qualquer lado. A vasta maioria das pessoas que pertencem as associacoes nao sao oportunistas.

A vigilia nao foi feita por um unico rapaz... so nao foi la quem nao quiz. Foi uma vigilia ao longo de muitos dias. E valido, lamento.

A manifestacao foi marcada para as horas da discussao na assembleia.
Inclusivamente, caso nao saibam, as associacoes estiveram no local para alem das 17h pelo menos, desde as 9h da manha.

Varias pessoas foram la a hora do almoco.
Ao inicio da tarde, a policia pediu as associacoes poara enrolarem os cartazes etc porque vinham aoi os barranquenhos, que nunca chegaram. A policia esteve horas a fio sem saber se teria que fazer uma divisoria ou nao. Deve ter sido uma manobra propositada penso eu agora.

A partir de certa hora (16h30 talvez) muitas pessoas foram para o programa Gregois e Troianos. Outras foram para a Assembleia, ja tarde MUITO avancada. Outras regressaram ao Porto.

A votacao, que era para ter ocorrido as 15h, so foi feita perto das 20h.

Quanto as associacoes nao se unirem, ainda nao dei por nada. As coisas nao estao bem organizadas talvez por as pessoas que tratam dessas coisas serem voluntarias. Vao fazendo o que podem.

Por ultimo, nao me parece de boa fe sequer pensar que as unicas pessoas que tentam inverter a situacao da questao dos touros de morte, que ou mal ou bem tentam fazer alguma coisa sejam agora acusadas de serem as culpadas pela legalizacao das touradas. Este raciocinio parece uma anedota.

Pessoalmente ate me sinto ofendida porque estive na manifestacao todo o dia e ainda estou a recuperar do valente escaldao que apanhei. Neste momento estou com a cara toda vermelha e um alto na testa.
Ontem estava com a cara toda inchada.

Mas devo ter sido eu a culpada dos touros de morte terem passado na assembleia. Teria feito melhor em nao ir a manifestacao.

**s

E pergunto e insisto novamente estao interessados em integrar um tsunami a serio com pes e cabeca bem organizado?
Com a vossa participacao?
Saber identificar os erros e logo meio caminho andado para os conseguirmos corrigir.
Se voces veem os erros com certeza terao ideias que serao bem-vindas.
Pensem nisso.
Última edição por VascoV em domingo jul 14, 2002 3:22 pm, editado 1 vez no total.
cucas
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 7:17 pm
Localização: Cocker Spaniel Miriam, 1 canário, Vasquinho e 5 gatos adoptados Chico,Chica,Tucha,Refilas,Chiquinha

sábado jul 13, 2002 10:19 pm

:? Olá Vasco, permita-me k lhe diga k acho k tem toda a razão naquilo k teclou aki. Realmente combinar manifs em dia de trabalho... nem todos estão de férias ou são patrões e pdm fechar a loja, ou pd ausentar-se com um pedido ao boss de 'vou á manif pelos animais...' . Eu vou, mas lá está posso controlar o meu tempo laboral.
As associações deviam de deixar os pruridos de lado e unirem-se (já diz o povo k na união está a força). As coisas tem de ser feitas com cabeça não com o coração. Qdo foi de Timor pediu-se as pessoas para colocarem panos brancos, vestirem-se de branco durante a semana, marcaram-se manifs, concertos para o fim de semana tiveram em conta a vida profissional de cada um de nós, para a defesa dos direitos dos animais parece e p.f. digam-me se estiver a ser indelicada com alguém, k kem marca estas iniciativas vive no país do pai natal (se ele existisse...).
Jinhos Cucas
cucas
Membro
Localização: Cocker Spaniel Miriam, 1 canário, Vasquinho e 5 gatos adoptados Chico,Chica,Tucha,Refilas,Chiquinha

sábado jul 13, 2002 10:42 pm

:lol: Desculpem lá lembrei-me de uma coisa....
Qual Tsunami???? È para fazer o quê????, Parar carros?, Faixas pretas nos mesmos?, uivar à lua?, é para fazer o quê, pergunto de novo? è k eu já li a msg do spiral e francamente devo de ser mto burra pq ainda não a percebi e já a li 2x. Só espero é que não metam água outra vez... ;)
Jinhos Cucas
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 14, 2002 9:45 am

cucas Escreveu: lol Desculpem lá lembrei-me de uma coisa....
Qual Tsunami???? È para fazer o quê????, Parar carros?, Faixas pretas nos mesmos?, uivar à lua?, é para fazer o quê, pergunto de novo? è k eu já li a msg do spiral e francamente devo de ser mto burra pq ainda não a percebi e já a li 2x. Só espero é que não metam água outra vez... ;)
Jinhos Cucas
Atenção que eu concordo com a Spiral que se deve fazer qualquer coisa. E manifestações são o mais lógico.

Considero que as pessoas dizerem que são voluntárias para se escaparem a trabalhar não é solução. Nesse caso devem dizer sou voluntária somente para isto. Claro que não espero ver velhos e doentes a apanhar animais abandonados na rua. Cada um deve ajudar na medida do que lhe é possivel. Pelos ex anteriores vejo que as associações não confiam nos associados. Fazer manifestações durante a semana dá uma boa ideia disso.A propria spiral falou do medo do fim de semana. Então quando podem dar um contributo positivo há mais riscos de se baldarem?

O que considero é que até agora só se tem dado tiros no pé. Há mostras de fraqueza organizativa. Para ver o absurdo a presidente da LPDA falou que foram contactados para dar "apoio tecnico" para alterações na legislação de cães perigosos depois das férias parlamentares...
E A lei de excepção foi aprovada ( devido às festas de Barrancos) que foi um vê se te avias. Em menos de um fósforo. Dá para ver as prioridades do estado ( com e pequenino visto que não quer ser Estado)

Conclusão: Os politicos só fazem algo se forem empurrados a isso pela opinião pública. Manifestações de poucas centenas de pessoas não fazem nada a não ser enfraquecer a posição dos defensores dos animais. Estão a mostrar aos politicos a sua fraqueza...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jul 14, 2002 11:55 am

Vasco V,

tem toda a razão !
Escrevo aqui só para chamar a atenção para um aspecto que o Vasco referiu e que me parece importante :
Fazer uma pequenina demonstração de oposição, é um tiro no pé !
Mais valia estarem apenas representantes das associações insistindo justamente em que são apenas representantes (e deixando, pois, em aberto, o número de pessoas que representam - salientano as sondagens, o facto de que muita gente trabalha, etc.) do que deixar a imagem de que só há 100 pessoas em oposição.
Nestas coisas a imagem é fundamental - é o que fica no espírito das pessoas!)
Subsescrevo tudo o que disse o Vasco nas diversas intervenções.
cucas
Membro

domingo jul 14, 2002 6:38 pm

:lol: ò amigo Vasco eu não digo que não se deve fazer nada, eu só quero é saber o quê.... Eu sou uma das que estou sempre presente nas manifs e somos sempre pouco mais de meia duzia e por vezes somos apelidados de arruaceiros, vegans, tolinhos, e outros mimos. Hoje em dia o ser humano é mto acomodado ao diz que se diz. Acredito que há mtos mais a defender esta causa por isso seria mais fácil pedir as pessoas para que tomassem posição, mas as pessoas tem de saber o que se espera delas, tem que ter soluções (não drasticas), mas que marcassem fortemente a sociedade. Manifs ao dia de semana não resulta são sempre os mms. Poucos (e apesar de sermos bons não chega...)!!!!!
Querem fazer um Tsunami? Excelente. Por onde começamos? Alguém já tem uma ideia? Ou a ideia do Tsunami vai ficar por aqui mm?
Francamente não me apetece continuar a falar, teclar, as situações a acontecerem, os barrancanhos e amigos a empurrarem os politicos para as situações que mais lhes convém e eu a ver os animais a sofrerem em nome da caridade.
Querem lutar? Lutemos!!!!!
Jinhos Cucas
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

domingo jul 14, 2002 7:31 pm

eu concordo.

da maneira como isto anda o mar tá flat. Não dá pa curtir :D

AVANTE CAMARADA; AVANTE..OPS sitio errado

[quote=cucas]
lol ò amigo Vasco eu não digo que não se deve fazer nada, eu só quero é saber o quê.... Eu sou uma das que estou sempre presente nas manifs e somos sempre pouco mais de meia duzia e por vezes somos apelidados de arruaceiros, vegans, tolinhos, e outros mimos. Hoje em dia o ser humano é mto acomodado ao diz que se diz. Acredito que há mtos mais a defender esta causa por isso seria mais fácil pedir as pessoas para que tomassem posição, mas as pessoas tem de saber o que se espera delas, tem que ter soluções (não drasticas), mas que marcassem fortemente a sociedade. Manifs ao dia de semana não resulta são sempre os mms. Poucos (e apesar de sermos bons não chega...)!!!!!
Querem fazer um Tsunami? Excelente. Por onde começamos? Alguém já tem uma ideia? Ou a ideia do Tsunami vai ficar por aqui mm?
Francamente não me apetece continuar a falar, teclar, as situações a acontecerem, os barrancanhos e amigos a empurrarem os politicos para as situações que mais lhes convém e eu a ver os animais a sofrerem em nome da caridade.
Querem lutar? Lutemos!!!!!
Jinhos Cucas
[/quote]
spiral
Membro

segunda jul 15, 2002 10:47 am

>Qual Tsunami???? È para fazer o quê????,
>Parar carros?,

nao me aprece que desse resultado..

>Faixas pretas nos mesmos?,

e uma semi-ideia, nao me tinha lembrado disso, mas pensoi que talvez seja mau por uma questao de seguranca rodoviaria.
Pode haver meninos das touradas ou algo semelhante que embirrem e se metam com a pessoa, sabe-se la em que moldes. Nao o aconselharia.

>uivar à lua?

seria interessante do ponto de vista cultural, mas um pouco inconsequente penso ;)

>é para fazer o quê, pergunto de novo?

por enquanto ainda nao esta estabelecido, so esta estabelecido o resultado. Penso que todos perceberam a ideia do TSUNAMI como uma especie de metafora. Que mantenho bastante viva na minha mente.

Este sera o sitio ideal para se tecerem parte das linhas de accao a tomar, face a enorme quantidade de pessoas que criticam as associacoes protectoras dos animais pois, tal como ja disse, reconhecer o erro e meio caminho andado para o corrigirmos. O problema e quando nao se veem os erros e se continua a repeti-los.

Eu tenho estado a pensar nalgumas ideias. Deixei no ar a questao de que todos pensassemos numa nova estrategia. Da discussao surge a luz.
Ja vi por ai varias vezes mensagens pedindo outro tipo de accoes. Conto com a colaboracao dessas pessoas, espero que elas tenham ideias.
Nao quer dizer que tenham que as por em pratica se virem que nao tem disponibilidade para isso.

>Só espero é que não metam água outra vez...

Eu tambem espero sinceramente.
Mas tambem espero que quem nota tantos defeitos nas accoes que foram feitas ate agora sugira alguma alternativa porque nao me parece que a inaccao seja uma alternativa. Entao para isso, venham todas as accoes falhadas. E melhor que nada.

Independentemente disso, estou convencida que se arranjara maneira de garantir que as proximas nao falhem.

Sugiro entao outra coisa, para quem nao tem ideias mas nota os defeitos.
Elaborem uma lista de defeitos das accoes anteriores.
Vou criar agora ali uma nova mensagem, e escrevam para la a enumeracao dos defeitos. Ja era bom.

***s
spiral
Membro

segunda jul 15, 2002 11:36 am

Vasco, vai ser tudo altamente organizado, e essa a ideia.

Quanto a participacao, penso que sera com a uniao de todas as associacoes.

Eu neste momento nao pertenco a nenhuma associacao, sou socia da Uniao Zoofila. Mas ja organizei muitas accoes ha varios anos atras no Grupo Ambiental da Faculdade de Ciencias de Lisboa.

Venham primeiro as ideias.
Serao todas as associacoes em peso, menos que isto nao sera.

E nao so as associacoes, devera ser um movimento civico a meu ver.

Ao contrario daquilo que voces muitas vezes dizem, nao vejo divisao entre as associacoes e os tais bicos de pes. Vejo e formas diferentes de tratar os mesmos problemas bem como "arrufos" pessoais entre certas pessoas que por esta ou aquela razao nao se dao la muito bem, mas isso ha em todo o lado.

Nas manifestacoes estao todos unidos.

Mas pronto..

*****************S

Tenho a certeza absoluta que vai haver tsunami.
Responder

Voltar para “Cães”