Dálmata. Porte médio ou porte grande?
Moderador: mcerqueira
Um Basset Hound é de porte médio... um Dalmata é bem maior. Mas se têm a certeza que é médio, eu acredito! 

"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
n3ka Escreveu:Qual dos dois estava então fora do estalão da raça?Wilma Escreveu:Eu cheguei a ter um dalmata ao lado da minha serra da estrela e eram da mesma altura... lolol
kakaka

<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Porte Médio em termos de tamanho, mas em termos de peso, médio/grande.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Um Basset Hound de boa linha é um cão que pesa tanto ou mais que um Dálmata, e é uma raça grande.Wilma Escreveu:Um Basset Hound é de porte médio... um Dalmata é bem maior. Mas se têm a certeza que é médio, eu acredito!
Raça Grande = mais de 25kg em adulto.
As necessidades nutricionais têm tudo a ver com o peso e não com a altura.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Normalmente o porte dos cães é atribuído em função do peso mas esta classificação não é uma ciência exacta.
Como a dúvida da autora do tópico se prende com a pertinente questão de como alimentar o cachorro para que cresça saudável, o melhor é informar-se com o criador e o veterinário. Digo eu
Como a dúvida da autora do tópico se prende com a pertinente questão de como alimentar o cachorro para que cresça saudável, o melhor é informar-se com o criador e o veterinário. Digo eu

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Quanto ao Dálmata, tal como o Basset Hound, é uma raça de fronteira e depende da linha do cão. O melhor será questionar o criador, ele melhor que ninguém deve saber o que mais se adequa à sua linha.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
- Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel
Concordo, tal como a cockinhas disse...casadotrevo Escreveu:Quanto ao Dálmata, tal como o Basset Hound, é uma raça de fronteira e depende da linha do cão. O melhor será questionar o criador, ele melhor que ninguém deve saber o que mais se adequa à sua linha.

<p>Cumprimentos</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Estou plenamente de acordo.casadotrevo Escreveu:Um Basset Hound de boa linha é um cão que pesa tanto ou mais que um Dálmata, e é uma raça grande.Wilma Escreveu:Um Basset Hound é de porte médio... um Dalmata é bem maior. Mas se têm a certeza que é médio, eu acredito!
Raça Grande = mais de 25kg em adulto.
As necessidades nutricionais têm tudo a ver com o peso e não com a altura.
Os portes sao atribuidos consoante o peso adulto do cao.
* Raças pequenas (2.5 - 10 kg) entre 8-12 meses.
* Raças médias (10 - 25 kg) entre 12-18 meses.
* Raças grandes (> 25 kg) entre 18-24 meses.
Pelo menos é o que aparece nos sites da RC, Eukanuba e outros. (Isso visto que a preocupacao é sobre a racao)
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Há muito que não te lia...boascasadotrevo Escreveu:Quanto ao Dálmata, tal como o Basset Hound, é uma raça de fronteira e depende da linha do cão. O melhor será questionar o criador, ele melhor que ninguém deve saber o que mais se adequa à sua linha.

Ex-Coldblood
Devia ser o Dálmata já que se não me engano o Serra da Estrela até era um belissimo e purissimo exemplar brancon3ka Escreveu:Qual dos dois estava então fora do estalão da raça?Wilma Escreveu:Eu cheguei a ter um dalmata ao lado da minha serra da estrela e eram da mesma altura... lolol

lololol terei mesmo de ir procurar o pedigree da minha serra da estrela para acreditarem que era pura e brancac_saraiva Escreveu: Devia ser o Dálmata já que se não me engano o Serra da Estrela até era um belissimo e purissimo exemplar branco![]()

Quanto ao dalmata era alto heheh mas se é de porte médio eu acredito (como já disse atrás) tudo numa boa

"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
O Dalmata é de facto considerado raça media.
Cá fica o estalão para a nova dona de um pintas com votos de muitos e felizes anos na companhia deste novo e fantastico amigo.
O Estalão do Dálmata
Padrão F.C.I.: 153
Origem: Dálmacia, República da Croácia
Nome de Origem: Dalmatinac
Utilização: Cão de companhia, cão de família
Classificação FCI:
- Grupo 06 - Cães de corrida, cães de caça e raças semelhantes
- Secção 3 - Raças semelhantes sem provas de trabalho
Aparência Geral: Cão marcadamente malhado. É um cão forte, musculoso, activo, harmonioso e rápido, podendo correr com rapidez durante muito tempo.
Comportamento e carácter: Sociável e amigável, não é tímido nem desconfiado, não apresentando sinais de nervosismo ou agressividade.
Cabeça e Crânio: Cabeça de bom comprimento. Crânio plano, largo entre as orelhas que deverão ser bem desenhadas ao nível das têmperas. Stop bem marcado. Rugas são indesejáveis. Focinho comprido e poderoso, jamais afilado. Os lábios secos, ajustados aos maxilares, não devem ser pendentes (soltos). Na variedade de manchas pretas, o nariz é sempre preto, nos cães de manchas castanhas, o nariz é sempre castanho.
Maxilares e Dentes: Maxilar forte, dentição perfeita, completa e regular, com articulação em tesoura.
Olhos: De tamanho médio e equidistantes do centro, redondos, vivos e brilhantes. Têm uma expressão inteligente. Sua cor é escura nos cães de manchas pretas, e de cor castanho - não muito escuro e âmbar nos cães de manchas castanhas. O contorno dos olhos dos cães com manchas pretas é da mesma cor ou muito escura, assim como o dos cães com manchas castanhas.
Orelhas: Inserção alta, largas na base, tamanho médio, colocadas rentes à cabeça, vão diminuindo de largura até a ponta arredondada. De espessura fina e completamente malhadas.
Pescoço: Comprimento moderado, graciosamente arqueado, elegante, diminuindo em direcção à cabeça, sem apresentar papos.
Corpo: O tórax é profundo e largo, costelas bem arqueadas e cernelha bem marcada. O dorso é robusto e recto. O lombo é bem musculado e o ventre levemente arqueado.
Cauda: De comprimento próximo ao nível da articulação tibiotársica, grossa na raiz, diminuindo gradualmente até a ponta. Não deve ser nem muito baixa nem muito alta. Com uma ligeira curva para cima, mas sem enrolar. Dá-se preferência às que apresentam manchas.
Membros anteriores: Espáduas ligeiramente oblíquas e bem, musculadas. Cotovelos ajustados ao tórax. Patas dianteiras rectas e com ossos fortes. As articulações carpianas devem ser elásticas.
Membros posteriores: Músculos fortemente desenvolvidos e nitidamente marcados, bem como as articulações dos joelhos. Articulações tibiotársicas ligeiramente anguladas. Vistos de trás, os posteriores são paralelos.
Patas: Redondas e com os dedos fechados. Dedos almofadados e redondo. Unhas pretas ou brancas nos cães com manchas pretas e castanhas ou brancas nos cães com manchas castanhas.
Movimentação: Movimentos uniformes, poderosos, rítmicos, com passadas longas. Vistos de trás, os membros deslocam-se em planos paralelos e os membros posteriores na mesma linha dos anteriores. Passadas curtas e desapoiadas são considerados defeitos.
Pêlo: Pêlo curto, duro, denso, com aspecto liso e brilhante.
Cor: A cor base é o branco puro. Os cães de variedade preto têm manchas numulares preto escuro, os de variedade castanho, as manchas são de cor castanha. As manchas não se devem misturar. São redondas, bem definidas, bem distribuídas e com um diâmetro de 2 a 3cm. As manchas situadas na cabeça, na cauda e nas extremidades devem ser mais pequenas.
Dimensão: A harmonia geral e proporção são de muita importância.
- machos: 56 a 61cm;
- fêmeas: 54 a 59cm.
Peso ideal:
- machos: cerca de 27kg;
- fêmeas: cerca de 24kg.
Defeitos: Qualquer desvio do padrão é considerado como falta e penalizado em função da sua gravidade.
Desqualificações: Manchas plaqueadas. Manchas em forma de monóculo (ao redor dos olhos). Pelagem tricolor (manchas pretas e castanhas em um mesmo cão). Manchas de cor limão.
Outros Defeitos: Olhos azuis. Heterocromia da íris. Lábio superior ou inferior pronunciado. Surdez. Entropismo: Ectroprismo. Cães com medos e agressivos.
NOTA: Os machos devem apresentar dois testículos de aspecto normal e completamente descidos.
Cá fica o estalão para a nova dona de um pintas com votos de muitos e felizes anos na companhia deste novo e fantastico amigo.
O Estalão do Dálmata
Padrão F.C.I.: 153
Origem: Dálmacia, República da Croácia
Nome de Origem: Dalmatinac
Utilização: Cão de companhia, cão de família
Classificação FCI:
- Grupo 06 - Cães de corrida, cães de caça e raças semelhantes
- Secção 3 - Raças semelhantes sem provas de trabalho
Aparência Geral: Cão marcadamente malhado. É um cão forte, musculoso, activo, harmonioso e rápido, podendo correr com rapidez durante muito tempo.
Comportamento e carácter: Sociável e amigável, não é tímido nem desconfiado, não apresentando sinais de nervosismo ou agressividade.
Cabeça e Crânio: Cabeça de bom comprimento. Crânio plano, largo entre as orelhas que deverão ser bem desenhadas ao nível das têmperas. Stop bem marcado. Rugas são indesejáveis. Focinho comprido e poderoso, jamais afilado. Os lábios secos, ajustados aos maxilares, não devem ser pendentes (soltos). Na variedade de manchas pretas, o nariz é sempre preto, nos cães de manchas castanhas, o nariz é sempre castanho.
Maxilares e Dentes: Maxilar forte, dentição perfeita, completa e regular, com articulação em tesoura.
Olhos: De tamanho médio e equidistantes do centro, redondos, vivos e brilhantes. Têm uma expressão inteligente. Sua cor é escura nos cães de manchas pretas, e de cor castanho - não muito escuro e âmbar nos cães de manchas castanhas. O contorno dos olhos dos cães com manchas pretas é da mesma cor ou muito escura, assim como o dos cães com manchas castanhas.
Orelhas: Inserção alta, largas na base, tamanho médio, colocadas rentes à cabeça, vão diminuindo de largura até a ponta arredondada. De espessura fina e completamente malhadas.
Pescoço: Comprimento moderado, graciosamente arqueado, elegante, diminuindo em direcção à cabeça, sem apresentar papos.
Corpo: O tórax é profundo e largo, costelas bem arqueadas e cernelha bem marcada. O dorso é robusto e recto. O lombo é bem musculado e o ventre levemente arqueado.
Cauda: De comprimento próximo ao nível da articulação tibiotársica, grossa na raiz, diminuindo gradualmente até a ponta. Não deve ser nem muito baixa nem muito alta. Com uma ligeira curva para cima, mas sem enrolar. Dá-se preferência às que apresentam manchas.
Membros anteriores: Espáduas ligeiramente oblíquas e bem, musculadas. Cotovelos ajustados ao tórax. Patas dianteiras rectas e com ossos fortes. As articulações carpianas devem ser elásticas.
Membros posteriores: Músculos fortemente desenvolvidos e nitidamente marcados, bem como as articulações dos joelhos. Articulações tibiotársicas ligeiramente anguladas. Vistos de trás, os posteriores são paralelos.
Patas: Redondas e com os dedos fechados. Dedos almofadados e redondo. Unhas pretas ou brancas nos cães com manchas pretas e castanhas ou brancas nos cães com manchas castanhas.
Movimentação: Movimentos uniformes, poderosos, rítmicos, com passadas longas. Vistos de trás, os membros deslocam-se em planos paralelos e os membros posteriores na mesma linha dos anteriores. Passadas curtas e desapoiadas são considerados defeitos.
Pêlo: Pêlo curto, duro, denso, com aspecto liso e brilhante.
Cor: A cor base é o branco puro. Os cães de variedade preto têm manchas numulares preto escuro, os de variedade castanho, as manchas são de cor castanha. As manchas não se devem misturar. São redondas, bem definidas, bem distribuídas e com um diâmetro de 2 a 3cm. As manchas situadas na cabeça, na cauda e nas extremidades devem ser mais pequenas.
Dimensão: A harmonia geral e proporção são de muita importância.
- machos: 56 a 61cm;
- fêmeas: 54 a 59cm.
Peso ideal:
- machos: cerca de 27kg;
- fêmeas: cerca de 24kg.
Defeitos: Qualquer desvio do padrão é considerado como falta e penalizado em função da sua gravidade.
Desqualificações: Manchas plaqueadas. Manchas em forma de monóculo (ao redor dos olhos). Pelagem tricolor (manchas pretas e castanhas em um mesmo cão). Manchas de cor limão.
Outros Defeitos: Olhos azuis. Heterocromia da íris. Lábio superior ou inferior pronunciado. Surdez. Entropismo: Ectroprismo. Cães com medos e agressivos.
NOTA: Os machos devem apresentar dois testículos de aspecto normal e completamente descidos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Eu ja tive uma dalmata, que faleceu há pouco ja velhota, eu considero um cão médio cerca de 30 quilos.
Não deixa de ser um cão grande para ter em casa... mas suportavel!
(isto em relação á dogue alemão que tenho agora, que sim considero um cão grande)
Não deixa de ser um cão grande para ter em casa... mas suportavel!

(isto em relação á dogue alemão que tenho agora, que sim considero um cão grande)

<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>