Tomou o sabor do sangue e virou fera

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Misha
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:29 am
Contacto:

domingo out 26, 2003 9:26 am

opsss...a Andrea estava em Logon e eu erradamente escrevi com o user dela :oops:
Mas já apaguei aqui e reescrevi a mensagem em baixo!

Abraços
Paulo C.
Última edição por Misha em domingo out 26, 2003 9:32 am, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo out 26, 2003 9:29 am

Bem...não vou alargar-me em justificações porque penso que por esta altura já terão percebido o que eu quis dizer. Como é obvio os "bobys" e as "Lassies" é uma expressão abrangente que pretendia englobar TODOS os cães que pertencem ( para mal dos seus pecados) àqueles donos que acham que têm cães que não fazem mala a ninguém e que por isso podem andar livremente na via pública mostrando um completo desrespeito pelos outros.
Estatísticas sobre mordidas em Portugal eu não possuo, por isso tenho de limitar-me ao que vai chegando ao meu conhecimento através da minha vida e experiência pessoal. Esta diz-me que muito mais gente é mordida por cães médios/pequenos do que por grandes e que muito mais gente é mordida por cães sem raça do que por cães de raça. São pessoas que me contam as suas histórias pessoais, são médicos e enfermeiros que conheço e que trabalham em urgências que mo relatam e são situações que testemunho pessoalmente. De igual modo, já tive acesso a estatísticas de outros países (que as fazem) e constato que algumas das raças que mais mordem por vezes até nem são aquelas que mais se 'perseguem' nas Leis 'BSL'.....mas, para que é que isso serve? Afinal, o que interessa é 'serenar o povo' e esse está mais interessado no 'Jornal do Incrível' que mostra uma criança mordida por um cão perigosissimo do que em constatar outras utilidades mais nobres dadas a muitas 'raças perigosas'!!
Eu não sou insensível ao facto de que existem cães de "raças perigosas" que provocam ataquem a crianças e até as matam!! Mas a verdade é que eu não encaro esses cães como 'Cães de raças perigosas', mas sim como CÃES PERIGOSOS....se é que me faço entender!!! É que para mim existem de facto Cães perigosos , e agora não me vou alongar sobre as causas dessa perigosidade ou quais as circunstâncias que os tornaram assim, mas não existem RAÇAS PERIGOSAS!! Um Labrador (é apenas um exemplo de uma raça considerada 'não perigosa') nas mãos erradas pode tornar-se um cão perigoso, e um Pit Bull nas mãos certas pode ser o maior dos companheiros!
Um Carro nas mãos de um adolescente pode tornar-se um perigo na estrada, mas não é por causa disso que se vai começar a fazer legislação obrigando os proprietários de carros de maior cilindrada a tirarem uma "carta de condução especial" e a sujeitarem-se a mais exames que os demais condutores!! Não acham?

Voltando a este tópico, o dono do cão em causa ( que por acaso é pequeno mas podia ser médio ou grande) foi único responsável e potencial causador de uma situação de perigo!!! Não foi o "perigoso" Pit Bull e nem sequer o seu dono ( que o trazia devidamente condicionado conforme a Lei determina). Aliás, sem saber muitos pormenores, continuo a achar esta historia 'muito colorida' porque um Pit Bull treinado para Lutas não teria deixado o podendo inteiro para posteriormente sofrer de 'vicios' ou dar problemas existênciais ao dono! Castrar ou não Castrar não é questão!! A questão é Trazer sempre à trela.....e mais nada!

Já agora, gostava de chamar a atenção de que um cão perigoso não é apenas aquele que morde! Um cão solto na estrada que provoca um acidente de viação ( com feridos ou mesmo mortos) é igualmente perigoso e potencialmente mais mortal!! Não possuo também aqui estatísticas, mas pessoalmente conheço MUITO MUITO MUITO mais histórias de acidentes graves em Portugal provocados (nomeadamente em auto-estradas) por cães soltos na via pública do que de por dentadas!!! Mas disto ninguém fala, não é?

Abraços
Paulo C.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo out 26, 2003 10:26 am

PauloC Escreveu:
Já agora, gostava de chamar a atenção de que um cão perigoso não é apenas aquele que morde! Um cão solto na estrada que provoca um acidente de viação ( com feridos ou mesmo mortos) é igualmente perigoso e potencialmente mais mortal!! Não possuo também aqui estatísticas, mas pessoalmente conheço MUITO MUITO MUITO mais histórias de acidentes graves em Portugal provocados (nomeadamente em auto-estradas) por cães soltos na via pública do que de por dentadas!!! Mas disto ninguém fala, não é?

Abraços
Paulo C.
Claro.
E ninguém fala porquê? Ou foi despiste devido a excesso de velocidade e muitas vezes não fica ninguém para contar... Ou a pessoa espeta-se numa arvore ou poste ou ribanceira e como não há outro carro envolvido, vai-se queixar de quê? Cão que se meteu á frente? Pois... isso já me aconteceu e nada feito, ou encontrava o cão para tentar identificar o dono, e mesmo assim só com testemunhas poderia fazer algo.
Para o senhor que quer castrar o podengo:
O podengo que me mordeu (não foi o único e não deve ser o último), estava castrado. Não foi por isso que deixou de me mastigar o indicador direito até lhe apetecer. O que aconteceu é que eu estava precisamente a tentar proteger outro cão (maior) das suas ferradas.
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 26, 2003 6:30 pm

O Paulo (e muitos outros foristas) sabem que eu sou de opinião que nenhum cão devia ser obrigado a açaime ou seja lá o que fôr para além da trela, a não ser que fosse determinado pelos tribunais (caso de cão agressivo e etc...).

A trela aceito porque funciona para protecção do próprio cão e, de facto, eles são uns patetas a atravessar estradas e podem provocar acidentes.

Básicamente acredito que todo o cão é um bom cão e que compete ao dono saber o que o seu cão deve usar para prevenir incidentes.

Agora aborrece-me o tom que algumas intervenções têm tomado (talvez não fosse essa a intenção dos intervinientes, mas é díficil saber sem a presença das pessoas).

É que sabe, Paulo, tanto esta última lei em Portugal como as restantes que têm aparecido na Europa, passam porque não há ninguém que afirme : "todo o cão é bom, maus são os donos".
E que o afirme sem transigências, obrigando os políticos a encararem aquilo que não querem - que a violência canina é paralela e paralela à violência dos marginais.

Aqui na minha àrea há montes de cães sem trela - a maioria pequenitos, mas também grandes (a propósito , os rott continuam a passearem-se sem trela - quanto mais açaimo), inclusive vadios - dos Taliban 1 é enorme !

A polícia não actua a não ser que alguém se queixe e, até agora, ninguém se queixou.
Todos são pacíficos, incluindo os vadios.

Na zona perigosa - que também há uma aqui - os cães (pit e rott) só saiem à noite (avançada) e, portanto, a maioria das pessoas nem sequer sabe que existem.

De qualquer forma se eu fosse a si também nunca poria um açaime nos meus cães (nem que caísse o tecto...).
Faz muito bem - não se devem dar abébeas ao disparate mesmo que consumado na lei.

Noutro dia às 19h saia eu da praia com a Zorra (de trela) e apareceu um moço de cor com um pit (também de trela).
O pit rosnou à Zorra.
A Zorra encolheu-se.
O dono do pit puxou por ele e afastou-o.
Queixas para quê ?

Se as pessoas se comportarem bem e tomarem conta dos seus cães, vai estar tudo bem.
Mas não digo que não tenha tremido.
Porque se o pit atacasse a Zorra eu ia ter de intervir (com que armas ?...).
Havia de ser bonito.
Elsa
Membro Veterano

domingo out 26, 2003 6:50 pm

PauloC Escreveu: Um Carro nas mãos de um adolescente pode tornar-se um perigo na estrada, mas não é por causa disso que se vai começar a fazer legislação obrigando os proprietários de carros de maior cilindrada a tirarem uma "carta de condução especial" e a sujeitarem-se a mais exames que os demais condutores!! Não acham?
Por acaso, nas cartas de motas, há duas categorias de potência, as até 25 kw e as de maior potência. Quando tirei a carta, por ter 18 anos, não pude ter acesso ás de maior cilindrada durante pelo menos 2 anos e como a mota que comprei era das de maior potência, obrigaram-me a limitá-la aos 35 cavalos. Dava pouco mais de 120 km/h.

Ora aqui está um exemplo de discriminação por potência e por idades. A exigência aqui era ter ou 21 anos ( mais maturidade) ou 20 anos mas com 2 anos de experiência com uma mota limitada ou de baixa cilindrada.

Legislar pode-se sempre.... ;)
Misha
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:29 am
Contacto:

domingo out 26, 2003 7:43 pm

Bolas...era a Andrea que estava Logada e voltei a escrever com o user dela :? Mas agora fica assim que não me apetece estar com mais trabalho....
Para todos os efeitos ficam a saber que fui eu ( Paulo C.) que escrevi o que está em baixo:
---------------------------------------------------------------------------------
Pois é Elsa, mas uma mota é um objecto mecânico e por isso a potência é facilmente determinável. Assim, é fácil dizer qual a é a maquina com mais e qual é a com menos e agir em conformidade. Mas se colocarmos lado a lado a sua cadela ( Dobermann) e a minha cadela (Rottweiler) porque carga de água uma delas há-de ser obrigada a andar de açaimo? Isso é determinado com base em quê??? Ambas são cadelas, ambas são grandes, e os estragos ( a havê-los) não vejo porque seriam superiores se vindos da parte da minha!!!
Parece-me mais lógico, com as devidas ressalvas, que a haver uma comparação com as motos teriamos de fazer restrições por marca! Por exemplo, as Susuki poderem andar na estrada a mais de 100 à hora, mas as Kawasaki não :roll:

A minha Mara esteve internada durante uma semana e os médicos e demais pessoal puderam constatar como ela é uma paz de alma. Ela é um doce para toda a gente, submetia-se a todos os tratamentos com resignação e sem o menor sinal de agressividade. Na ficha médica uma coisa boa que reparámos logo no inicio foi " Caracter: Bom" ( deve ser alguma classificação que fazem lá no Hospital para saberem com o que contar). Agora digam-me lá porque é que esta cadela meiga e sem qualquer maldade há-de andar na rua com um açaimo como se de um cão perigoso se tratásse??????? Só porque nasceu Preta e castanha? Se isto não é discriminação é o quê? Se isto não é perseguição, é o quê?

Quanto a dizer um "BASTA" e tentar explicar aos politicos o erro que estão a fazer, isso não é uma ideia nova. Na Alemanha e em outros países onde se fez BSL os protestos apareceram. Mas, infelizmente, somos poucos no universo votante. Para piorar as coisas existem muitos donos destas raças que só ajudam a enterrá-las!! De que valem 20 cães a mostrarem numa escola local que são bons em obediência e em trabalho se depois basta uma imagem no telejornal nacional de uma criança pequena mordida ou morta para deitar tudo por terra em segundos..... :(
E não é preciso ir tão longe, porque o exemplo deste tópico chega bem para exemplificar estas coisas: De que me basta andar com os meus cães de trela e devidamente condicionados para serem bem comportados, se depois basta um "Boby" solto vir direito a nós armado em campeão e lançar-se a morder o meu cão para estragar tudo! É que o meu cão não é um robot e se for mordido ou mesmo ameaçado com veemência, é natural que tente reagir!! Em geral, quem vê a cena só vê o Rottweiler a rosnar e a tentar abocanhar o 'boby'....e depois lá está o cão perigoso que devia andar açaimado, castrado, extinto e mais não sei o quê :evil:

Bem...já estou cansado de repetir sempre a mesma coisa neste forum, e mesmo assim algumas pessoas não percebem e continuam a apoiar a BSL ( com mais ou menos abertura). Se neste forum , onde existem amigos de animais, os argumentos não funcionam, imaginem no resto da sociedade onde muita gente nem sequer de cães gosta!!!

Abraços
Paulo C.
Elsa
Membro Veterano

domingo out 26, 2003 8:49 pm

Paulo,

Estou completamente de acordo.

Eu também sou contra a BSL... coloquei o exemplo apenas para demostrar que se eles quiserem legislar na base da discriminação, ocorre a todos os niveis, mesmo no caso das motas.

Eu tenho a minha própria "teoria da conspiração" sobre esta lista:

Para mim, os legisladores pensaram assim:

Raças da moda, actualmente com muitos exemplares, envolvidos em escândalos nos media, com má fama generalizada na população o que pressiona politicamente para que se tomem medidas preventivas e no caso dos pit bull, associados a lutas e a criminalidade:

- Rottweiler
- Amstaff
- Pit bull

Sem caracter representativo em termos de população, mas porque a lista seria muito curta, quase ridicula, com apenas 3 raças, estas foram colocadas para encher, copiadas de qualquer lista de outro pais:

- staffordshire terrier
- Tosa inu
- dogo argentino
- fila brasileiro

Assim, já com 7 raças, apenas chateava uns quantos, já que em Portugal, não somos conhecidos pelo caracter associativo e solidário e assim dava para "passar" a lei sem grande contestação. DEPOIS lá se irá alargar, pois a semente já está lançada, já têm o pé na porta e agora é vêr aumentar a lista conforme as "necessidades"...

Eu sinceramente, não durmo descansada, por não ver, por agora, o dobermann na lista, pois nada me convence que esta lista não aumente. Mais uma vez será baseada em pressões politicas, exacerbadas pelos média, e basta o primeiro dobermann estar envolvido num acidente, que esta raça é adicionada sem apelo nem agravo, pois a sua fama não abona em seu favor...

Há vários anos que eu sei o que é ser discriminada na rua por passear um dobermann.. muito antes desta lista ser feita, e até antes do rottweiler ser a moda que é. Estou atenta ás consequências da mesma, noutros paises... o dobermann pode por enquanto não estar na lista dos politicos, e espero que nunca esteja, mas está á muitos anos na lista negra da maioria da população...

Neste momento tenho um cruzado de Rottweiller e esta lei diz-me também respeito.

Eu partilho a opinião do Paulo, quando diz que a lei que tinhamos, servia perfeitamente se fosse minimamente cumprida. É por não ser cumprida, que estamos hoje onde estamos e este tópico bem o demonstra... irresponsabilidade, pura irresponsabilidade.

Eu lido com animais diáriamente e confio muito mais num cão grande do que num pequeno. Tenho marcas nas mãos de muito lulu histério e verdadeiramente perigoso... enfim..

Tenho muita pena, da demagogia deste país. É sempre mais fácil PROIBIR do que PREVENIR. São atalhos, de baixo custo, criados para atingir objectivos a curto prazo. :(
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

domingo out 26, 2003 9:12 pm

na america, cidades estao a perder lutas em tribunal pois a lei federal proibe "bans", é ilegal.
parece que na hollanda o amstaff saiu da lista.
são pequenas vitorias contra estas leis loucas
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

segunda out 27, 2003 10:29 am

CasadeAnaval Escreveu:
Pois, mas não foi esse o caso. Este foi um falso testemunho e foi sobre falsos testemunhos que eu falei.Por favor não me cite para me atribuir algo que não referi.
Lamento que não tenha entendido o meu comentário. Citei o que escreveu para dar a minha opinião, e não para lhe atribuir opiniões que não referiu. Afinal a opinião é minha. Agradeço que leia com atenção o que escrevi.

Obrigada.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda out 27, 2003 11:30 am

theraphosi Escreveu: Só quis dar a minha opinião, e até posso estar errado ou ter interpretado mal, mas o que me pareceu foi que o PauloC quis dizer que os cães pequenos são os mais perigosos. E se fôr isto não estou de acordo!
Mas pode estar porque é bem verdade!!! A minha cadela não é pequena...é minuscula, mas é muito meiga (pode perguntar a qualquer forista do norte que eles confirmam)! No entanto tenho um amigo que foi mordido por um pinscher (não sei se é assim que se escreve) que se agarrou de tal forma ao tornozelo que não havia nada que o descolasse!!! Nem os fortes abanões que ele deu com a perna...ele simplsmente andava pelo ar...mas sempre bem agarradinho! Os donos, muito queridinhos, limitaram-se a chamar por ele e a dizer "não faz isso!", enquanto a fera rosnava e permanecia agarrado ao tornozelo!!! Sabem como é que o cão saiu? Com um pontapé!!! Pois teve de ser! Se acha que este cão não é perigoso, só pode ser pelo tamanho! Agora ponha aquele temperamento num cão grande...e então? É ou não perigoso?! Não podemos ver as coisas assim. Ele só não é perigoso por ser pequeno e a probabilidade de causar"grandes danos" ou de vir a "matar alguém" serem bastante inferiores a um cão grande?
theraphosi Escreveu: A perigosidade do cão depende do dono, não do cão(salvo algumas excepções em que o cão é mau por algum defeito genético).
:o :o :o
boby21
Membro Júnior
Registado: sábado ago 09, 2003 1:15 pm

segunda out 27, 2003 2:42 pm

Para o Pauloc

:lol: Não foi o "perigoso" Pit Bull e nem sequer o seu dono ( que o trazia devidamente condicionado conforme a Lei determina).

Ora a lei determina que tem de andar com açaime e a multa pode ir até 700 contos :o Sabia? Não se fie nas bocas!

:oops: Um cão que foi treinado para lutar é um cão perigoso! Se for um cão grande o perigo é obviamente muito maior :roll:

:lol: Um cão é um animal sociável por natureza. É ou não é assim nas alcateias! (Em vias de extinção)

Já leram a "Desgraça" prémio Nobel da Literatura deste ano? :lol: É um espanto! É fabuloso. Se gostam de cães leiam! :D
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 27, 2003 4:18 pm

boby21 Escreveu: Para o Pauloc

lol Não foi o "perigoso" Pit Bull e nem sequer o seu dono ( que o trazia devidamente condicionado conforme a Lei determina).

Ora a lei determina que tem de andar com açaime e a multa pode ir até 700 contos o Sabia? Não se fie nas bocas!

oops Um cão que foi treinado para lutar é um cão perigoso! Se for um cão grande o perigo é obviamente muito maior roll

lol Um cão é um animal sociável por natureza. É ou não é assim nas alcateias! (Em vias de extinção)

Já leram a "Desgraça" prémio Nobel da Literatura deste ano? lol É um espanto! É fabuloso. Se gostam de cães leiam! D
Mas qual Lei é que determina isso????? Onde é que está escrito que um Pit Bull tem de andar de açaimo????? Nas bocas deve-se fiar você, porque eu gosto de informar-me com base no que vejo na Lei.
O que eu vejo actualmente EM VIGOR ( não falo do que foi recentemente aprovado pelo Conselho de Ministros e ainda não foi publicado) é o Decreto Lei 276/2001, e este não fala em raça nenhuma!!
Já agora informe-se qual é a multa por o seu cão andar sem trela OU açaimo, conforme determina a Portaria 1427/2001.

Ó meu caro amigo, se esse Pit Bull está treinado para Lutas e mesmo assim deixou o seu cão viver e até 'dominá-lo pelo focinho', das duas uma...ou está muito mal treinado, ou está tão bem treinado que responde prontamente e com obediência aos comandos do dono, o que já não se pode dizer do seu cão!!! Em ambos os casos, eu sinto-me mais seguro com um cão nestas condições ( obediente e/ou inofensivo) do que com um cão que tem a mania que é campeão e gosta de morder 'porque sim'!!!

Um cão é um animal sociável por natureza, e nada me leva a crer que o Pit Bull da sua historia o não seja!! Já o seu cão deve-se ter extraviado da 'alcateia' quando era pequeno e virou um lobo solitário....e sanguinário....hehehehe!!

Para a próxima veja se sabe do que fala....por vezes mais vale ficarmos calados do que abrirmos a boca e mostrar-mos a nossa ignorância!!

Fique bem
Paulo C.
boby21
Membro Júnior

terça out 28, 2003 1:27 pm

Caro Paulo
Não esteja tão mal disposto que não há razão para tal :D ;)
Afinal estamos apenas a trocar informações. Quanto às coimas podem ir até cerca de 700 contos, conforme a gravidade do problema e de acordo com o que o juiz determinar. Cada caso é um caso e não tem a ver com o tamanho. Ou não tinha e parece que vai passar a ter.
Q :) Quanto ao Snoopy é um cão bastante sociável excepto com os cães grandes desde que foi mordido por um. Considero que foi um acidente :oops:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça out 28, 2003 5:58 pm

boby21 Escreveu: Caro Paulo
Não esteja tão mal disposto que não há razão para tal D ;)
Afinal estamos apenas a trocar informações. Quanto às coimas podem ir até cerca de 700 contos, conforme a gravidade do problema e de acordo com o que o juiz determinar. Cada caso é um caso e não tem a ver com o tamanho. Ou não tinha e parece que vai passar a ter.
Q ) Quanto ao Snoopy é um cão bastante sociável excepto com os cães grandes desde que foi mordido por um. Considero que foi um acidente oops
Ora viva,
Eu estou chateado porque, como há-de compreender, este tipo de situação atinge-me particularmente porque de vez em quando passo por situações similares de discriminação por causa dos meus cães ( rottweilers). Se fossen só você a 'falar' ou a pensar assim, eu estava-me marimbando para o assunto, o pior é que há muita gente igualmente desinformada ou de 'cabeça feita' pelos média e pelos "ouviu dizer que" sobre as raças perigosas.
Aproveito para voltar a questioná-lo em que LEI é que está escrito que um PIT Bull ou qualquer outra raça seja obrigada a andar de açaimo, sob pena de pagar até 700 contos?

Obrigado
Paulo C.
boby21
Membro Júnior

quarta out 29, 2003 2:01 pm

Caro Paulo

Eu nunca disse que não gostava de cães grandes :oops:
:D Gosto até muito. Já tive um Lobo da Alsácia e um Leão da Rodésia. Como pode ver não sou propriamente um novato nestas coisas.
Quanto à lei ela -por enquanto- não se refere a nenhuma raça em especial.

Quanto ao Snoopy, tenho-o porque gosto muito de cães e não existem condições em Lisboa para se ter um cão grande num apartamento. O problema não é só do apartamento mas sobretudo porque a Câmara Municipal de Lisboa se está nas tintas para os cães e é cada vez mais difícil encontrar locais onde eles possam correr de vez em quando. :evil:
Se fazem vias para os ciclistas porque não se preocupam também com espaços para os cães????!!!!! :?: :idea:
Responder

Voltar para “Cães”