Histiocitoma
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
- Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa
O Pablo foi esta semana ao vet levar o chip e a vacina da raiva no entanto e como de ha uns dias para cá notámos uma borbulhinha que me parecia mais um quisto pequenino nas costas dele que não passava pedi ao vet que a observasse.
O vet disse que lhe pareceu ter a forma de uma "amora" que poderia ser normal mas que eu fosse vendo todos os dias se aumentava de tamanho ou não. Se aumentasse para lá voltarmos a fim de se fazerem análises... Fiquei preocupada mas ele disse que não seria nada de grave que era algo normal nos cachorros da idade dele...
O que é certo é que aquilo não aumentou nem diminuiu.
Ele falou-me em histiocitoma... Penso que seja a palavra correcta...
Já andei a pesquisar mas falam em termos técnicos e nestes casos não gosto de saber as coisas por metade.
Alguém me pode dar umas luzes?
De qualquer forma voltarei ao veterinário mas quero ir com isto já "estudado" para tirar mais duvidas ainda e não ficar à nora.
Muito obrigada
O vet disse que lhe pareceu ter a forma de uma "amora" que poderia ser normal mas que eu fosse vendo todos os dias se aumentava de tamanho ou não. Se aumentasse para lá voltarmos a fim de se fazerem análises... Fiquei preocupada mas ele disse que não seria nada de grave que era algo normal nos cachorros da idade dele...
O que é certo é que aquilo não aumentou nem diminuiu.
Ele falou-me em histiocitoma... Penso que seja a palavra correcta...
Já andei a pesquisar mas falam em termos técnicos e nestes casos não gosto de saber as coisas por metade.
Alguém me pode dar umas luzes?
De qualquer forma voltarei ao veterinário mas quero ir com isto já "estudado" para tirar mais duvidas ainda e não ficar à nora.
Muito obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Encontrei isto, mas provavelmente também já tinha visto.O histiocitoma cutâneo canino é uma neoplasia epidermotrópica das células de Langerhans, muito frequente em cães jovens. Os fenómenos de regressão, a que está associada, tornam esta neoplasia um campo de interesse único para os estudos de imunidade celular. Com o objectivo de contribuir para a compreensão do processo de regressão do histiocitoma, foram analisados 93 tumores classificados como histiocitoma cutâneo canino. Foi realizada a caracterização de alguns parâmetros clínicos da série em estudo, como o sexo, a idade e a raça dos animais, assim como o tamanho e localização das lesões. Foram utilizados métodos de coloração e de histoquímica, imunocitoquímica (vimentina, queratina, desmina, proteína S100, caderina E, lisozima, MAC387, VEGF, antigénio Ki-67, MHC classe II, CD79 e BLA), histoquímica molecular (TUNEL), microscopia electrónica de transmissão (MET), imunocitoquímica ultrastrutural (MHC classe II) e citometria de imagem. Os tumores ocorreram principalmente em animais jovens, com predomínio na raça Boxer. As lesões eram únicas, elevadas, muitas vezes em forma de “botão”, com diâmetro geralmente inferior a 2 cm e localizavam-se com maior frequência na cabeça e nos membros. O histiocitoma ocupava a derme até à junção dermo-epidérmica, muitas vezes com invasão de epiderme, que frequentemente se encontrava heperplástica ou ulcerada. Para além das células tumorais, observou-se um infiltrado linfóide, variável em quantidade e distribuição no tumor. Assim, foram identificados quatro padrões histológicos, segundo a quantidade e distribuição do infiltrado linfóide, o que levou à classificação do histiocitoma em quatro grupos histológicos. Os tumores do grupo I apresentavam escasso infiltrado linfóide de, localizado na periferia do tumor. Os tumores do grupo II apresentavam infiltrado linfóide moderado, formando estruturas nodulares na periferia do tumor, no grupo III o infiltrado era abundante e estendia-se ao centro do tumor e, no grupo IV, o infiltrado linfóide ocupava uma área superior às células tumorais. Incluíram-se 15 tumores no grupo I, 15 no grupo II, 42 no grupo III e 21 no grupo IV. O histiocitoma cutâneo canino apresentou um comportamento biológico pouco agressivo, tendo as células um conteúdo diplóide de ADN. As características ultrastruturais das células tumorais foram compatíveis com ontogenia nas células de Langerhans. As células do histtiocitoma apresentaram imunorreactividade para a vimentina, a caderina E, o MHC classe II, o BLA.36 e de forma inconstante para a lisozima e a proteína mielomonocítica L1 (MAC387). Não apresentaram reacção positiva para a desmina, a proteína S100 e o VEGF. No histiocitoma observaram-se linfócitos T em todos os grupos histológicos e linfócitos B principalmente nos grupos II, III e IV. Os macrófagos, identificados pela positividade ao MAC387, eram em maior quantidade nos grupos III e IV. Na análise da imunorreactividade para a caderina, verificou-se uma diminuição da sua expressão da superfície para a base do tumor. A intensidade de marcação para a caderina E apresentou ainda associação estatisticamente significativa com o infiltrado linfóide. No estudo imunocitoquímico do MHC classe II, visualizado por microscopia de luz e por microscopia electrónica de transmissão foram observados dois padrões distintos de imunorreactividade: membranar e citoplasmática, associada a perfis membranares, endossomas e lisossomas. O primeiro ocorria principalmente nos tumores de infiltrado abundante e o segundo nos tumores de escasso infiltrado inflamatório linfóide, quer por linfócitos T quer por linfócitos B. O índice proliferativo do histiocitoma cutâneo canino, determinado pela positividade ao Ki-67 foi em média de 23,6% valor que, em quase todos os casos, foi inferior à percentagem de células em apoptose determinada pelo método de TUNEL (média 39,4%). A Análise das associações entre as variáveis estudadas e o grupo histológico indicaram alguns parâmetros que poderão estar implicados na dinâmica do processo regressivo do histiocitoma cutâneo canino. A regressão nos histiocitomas, traduzida por uma diminuição do tamanho da lesão, esteve relacionada com a ulceração, a necrose, a fraca expressão do factor de crescimento endotelial, o aumento da expressão membranar do MHC classe II, a infiltração de linfócitos T e B, a diminuição da expressão da caderina E e um índice apoptótico superior ao índice de proliferação. A regressão aparece assim como um processo multifactorial, justificada pela interacção entre diversos factores, alguns dos quais estudados por nós e de certo muitos outros ainda por estudar.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com
-
- Membro Veterano
Flashorde, já tinha visto algo parecido numa outra página. Hoje pesquisei mais um bocado e vi que pode ser também da alimentação - por acaso o vet não me falou nisso.
Se for da comida sinto-me responsável porque infelizmente sou a habitante cá de casa que lhe dá um bocadinho de queijo ou outras iguarias como um pedacito de fiambre quando faço uma tosta mista...
Vejo que o quistozito continua de igual tamanho e ontem por acaso vi uma foto igual ao que ele tem pelo menos acho igualzinho.

De qualquer forma vou esperar pela volta do marido na sexta e vamos ao vet. Se tivesse aumentado tinha ido hoje mas continua igual...
Li num site que a medicação apropriada ajuda a baixar ou desaparecer completamente sem extrair o quisto e queria que o vet lha receitasse caso não seja algo maligno.
Obrigada mais uma vez
Se for da comida sinto-me responsável porque infelizmente sou a habitante cá de casa que lhe dá um bocadinho de queijo ou outras iguarias como um pedacito de fiambre quando faço uma tosta mista...

Vejo que o quistozito continua de igual tamanho e ontem por acaso vi uma foto igual ao que ele tem pelo menos acho igualzinho.

De qualquer forma vou esperar pela volta do marido na sexta e vamos ao vet. Se tivesse aumentado tinha ido hoje mas continua igual...
Li num site que a medicação apropriada ajuda a baixar ou desaparecer completamente sem extrair o quisto e queria que o vet lha receitasse caso não seja algo maligno.
Obrigada mais uma vez
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
- Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...
E então como está o Pablo? Ja consultou outro vet? Espero k sim,pelo menos pra ficar mais descansada,...
<p>Se os humanos têm Alma,os animais também têm Alma. Se os humanos têm Livre Arbítrio, os animais também o têm. Se não podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benefício da dúvida! </p>
<p>Marc Bekoff</p>
<p>Marc Bekoff</p>
-
- Membro Veterano
Boa tarde.
O Pablo está bem. Continua o mesmo babão e pedinchas
A borbulhinha baixou em altura mas aumentou 1 ou 2 mm de largura.
Hoje fomos ao vet habitual dele que o observou de novo. Não fez punção dado que a borbulha baixou e não havia como o fazer porque está mesmo rasa à pele dele como se fosse uma pequena escama.
Acharam com melhor aspecto - uma vez que tiveram uma semana sem o ver e tenham melhor percepção que eu que todos os dias vejo se aumentou ou não - e continuam a dizer para irmos observando. Disseram que o facto de estar a crescer pelinho por cima da borbulha é bom sinal e de certeza que tende a desaparecer tal como baixou.
Vou estar mais dois ou três dias a observar se há evolução para melhor. Se se mantiver ou piorar procuro outro vet sem dúvida alguma porque não vou estar para ouvir que está tudo bem quando cá dentro algo me diz que não.
Obrigada a todos.
O Pablo está bem. Continua o mesmo babão e pedinchas

A borbulhinha baixou em altura mas aumentou 1 ou 2 mm de largura.
Hoje fomos ao vet habitual dele que o observou de novo. Não fez punção dado que a borbulha baixou e não havia como o fazer porque está mesmo rasa à pele dele como se fosse uma pequena escama.
Acharam com melhor aspecto - uma vez que tiveram uma semana sem o ver e tenham melhor percepção que eu que todos os dias vejo se aumentou ou não - e continuam a dizer para irmos observando. Disseram que o facto de estar a crescer pelinho por cima da borbulha é bom sinal e de certeza que tende a desaparecer tal como baixou.
Vou estar mais dois ou três dias a observar se há evolução para melhor. Se se mantiver ou piorar procuro outro vet sem dúvida alguma porque não vou estar para ouvir que está tudo bem quando cá dentro algo me diz que não.
Obrigada a todos.

As glângulas foram todas verificadas?
Não tem febre?
Não deveria de ter sido feito uma uma punção e mandar para histocitologia?

Na minha opinião, procuraria uma segunda opinião pois pode ser várias coisas e se a MRJN é a própria a dizer que não aumentou, mas espalhou...

Continuação das melhoras do Pablo

Cumprimentos
PS- Os Boxers têm um grande defeito, podem estar muito doentes que não transmitem, como outros que ficam parados e apáticos...Eternas crianças diabinhas...

-
- Membro Veterano
[quote="Algemas
Não deveria de ter sido feito uma uma punção e mandar para histocitologia?quote]
Aí é que está Algemas, como baixou muito nem dava para fazer punção. Foi aquilo que o vet disse. Está raso à pele.
Não deveria de ter sido feito uma uma punção e mandar para histocitologia?quote]
Aí é que está Algemas, como baixou muito nem dava para fazer punção. Foi aquilo que o vet disse. Está raso à pele.
MRJN Escreveu: Aí é que está Algemas, como baixou muito nem dava para fazer punção. Foi aquilo que o vet disse. Está raso à pele.

continue a vigiar, pois se a MRJN diz que parece que alastrou...também pode ser uma bolinha de sebo...
continuação de melhoras
-
- Membro Veterano
Alastrou para os lados 1 ou 2 milimetros mas baixou de volume ao ponto de estar raso à pele.Algemas Escreveu:MRJN Escreveu: Aí é que está Algemas, como baixou muito nem dava para fazer punção. Foi aquilo que o vet disse. Está raso à pele.![]()
continue a vigiar, pois se a MRJN diz que parece que alastrou...também pode ser uma bolinha de sebo...
continuação de melhoras
-
- Membro Veterano
É como muita satisfação que informo que a borbulhinha do Pablo está quase a desaparecer por completo. Diminuiu MUITO de tamanho, a cor está igual à da pele e o pelinho está a crescer! Já temos dificuldade em encontrá-la:D
Graças a Deus que não era nada de grave e que o Vet provavelmente tinha razão em não me alarmar.
De qualquer forma continua a vigilância extrema à lupa como nestes dias que passaram.
Obrigada a todos:)
Graças a Deus que não era nada de grave e que o Vet provavelmente tinha razão em não me alarmar.
De qualquer forma continua a vigilância extrema à lupa como nestes dias que passaram.
Obrigada a todos:)
-
- Membro Veterano
Fogo foi mesmo susto estes dias mas nada como ter aquela fé e como disse o vet "Ele é muito menino ainda para coisas alarmantes". Podia ser mas Graças a Deus que não foikaminaru Escreveu:Boa, MRJN. Ainda bem que não era nada de cuidados!!

Obrigada mais uma vez
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Ora ai está uma coisa com que não concordo nada... os problemas aparecem com qualquer idade... tanto nos animais como nas pessoas. E fez muito bem em andar em constante vigilância. Se calhar foi por ter tanto cuidado que as coisas não pioraram.MRJN Escreveu: ...como disse o vet "Ele é muito menino ainda para coisas alarmantes".