Lucky

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

agap
Membro
Registado: sábado fev 12, 2005 11:01 pm
1 fisher

sexta abr 30, 2010 11:37 pm

Imagem
Boa noite!
Apresento-vos o Lucky. É um cachorrinho SRD com cerca de 3 meses e foi adoptado à um mês. É um pouco prognata (maxilar inferior) mas é lindo!!! Só depois de crescer é que se vai saber se ficará com os dentinhos mais para fora ou não. Estamos a pensar castrá-lo (com a concordância da vet) para não haver a hipotese de passar acidentalmente o problema.
Era o cão mais pequeno de uma ninhada de 11, mas é super activo, muito teimoso (não liga ao não), mas já senta. Tem ataques de euforia quando vê mãos ou calças/sapatos. Só pensa em meter o dente e por vezes é dificil fazê-lo parar porque parece hipnotizado. Tentamos brincar com ele dando-lhe sempre brinquedos para a boca, mas procura constantemente as nossas mãos ou pés para morder. Esperamos que depois acalme. Mas é lindo, adora brincar com as crianças e é super sociável com toda a gente. Trepa e deita-se logo no chão para receber festas. Por vezes ,quando abusa e como não ainda não percebeu o "não" pressiono com mais vigor a zona do pescoço (como faria a mãe) e repito "não" para ele perceber que tem de parar. Acontece Ganir um pouco, mas continua na dele. Tenho receio que se torne agressivo por causa disso, mas cumpre as regras da casa. Não pode subir aos sofas, não tem acesso aos quartos de dormir, não pode roer móveis e dorme na cozinha "na boa", sem incomodar ninguém. Só nas duas primeiras noites chorou um pouco, mas habituou-se rápidamente à nova casa. É muito limpinho. Cócós e Chichis, quase sempre na zona dos jornais na cozinha. Enfim, é o membro mais novo da família.
Qualquer sugestão é bem vinda!!!
Cumprimentos a todos
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado mai 01, 2010 12:04 am

Não pode exigir que um cão com 3 meses já obedeça a tudo o que o dono quer, muito menos acabado de chegar a casa.

Não se iluda com o "não rói nada em casa", porque a fase de roer está para vir, quando trocar os dentes :wink:

Castrá-lo é uma boa opção, e já agora aconselhar os donos da progenitora a fazer o mesmo à dita... :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
agap
Membro
1 fisher

sábado mai 01, 2010 12:48 am

Há-de roer os montes de coisas que lhe dermos para o efeito, uma vez que está sempre supervisionado. Só fica sozinho uma ou outra hora por dia. Mas tudo poderá acontecer!!!
Quanto à mãe, não me pareceu ter prognatismo sendo que não há certezas sobre quem é o pai. A senhora que recolheu a mãe da rua após ter sido atropelada, tem vários cães também abandonados que vivem na sua propriedade. Segundo me disse esta gravidez aconteceu porque logo após a ter recolhido teve que ausentar-se repentinamente, devido ao internamento de um famíliar, e quando regressou a cadela já estava grávida, pelo que não teve oportunidade de esterilizá-la. No entanto seguramente que o fará.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado mai 01, 2010 8:40 am

Olá,

Parabéns pelo Lucki!
Provavelmente já percebeu o não, mas como é teimoso! Quando lhe diz não, deve ser mesmo não, seja mais teimosa que ele. Quanto a tornar-se agressivo, parece-me que está a apresentar comportamentos típicos de um cachorrinho e não é nada de preocupante. Quando ele estiver a fazer coisas que não lhe agradam diga não e ignore-o, pare de brincar com ele ou dê-lhe uma sapatada, mas seja firme, não o deixe levar a dele avante ou ele aprende que consegue o que quer se insistir.
Prepare-se para alguns estragos, porque eles inventam sempre qualquer coisa que ninguém está à espera.
Se já respeita algumas regras, não choraminga quando está sozinho e já sabe onde fazer as necessidades vai no bom caminho.
agap
Membro
1 fisher

segunda mai 17, 2010 9:09 pm

Boa noite!
Goastava de contar com a vossa opinião no sentido de saber se estou a proceder bem relativamente à agressividade que o Luky, agora com quase 4 meses, vem evidenciando. Além de estar sempre à procura das nossas mão para morder quando brincamos com ele ou fazemos festas, agora rosna e tenta morder quando o contrariamos. Ontem, fugiu da cozinha e contrariando a ordem "não" refugiou-se debaixo de um móvel da sala no qual só cabe a minha mão. Ao querer retirá-lo rosnou imenso e mordeu-me num dedo com muita vontade. Puxei-o para fora, pressionei-lhe os maxilares não permitindo que abrisse a boca e disse "não" com firmeza. Debateu-se, até que se foi acalmando e urinou-se (submeteu-se). Mudei de tom e elogiei-o. Hoje, mordeu-me 2 vezes nas mãos, que já parecem as de "Cristo" . A primeira, quando fui atrás dele porque não o tinha autorizado a sair da cozinha. Voltou a refugiar-se debaixo de um outro móvel (baixo) do Hall de entrada e ao procurar retirá-lo voltou a repetir o comportamento de ontem. Mais tarde, fugiu com um brinquedo que eu queria retirar-lhe. Voltou a refugiar-se debaixo do primeiro móvel e nova dentada ao retirá-lo, após luta e rosnada. Se o tivesse deixado ficar não me teria mordido, mas a "luta" seria ganha por ele. Das duas vezes voltei a fazer a contenção da boca e a elogiá-lo após acalmar-se e colocar-se de barriga para cima. De dia para dia noto que está a querer tornar-se num reizinho ... Temos reparado, no entanto, que após a "contenção" fica mais calmo e depois quando brincamos e fazemos festas usa menos a boca. Só quando é contrariando é que se passa. Por este caminho não tarda fico sem mãos.
Acena
Membro Veterano

segunda mai 17, 2010 10:28 pm

Mas morde mesmo ou mordisca?
É normal que eles mordisquem as mãos a brincar e por vezes magoam bastante. Por isso sempre que começam a morder pára-se de brincar e volta-se à brincadeira passado um minutinho (com um brinquedo, para não ser com as mãos). Como sempre que mordem acaba a diversão acabam por desistir de morder.

Sinceramente não lhe sei dizer se está a proceder bem, uma vez que ele parece reagir por medo ao fugir, esconder e defender-se. Talvez deva falar com um treinador pois poderá estar a cometer alguns erros sem se aperceber. Digo isto, apenas pelo que percebi da sua descrição. Ir a correr atrás do cão para lhe tirar o brinquedo, dar-lhe autorização para sair da cozinha… será que ele se sente contrariado ou não percebe o que pretende e como o vê zangado vai-se esconder? Ele está habituado a sair da cozinha com autorização?
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

segunda mai 17, 2010 11:47 pm

Acena Escreveu:Ele está habituado a sair da cozinha com autorização?
O meu se pudesse não saía da cozinha... Podia ser que algum petisco caísse assim do nada para a bocarra dele... :lol:
agap
Membro
1 fisher

terça mai 18, 2010 9:30 am

Bom dia!

Rosna a sério e morde mesmo!! Parece uma ferinha! Quando se mete debaixo dos móveis só o consigo tirar à "força" porque ele não sai a bem. Chamo por ele e se meto lá a mão é dentada certa. Poderia ignorar e deixá-lo sair quando se acalmasse, mas aí temo estar a reforçar um comportamento errado.
A cozinha é o sítio onde ele dorme e passa algum tempo quando não o queremos na sala ou na varanda. Quando permitimos que saia a porta fica aberta e ele circula normalmente, o que acontece durante muitas vezes durante o dia porque está sempre alguém em casa. Acontece por vezes que ao fechar a porta da cozinha ele tenta sair e é nestas circunstâncias que digo "não", chamo-o e vou atrás dele, e o peste mete-se debaixo dos móveis. Também no jardim de um familiar perto da nosso apartamento, onde o levamos diariamente para brincar, quando se mete em determinados arbustos ou sítios de acesso difícil, rosna se o tentamos retirar, o que por vezes é necessário porque não consegue sair sozinho. Relativamente ao morder as mãos quando brincamos com ele, desde sempre que toda a familia diz "não" e acaba a brincadeira.
Recentemente começou também a reagir mal quando lhe é retirado um brinquedo da boca. Na semana passada retirei-lhe o Kong com uma barrinha dentro e ele rosnou e foi-me à mão. A partir daí sempre que rosnava retirava e guardava, quando não rosnava elogiava-o. Acalmou-se, mas ontem ao retirar-lhe um rolo de papel da boca fugiu, refugiou-se debaixo do tal móvel e ...
Acena
Membro Veterano

terça mai 18, 2010 10:18 am

MRJN Escreveu:
Acena Escreveu:Ele está habituado a sair da cozinha com autorização?
O meu se pudesse não saía da cozinha... Podia ser que algum petisco caísse assim do nada para a bocarra dele... :lol:
A minha pequena também gosta muito de estar na cozinha, porque será? Até entendo que quando esteja alguém a cozinhar ela fique lá toda hipnotizada, mas faz o mesmo quando está alguém a lavar a loiça :lol:
agap Escreveu: Poderia ignorar e deixá-lo sair quando se acalmasse, mas aí temo estar a reforçar um comportamento errado.
Isso depende muito do cão que tem, ele pode odiar ser ignorado, mas também pode ficar um bocado indiferente.
agap Escreveu:Relativamente ao morder as mãos quando brincamos com ele, desde sempre que toda a familia diz "não" e acaba a brincadeira.
E acha que está a melhorar?

Bem, não sei muito bem qual a melhor forma de proceder, mas acho que ele ainda é muito pequeno para demonstrar comportamentos mesmo agressivos.

Está a ensinar-lhe os comandos básicos? Se não o está a fazer acho que é importante começar.

Relativamente aos móveis, parece que ele encontrou uma forma de se refugiar, não dá para colocar alguma coisa debaixo de forma a que ele não consiga ir para lá? Por vezes impedir que eles tenham certos comportamentos é mais eficaz do que andar sempre atrás deles a tentar corrigir, porque eles acabam por esquecer, não se habituam.

O que pode fazer é treinar a chamada, com muita paciência, para lhe demonstrar que quando vier a si acontecem coisas boas. Se ele associar a chamada a uma coisa positiva não irá fugir e quando se esconder pode chamá-lo, mas depois não lhe pode ralhar. Tem que o recompensar sempre que ele vier.

Ele também deve perceber que os brinquedos têm mais graça com o dono, brinque muito com ele mas no início devolva-lhe sempre o brinquedo. Se for ficando com o brinquedo ele vai pensar que é melhor não devolver, por isso deve devolver-lhe o brinquedo várias vezes.

Ele rosna quando está a comer ou deixa que lhe mexam e mexam na comida?
Acha que ele reage por medo?

Talvez alguém mais experiente lhe possa dar umas dicas e considere mesmo a hipótese de falar com um treinador.
agap
Membro
1 fisher

terça mai 18, 2010 11:05 am

Relativamente ao morder as mãos na brincadeira não havia muitos progressos até ter feito a contenção da boca após as últimas mordidas. Mesmo assim, passado algum tempo tende sempre a ir às mãos nas brincadeiras.
Quanto aos comandos básicos, já "senta". Queria consolidar bem o "senta" para começar com o "deita" pois tenho receio que se baralhe. Se calhar devia começar com a "chamada" porque neste momento é mais útil a fim de evitar estas "guerras". Tem dicas para este comando?
Até agora não reagiu mal a ninguém quando se lhe mexe na comida. mas não me admirava nada que começasse. Penso que isso se deve ao treino do senta que faço reforçando com bocadinhos de ração que dou na minha mão.
Em relação aos brinquedos ficaram sempre à disposição dele. Só agora começamos a recolher ao fim do dia para não ficarem espalhados pela casa.
Também achava que era muito pequeno para comportamentos agressivos, mas devia ver a ferinha!!!!! Olhando para ele ninguém diria...
Última edição por agap em terça mai 18, 2010 1:24 pm, editado 1 vez no total.
Acena
Membro Veterano

terça mai 18, 2010 11:54 am

Para a chamada pode fazer assim: coloque-se um pouco distante do cão com um petisco bem apetitoso na mão (se ele apreciar comida, se for mais dado à brincadeira pode ser com o brinquedo, mas como está com dificuldade em que ele devolva, talvez seja melhor a comida), chame-o e diga uma palavra que queira associar à chamada (aqui, anda, dono…). Estimule-o a vir e quando ele vier dê o petisco, faça umas festinhas e fale carinhosamente para ele. Afaste-se um pouco e repita. À medida que ele vai respondendo comece a chamar de outra divisão e continue a recompensar. É muito importante que nunca ralhe quando ele vem, nem que ele demore algum tempo e nem que tenha feito asneiras pelo caminho. Se vem é para recompensar. Com o tempo vai alternar a oferta do petisco com apenas umas festas, mas de momento deve recompensar sempre.

Eles vão memorizando até assimilarem bem, tem que fazer o treino diariamente e com muita paciência, em sessões curtas para não cansar o cão e repita algumas vezes ao dia. Pare o treino enquanto ainda estiver a ser divertido e ele achar piada, não o transforme numa obrigação.
Se ainda não assimilou bem o senta, não passe já para o deita, mas a chamada penso que não vai interferir na aprendizagem do senta. São comandos bastante diferentes e ele até já deve ter tendência a vir quando chama o nome dele.

Não sei a que contenção de mordida enquanto brinca se refere, pode tentar pressionar a língua dele com o seu dedo polegar para o fundo da boca. Faça-o de forma a provocar desconforto, mas não o magoe.
agap
Membro
1 fisher

terça mai 18, 2010 12:26 pm

Obrigado, Acena pelas dicas. A contenção consta na pressão com a mão dos maxilares do cão a fim de que este não consiga morder. Pode ser feita em casos de agressividade do cão para com o dono, conforme informação que retirei do seguinte site: http://www.dogtimes.com.br/index.asp
Última edição por agap em terça mai 18, 2010 1:21 pm, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 18, 2010 12:30 pm

Muitos nãos e muitas contenções podem ter um efeito perverso. É um cachorro. Vai fazer muitos disparates e ainda é tremendamente pequeno para tantos exercicios. E deixá-lo ganhar de vez em quando é muito importante para se sentir confiante.

Pelo que li, e não leve a mal, parece que o cachorro está na tropa.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Acena
Membro Veterano

terça mai 18, 2010 2:34 pm

LuMaria Escreveu:Muitos nãos e muitas contenções podem ter um efeito perverso. É um cachorro.
Também acho. E guerras constantes não ajudam nada.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça mai 18, 2010 2:46 pm

Acena Escreveu:
LuMaria Escreveu:Muitos nãos e muitas contenções podem ter um efeito perverso. É um cachorro.
Também acho. E guerras constantes não ajudam nada.
Também me parece um exagero tratar o animal tão novo desta forma!
Esta descrição deixou-me um pouco alarmada:
"Ontem, fugiu da cozinha e contrariando a ordem "não" refugiou-se debaixo de um móvel da sala no qual só cabe a minha mão. Ao querer retirá-lo rosnou imenso e mordeu-me num dedo com muita vontade. Puxei-o para fora, pressionei-lhe os maxilares não permitindo que abrisse a boca e disse "não" com firmeza. Debateu-se, até que se foi acalmando e urinou-se (submeteu-se)."[/
Em vez de submeter-se, acho que ele urinou-se com medo! :(
Há uma coisa importantissima que deve ser recordada sempre: O cão deve respeitar o dono e não ter-lhe medo!
Se calhar é melhor procurar um bom treinador de forma a aprender a lidar com o cachorro!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Responder

Voltar para “Cães”