O que fazer ao cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

segunda out 27, 2003 11:00 pm

Caros Foristas,

Gostaria de saber qual o procedimento correcto para esta situação.

Um casal com 2 filhos, residente no Porto resolveu levar para casa um cachorrinho com 2 meses. Tudo correu bem até há poucas semanas: higiene, sociabilização com as crianças, com as visitas da casa, etc. O cachorro, agora com 9 meses, tem um comportamento normal quando está com os donos. Quando está sozinho, destrói tudo o que apanha.
Contabilizam-se já 2 comandos de televisão, 3 telemóveis e 10 pares de sapatos.
Hoje como ficou sozinho na marquise durante 3 horas, resolveu abrir a torneira do tanque (?) e foi... a gota que transbordou a paciência dos donos.

Já sei que deviam ter pensado nisso antes...

Agora querem dar o cachorro. É um cruzamento de Husky+Labrador (ele há cada uma...) e pesa cerca de 30 kilos.

Ok. No meio das piadas e repreensões dos mais puritanos, gostaria de poder arranjar uma solução que agradasse a todos: Cão e donos. Há algum local no Porto que receba cães para posterior adopção?

Obrigado aos que vão respoder exclusivamente ao tópico.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda out 27, 2003 11:05 pm

A sociedade protctora de animais do porto
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

segunda out 27, 2003 11:07 pm

Olá,

De certeza que essa é a única solução? Um cão com nove meses ainda está muito a tempo de ser treinado...

Deram tudo ao cão, mas deram brinquedos para ele se entreter quando está sozinho? Deram educação ou simplesmente deixaram-no sempre fazer tudo, só porque era "pequeno, coitado, não vamos castigá-lo..."

Olhe, eu não sou do porto, não conheço onde possam receber o cão, mas acho inaceitável a solução!! E se tivessem um filho "terrorista", tb o devolviam à metrnidade?!?!?

Ele há com cada um... :roll: :roll: :roll:

Filipa
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda out 27, 2003 11:09 pm

Eu gostaria de te ajudar mas não tenho contacto com associações do Porto.

Este tipo de situações repetem-se diáriamente, com todo o tipo de cães, é desesperante.

Eu não sei se é possivel, mas será que não poderiam ficar com o cachorro em casa até lhe encontrar um dono? Não consegues faze-los ver o sofrimento que ele vai ter no meio desta situação toda e que ficando em casa até encontrar um novo dono facilitaria a sua vida um pouquinho?
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça out 28, 2003 12:43 pm

Eu gostava de saber tamben o que fazer para evitar a destruição da minha cozinha e varanda quando o Dylan fica sozinho! :?
Ele fica fechado nessas divisões da casa, deixo-lhe um daqueles ossos de pele de boi para ele roer, tiro de perto todo o que poda apanhar, não deixo nada sobre a mesa, mas de qualquer modo, sempre consigue apanhar alguma coisa o faz alguma asneira.
Fica tão nervoso o coitado que eu tento não ter que deixar-lho sozinho, mas as veces não ha hipotese.
Obvio que não penso em oferecer-o por não ser um cãozinho modelo!

Alicia
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

terça out 28, 2003 12:54 pm

Experimente :

AAAP - Associação dos Amigos dos Animais do Porto

http://www.aaaporto.com/index.html
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça out 28, 2003 12:55 pm

aligra Escreveu: Eu gostava de saber tamben o que fazer para evitar a destruição da minha cozinha e varanda quando o Dylan fica sozinho!
...
Viva,

Pelo que tenho lido o seu cão é muito novo (aprox. 3 meses), e sendo assim o comportamente descrito é perfeitamente normal e esperado de um cachorro, principalmente quando se encontra sozinho durante o dia.

Não se esqueça que um cachorro tem muita energia para gastar.

Deve deixar alguns brinquedos com ele, bolas, bonecos borracha, ossos de couro, etc. (tenha atenção ao brinquedos de modo que não se separem em peças pequenas, que caso sejam engolidas podem causar algumas situações um pouco mais desagradáveis). Mas durante os momentos que está com o seu cão deverá incentivá-lo a brincar com os brinquedos dele e não com o sapato ou o tapete.

Outra técnica que pode funcionar, é antes de Aligra sair de casa, passear com o seu cachorro e cansa-lo um pouco. No fim da brincadeira, como "criança" que é irá dormir durante algumas horas. Se puder na hora do almoço ir a casa deve repetir a brincadeira.

É uma questão paciência, distração do cão e tempo.
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça out 28, 2003 1:02 pm

Os meus "cunhados" têm uma cadela que, em bébé, destruía tudo. Hei-de pedir umas fotos que eles tiraram á cozinha e varanda, aquilo só visto: foi uma tarde de destruição maciça, a cadela foi ao lixo e espalhou tudo, atacou a cafeteira electrica, partiu um vidro, etc... :p No momento as pessoas ficam passadas da cabeça e tambem foi posta a ideia de dar a cadela. Já nao aguentavam mais. Sempre que chegavam a casa havia alguma coisa destruida. Castigavam-na com palmadas, punham-na de castigo, foram duros na sua educação. Os resultados foram positivos, porque a cadela, agora mais crescidinha, deixou-se dessas destruiçoes e brinca normalmente. Quando eles pensam que estiveram quase a dá-la, ficam com um nó no estomago e dizem: "ainda bem que nao desistimos!"

Acho que essa fase há-de passar. Os caes, como as crianças, podem ser hiperactivos e precisam de atenção redobrada, esse cao precisa certamente de ir á rua e correr durante horas para chegar a casa mais cansadote.

Cada um sabe da sua vida, mas acho uma pena darem o cao por esse motivo, porque isso passa!!! Para além de que é um péssimo exemplo de educação para os filhos...
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça out 28, 2003 1:40 pm

A Shiva só destroi quando se sente profundamente chateada com alguma coisa. De resto é uma cachorra que não estraga nada.

Ontem não consegui ir a casa á hora de almoço. Nem hoje. Nem amanhã. Nem o resto da semana. A minha carrinha está na oficina e só para o próximo fds é que a tenho - na melhor das hipóteses.

Ontem quando cheguei a casa a Shiva tinha roido um dos rodapés do hall. Pouco ou nada sbrou do rodapé.
Fazer o quê?
Não foi a falta de brinquedos, nem de ossos para roer, nem ansiadade da separação (já passaou essa fase á muitos meses). Foi simplesmente a forma de ela me dizer que não gostou de ficar só durante o dia, que estava á minha espera e eu não apareci como apareço todos os dias.
O que fazer?
Pincelar os rodapés com tabasco, deixar uma grande tigela de água para ela beber e sair hoje mais cedo do trabalho para compensar.

Isto só para dizer que destruir eles podem destruir em qualquer fase das suas vidas e por motivos vários, por muito bem treinados que estejam . Cabe-nos a nós encontrar as soluções mais apropriadas.
DEIXAR UM ANIMAL NUM CANIL DE UMA ASSOCIAÇÂO OU ABANDONÁ-LO NÂO È SOLUÇÃO. É DESCARTAR-SE.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
magapatologica
Membro Júnior
Registado: terça out 28, 2003 2:35 pm

terça out 28, 2003 3:13 pm

Boa tarde, exprimente o hospital veterinário do porto, tem lá um centro de adopção.
Boa sorte :(
magapatologica
Membro Júnior
Registado: terça out 28, 2003 2:35 pm

terça out 28, 2003 3:14 pm

Boa tarde, exprimente o hospital veterinário do porto, tem lá um centro de adopção.
Boa sorte :(
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

terça out 28, 2003 9:40 pm

todos os sitios que sabia ja estao mencionados :(
no entanto, tente convencer os donos a ficarem com o cao ate arranjarem outro dono... para um cao pode ser mt dificil mudar de "lar" tantas vezes!
a situaçao em si, nem comento, claro q n concordo.
receitas completas n ha, mas paciencia, tempo, dedicaçao, voz firme e carinho farao educar um cao...
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta out 31, 2003 8:26 pm

Gostava de agradecer os comentarios de bbaixo, deinhac e Cristina sobre o tema dos cachorros quando ficam sozinhos, é uma grande ajuda para mim compartilhar estas experiências. Fícoles muito grata.
Para alem de agradecer, gostava de saber que foi o que passou finalmente com o cachorro do tópico, será que foi entregue a uma instituição? :(

Alicia
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta out 31, 2003 8:32 pm

que tal arranjar-lhe uma companhia canina? não, não estou a brincar. eu pensava que o max me virasse o apartamento de pernas para o ar. pois, não destrói nada, imcluindo livros. eu agora passo bastante tempo fora. ele tem a carlota. também tem companhia frequente. mas dantes, eu passava quase o dia inteiro em casa. lá se foram rodapés, degraus, portas. :o :o :o será que está a ficar mais adulto?
dogue
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 1:07 am

sábado nov 01, 2003 9:25 pm

isso tudo tem umas explicação mto simples.... ele é uma "criança" e só faz asneiras. Não vale a pena ralhar lhe qdo chegam a casa, tem de ser apanhado em flangrante. Ele com o tempo deixa de roer as coisas. ainda é puto e não para kieto ;)
Responder

Voltar para “Cães”