Dá-se Muito Urgente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DoraSeixas
Membro Veterano
Mensagens: 460
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm
Localização: cadela e gato

terça out 28, 2003 3:42 pm

KROZ Escreveu: ....... ou lhes dou o melhor (refiro-me a bens primários, não luxos), ou nem os tenho... E não poupo num para dar ao outro. Um cão ou um filho merece o mesmo tramento, o melhor!
Acho que nestas palavras do Kroz, está a minha opinião sobre este assunto , por isso limito-me a assinar por baixo.
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça out 28, 2003 3:48 pm

Sabia de ante mao que isto iria levantar alguma polémica, mas era esse o objectivo. Quem somos nós ( Humanos ) para decidir o destino de cada um. Porque será ( uma percentagem claro ) quando tem algum problema optam logo por se livrarem do impecilho...o cão, o gato...Todos nós temos direitos, e quem somos nós para privarmos um animal da nossa companhia quando ele se dedicou a nós de alma e coração. E estou com o Kroz ou há condições ou não há.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça out 28, 2003 3:50 pm

Deinhac, eu também concordo com a sua opinião, eu pessoalmente gosto de todos os animais, já adoptei muitos animais da rua, sejam eles cães ou gatos, e estou de acordo com o que foi dito.
Mas é assim, para lutar pelos direitos das crianças temos a lei e os tribunais que agem nesse sentido, pelo menos às vezes, mas pelos animais nada se faz, apesar de existir leis que, teoricamente os defendem, nunca ou quase nunca são aplicadas, e não é a fazer este tipo de comparações que nós lá chegamos... :( Este tipo de comparações não é necessária neste tipo de fórum visto que os foristas aqui presentes têm todos (ou pelo menos deveriam ter) uma coisa em comum: gostam de animais!
Acredite numa coisa, eu só depois de ter tido a felicidade de ser mãe é que consegui ter noção da diferença entre o amor de mãe e o amor de "dona"! Eu continuo a amar os meus animais e já deixei muitas coisas por eles, digo mesmo que já tive, infelizmente, de deixar de comer para lhes poder dar a eles, mas não acho que esta comparação seja o caminho certo para o objectivo final.
Cumprimentos
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Lequinhas
Membro Veterano
Mensagens: 3529
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

terça out 28, 2003 3:57 pm

No coração de cada um de nós há sempre espaço para todos, para cada tipo de amor, porque nenhum é igual.
Eu amo o meu cão, claro que sim, e amo a minha família (de outra maneira) e amo o meu marido (diferente também). Se tivesse filhos o meu amor por eles também não seria igual aos outros. Nunca se ama da mesma maneira, há é que dar lugar a todos dentro de nós.

Percebo perfeitamente onde a Rosinha quis chegar com este post, tem sido "mato" aqui na arca o descartar de animais :|

Um abraço
Silvia
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
margarido01
Membro
Mensagens: 118
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

terça out 28, 2003 3:58 pm

Rosinha, desculpe que lhe diga, mas deve ter algum problema grave. Gostar muito de animais, todos os membros deste fórum gostam, e não lhe compete a si avaliar o quanto cada um gosta, agora, fundamentalismo, seja ele qual for é sempre doentio.
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

terça out 28, 2003 4:31 pm

deinhac Escreveu: Direitos são direitos, aqui ou na China, para negros e para brancos, para animais e para vegetais... o que quero dizer é que os direitos das crianças não são mais importantes que os direitos dos animais, e vice-versa. Todos os direitos, se existem, sao para ser levados a serio e não é preciso gostar de animais para nos conciencializarmos de que os seus direitos sao para ser cumpridos. Aqui não tem nada a ver se gosto ou não de cobras; simplesmente, mesmo que não goste delas, não as posso matar indiscriminadamente porque tal como eu, elas têm direito á vida.

O que conta aqui é a ética e a compreensão de que o Homem não é dono e senhor do mundo e que as criaturas de outras especies não estão ao seu serviço. Isto deve ser dito e compreendido por toda a gente, amantes e não amantes de animais!
Então vá pregar assim aos não amantes dos animais para ver o que acontece...

Atenção que eu não estou nem a concordar nem a discordar daquilo que diz... estou a chamar a atenção para o facto de que assim, em vez de conseguirmos conscencializar a restante sociedade apenas nos marginalizamos...com consequências muto graves para os animais.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça out 28, 2003 4:40 pm

nynf Escreveu:
Então vá pregar assim aos não amantes dos animais para ver o que acontece...

Atenção que eu não estou nem a concordar nem a discordar daquilo que diz... estou a chamar a atenção para o facto de que assim, em vez de conseguirmos conscencializar a restante sociedade apenas nos marginalizamos...com consequências muto graves para os animais.
Ora aí está o meu ponto de vista e a minha ideia tão bem resumida....
Obrigado por me compreender!
Cumprimentos
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

terça out 28, 2003 4:51 pm

Olá

Isto é o que se chama atirar uma pedra ao charco.
Entendam a expressão no seu sentido figurativo e simbólico.
Eu entendo a atitude da Rosinha e não creio que tenha havido aí, propriamente, fundamentalismo ou radicalismo. Como estas expressões estão muito em voga e carregadas de conotações que não têm nada a ver com o tema, prefiro usar outra: excessiva.

Já tenho defendido que por vezes é necessário usar atitudes excessivas ou atrevidas, pois de outra forma as pessoas não ouvem o que dizemos. Poderei estar enganado, mas julgo que foi esta a intenção da Rosinha.

E por que motivo isto causa polémica e/ou reacção? Porque mexe com conceitos morais, sociais e ideológicos. Mas é assim. É um risco.
Não estou de acordo que este tema esteja assim tão deslocado neste fórum. O fórum dos cães não serve apenas para discutir as rações ou como devemos cortar as unhas dos cães. E é exactamente por ter tido um âmbito alargado e abrangente em diversos domínios que o considero um fórum com interesse.

Provavelmente não iremos chegar a conclusão nenhuma. Amor aos animais, amor aos nossos filhos, enfim, acho que não nos devemos preocupar com a legitimidade ou a razão de ser destas comparações. Trata-se de um ponto de partida e não um ponto de chegada. É mais um motivo para situarmos uma discussão, que até está a ser interessante e digna, na minha opinião.

A meu ver, o que existe é um certo pudor de tocar em certos assuntos. Realmente alguns temas e conceitos para algumas pessoas são sagrados e intocáveis. No entanto, desde que se respeitem, como julgo que está aqui a acontecer, não vem nenhum mal ao mundo por isso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

terça out 28, 2003 5:03 pm

Bom, eu não vou pregar nada, até porque nem fui eu que abri este tópico. cada pessoa é livre de se expressar como quer e a Rosinha encontrou assim a forma de mostrar a sua revolta, e isso é lá com ela.

Já agora gostava de voltar a frisar que os Direitos nada têm a ver com amor. Não temos de amar para levar a serio e respeitar os direitos de cada um.
Logicamente que nutrimos formas de amor diferentes pelos varios seres (amor pelo filho é certamente diferente do amor pelo marido, e por aí fora). Eu não amo o meu vizinho e sei que ele tem direitos que não podem ser violados. O mesmo se passa com os animais, a meu ver. Por isso, tentar incutir esse respeito pela Vida nas mentes das pessoas que não gostam de animais é necessario, e claro concordo que não é com bocas e insultos que isso se consegue: é tentando chegar á Razao e não na base de sentimentalismo.
As pessoas que defendem com unhas e dentes os animais por vezes sentem-se irados com a crueldade e, devido á revolta e até a uma certa dose de ignorancia, agem com alguma agressividade, dando origem a resultados contraproducentes. Eu propria assumo que aprendi muito nos ultimos tempos, e tambem compreendi que certas atitudes não devem ser tomadas... Não que eu alguma vez tenha sido agressiva para pessoas que não gostam de animais (até tenho muitos amigos que não partilham desta paixao), mas compreendo agora que é com muita calma a argumentação que talvez se consiga mudar algumas mentalidades...
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

terça out 28, 2003 5:11 pm

nel Escreveu:

Já tenho defendido que por vezes é necessário usar atitudes excessivas ou atrevidas, pois de outra forma as pessoas não ouvem o que dizemos. Poderei estar enganado, mas julgo que foi esta a intenção da Rosinha.
Nesse aspecto concordo contigo. Os defensores dos direitos devem ter calma na sua argumentação, mas há que haver um meio-termo: se existir demasiada passividade, caem no esquecimento e as atrocidades continuarão a acontecer. Tem de haver alguma luta, no meio disto tudo.
Sir_Lancelot
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: quinta out 02, 2003 6:06 pm

terça out 28, 2003 5:39 pm

Rosinha2000 Escreveu: Dá-se criança com 3 anos,
Deixe-me ver se consigo perceber o seu paralelismo. Falou em criança porquê? Também poderia ser pai, marido, esposa, irmão?? Quer então referir-se ao ser humano em geral ou apenas a crianças porque assim tem mais impacto?

É que se quiser falar da relação Homem-Animal é uma coisa... poderá até ser interessante e tirarmos algumas conclusões; além do mais acharei que este tópico não provém de mais uma atitude fundamentalista, que tanto faz mal aos animais como as pessoas, à sociedade em geral, se quiser. Se for só para "chocar" eu também trago para aqui fotos do que alguns cães fizeram a pessoas e assim equilibramos os pratos da balança.
deinhac
Membro Veterano
Mensagens: 624
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Localização: 2 cadelinhas e 2 gatas

terça out 28, 2003 5:44 pm

Sir_Lancelot Escreveu: Se for só para "chocar" eu também trago para aqui fotos do que alguns cães fizeram a pessoas e assim equilibramos os pratos da balança.
Então juntemos fotos do que caes fizeram a pessoas de um lado, e fotos do que pessoas fizeram aos animais do outro...quem é que acha que tem mais fotos?? :cry: :cry: :cry:
Sir_Lancelot
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: quinta out 02, 2003 6:06 pm

terça out 28, 2003 6:03 pm

deinhac Escreveu: Então juntemos fotos do que caes fizeram a pessoas de um lado, e fotos do que pessoas fizeram aos animais do outro...quem é que acha que tem mais fotos??
Já sabia que viria essa resposta. Mas onde eu quero chegar é que os assuntos devem ser abordados de uma perspectiva construtiva. Não é por termos um título de 1ª página a chamar a atenção para o nosso jornal que a notícia que está no interior se torna melhor nem se mudam mentalidades com este tipo de abordagem.

Diz o nel que este tópico foi uma pedrada no charco. Até pode ser, mas começou mal... para mim claro...

Este dia aqui no fórum trem sido irreal; lembram-se do tópico "Dispensador de sacos" que já vai em 5 páginas de coisa nenhuma? :p Temo que este se torne num igual.
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça out 28, 2003 6:44 pm

Eu nem gosto de entrar em tópicos deste género, mas desta vez vou meter a minha colherada.
Costumo ignorar estas dramatizações, não tenho feitio para comparações absurdas (APENAS no meu entender, que fique claro). ´Já aqui (no fórum) se utilizaram termos de comparação como Auschwwitz, agora vem o anúncio da venda das crianças, enfim... duas questões:

1. O que é que se pretende com comparações deste tipo? Chamarmos a tenção para a maldade dos outros, subentendendo-se (claro está...) que nós somos muito bonzinhos? Bem, a chamada de atenção peca por inócua: penso que toda a gente aqui no fórum tem consciência da situação. A não ser que tenha efeito de catarse e nos permita dormir aliviados depois de criticarmos "os malandros"...

2. Pretende-se resolver o problema dos cães dados por falta de condições? Pretende-se obrigar quem os dá a tomar outra atitude? Ora bolas, então é melhor ir pregar para o meio dos "pecadores" que o fazem, e não escolher para o efeito um fórum de amantes de cães...

Termino dizendo que a comparação é extremamente infeliz - realmente HÁ QUEM DÊ OS FILHOS em adopção por falta de condições para os criar! Não estaremos nós, os moralistas encartados, a desrespeitar com tópicos como este situações dramáticas que realmente se produzem?

Eu considero-me um amante dos cães, e fui-o durante toda a minha vida. Não aceito receber lições de quem quer que seja nesse campo, como também não as dou. Mas, meus amigos, se um dia a escolha fôr entre um humano e um cão, não tenham dúvidas que optarei pela minha espécie. Como já disse neste forum, cada macaco no seu galho.

Cumprimentos

José Carlos
baiha
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Localização: Perdigueiros e rafeiros
Contacto:

terça out 28, 2003 6:50 pm

Boa tarde,

Subscrevo tudo o que o Sr. disse e dou-lhe os parabéns por conseguir dizer aquilo que muita gente pensa neste forúm mas que não tem coragem de dizer talvez com receio de possíveis "retaliações moralizantes" de alguns membros um pouco mais inflamados.

Atentamente,

Daniel
Responder

Voltar para “Cães”