Ele não faz mal...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SaraC
Membro
Registado: sábado jul 26, 2008 10:14 pm

quinta mai 27, 2010 12:06 pm

TheOne Escreveu:
KaluGold Escreveu:
FeelingNerD Escreveu:
KaluGold Escreveu:Essa questão da trela é uma palhaçada... porque está na lei e eu não a vejo a ser aplicada. Eu fiz queixa de uma situação dessas à polícia e para que o sujeito fosse multado eu teria de ir a tribunal e pagar do meu bolso. A veterinária municipal também não se mexe. Fazer o quê? É pau à porta para lhe dar no lombo caso apareça, e o pé pronto para os que atacarem no caminho... desculpem a franqueza.
Se chamares á atenção a policia que aquele cão anda solto cada vez que o vês solto não tens que ir a tribunal e os donos hão de perder essa mania ao fim dumas quantas multas. :wink:
Pois infelizmente não foi assim que a polícia de cá fez, quando o meu cão foi mordido fui à esquadra vezes sem conta e eles disseram-me que só poderiam aplicar multa se eu levasse isso a tribunal. É triste mas é como digo, para multar um carro mal estacionado fazem-no na hora, por causa de um cão eles nem querem saber. Mas vou tentar saber melhor essa questão :wink:
Como é lógico, o dono está em infracção ao deixar o cão solto, logo temde ser autuado na hora.
Ora aí está, tem que ser na hora quando a situação está a acontecer... Não sei se na vossa zona é igual, mas policia a pé nunca vi nenhum, vejo os carros a passar e como é óbvio não tenho pernas para apanhar um carro... :wink: :D

As pessoas não têm noção do que se pode passar até acontecer alguma "desgraça" e mesmo assim...
Algemas
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

quinta mai 27, 2010 1:40 pm

SaraC Escreveu:
Ora aí está, tem que ser na hora quando a situação está a acontecer... Não sei se na vossa zona é igual, mas policia a pé nunca vi nenhum, vejo os carros a passar e como é óbvio não tenho pernas para apanhar um carro... :wink: :D

As pessoas não têm noção do que se pode passar até acontecer alguma "desgraça" e mesmo assim...
Melhor que isso, é chamar a policia porque tinha acabado de ser atacada com o meu Doggie, por 3 cães e quando eles chegaram, disseram-me que não podiam:

Nem bater à porta da casa do dono dos cães;

Nem era da competência deles!!!

Ora, então é de quem a competência de chamar a atenção estes donos irresponsáveis? :roll:
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quinta mai 27, 2010 1:52 pm

Algemas Escreveu:
SaraC Escreveu:

Melhor que isso, é chamar a policia porque tinha acabado de ser atacada com o meu Doggie, por 3 cães e quando eles chegaram, disseram-me que não podiam:

Ora, então é de quem a competência de chamar a atenção estes donos irresponsáveis? :roll:
Quando chamei a polícia, estava o cão ainda na estrada, solto ao pé da minha casa. A polícia agarrou-o e foi efectivamente bater à porta do dono que admitiu que o cão era dele. Levou um aviso e nada mais... A polícia diz-me que para ele ser multado eu tenho de levar isto a tribunal, a polícia também diz que isto não é da competência deles e sim da veterinária municipal. A veterinária municipal diz para eu resolver isto com a polícia... :roll:
SaraC
Membro

quinta mai 27, 2010 1:59 pm

KaluGold Escreveu:
Algemas Escreveu:
SaraC Escreveu:

Quando chamei a polícia, estava o cão ainda na estrada, solto ao pé da minha casa. A polícia agarrou-o e foi efectivamente bater à porta do dono que admitiu que o cão era dele. Levou um aviso e nada mais... A polícia diz-me que para ele ser multado eu tenho de levar isto a tribunal, a polícia também diz que isto não é da competência deles e sim da veterinária municipal. A veterinária municipal diz para eu resolver isto com a polícia... :roll:
Já parece a história do seguro e da junta com os P.P's...

Justiça neste país é só para quem pode...
Algemas
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 2:03 pm

KaluGold Escreveu:
Também não é da competência do veterinário municipal... :roll:

É da competência da Policia Municipal...mas apenas até às 16h30m, pois o canil fecha a essa hora... :wink:
ines9999
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 10:46 pm

quinta mai 27, 2010 2:03 pm

Esta questão do "não faz mal" já me levou quase às lágrimas de raiva várias vezes...

Já percebi que não vale a pena tentar dialogar com esses donos - aliás, já fui criticada por nunca soltar os meus cães (por um senhor cujas teckel, já por duas vezes quase foram atropeladas à minha frente a fugir de outros cães... :o )

Mas agora para rir...ou mais ou menos:
Há talvez dois anos, havia uma senhora que deixava o cão solto no jardim e ía para a esplanada ler o jornal e fingir que o cão não era dela...Entretanto, andavam uma série de donos e cães à trela a fazer a perímetro do jardim, sem poderem entrar, porque o dito cão perseguia todos...
Irritei-me de tal forma que cheguei a casa e liguei para a Polícia Municipal, expliquei que o cão estava lá sempre à mesma hora, blá, blá, blá...
Então o senhor agente pergunta-me "Ó menina, mas que cão é esse?", "Um Husky" respondi. E então vem de lá a resposta "Ó menina, mas esses cães...não fazem mal!!"
Juro.
Outside of a dog, a book is a man's best friend. Inside of a dog it's too dark to read. Groucho Marx
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta mai 27, 2010 2:04 pm

Nada como levar aos senhores polícias os Decretos-lei que regulam esta matéria. E podemos sermpre lê-lo em voz alta se eles quiserem!
KaluGold
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 2:07 pm

O que eu sei é que ninguém quis assumir a responsabilidade de resolver o problema, por isso vou eu resolvendo da maneira que sei... vamos fazer obras, levantar muros e um portão... o cão não entra mais lá, entretanto se aparecer há-de ser enxotado da maneira que calhar, já que a polícia não se mexe...
SaraC
Membro

quinta mai 27, 2010 2:14 pm

PauloC1 Escreveu:Nada como levar aos senhores polícias os Decretos-lei que regulam esta matéria. E podemos sermpre lê-lo em voz alta se eles quiserem!
Eh!Eh!

Vai-se começar a ver o pessoal a passear o cão com o dossier debaixo do braço... :D

Já vi faltar mais, o cidadão por vezes tem mais conhecimentos em leis que certos policias...

Agora com esta história podemos sempre comprar uma farda de policia e ir autuando os donos mais distraídos, falando aos GRITOS para passarem vergonha... As receitas eram depois entregues a instituições mais necessitadas :wink: :D
Algemas
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 2:14 pm

PauloC1 Escreveu:Nada como levar aos senhores polícias os Decretos-lei que regulam esta matéria. E podemos sermpre lê-lo em voz alta se eles quiserem!
Paulo, não encontro o meu post da aventura que tive passado alguns dias, ou melhor na noite em que vieram os 3 cães na direcção do meu cão e de mim, claro... :wink:

O meu anda sempre à trela e íamos em direcção a um descampado, por volta das 0h30m, quando eu vejo 3 cães (1 X leão da rodésia, 1 Husky e 1 Labrador) soltos :o .
Quando vejo o dono, digo para os prender, resposta do sr.:
"Eles não fazem mal, só querem cheirar!"

:o :o :o

What? Vejo o leãozinho a ganhar terreno, ou melhor a galgar terreno na minha direcção e o que faço? :o

Ponho o meu cão atrás de mim e agarro em MACE e pimba, para cima do cão!

:o :twisted: :wink:

Depois chamei a policia e a resposta, foi além de que não era da competência deles, era melhor eu não mostrar o mace, pois aí eles podiam me chatear... :roll:

Perguntei-lhes, então e os cães virem na minha direcção e eu me sentir ameaçada?

Resposta:

Pois, aí é legitimo!!! 8)
KaluGold
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 2:19 pm

SaraC Escreveu:
Eh!Eh!

Vai-se começar a ver o pessoal a passear o cão com o dossier debaixo do braço... :D

Já vi faltar mais, o cidadão por vezes tem mais conhecimentos em leis que certos policias...

Agora com esta história podemos sempre comprar uma farda de policia e ir autuando os donos mais distraídos, falando aos GRITOS para passarem vergonha... As receitas eram depois entregues a instituições mais necessitadas :wink: :D

Mas admira-se?? Conheço polícias mais novos que eu ainda nem sabem o que querem da vida quanto mais as leis lolol. E agora já se entra na escola com 19 anos.

Fora de brincadeira, a próxima vez que for a esquadra por causa de algum cão hei-de levar mesmo um dossier debaixo do braço :lol:

O chefe da polícia de cá disse-me que eu tinha de andar com o meu cão açaimado e tudo... ainda vim cá à arca esclarecer isso e afinal só preciso da trela. Fico danada!! :evil:
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta mai 27, 2010 2:19 pm

Agentes da Autoridade da treta!
Mas já souberam implicar comigo porque levava a Minuxa ao colo, em vez de ir presa com cinto de segurança! A minha sorte é que o cinto dela estava preso ao banco de trás e aceitaram a justificação de que ela só ia ao colo porque tinha vomitado durante a viagem.
Queriam multar-me por levar a cadela solta no carro, mas não multam os donos que deixam os cães soltos na rua, haja paciência...
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta mai 27, 2010 2:27 pm

SaraC Escreveu:
Eh!Eh!

Vá, pegue lá uma ajuda que foi o Gervásio que me enviou isto:

Artigo 313/2003 Aprova o Sistema de Identificação e Registo de Caninos e Felinos
(…)
Artigo 18.o
Fiscalização
1 — Compete à DGV, às DRA, à Inspecção-Geral das Actividades Económicas, às câmaras municipais, aos médicos veterinários municipais, às juntas de freguesia, à GNR e a todas as autoridades policiais assegurar a fiscalização do cumprimento das normas constantes do presente diploma, sem prejuízo das competências atribuídas por lei a outras entidades.

Artigo 314/2003 - Aprova o Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses (PNLVERAZ) e estabelece as regras relativas à posse e detenção, comércio, exposições e entrada em território nacional de animais susceptíveis à raiva
(...)
Artigo 7.º
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 - É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 - É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.
3 - No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.
4 - As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo.
(...)
Artigo 13.º
Competências
1 - Compete à DGV, na qualidade de autoridade sanitária veterinária nacional, o controlo e a aplicação da disciplina instituída pelo presente diploma e pelas suas disposições regulamentares, competindo-lhe ainda a coordenação das diversas acções integradas no Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses, nos termos do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 39209, de 14 de Maio de 1953.
2 - Compete à DGV, à Guarda Nacional Republicana, à Polícia de Segurança Pública e outras entidades policiais, de segurança e administrativas, assegurar a fiscalização do cumprimento das normas constantes do presente diploma e suas disposições regulamentares, sem prejuízo das competências atribuídas por lei a outras entidades.
3 - Compete às DRA, na qualidade de autoridade sanitária veterinária regional, a organização, coordenação e gestão das acções de natureza médica e sanitária no âmbito do presente diploma.
4 - Compete às câmaras municipais, através dos seus médicos veterinários municipais, a execução das medidas de profilaxia médica e sanitária preconizadas no presente diploma.
5 - Compete à Direcção-Geral das Florestas e ao ICN prestar o apoio que lhe vier a ser solicitado pela DGV, ao abrigo do presente diploma.
6 - Compete às autoridades administrativas, militares e policiais, nos termos do disposto no artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 39209, de 14 de Maio de 1953, e neste diploma, prestar às autoridades sanitárias veterinárias, nacional, regionais e concelhias, e às autarquias locais o apoio que lhes for solicitado para a boa execução das acções a empreender.
7 - Compete às sociedades zoófilas legalmente constituídas prestar a colaboração que lhes vier a ser solicitada pela DGV e pelas autoridades referidas nos n.os 3, 4 e 5, no âmbito deste diploma.
KaluGold
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 2:33 pm

Brigadu :D

Impresso para uma next time :twisted:
SaraC
Membro

quinta mai 27, 2010 3:25 pm

Minuxa Escreveu:Agentes da Autoridade da treta!
Mas já souberam implicar comigo porque levava a Minuxa ao colo, em vez de ir presa com cinto de segurança! A minha sorte é que o cinto dela estava preso ao banco de trás e aceitaram a justificação de que ela só ia ao colo porque tinha vomitado durante a viagem.
Queriam multar-me por levar a cadela solta no carro, mas não multam os donos que deixam os cães soltos na rua, haja paciência...
Acho isto um perigo, seja em qualquer circusntância... Quando se vai ao volante tem que se ir com os olhos na estrada, é uma arma que temos na mão...

Aqui o mal não é o querer multá-la a si é o não multar todos que de uma maneira ou de outra não cumprem a lei.

Paulo C1, obrigado pela partilha... :wink:
Responder

Voltar para “Cães”