Como ensinar??-Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

segunda nov 03, 2003 1:19 pm

Um Olá a Todos,
como é do conhecimento da maioria, desde o dia 04/10, que tenho uma nova adoptada, a Kuka, uma cadelinha, pura SRD.
Como me foi dada com 4semanas, deixei que ficasse um pouco 'solta', sem obrigatoriedades e apenas a ensinei o significado do 'não'.
Neste momento tem 2meses e já algumas semanas que a tento ensinar onde fazer o xixi...comprei um produto 'Puppy Trainer' que segundo uma colega minha ajuda muito, espalho os jornais pela cozinha e coloco o produto, todavia a d.Kuka faz os xixis exactamente onde não estão os jornais, os cócós é onde calha... :?
Já ralhei, já afucinhei, até já lhe dei com o jornal, porém ela só faz o que quer e por vezes até parece que goza connosco, vem da rua e larga a mijinha no tapete... :o até de castigo na varanda já a colquei mas...até à data nada!!
Comprei dois livros, ambos com técnicas muito semelhantes e...nada!!
Será a Kuka badalhoca??
O que me aconselham??
Digam-me as vossas técnicas de ensino, tendo em conta que a Kuka tem dois meses, irá ficar do tamanho de um Yorkshire, e é uma cadela de apartamento!!
Pt_men
Membro Júnior
Registado: domingo jul 27, 2003 6:26 pm

segunda nov 03, 2003 1:31 pm

miguelanjos Escreveu: Já ralhei, já afucinhei, até já lhe dei com o jornal, porém ela só faz o que quer e por vezes até parece que goza connosco, vem da rua e larga a mijinha no tapete... :o até de castigo na varanda já a colquei mas...até à data nada!!
Olá Miguelanjos

Cuidado com essas técnicas :o Há muito quem diga que estão completamente erradas e se calhar com razão ;)

Experimente a ensopar o jornal com o xixi em vez do spray. Com a minha Nina resultou... em dois dias :lol:

Sobretudo, muita paciência

Um abraço
Nuno Matias
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda nov 03, 2003 1:38 pm

Olá!!!

Eu não sou grande exemplo para dar tácticas, uma vez que a Meggy tem 9 meses e ainda não aprendeu!!! :o Mas o afucinhar não é muito recomendado. O jornal, o dizer não com uma palmada seca no focinho e o indicar onde deve de fazer é o melhor. Usar o jornal também pode resultar! Agora tem de ter muita paciência! Ela está habituada a andar à vontade e pode ser mais difícil!!!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda nov 03, 2003 1:47 pm

não sei se é cedo demais. penso que o max só aprendeu perto dos 4 meses. com ele foui fácil, porque o levava para o quintal. durante a noite, dormia no exterior, logo era obrigado a não fazer em casa.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda nov 03, 2003 2:38 pm

Mas ainda não é pequenina demais? Tenha paciência!
O meu Dylan (já agora com 6 meses) chegou a casa com 2 mas não saiu à rua até os 3 por causa das vacinas, nesse mes que passou cá dentro ensinamos-lho fazer na varanda, sem jornais nem coisa nenhuma, só a dizer "NÂO" quando apanhado em flagrante a fazer chichi o coco dentro da casa (e o levar para fora imediatamente), e a fazer-lhe festas e miminhos quando o víamos fazer lá fora. Não levou muito tempo a aprender, mas toda a familia agia da mesma forma perante este tema e finalmente aprendeu.
Para que aprendera fazer na rua fiz a mesma coisa: "NÂO" quando fazia dentro, e festinhas quando fazia na rua.
Desculpe, mas não acho boa ideia o focinhar nem o bater para ensinar, penso que não é preciso.

Alicia
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 03, 2003 3:09 pm

Passo a transcrever do meu Diário, espero que ajude:

Bem, a Shiva está com 4 mesinhos, feitos dia 12 de Julho. Continua a crescer feliz e contente no meio de muita brincadeira,carinho e educação - sim, porque esta menina é muito teimosa...
Estamos agora na fase de habituação a fazer as necessidades na rua...ufffffffffffffffffff mas não está fácil!
Quando veio cá para casa a Shiva fazia pela casa toda :(
rapidamente consegui habituá-la a fazer só no hall e na cozinha, e depois só na cozinha.
Foi relativamente fácil. Sempre que a apanhava em flagra levava-a de imediato para a cozinha. Quando fazia na sala repreendia-a, quando fazia na cozinha tinha direito a biscoito :)
A segunda fase foi a aprendizagem de: "o jornal não é para brincar, é para as necessidades" (ia a dizer outras palavras que até rimavam mas achei melhor não rsssss
Demorou quase 1 mes, mas neste momento a Shiva só faz as necessidades nos jornais (isto só em Expressos é um balurdio!)
Agora está na altura de a ensinar a fazer na rua. A verdade é que ela tem vergonha por isso so raramente faz. Ora claro está que quando isso acontece é motivo para festa e um biscoito...
Mas será correcto repreende-la quando faz em casa? Aqui está a questão que agora me preocupa...penso que isso a poderá baralhar, visto que fazer no jornal era o correcto até há uns tempos atrás...

2003-09-08 - 14:43:08
"Actualização á mensagem: A saga dos xixis..."
Acabou a saga :)
Aos 5 meses a Shiva começou a fazer regularmente as suas necessidades na rua (NUNCA SE ESQUEÇAM DOS SAQUINHOS PARA APANHAR OS DEJECTOS, todos agradecemos!).
Mantenho os jornais na cozinha para os descuidos ou para os dias em que me é impossível ir a casa á hora de almoço. Contudo só muito raramente é que a Shiva faz o cócó em casa, parece que nem ela suporta o cheiro ;) e então aguenta até irmos á rua. Um xixizito de vez em quando também aparece, mas eu prefiro que ela possa fazer em casa num sitio especifico a ter que aguentar 1 hora ou 2 para ir á rua.
Lá chegará a altura em que já só fará tudo na rua.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda nov 03, 2003 4:07 pm

Só queria lembrar que qualquer coisa a ser aplicada é no momento em que o cão esta a fazer uma acção. Qualquer coisa feita após isso é maltratar o cão e não educar.
Basta uma sequência de ordens e palavras altas, secas e com voz de zangado. E há que recompensar quando o cão faz bem. Não estar em casa no caso de ele fazer no local certo, não ajuda em nada, pois para o cão é igual o local onde faz.

Embora cada vez mais pessoas usem o jornal, para mim a técnica ideal é levar o cão há rua sempre que possível e nos momentos criticos.
O jornal, por muito que possa dar geito, pode ser desastroso pois o animal habitua-se a fazer em casa e não na rua, e não creio que seja isso o que pretendem. Depois alguns admiram-se que o cão aos 7 ou 8 meses ainda faça tudo em casa...
isabelpo
Membro Veterano
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda nov 03, 2003 5:14 pm

KROZ Escreveu: Embora cada vez mais pessoas usem o jornal, para mim a técnica ideal é levar o cão há rua sempre que possível e nos momentos criticos.
O jornal, por muito que possa dar geito, pode ser desastroso pois o animal habitua-se a fazer em casa e não na rua, e não creio que seja isso o que pretendem. Depois alguns admiram-se que o cão aos 7 ou 8 meses ainda faça tudo em casa...
Olá Pedro!

O problema é que a Meggy mesmo indo à rua e dando a sua voltinha faz sempre em casa. Eu posso andar com ela todo o dia na rua que ela guarda sempre as necessidades para fazer em casa!!! Quando está muito aflita lá faz qualquer coisa na rua, mas a maior parte das vezes faz mal chega!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda nov 03, 2003 5:18 pm

Mas para esses casos eu tinha muito papel absorvente, panos e detergente :)
isabelpo
Membro Veterano

segunda nov 03, 2003 5:25 pm

KROZ Escreveu: Mas para esses casos eu tinha muito papel absorvente, panos e detergente :)
Não esquecer a preciosa esfregona!!! ;)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda nov 03, 2003 5:51 pm

Olá Isabel
O meu Dylan tambem fazia exactamente isso quando comenzou a sair à rua: aguentaba até chegar a casa! foi um treinador que uma vez encontrei no jardim que me disse para eu lhe fazer festinhas y mimos quando fizesse chichi na rua, a gente ficaba um bocadinho parva, certeza, a dizer "muito bem, meu lindo, assim é que é!" ao pe do caõzinho a mijar, mas assim foi que ele habituou-se a fazer lá fora, embora as veces ainda faça na varanda, mas nessos casos penso que só tem 6 meses, ainda é uma criança, não é? :roll:

Alicia
YuMeWa
Membro Júnior
Registado: sexta out 17, 2003 10:34 pm

segunda nov 03, 2003 5:57 pm

Eu tenho uma dúvida...
Tipo, quando se apanha o cão em flagrante deve-se levar para o sítio onde ele deve fazer. Mas como?? Pegamos no cão e ele vai fazendo pela casa? :oops: Ou eles param?
É uma pergunta parva , mas não entendi mesmo.
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

segunda nov 03, 2003 6:30 pm

Com o Afonso foi muito fácil: nada como um bom suborno, vulgo biscoito, para ele aprender. Foi lá para casa com 2 meses e passado uma semana só fazia no jornal. Tudo com biscoitos e "lindo cão"; "feio, não é aí que se faz"; e sim, pegar nele e colocá-lo no sítio correcto quando estiver a fazer ou quase.
Quando passámos para a rua foi mais ou menos o mesmo processo, mas um pouco mais demorado, pois ele achava que em casa é que devia ser. Mas com biscoitos e muitas festas na rua quando fazia, e nenhuma recompensa se ele se descuidasse em casa a coisa lá foi.
De tal maneira que ainda hoje com 2 anos pede sempre o seu biscoito quando acaba de fazer. E eu como acho piada, continuo a dar...mas de dieta para não engordar! ;)
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda nov 03, 2003 8:45 pm

A minha Rebeca ainda é mais hilariante: já aprendeu que na rua é certo fazer, pois assim que lá chega, faz imediatamnte um chichi e mais trade faz coco e leva biscoito de recompensa... mas no entanto, de vez em quanto há uns dias em que se arma em parva e além de fazer na rua, faz em casa também! Era de esperar que fazer num sítio fosse suficiente, não? :?
Ainda hoje, foi à rua de manhã, fez 2 chichis e um coco, e 20 minutos depois de chegar a casa, voltou a fazer um coco na cozinha! Até me passei!!! Porque será isto??? :evil:
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quinta nov 06, 2003 2:02 pm

Antes de mais um Obrigado a Todos pelos v/conselhos/ajuda,
de todos apenas me faltava seguir o do 'suborno' quando faz bem, e talvez a estivesse a baralhar pois também vinha com a Kuka à rua...
Mas OK, agora quando faz o bem dou-lhe um biscoito, embora ache que ela prefira mesmo mais mimo que biscoito...quando faz mal ralho, embora ela me ignore!!
Mas consigo mais facilmente que faça as necessidades na varanda que em cima do jornal, ainda que tenha uma folha com o xixi dela, ela não volta a fazer no mesmo sitio!
Confesso que nestes últimos 15dias tenho estado doente, logo também não consigo andar atrás dela para a controlar muito, e custa-me muito quando ralho de forma mais 'grossa' porque aqueles dois palminhos de cadela agacha-se no chão e sinto-me cruel... e acabo por a mandar deitar e pronto...
Mas a táctica do suborno, realmente torna-se mais prática, embora tenha que admitir que a Kuka é dificil de entender o certo e o errado!

Mas adoro aquela SRD!!
Responder

Voltar para “Cães”